Test Drive
Kawasaki Z650
1980

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Esta moto, desde o começo do site, faz parte da galeria já chamando nossa atenção.

Eu a vi “ao vivo e a cores”, pela primeira vez, no 1º Encontro de Motos Clássicas de São Pedro, em 2001.

Após algum tempo, nosso amigo Carlos “Catarina” a comprou e foi buscá-la em Florianópolis, SC, trazendo-a rodando pela estrada, até Santos, SP, onde reside.


por: Marcos V. Pasini

Já há bastante tempo estamos tentando fazer este test-drive, mas por “n” razões,  isso não estava acontecendo.

Finalmente, neste fim de semana, conseguimos acertar nossas prioridades e andamos com a Kawasaki Z650.


detalhes da Kawasaki Z650 - 1980

 

Optamos em dirigir em circuito misto, dentro da cidade de Santos e em um pequeno trecho da Via Anchieta e acesso à Rodovia dos Imigrantes, onde pudemos avaliar o grande potencial estradeiro desta motocicleta.

Não sei bem a história dessa moto pois só passei a conhecer esse modelo quando ela entrou para a galeria do site mas, conversando com amigos e pesquisando na Internet pude aprender um pouco mais sobre ela.

De toda forma, estávamos precisando conhecê-la mais de perto e o mais indicado seria pilotá-la.

Vamos ao teste.

A Kawasaki Z650

A Kawasaki Z650 é uma típica alta cilindrada dos anos 80, trazendo muitas das características visuais e técnicas, que eram moda na época, como rodas de liga, freios a disco nas duas rodas, rabeta em cima da lanterna traseira, poucos cromados, etc..

Provável concorrente da Honda CB750F pós-1980 (tipo “Bol d’Ór”) a Kawa Z650 tem, também, um motor quadricilíndrico DOHC, o que a torna uma motocicleta de concepção bem mais agressiva do que as tradicionais quadricilíndricas dos anos 70.


Detalhe do quadricilíndrico da Z650


Vista lateral do motor da Z650, onde nota-se o cabeçote típico DOHC

 

Tal qual sua concorrente da Honda, seus dois escapamento 4x2, formam um conjunto simétrico não tão “pobre” como os 4x1 das Honda CB750F 1975 e nem tão “encorpado” como os 4x4 das clássicas Honda CB750K.


Ponteiras do escapamento 4x2

 

Seu painel, é composto de velocímetro, tacômetro e luzes de advertência no centro dos instrumentos, com um grafismo super agradável.
A chave de contacto situa-se entre o velocímetro e o tacômetro, abaixo da "capelinha" das luzes de advertência.


Painel da Kawa Z650

 

A Trave de direção situa-se na canopla do quadro, com acesso pelo lado esquerdo.


Trave de direção na canopla do quadro

 

Seu layout compacto é harmonioso e bonito, transmitindo a impressão de ser uma motocicleta menor.

De concepção sóbria, a Kawasaki Z650 se enquadra ao uso “turismo” sem grandes intenções de altíssimo desempenho, mas com um motor altamente competente, além dos pontos altos nos quesitos conforto, segurança e economia.

Pilotando a Kawasaki Z650

Comparando-se com a Honda CB750K, a Kawa Z650 me pareceu mais leve para conduzir e mais acessível a pilotos de estatura mediana (1,70m), além de ter um “performance feel” superior.

Ela transmite mais sensação de segurança para parar, apoiar os pés no chão, empurrar, colocar no cavalete, etc, que a “setegalo” da Honda.

Ligando o motor, já se nota, pelo ruído dos seus escapamentos 4x2, que seu quadricilíndrico DOHC (duplo comando no cabeçote) e 16 válvulas, não está para brincadeiras.

O engate de marchas é macio, seus comandos de embreagem e freio, idem.

O painel e os instrumentos são de fácil visualização.

Em curvas sua estabilidade é irrepreensível, dentro do padrão “bi-choque”.

No transito urbano a Z650 é bastante maleável e na estrada o piloto de 1,70m fica em uma posição bastante confortável.

Seu cambio de 5 marchas tem um bom escalonamento, permitindo adequada utilização das marchas na cidade.

Na estrada o motor parece pedir uma 6ª marcha pois o ruído do motor a 120km/h fica bastante alto e o torque, ainda é exuberante, permitindo retomadas fortes a partir desta velocidade.


Pilotando a Kawasaki Z650

 

O sistema de freios, a disco duplo na dianteira, é extremamente eficiente, chegando a assustar o piloto que não estiver habituado com ele.

O conjunto dos feios dianteiros associado ao freio traseiro, também a disco e, considerando-se que se dispõe de um “freio-motor” natural de seu propulsor 4 tempos, faz com que a Kawa Z650 faça sobrar segurança quanto à frenagem, podendo-se reduzir de 100km/h até a imobilidade em alguns segundos. Muito boa !


detalhe do reservatório de óleo do freio dianteiro


Freio dianteiro com duplo disco


Freio traseiro da Kawa Z650

 

O conjunto óptico é bastante visível e de bom tamanho.
Como testamos a moto durante o dia não foi possível avaliar a eficiência do sistema de iluminação.


Conjunto óptico dianteiro

 

Assento confortável, boa altura do guidon (pouco mais alto que o original, substituído pelo proprietário) e maciez das suspensões, completam o perfil desta brilhante representante da marca Kawasaki, tornando-a uma moto bastante versátil para passeios urbanos e viagens.

A moto testada, desde que a conhecemos, aparenta um excelente estado de conservação, e nosso amigo "Catarina" tem o capricho de manter o mesmo cuidado dos donos anteriores.


manual do proprietário


detalhes com o banco basculado
notem a "caixa" de ferramentas e à esquerda a entrada de ar para o filtro

 

Parabéns, "Catarina" !!! Bela moto !!!


Kawasaki Z650 - 1980

 


FICHA TÉCNICA
clique aqui

Esse teste foi realizado em Santos, SP

Nossos agradecimentos especiais ao Carlos "Catarina" akire.p@ig.com.br  que, gentilmente, nos cedeu a moto para o teste.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria

Comentários:


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Parabéns pelo belo exemplar adquirido.
Modêlo bem raro aqui no Brasil,mas bem representado pela matéria primorozamente feita.
Vida longa aos modêlos da kawa, Z e KZ ,clássicas até ao último parafuso!!!

nome: stenio martino jr.
(martin-rj@hotmail.com) Domingo, 20 de Maio de 2007, às 17:27:00


Nunca tinha sequer ouvido falar ou visto fotos desta moto.
Uma autêntica representante das motos das décadas de 70/80, com seu desenho clássico e simétrico.
Parabéns ao proprietário.

nome: Waldir Azeredo Fortunato Filho
(waldirazeredo@hotmail.com) Domingo, 20 de Maio de 2007, às 18:26:18


Legal essa moto.
Nos faz lamentar uma vez mais a proibição de importação.
Aqui na cidade um amigo teve uma 80 também, só que branca com uns filetes meio cor de rosa/salmão.
Foi vendida para um cara de Jundiaí e até hoje não vi essa moto em nenhum lugar da web. Sumiu... Mas que é muito bela isso é.

Parabéns

Ahhh, encontro de clássicas em Águas de S. Pedro, em 2001? Eu estava lá! Vi essa Z 650 de perto!!! Legal

Abraços João C.B.
Domingo, 20 de Maio de 2007, às 20:12:43


Esta moto do Catarina é realmente demais, principalmente demonstrando o que havia de melhor em termos de mecânica na época, é dez.

nome: Aliomar Pereira
(sgtaliomar@hotmail.com) Domingo, 20 de Maio de 2007, às 23:32:00


Parabéns pelo teste.
Lembro que andei te perguntando sobre esta moto a algum tempo atrás.
Mui Bela.
ABS.

nome: Paulo Gaida
(pgaida17@gmail.com) Domingo, 20 de Maio de 2007, às 23:48:59


Parabéns pela matéria, as Kawasakis tem se mostrado excelentes motos.

nome: Ricardo
(ricardo_s_rabaca@yahoo.com.br) Segunda Feira, 21 de Maio de 2007, às 12:12:11


Não conhecia essa bela motocicleta.
Parabens ao proprietario,e ao Marcos Passini pelo teste.

nome: Amarildo Junior
(amarildov8@hotmail.com) Segunda Feira, 21 de Maio de 2007, às 21:39:04


Valeu a espera grande moto pena que ela não esteve por aqui por motivos que todos sabemos em grande escala.

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Segunda Feira, 21 de Maio de 2007, às 23:31:50


Impressionante como 10 anos de evolução fazem toda diferênça a honda750F tem potência e torque semelhantes a z650 e ela deve ter sido uma pedra no sapato da Honda nos locais onde foi comercializada.grande moto

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Terça Feira, 22 de Maio de 2007, às 16:39:07


Entre neste link:
http://www.motorcyclespecs.co.za/model/kawasaki/kawasaki_z650f%2080.htm

nome: Alberto Apor
(beto.apor@terra.com.br) Terça Feira, 22 de Maio de 2007, às 19:52:40


Sensacional!
Essa Kawa foi lançada em 1976 e foi um tremendo sucesso lá fora.
Lembro-me de ter visto uma na Argentina em 1985, vermelha, e o dono só elogiava a maquina.
Essa Kawa 650 foi sucesso no mundo todo.
Hoje, a Kawasaki tem a linha ZR(Zephir)400/550/750 e 1100 com esse desenho básico e maravilhoso.
Parabéns pela matéria.

nome: Tabajara A. Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Quarta Feira, 23 de Maio de 2007, às 09:42:37


Parabens pela Kawasaki Z650, tenho uma LTD 650, ano 1979, o formato do tanque, e o escapamento as diferenciam.

nome: Luiz Sergio
(luizsergiodip@uol.com.br) Sábado, 26 de Maio de 2007, às 19:42:27


Carlos, fico feliz em ver a "nossa" Z650 em plena forma,e no teste, nas competentes mãos do Pasini.
Se vc quer saber?, me arrependi de te-la vendido.
Mantenha esta máquina assim bem conservada.
Parabéns e um abraço

nome: Guilherme
(gs@brturbo.com.br) Domingo, 27 de Maio de 2007, às 20:39:32


Outro dia vi um individuo, reclamando que um outro camarada estava pedindo 30 mil por 750f. com certeza esse cara não sabe o que deixar uma moto assim como atua. não é molez não. parabens tá linda. Susesso sempre meu bom. espero em breve estar tambem com a minha nas nas pistas. só estou praticamente precisando do cano de descarga 4x1. aproveitando a oportunidade: se você souber alguem que tenha por favor me da um toque. desde já: Obrigado. Fico ao seu inteiro expor. Ademir Feitosa. Teresópolis, Rj. tel (0__21) 26434164. Valeu!!!!!!!!

nome: BOCA
(bocafeit@hotmail.com) Segunda Feira, 28 de Maio de 2007, às 13:55:29


Espetacular!
Moto pouco conhecida naqueles tempos, me lembro que se via mais as 900cc da Kawa. Espetacular conjunto mecânico para a época, muito evoluída em relação a concorrência nessa cilindrada. Só um reparo, ela não tinha 16 válvulas, já que eram somente duas válvulas por cilindro, mas com o comando duplo na cabeça DOHC, que garantia muito torque e retomadas firmes.
Muito bom teste e parabéns ao Catarina por preservar essa clássica belíssima e rara.

Grande Abraço, o site é referência no assunto e imperdível!

nome: Luiz Roberto - Copacabana - Rio de Janeiro
(luizrgpereira@terra.com.br) Segunda Feira, 28 de Maio de 2007, às 14:31:34


Parabens pela RARIDADE, pela matéria e, ao feliz proprietário.
Tive a felicidade de andar numa dessas que pertencia a um grande amigo e compadre, que já se foi e, que era o xodó dele.
Infelizmente, o filho dele a levou para Matão e, segundo soube está desmontada.
É uma moto maravilhosa e super moderna para o ano de fabricação dela.
Tenho uma KAWASAKI Z 1 R Ano 78, que esta na galeria deste site.

Parabéns, mais uma vez.

nome: Wellington Ziviani
(well_zivi@yahoo.com.br) Quinta Feira, 31 de Maio de 2007, às 21:39:29


Esta Kawa realmente é demais, fico imaginando o ronco do motor dela, além dela esbanjar em tecnologia hem?
Grande abraço a todos.

nome: Aliomar Pereira
(sgtaliomar@hotmail.com) Segunda Feira, 4 de Junho de 2007, às 20:29:19


Parabéns pela moto, uma relíquia, gostaria de um dia ver uma dessas passando por mim, deve ter um ronco legal, um abraço

nome: Marcos Ribeiro
(m131076@hotmail.com) Quarta Feira, 5 de Dezembro de 2007, às 23:24:08