Test Drive
CJ 750
"BMW R71 Made-in-China"
1970

Indice

 

Home


Indo a Boca Raton, FL, USA, não pude deixar de conhecer o “Super Toni”, um simpático brasileiro, torcedor do Santos, que resolveu resgatar em grande escala a antiga motocicleta militar chinesa CJ750, descendente direta da BMW R71 1930.
Conversamos bastante sobre a moto, suas origens e seu trabalho em restaurá-la e comercializá-la.
Quando fui à casa dele, tinha uma pronta para ser testada, e sendo assim, não pude deixar essa oportunidade passar.



por:
Marcos V. Pasini



CJ 750 1970

 

 
Um pouco da história da CJ 750

Em 1930, a BMW desenvolveu o modelo R71 com side-car, cujo objetivo era produzir uma moto que fosse ágil e versátil para ser utilizada em todo tipo de terreno.

As R71 foram produzidas na Alemanha apenas entre 1938 e 1939.

Sem limite de gastos na produção, a BMW conseguiu fazer da R71 uma motocicleta imbatível, principalmente para o uso militar, durante a segunda grande guerra.

Na primavera de 1941, a Alemanha invadiu a Rússia e, em resposta, após o termino da guerra, Rússia e China detiveram o domínio da produção das R71.

Na Rússia,as BMW R71 começaram a ser produzidas com o nome de “Ural” e “Dneper”.

Na China, receberam o nome de CJ 750, em homenagem à cidade onde se situaria a fábrica, Chang Jiang.

Nesse período, essas motos eram equipadas com motores de 20 e 24hp e válvulas sobre o cabeçote.

Mais tarde, através de uma autorização do governo da China, o exército começou a vender suas motos para que fossem recuperadas e utilizadas pela população.

Hoje, as CJ 750 com side-car fazem parte da cultura e do cotidiano do povo chinês.

A “Super Toni Motos Corp”, subsidiária da “Brightness Int´l Corp”, adquiriu um lote dessas motocicletas, e está restaurando cada moto buscando manter a mais alta qualidade e originalidade possível, para poder proporcionar a seus clientes satisfação e segurança ao pilotar uma moto que é parte fundamental da história do motociclismo mundial.
(matéria transcrita do site www.supertonimotos.com)

Pilotando a CJ 750

A motocicleta que encontrava-se pronta para o teste, estava temporariamente sem o side-car.
Mas, achei até melhor assim, pois nunca tinha andado com esse equipamento e não estava, naquela hora, muito curioso em aprender uma nova técnica de pilotagem.


Pilotando a CJ 750 nas ruas de Boca Raton.

 

Pilotando a CJ 750 tem-se a impressão de estar em uma motocicleta dos anos 30 ou 40, só que totalmente nova.

Isso porque na China esse modelo foi mantido, praticamente, com a mesma configuração estética e mecânica do final da segunda grande guerra.

A moto hoje conta com partida elétrica e bateria de 12V, portanto a partida ficou muito mais fácil, apesar de que o motor boxer conta com o pedal auxiliar, típico das BM´s.

Caixa de texto: pedal de partida


detalhe do motor boxer de 750cm³ OHV de 32hp fornecido após 1940


pedal de partida auxiliar com o sentido de acionamento transversal -
típico das BMW
Notem o pedal de acionamento da marcha-a-ré (elipse amarela)

 

Caixa de texto: pedal da ré
 

Caixa de texto: pedal de câmbio

Com o motor ligado, engatar a marcha é uma tarefa que exige concentração para não “arranhar”.

O pedal do câmbio, de acordo com a configuração original, tem um braço de alavanca bastante curto, o que exige algum esforço no pé do motociclista.

A posição do pedal é no lado esquerdo, sendo a primeira para a frente e as outras três para traz, no contra-pedal, com o neutro (oficial) entre a primeira e a segunda, conforme os padrões atuais.

O acionamento do câmbio pode ser feito manualmente pelo lado direito da moto.


acionamento manual do cambio, onde é acoplado o sistema com acionamento ao lado do tanque.

 

Com a motocicleta em marcha sente-se que o motor de 750cc da CJ é bastante forte e (pasmem) silencioso.

Os freios a tambor ficam aquém das expectativas mas, utilizando-se o freio-motor da CJ, conseguem parar a moto com uma relativa segurança.


detalhes do freio dianteiro a tambor

 

De toda forma a manobra de frenagem requer atenção.

As manetes são montadas de forma invertida, com a articulação ficando na parte externa do guidon, mas mesmo assim, o acionamento é feito de forma macia e progressiva.


detalhe da manopla de embreagem invertida

 

O conjunto óptico é de grande porte e, apesar da moto não ter sido testada à noite, com um sistema de 12V deve proporcionar uma iluminação adequada.


detalhe da lanterna traseira e piscas (hoje eles são utilizados)

 

As curvas podem ser contornadas sem problemas, se bem que não andei muito forte.

O guindon conta com o auxílio do "fermarsterzo" que ajuda a absorver as imperfeições do calçamento (quando existem).


detalhe do "fermasterzo"

 

Os selins do condutor e garupa, com mola, são bastante confortáveis, considerando-se, porém, que a pavimentação das avenidas e ruas onde pilotei, assim como em quase toda Flórida, é impecável...


mola do selim do garupa


mola do selim do condutor

 

A suspensão dianteira é telescópica e a traseira é do tipo "rabo semi-duro".


detalhe do amortecedor traseiro sem quadro elástico

 

O feeling na pilotagem, como já foi dito, lembra uma motocicleta dos anos 40, parecendo uma  R50, por exemplo.

Neste exemplar, o Toni colocou os logotipos da BMW no tanque mas originalmente ela tem os seus próprios.

Pilotar essa moto permite a gente imaginar como se sentiam os antigos motociclistas quando pilotavam suas novas motos “0Km” na década de 30.

Parabéns, “Super Toni” !!!

Esperamos que você tenha muito sucesso neste seu empreendimento histórico e aguardamos sua viagem ao Brasil conforme está sendo caprichosamente planejada.


"Super Toni" e Marcos Pasini em Boca Raton, FL, USA

 


O “Super Toni” está planejando uma viagem em grupo dos Estados Unidos ao Brasil  pilotando alguns exemplares restaurados por ele, da CJ 750, com direito a filmagens, internet on-line, e outros requintes da comunicação.

O plano é sair de Miami no dia da independência dos Estados Unidos e chegar à São Paulo, no dia da nossa independência, já em 2009.

Vamos torcer para o sucesso dessa missão e aguardar para ver o Toni e seus amigos com suas CJ 750, de perto.

Para saber mais sobre a viagem do Super-Toni, clique no endereço abaixo:

e fazer contacto com ele, visite o site

www.supertonimotos.com

ou pelo e-mail supertoniusa@yahoo.com.br .

Obs.: No estado da Flórida não é obrigatório o uso de capacete


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Marcão, com isso vc. quis dizer que sua cabeça lá é mais dura ????
Segurança não tira férias !!!!
Abs MH

Mario Helio Sanctos
mariohms@uol.com.br

Não é isso, amigo Mário.
Eu fiz essa nota no fim da matéria para justificar a minha decisão de não usar o capacete durante o teste, já que na Flórida é facultativo o uso deste equipamento.
Grande Abraço
Marcos


Na realidade, vc. quis é relembrar os bons tempos antes da lei dos capacetes.....Foramos melhores tempos !!!!

Mario H Sanctos
mariohms@uol.com.br


Com certeza, meu amigo... Bons tempos...
Abçs.
Marcos


Isso sim que e uma copia mal feita.
Eh chinesada.

Tabajara A.Jorge
tabajara-tabinha@hotmail.com


Só o fato de ser descendentes das BMW`s militares já é uma dadiva, é o caso das Royal Enfield fabricada na India, que não são muito divulgadas e aceitas pelo público por ser de país de terceiro mundo o que não tem nada a ver pois tanto a CJ como as Royals são de outra época e sobreviveram para contar a história da industria motociclistica, são mitos a serem cultuados.
São réplicas ( perfeitas é claro )assim que traz de volta a magia das soluções da época, tempo em que a eletrônica nem existia e assim valorizam o nosso passado

ALEX
aletunari@terra.com.br


Otima materia, pois gosto muito das motos que foram fabricadas no periodo das guerras,meu sonho é adquirir uma mas ainda não tenho condiçoes!
Seria possivel informar qual o valor dessas preciosidades?
Abçs eParabens pela bela materia!!!

Clayton Furtado
cfs@correios.net.br

Caro Clayton, você poderá conhecer mais detalhes, inclusive o preço, acessando o site do "Super-Toni" que está na matéria.
Abçs.
MP


Mais uma porcaria de copia chinesa.

Roberto C. Oliveira
RCOL@hotmail.com


Excelente materia desejo façam otima viagem muito bonito resgatar historia icone fez e ainda faz muito sucesso incrivel resistencia robustez para epoca.
Foi muito bom ter visitado site minha irma reside Boca Raton com seu marido e filho,os dois apreciam motocicletas antigas tambem,enviei materia visitarem o Toni,cumulo da coincidencia,como dizem, o mundo e realmete pequeno.
Estou aguardando decisao juiz,(comprei uma 750 four F1 de um golpista, para restaura-la seu funcionamento esta pessimo.
Era um sonho,virou pessadelo.
Parabens pela materia torço conseguir outra.
Abraço

Haroldo Mollinari Guerra
haroldo.mollinari@bol.com.br


Parabens, pelo site,e pela matéria.
Sou fã da BMW,e esta versão é muito bacana.

Paulo Michelon
narcmic@hotmail.com


Riram das motos Chinesas.
Os Americanos e os Ingleses, fizeram a mesma coisa das motos Japonesas na decada de 60, olha hoje o que elas são.
Vamos ver daqui um tempo o que vai acontecer?
Muito boa materia, gostei da moto.
Abraços

Hernani Cunha - Oakland Park fl, USA.
state27@bellsouth.net


Gostei do seu site; as materias são concisas e bem ilustradas.
Espero que mantenha o padrão e abrangência.
Boa sorte!

Julio Cesar Lemes
julliolemes@uol.com.br   sáb 4/4/2009 17:45


A CJ750, embora não tenha o mesmo nível de mão de obra em sua fabricação das originais R71, não são nenhuma "porcaria de cópia chinesa".
Elas são R71 reais, fabricadas a partir das matrizes originais vendidas pela BMW para os russos no final dos anos 30, quando Stálin e Hitler ainda eram amiguinhos.
No início dos anos 50 os russos decidiram dar uma modernizada nas Ural e Dniepr e venderam as matrizes para os chineses (que pagaram com cereais, parece).
Por favor, informem-se melhor antes de criticar.

Lúcio
luciobdefreitas@gmail.com qui 16/4/2009 21:54


Realmente não se trata de uma porcaria Chinesa, é na verdade uma ótima opção para quem gosta da estética antiga e não quer as dores de cabeça inerentes a restauração e como foi dito antes as Japonesas não começaram por cima e hoje são ótimas talvez a próxima fase seja da China e as Japas serão as antigas do futuro.
Parabéns Pasini e Toni.

Haroldo
nortonhjg@yahoo.com.br sex 17/4/2009 12:11


Oi Pasini.
Adorei sua visita em minha casa e a matéria ficou maravilhosa.
Já recebi vários contatos resultantes de seu site.
Seu trabalho deve servir de exemplo para outros que queiram também prestar informações sobre o motociclismo.
A moto que utilizarei para ir 'rodando' até o Brasil já está pronta. Breve enviarei algumas fotos.
Quando vier novamente aos USA, venha tomar outro 'cafezinho'. Um forte abraço do amigo

Super Toni
supertoni@supertonimotos.com sex 17/4/2009 16:08


Uma M... dessa não merecia estar aí. Tá caindo a qualidade hein?

Francisco Souza Xavier
Frax1@gmail.com dom 19/4/2009 16:33


Para se andar sem capacete na Flórida, pode ser porque lá os motociclistas tem muito mais respeito e consciência, não são barbeiros como aqui, fora que com certeza na Flórida tem menos motociclistas loucos do que no Brasil, além das estradas do U.S.A serem bem melhores estruturadas do que aqui obviamente.
É impressionante como uma moto tão antiga consegue ser tão perfeita como nos detalhes das fotos,a grande maioria detesta as chinesas sem ter mesmo ter pilotado uma, eu já tive uma Jhialing JH 100 que era perfeita.
Cheia de cromados e bem antiguinha..e era mais econômica do que antiga cg125 de 1970 da honda (aliás, era bem parecida com ela no design).
Não se ligo se a procedência da moto é Chinesa, o importante é a moto estar fucionando, e tanto as japonesas quanto chinesas, sempre dão problemas, não levo a sério esta teoria boba.

Pedro
pedrohenrique@ostras.net
ter 9/6/2009 10:03


Fiz um comentário irônico, mas sei que as chinesas estão chegando com tudo, e com qualidade.
Incentivei alguns amigos a comprar motos chinesas acreditando na qualidade, estão contentes.
Desculpe a brincadeira pessoal.

Tabajara A.Jorge
tabajara-tabinha@hotmail.com
ter 4/8/2009 11:27


Cara essa moto e sensassional, sou apaixonado por motos antigas e essa e demais cara parabens por possuir uma...

Josevaldo.
josevaldo.joso@yahoo.com.br
qua 23/9/2009 21:41


Aprecio a restauração mais original possível.
Mas gostei, com reservas.
Abração!

Ailton Ambroso
myralispharma@yahoo.com.br
qui 24/12/2009 13:01


Parabens por essa bela reliquia.
Muitobem cuidada.
abraços

Mauricio - Vassouras, RJ
reissantiago.m@gmail.com
qua 6/1/2010 17:54


Belissima matéria Marcos !!!!
Geralmente quem critica a motocicleta jamais andou numa BMW quanto mais numa raridade dessas!!!
Abçs

Ademir Grespan
adegrespan@hotmail.com
ter 23/2/2010 02:30


Parabens ao Toni e a você que possibilitou tomar conhecimento dessa materia.
Repassei para o Aziz, pres.do Rio MotoClube,que possue em seu museu +-70 motos inclusive as originais BMs antigas.
Abraços do Ari Fiadi

Ari Fiadi
Arifiadi@terra.com.br
ter 2/3/2010 09:55