Test Drive
HONDA Monkey Z50 J1
1974
"A menor motocicleta do mundo"

 

Home

 


Já, há bastante tempo, ouço falar da Honda Monkey mas, somente há uns 3 ou 4 anos, que comecei a vê-las no Brasil para serem restauradas...
Onde elas estavam?

Desde que começou a invasão japonesa, até a metade dos anos 70, tenho acompanhado as marcas e modelos importados mas, nunca soube, nem extra-oficialmente, que alguém tivesse importado essa pequena 50cc.


por Marcos V.Pasini

No começo dos 70 foram importadas as Mini-Bike ST50, hoje raras de se encontrar, mas a Monkey, só a conhecia de revista, assim como sua irmã, a Honda Gorilla, de mesmo tamanho e cilindrada.

Conta-se que tanto a Monkey como a Gorilla, nos anos 70, eram muito usadas em circos na Europa, para os chipanzés darem seu show...
Muito sugestivo...

Tendo sua fabricação iniciada em 1961, a Monkey é considerada como a menor motocicleta do mundo (não confundir com ciclomotor), com conjunto motor e transmissão com marchas.

De toda forma, aqui estão elas e, essa que testamos hoje, foi localizada na "Double Dream", uma nova loja de motos e autos clássicos em São Paulo, e o Rodrigo, proprietário, fez a gentileza de nos empresta-la para que realizássemos este trabalho.


Honda Monkey 1974

 


A Honda Monkey Z50 J1

Seu conjunto motor e cambio, é semelhante ao de sua irmã, a Honda Mini-Bike ST50, também com um motor de 49cc, OHC de cilindro horizontal, cambio de 3 marchas e embreagem semi-automática.

A diferença entre o tambulador da Monkey para a Mini-Bike ST50 é que na primeira as marchas são todas à frente e na ST50 a 1a. é para cima e quando se pisa (para baixo, é claro) entra o ponto-morto, havendo a necessidade de, na passagem da 1a. para a 2a. dar-se 2 toques no pedal...
A Monkey é mais fácil...


motor monocilíndrico OHC de 49cc e cambio de 3 marchas
semelhante à ST50, menos no trambulador

 

Com a relação de transmissão bastante reduzida e rodas de aro 8", a potencia na roda acaba fazendo os quase 5hp de seu pequeno motor fornecerem um bom “performance-feel” dentro do contexto de motores dessa cilindrada.


rodas aro 8" e suspensão telescópica "Upside Down"!!!

 

Ela me parece bastante possante para ser uma moto infantil mas tem tamanho para isso.  

Seu guidon é regulável e, até, facilmente desmontável para facilitar carregá-la em porta-malas de automóveis.

A chave de contacto fica à frente do guidon, em posição de fácil e seguro acesso.


regulagens do guidon e chave de contacto

 

Mesmo sendo de pequeníssimo porte, um adulto de 1,70m consegue pilota-la sem muito desconforto, levando-se em consideração seu tamanho bastante reduzido em relação à uma “cinqüentinha” tradicional.
Sua ergonomia lembra bastante à da ST50/70 Mini-Bike mas seu tanque na posição tradicional, faz a aparência da Monkey chegar mais próxima a de uma motocicleta tradicional.


sua ergonomia lembra à da Mini-Bike mas,
com aparência de motocicleta tradicional

 

A Honda Monkey fornece todos os equipamentos obrigatórios, ou seja, velocímetro, piscas, retrovisores, conjunto óptico, buzina, luz de neutro (na caixa do farol), etc.. 
Tudo alimentado com um sistema de gerador e bateria de 6V, onde o magneto se encarrega da parte vital para o funcionamento do motor e a bateria controla a dosagem de energia dos componentes elétricos.

Pilotando a Honda Monkey Z50 J1

De inicio, a gente fica até meio sem jeito em subir (?) nessa pequena Honda... (é a velha história do urso do circo...).

Depois da primeira impressão aciona-se o pequeno motor de 4 tempos com o pedal de partida, e ele responde prontamente como em toda motocicleta da marca.

Marcha lenta regulada e estável, engata-se a 1a. marcha (não tem comando de embreagem no guidão).

Ela dá o “tranquinho” já familiar para quem já pilotou as ST50/ST70, e é só acelerar.

O torque na roda aparece tímido mas logo torna-se mais evidente quando "estica-se" a 1a. marcha e, se a 2a. for engatada rapidamente, é, ainda,  possível levantar-se (uns 10cm) a roda dianteira do chão.


pretensão de wheeling na troca para 2a. marcha

 

Êta bichinho nervoso...

O acionamento das três marchas é sempre para baixo, com o ponto morto quando o pedal está no último engate para cima.

Super ágil, com um raio de giro bastante pequeno, é possível fazer-se algum malabarismo básico com ela, sem muito esforço.


raio de giro bem pequeno

 

O assento dela mostrou-se “padrão Honda”, ou seja, confortável e macio, mesmo para seu pequeno tamanho.


visual traseiro
notem a largura do assento

 

Depois que se acostuma com a ergonomia, dá vontade ficar brincando com ela por horas, ou até o momento que alguma “junta” do piloto reclamar...


pilonando a pequena Monkey

 

A ergonomia para adultos é, naturalmente, complicada no que diz respeito à visibilidade do painel mas, isso é em decorrência do próprio conceito da motocicleta.  


pequeno velocímetro em m.p.h.

visual superior da Monkey

 

Os freios a tambor, são suficientes para segurar a pequena Monkey que, ainda, conta com o freio-motor de seu motor 4 tempos.


detalhe dos pequenos mais suficientes freios a tambor

 

No começo  dos anos 70 tivemos, principalmente, as Honda Mini-Bike ST50 e a famosíssima Yamaha Mini-Enduro JT1 de 50cc, para preencher a lacuna das motocicletas "mini" (não confundir como "mini-motos").

A Monkey foi uma moto que, sem sombra de dúvida, teria feito muito sucesso mas, como as suas irmãs ST50 e, posteriormente, a ST70, tinham sua fatia de mercado garantida, acredito que a Honda não quiz "canibalizar" a Mini-Bike... 

Talvez tenha sido isso...


Honda Monkey
Uma moto que fez falta em nosso mercado...

 


FICHA TÉCNICA
clique aqui

Esse teste foi realizado no bairro da Saúde, em São Paulo, SP.

Nossos agradecimentos especiais à "Double Dream", na pessoa do Rodrigo, que não mediu esforços para que esse teste fosse realizado.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

 


Boa noite, Marcos
Eu li uma matéria recentemente de um sr. que está dando volta ao mundo numa Honda Gorila tendo inclusive passado pelo Brasil, que é onde foi feita a matéria pela revista Motociclismo ou Moto.
O que conprova que tamanho não é documento é relmente uma pena este tipo de moto não ter sido comercializado em grande escala; em virtude do nosso ignorante ctb.
Os cumprimentos ao proprietário desta máquina está impecável.
Em tempo muma das fotos ao fundo tem 2 yamahas uma provavelmente 200CS3 a outra azul e branca não deu para identificar; podería identifica-las?

nome: Silvio Scortecci
( silvio.scortecci@terra.com.br ) Sábado, 4 de Fevereiro de 2006, às 20:03:39

Caro Silvio
Na foto em questão,  ao fundo, está uma Yamaha 125 AS3 1972 (vermelha e branca) e uma Yamaha FS1 1971 (azul e branca).
Abçs.
MP


Tenho um plastimodelo (Revell) da Honda Monkey, o qual mantenho há mais de 15 anos. Nunca imaginei que a moto fosse tão pequena assim, posto que no modelo não tenho o referencial do tamanho do piloto.
Parabens ao Rodrigo da Double Dream.
Belo e raro exemplar....

nome: SERGIO NASCIMENTO FILHO
( sfilho@parker.com ) Segunda Feira, 6 de Fevereiro de 2006, às 12:26:01


Mais um sensacional teste!Gostaria que me tirasse uma dúvida:existe a lenda que a Monkey, nos primodios,vinhano porta malas de um automovel Honda como brinde de uma promoção.
Esta história procede?

nome: Marcello Baviera
( mvitara@ig.com.br ) Terça Feira, 7 de Fevereiro de 2006, às 00:50:04

Marcello,
Já ouvi essa lenda sobre as Mini-Bike CT50, isso no começo dos anos 70...
Realmente não sei se é verdade, mas vamos deixar o assunto em aberto aguardando que algum internauta saiba explicar melhor, Ok?
Abçs
MP


Muito legal a materia!!!

Quando tinha aproximadamente uns 10 anos de idade, fui com minha familia a uma festa de aniversário em uma fazenda antiga situada na região sul-fluminence do R.J., onde havia uma motinha desta parada. Havia uma turma de garotos os quais tentavam coloca-lá para funcionar, quando alguém disse a eles que meu pai poderia ajudá-los. Lembro-me que meu pai tirou de dentro do tanque da motinha uma "chave de boca" de bicicletas e algumas coisas mais... Então meu pai limpou o tanque, o carburador e a vela e colocou-a para funcionar.

Em recompensa, os garotos tentaram me ensinar a andar na motinha. Lembro que foi difícil, pois além de não alcançar os pés no chão, o terreno era acidentado e ainda, a motinha tinha marcha e nunca tinha andado em uma motinha deste tipo!

Me recordo ainda, que a moto era de cor verde, com as rodas pintadas de branco. Acho que a pintura não era original...

Parabéns ao proprietário e ao Motosclássicas70 pela matéria!

nome: Philipe Muggiati Mocdsi
( pmocdsi@hotmail.com ) Terça Feira, 7 de Fevereiro de 2006, às 11:47:31


Caro Marcos ,li seu teste da Monkey e achei interessante voce conhecer e colocar um link no seu site do www.thepowerofdreams.com ou melhor,
http://84.40.3.165/ .
Espero que goste. Um abraco. Enio

nome: eniovergeiro
( eniovergeiro@terra.com.br
)


Caro amigo Pasini

Quase tive um tréco quando abri o site e vi a hondinha no test drive.
Chamei a muié e os meninos p/ver, pois tenho uma pererequinha da mesma fámilia, trata-se de uma z-50-r ano 82,vermelha que acompanha a mim e ao meu garoto à uns 12 ou 13 anos de muitas aventuras e peripécias, com pasme nos dois em cima e neste período a bichinha vem nos enchendo de satisfação e alegria apesar das tres vezes em que passou por uma oficina p/reforma, somente de pintura pois a danada é toda original, digo era, pois o último mexanico que fez a "reforma" é um pilantra ignorante de pai e mãe metido a entendedor que alem de perder peças originais ainda montou a coitada errado e por pouco a história não termina no bico do revorve.
Pouco tempo atrás,vi uma reportagem no seu site da reforma de uma ST-70 se não me engano do Ricardo Pupo e feita pela moto Dax de Curitiba Paraná e então tomei a decisão firme de restaura-la.
Fiz contato com o Zé Luis da moto Dax e através de um amigo aqui do ES que tem uma filial de sua empresa no Paraná, mandarei a bichinha p/ o orçamento de restauração e espero que consigamos fechar negócio e te-la novinha de novo na minha garagem para poder usufrui-la com meu segundo filho Bruno, de 4 anos, por mais pelo menos 10 anos tão maravilhosa é esta pequena obra de arte de duas rodas.
Só p/registro aqui vai uma passagem com a pererequinha que por onde passa causa diverssos tipos de reações nas pessoas.
Num carnaval a cerca de uns 5 ou 6 anos atras, eu vestido de mulher e com umas latas de cerva na cabeça,andando no balneário onde resido, uns babacas que estavam encostados na lateral de um fusca caindo aos pedaços começaram c/ uma série de ofenças e provocações sem motivo que tive que voltar p/ tomar satisfação e embolar com os três na porrada.
Foi quando um deles percebeu o problema e imediatamente se desculpou.
Eu aceitei as desculpas e virei a "moto" para seguir em frente e deixar a gentalha para lá, quando o que se desculpou pediu-me o favor de ir ao posto de gasolina para comprar uns dois litros pois o fusca tinha
parado por pane seca.
Falei que não, que estava indo embora mas se eles tivessem uma corda eu os rebocaria com a "moto" que eles haviam sacaneado para o posto de gasolina.
Falei isto pensando que os caras não tivesem a corda e não e que eles tinham a maldita corda.
Quando vi o tamanho da corda e o estado de podridão do para-choque do fusca pensei é agora o momento da vingança.
Amarrei a corda de mais ou menos uns 15 metros na balança traseira e a outra ponta no para-choque que por pouco não caia sozinho do fusca,falei p/entrar todo mundo dentro que a "moto" dava conta do recado engatei uma primeira e acelerei, joguei a segunda com o corpo p/frente e quando a corda retezou trouxe junto o parachoque do fusca,aliviei um pouco o acelerador e engatei a terceira.
Atrás o parachoque soltando faiscas e fazendo barulho abafava os três idiotas gritando para eu parar e eu e os sortudos que viram a cena, morrendo de rir, prossegui por mais uns dois quilômetros e parei p/ tirar aquela tranqueira que ninguém entendia o que era.
Tirei o victorinox debaixo do banco e cortei a corda junto a balança (confesso que temi por ela) sentei na "moto",vi la longe os babacas esbaforidos e pensei antes de arrancar.
Estes filhas da p... nunca mais gozarão uma Hondinha e seu feliz proprietário valeu.

nome: Ghilherme Tanure
( guilhermetanure@bol.com.br ) Domingo, 12 de Fevereiro de 2006, às 23:25:43


É, da pra notar que sem duvida nenhuma é uma raridade mas eu também já a conhecia só de ver em recortes de revistas do meu tio e quando eu a vi no site que eu me lembrei que eu tenho uma carta de "super trunfo" da honda monkey.

nome: Guilherme Miralha
( gui_most_wanted@hotmail.com ) Quinta Feira, 2 de Março de 2006, às 15:24:29


Excelente a materia sobre a honda monkey.
Adoro as motocicletas mini

nome: Carlos Augustin
( carlos@cvaugustin.brtdata.com.br ) Domingo, 26 de Março de 2006, às 22:21:08


EU TENHO UM AMIGO JAPONES, ELE TEM UMA MONKEY ZERADINHA EM CASA, TA COM ESCAPAMENTO YOSHIMURA MUITO LINDA ELE TAMBEM JAPONESA

nome: CLEBER
( kebi_g@hotmail.com ) Quarta Feira, 29 de Março de 2006, às 20:31:10


Pow maneira amoto gostei e show de bola msm.....

nome: jose carlos gago junior
( bbanjinhoo@hotmail.com ) Quinta Feira, 6 de Abril de 2006, às 18:00:52


po eta motinho nervoza eu so fassinado por motos ,e tambem gosto de tunalas ..........

nome: jairo
( augustinho_loco@hotmail.com ) Terça Feira, 11 de Abril de 2006, às 12:57:14


Marcos to no Japao e to levando uma Monkey na bagagem no final do ano.
Algumas partes ja foram despachadas via correio.
Comprei ela usada modelo 2005, quando chegar mostrarei as fotos.
Outra coisa aqui tem tudo que vc imagina para as antigas... to comprando tudo novo para minha 400F.

nome: Gael Franchi Goulart
( frankgael@itelefonica.com.br ) Domingo, 11 de Junho de 2006, às 01:54:04


sensacional muito bom, muitas saudades.

nome: Marco  Antonio de Oliveira
(atftransportes@hotmail.com.br) Terça Feira, 25 de Julho de 2006, às 19:38:32


Bom dia Marcos Pasini. Muito boa sua matéria sobre a motocicleta "mini" (não confundindo como "mini-motos"). Em 1985 achei em Fortaleza ma ST 70 toda desmontada, conseguí recupera-ta 100%, porém em 2000 as $ apertaram e tive que vende-la para pagar o SFH. Tenho uma exelente notícia: Ontem estive visitando o site da Honda em Portugal e verifiquei que lá a Monkei está sendo fabricada (Monkey's/Gorilla's zerinhas!).
Estou tentando importar uma, via Honda do Brasil.

nome: Paulo Marques
(marquesps@uol.com.br) Domingo, 15 de Outubro de 2006, às 12:57:59


muito legal a materia sobre as minibikes.Sou fa das pequenas . tenho uma Z50R 1993 que vai comigo pra tudo quanto é lugar !! essas motinhas são o maior divertimento !! 
Esclarecendo a duvida do nosso amigo Marcello Baviera .. no final da decada de 70 e começo dos anos 80 ,a Honda automoveis fez uma promoção na França e Italia que quem comprasse um Honda civic ganharia uma Honda ST 70 .Eles aproveitaram varios fatores da época como a crise do petróleo + a proibição do trafego de automoveis nos grandes centros e locais historicos de Paris , Roma ,Turim e outras cidades. O cara chegava com o Honda civic e parava nos grandes estacionamentos nas periferias da cidade ,montava a st70 e ia pro centro onde só eram permitidas bicicletas, motos e scooters . Mas isso foi na crise do petroleo!!
Com essa promoção, foram vendidos mais de 1 milhão de Hondas civic e eventualmente as ST70 ..
OK um abraço Paulinho PRÓ-Tração .Quando vier ao Rio e quizer fazer um teste na Yamaha CHAPPY 50 1974 é só falar !!

nome: Paulinho Pró Tração 
(protracao@oi.com.br) Terça Feira, 24 de Outubro de 2006, às 03:35:01


Oiiiiiii, meu nome eh YUKI, estou aki no JAPAO e tenho uma honda monkey ano 2006... se quiser ver me mande email .... dell_chaz@yahoo.co.jp

obs. ano q vem eu vo embora p BR e com certeza ela vai comigo, custa oq custar =) qm anda uma vz numa monkey jamais andara em outra..
esse ano 2007 lancou a modelo 40th q eh modelo aniversario de 40 anos da monkey,, e a gorilla tbm lancou uma preta... www.honda.co.jp
da uma olhada la

nome: Yuki
(dell_chaz@yahoo.co.jp) Terça Feira, 20 de Março de 2007, às 09:10:03


FOI A MINHA PRIMEIRA MOTO E AGORA PROCURO DESESPERADAMENTE POR UMA PARA O MEU FILHO.

nome: JOSE TORRES
(jose.moveistorres@mail.telepac.pt) Terça Feira, 27 de Março de 2007, às 14:21:06


Boas...pois é eu sou portuga e tb gosto de mini hondas tenho uma de azul e se deus quiser vou comprar outra agora esta semana para o meu Heroi Que só tem 11 meses vai ser a prenda de aniversário pois falta um Mês para fazer 1 Ano vai ser a prenda dele pois quero que ele um dia possa dizer aos filhos que seu pai lhe dera uma das motas mais bonitas e fiaveis que a Honda lançou no mercado parabens pela vossa camaradagem com as mini hondas votos de muitas felicidades. Esse modelo em portugal ja nao e comercializado com muita pena

nome: Adriano Pinto
(adrianopinto_1@hotmail.com) Sábado, 5 de Maio de 2007, às 21:07:57


achei muito feiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !

nome: derek
(derek_carmo@hotmail.com) Quarta Feira, 8 de Agosto de 2007, às 12:48:36


Olá... Marcos Sou o Adriano Pinto de Portugal e gostava de te dar os parabens pela moto,eu tambem tenho 3 dessas mas de 1999 até2002 uma vermelha e 2 azuis uma das azuois esta com um kit 88cc com 5,5 cv a velocidade é de 105km um pequeno missil as outras estao de origem.
um promenor da tua moto é que os pneus não são de origem tenta procurar os de origem pois a moto fica ainda mais bonita e ela merece.Aqui fica o saite do nosso clube para voce ver alguns passeios, fotos, restauros, etc www.clubeminihondaportugal.com mande confirmação se viu o sait. mais uma vez parabens e flicidades

nome: Adriano pinto
(adrianopinto_1@hotmail.com) Terça Feira, 18 de Setembro de 2007, às 07:18:24


Olá, sou do Amazonas eu tenho uma motinha dessa também, está toda original, so que faltando algumas peças. Eu gostei muito da materia, achei muito interessante pois nunca houvimos falar dessas motos...
Eu gostaria de saber se está loja citada no texto acima, em São Paulo, vende peças para a Z50 J1

Agradeço desde já..

nome: Mattheus Soares
(mattheus_soares@hotmail.com) Sexta Feira, 21 de Setembro de 2007, às 23:03:07


quanto custa? e daqui do brasil? se nao for quanto paga para vir dai para ca? e gratis? ela tem quanto centietros de altura? corre ate quanto? quantas cilindradas?

nome: gabriel
(gabriel08melo@hotmail.com) Domingo, 7 de Outubro de 2007, às 18:27:33


sou proprietario de uma z50 monkey e e de facto um espetaculo. aqui em mirandela(portugal) so no nosso conselho exitem acima de 50 registadas incluzive eu propio e mais 5 amigos em 2001 ja percurremos mais de mil km em vinte e quatro horas seguidas e foi uma loucura apesar do cansaco. e aos fins de semana la vamos nos ao nosso passeio todo o terreno. parabens pelo vosso trabalho esta excelente

nome: pedro miguel neves pereira
( pereira1234@portugalmail.pt  ) Domingo, 21 de Outubro de 2007, às 13:14:36


Ola, Eu queria saber se voce vende e se voce estiver vendendo o preço, e se voce so tem essa
to muito interessada

nome: Raiane lopes
(rara_macae@hotmail.com) Segunda Feira, 29 de Outubro de 2007, às 00:17:57


Aqui no Japão este tipo de motocicleta , não é para criança e sim para adultos. tem que ter carta para pilota-las. Ela é uma febre nos japoneses, eles gastam fortunas para modificalas como drag,chopper e diversas outras loucuras que so se ve aqui no japão.

nome: Peter Nishida
(peternishida@hotmail.com) Terça Feira, 20 de Novembro de 2007, às 23:50:59


moto muito loca

nome: joao
Quinta Feira, 29 de Novembro de 2007, às 21:03:31


eu tenho uma honda monkey vermelha mas tem um kit 70 e tem muita força e anda muito cerca de 80km/h   adoro-a

nome: miguel
(miguelmanso116@hotmail.com) Quinta Feira, 20 de Dezembro de 2007, às 16:33:46


como gostaria que um dia pudessemos ter um museu da motocicleta no brazil,parabens pela sua reliquia

nome: aderbal mendes felisbino
(afelisbino@yahoo.com) Segunda Feira, 21 de Abril de 2008, às 20:05:28


muito bonita essa moto  enteressante muito legal

nome: rafael
(rafa_amaral20@hotmail.com.br) Quinta Feira, 3 de Julho de 2008, às 21:15:43


A Monkey que pertenceu ao Beatle John Lennon, foi leiloada nesta semana e alcançou "apenas" R$ 94.000,00 (30 mil libras) !

Ricardo Pupo
Sexta Feira, 4 de julho de 2008