MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE 1977 

PRÉ-TEMPORADA

CATEGORIAS 50, 250, 350, 500, e Fórmula 750


Todo final de temporada, já com os seus campeões mundiais definidos e devidamente consagrados, com os inconformados com as derrotas, com as fábricas escondendo novidades, existe uma enorme especulação sobre a futura temporada.

Na dança das cadeiras, alguns se dão bem, outros nem tanto, mas a verdade é que as esperanças, para todos, ficam renovadas !

Muita guerra de bastidores e conchavos, acabam por fim definindo os times oficiais e os privados.

Os pilotos de mais prestígio, correm atrás de boas equipes e bons salários, e os mais jovens e promissores, correm atrás de patrocínio e de boas motos.

Vamos ver como será a temporada de 1977, já com as equipes, motos e pilotos confirmados ...


Muita conversa ...


O panorama para 1977 está, mais ou menos, assim:

Suzuki e Yamaha são as grandes atrações do Mundial, mas Harley-Davidson e Morbidelli também estão com favoritismo !

A Yamaha que havia se retirado oficialmente das competições no início de 1976, volta ao circuito mundial.

Barry Sheene, é o favoritíssimo ao título da categoria mais prestigiosa, as 500 cc. Com Agostini, nunca podemos subestimar, seus grandes shows. Os americanos virão com tudo, com Roberts, Romero e Baker na Fórmula 750. Cecotto quer "vingar-se" de Walter Villa pelo vice campeonato nas 350. Walter Villa terá que defender os dois títulos, nas 250 e 350 cc. A Morbidelli tentará repetir a supremacia na 125, mas de olho nas 250. Nieto, bi-campeão das 50, virá com tudo. 


Está para ter início mais uma temporada quentíssima do Mundial de Motovelocidade !

Haverá um confronto de gerações, com pilotos já consagrados e bem colocados, contra os jovens talentos, que buscam um lugar ao sol !

A grande ausência será, sem dúvida, a MV Agusta, que se retirou oficialmente das competições !

O campeonato já começa com uma novidade. O GP da Venezuela agora valendo pontos, inclusive para a Fórmula 750, que agora valerá como título mundial.

Calendário

20 de março Venezuela (San Carlos) - 125 250 350 500
1º de maio Austria (Salzburgring) 50 125 - 350 500
7 e 8 de maio Alemanha (Hockenheim) 50 125 250 350 500
15 de maio Itália (Ímola) 50 125 250 350 500
21 e 22 de maio Espanha (Jarama) 50 125 250 350 -
29 de maio França (Paul Ricard) - 125 250 350 500
19 de junho Iugoslávia (Abazzia) 50 125 250 350 -
25 de junho Holanda (Assen) 50 125 250 350 500
3 de julho Bélgica (Francorchamps) 50 125 250 - 500
23 e 24 de julho Suécia (Anderstorp) 50 125 250 350 500
29 a 31 de julho Finlandia (Imatra) - 125 250 350 500
7 de agosto Checoslováquia (Brno) - - 250 350 500
14 de agosto Inglaterra (Silverstone) - 125 250 350 500

500 cc

O detentor do título das 500, Barry Sheene, com sua Suzuki, é automaticamente o favorito ao bi-campeonato.


Sheene vai em busca do Bi !!

Mas a Yamaha também está se preparando e com a nova 500 4 cilindros, tentará com Johnny Cecotto e Steve Baker, vencer o inglês.


A Yamaha com sua nova OW 35, vai apostar novamente no talento de Cecotto.

Agostini, que no ano passado fez uma péssima temporada, competindo com uma velha MV Agusta e com uma Suzuki RG 500, desta vez, irá competir com uma Yamaha, com seu time próprio, a Agostini Racing Team.

A Suzuki, além de Sheene, tem a grande maioria dos pilotos competindo com suas motos. São 5 fortes equipes com 9 pilotos. 


Team Life - Teuvo Lansivuori (foto) e Marco Luchinelli (revelação de 1976 nas 500)

A equipe oficial de fábrica, tem Barry Sheene, Pat Hennen e Steve Parrish. 


Pat Hennen, piloto oficial da Suzuki

E também mais 6 pilotos privados.

 
Pilotos privados - John Willians (nº 5) e Philippe Coulon (nº 18)

Nas equipes menores, a Fath, terá o piloto Jean François Baldé, com uma moto desenvolvida pela Helmuth Fath, 4 cilindros, 110 cavalos a 12000 rpm, com quadro Niko Bakker.

E a francêsa HO (Houzé-Offenstadt), que construiu uma moto bicilindrica, com 4 carburadores, refrigerada a água, com potência de 84 cavalos a 9800 rpm, ainda procura pilotos que queiram se aventurar. 


350 cc

Nas 350 cc, Walter Villa é o centro das atenções. Foi procurado pela Morbidelli, mas a Harley Davidson, cobriu qualquer oferta, e aceitou todas as exigências para garantir o campeão na sua equipe. O jovem Franco Uncini será seu companheiro de equipe.


Walter Villa - o Campeão de 1976

A Morbidelli com uma nova moto, bicilindrica, refrigerada a água e 72 cavalos a 11000 rpm e quadro Nico Bakker, vem com os experientes Dieter Braun e Paolo Pileri. A marca que já tem grandes resultados e títulos nas 125, quer fazer uma boa temporada em 1977.

A Yamaha terá 4 equipes. A Agostini Racing Team, com Giacomo Agostini, a Venemotos, com Cecotto, a Sonauto, com Patrick Pons e Chirstian Sarrom, e a Sarome, com Takusumi Katayama. Todos de TZ350 D, com suspensão monochoque, com novo cabeçote e cilindros, e com escapamento já adaptado às novas normas de ruído.


Equipe Sonauto - Christian Sarron - 1976

Katayama, que é piloto de testes da Yamaha deverá pilotar  uma nova TZ 350 de 3 cilindros que está sendo desenvolvida.

Mais 9 pilotos privados irão disputar o mundial de Yamaha TZ 350.


Pilotos privados - Chas Mortimer (nº 6) e Victor Palomo (nº 9) - Yamaha TZ


250 cc

A categoria 250 também promete muita disputa. Walter Villa, atual Tri-campeão, será o homem a ser batido ! O seu domínio, pilotando a Harley Davidson, tem sido total nesta categoria, com os títulos de 1974, 1975 e 1976 !


Walter Villa e Harley Davidson 250 - Imbatíveis ?

Franco Uncini será seu companheiro nessa categoria também.

A moto será inicialmente a mesma do ano passado, com motor de 55 CV a 12000 rpm e 106 kg de peso total.

Angel Nieto, que já é consagrado nas categorias menores, 50 e 125, tenteará o título pela Bultaco. Derivada da 125, bicilíndrica, com freio a disco e refrigerada a água, a Bultaco 250 espera ser competitiva.

A Kawasaki esse ano desenvolveu para sua 250 uma nova suspensão monochoque com amortecedor vertical. Seus pilotos serão Barry Dicthburn e Mick grant.

A Jawa fará mais uma tentativa no Mundial, com uma moto bicilíndrica, com 44 cavalos a 12000 rpm, carburadores Mikuni de 34 mm e 110 Kg de peso. O piloto será Peter Balaz.

A Morbidelli na 250 também fez grandes investimentos desenvolvendo uma moto competitiva, bicilíndrica, de 62 cavalos a 11800 rpm, quadro Niko Bakker e peso de 118 kg. Estará nas mãos de Paolo Pileri.

A Yamaha será representada por três equipes: A Venemotos, a Canadá e a Sonauto.

Pela Equipe Venemotos, Andréa Ippolito garante que mais um jovem piloto Italo-venzuelano irá ser a sensação do Mundial ... Aldo Nanini.

A Sonauto repetirá a equipe das 350, com Sarron e Pons.

A Canadá terá o piloto americano Steve Baker.

Muitos pilotos privados usarão a Yamaha TZ 250: Philippe Bouzanne, Penti Khoronen, Mario Lega, Oliver Chevallier e muitos outros.


A sempre disputada 250 - Na frente, Pileri de Morbidelli, seguido por, Katayama, Penti Korhonen, Bonera, e Palomo - 1976


125 cc

Pier Paolo Bianchi de Morbidelli ... campeão de 1976.

Para 1977 a Morbidelli conserva seu rápido piloto e melhora ainda mais sua já imbatível 125.  Terá 42 cavalos a 14000 rpm.


Pier Paolo Bainchi - Campeão 1976 - (7 vitórias em 9 GPs !)

A grande maioria dos pilotos privados irão usar a Morbidelli. Serão mais de 20 pilotos a compor o grid de Morbidelli !! Essas motos porém tem a potência de 37 cavalos a 13000 rpm.

A Bultaco aposta novamente no talentoso Angel Nieto, que já tem 2 títulos na categoria, pilotando uma Derbi.  A moto deste ano será uma bicilíndrica com refrigeração líquida. Não foi revelada a potência.


Angel Nieto de Bultaco - Vice Campeão em 1976.
Vem com tudo em 1977 !

O alemão Gert Bender, que é o próprio construtor de sua moto, uma Bender, no ano passado ficou em 8º no Mundial, e para 1977 melhorou o motor para 36 cavalos a 14000 rpm. Pode surpreender.


Gert Bender - Piloto, mecânico e construtor !!

A Yamaha, mesmo não tendo equipes oficiais, colocará a disposição dos pilotos uma RX 125, derivada de RX 100 R, com motor refrigerado a água e câmbio de 6 marchas.

A equipe AGV-Condor com sua Bridgestone, desenvolveu uma nova moto para essa temporada. O piloto será novamente o holandês Henk Van Kessel.


Henk Van Kessel - 4º lugar em 1976 !


50 cc

A supremacia de Angel Nieto é incontestável ! Pentacampeão (1969, 1970, 1972, 1975 e 1976), Nieto irá tentar levar a Bultaco 50 ao Bi em 1977. A moto foi tão superior no ano de 1976, que não foi nem mudada. Será a mesma ! O companheiro de Nieto será o espanhol Ricardo Tormo.


Angel Nieto de Bultaco 50 - Campeão em 1976

A Kreidler, que também tem muitos títulos (um deles, de 1975 com Nieto), terá uma equipe com 4 pilotos: Julien Van Zeebroek, Rudolph Kunz, Stefan Dorflinger e Herbert Rittberger. 


Herbert Rittberger de Kreidler - Vice Campeão em 1976, será o grande rival de Nieto em 1977 !

A moto será uma monocilíndrica, ignição eletrônica, refrigerada a água e com 18 cavalos a 16000 rpm.

A equipe holandesa Kleidler Van Veen, desenvolveu uma Kreidler, com um motor mais potente, e será pilotada pelo italiano Eugenio Lazzarini. 

Equipes menores também investiram nas suas motos.

A  LGM, virá com uma moto de quadro em aço inox, com 55 kg de peso e potência de 16 cavalos a 16000 rpm. Seu piloto será Ermanno Giuliano.

A Ufo-Morbidelli, também preparou uma moto com motor Morbidelli monocilindrico  com 16 cavalos a 16000 rpm, e será pilotada por Jean Guignabodet.


Veja as equipes e pilotos


O Brasil no Mundial

O Brasil tentará levar 2 pilotos para disputar o Mundial.

Adú Celso, se contar com o mesmo patrocínio de outras temporadas, Valvoline e Banco Itaú, pilotará uma Yamaha TZ 350 preparada por Gualtiero Tognochi.

Seriam algumas provas apenas. Adú também estaria tentando disputar algumas provas na categoria 500 cc, mas tudo vai depender de seus contatos na Holanda.

Edmar Ferreira, está aguardando a confirmação de seu patrocinador do ano passado, o Governo de Goiás.

Na temporada de 1976, o piloto goiano, fez boas provas no Mundial, ficando entre os 10 primeiros colocados em dois GPs, Holanda e Finlândia, nas 750 cc, marcando 8 pontos. Correu também nas 350 e 500 (marcou 1 ponto do GP da Checoslováquia).  Para 1977 iria participar só das 350 cc, com uma Yamaha TZ.


Fórmula 750

Calendário

Data Local
13 de março Estados Unidos (Daytona)
3 de abril Itália (Ímola)
24 de abril Espanha (Madrid)
5 de junho França (Digione)
9 e 10 de junho Inglaterra (Brands Hatch)
21 de agosto Áustria (Zeltweg)
28 de agosto Bélgica (Zolder)
4 de setembro Holanda (Assen)
11 de setembro Estados Unidos (Laguna Seca)
18 de setembro Canadá (Mosport)
24 e 25 de setembro Alemanha (Hoxkenheim)

Essa categoria está causando uma grande expectativa ! Será o primeiro campeonato Mundial. Até então, desde que foi criada, em 1973, a categoria foi disputada com Campeonato da FIM em 1973 e 1974, e como Campeonato Europeu, em 1975 e 1976.

O atual campeão, é o espanhol Victor Palomo que pilotou uma Yamaha OW31.


Victor Palomo - Campeão de 1976

A Yamaha simplesmente domina amplamente a categoria desde 1974 com a criação da TZ 700 e posteriormente com as TZ 750 e as OW31. 

Para 1977, a Yamaha terá na sua equipe oficial, dois pilotos de ponta. Johnny Cecotto e Steve Baker. A moto será uma evolução, chamada de OW33.


Steve Baker - O americano que também disputará as categorias 250 e 500, vem brigar pelo título da Fórmula 750 em 1977 ! 

A Agostini Racing Team, com Giacomo Agostini na pilotagem.

Todos os demais times, disputarão com as Yamaha OW31. 

A Kawasaki, com uma moto de três cilindros, dois tempos, refrigerada a água, com novo quadro, nova suspensão traseira e nova faixa de potência agora entre 7000 e 10000 rpm, tentará o título. No ano passado, ficou com o vice, com Gary Nixon.

Os pilotos serão Barry Dictchburn e Mick Grant.


A nova Kawasaki - Barry Dcithburn, Stan Shenton (Diretor Técnico) e Mick Grant

A Suzuki, que em 1973 levou o primeiro título com Barry Sheene, para 1977, além do inglês novamente, terá Pat Hennen e Steve Parish como pilotos.

A moto será a tricilíndrica RGA 700, que não tem muitas novidades sobre o modelo 1976, que ficou em 3º lugar no campeonato.

O campeonato, que reúne muitas estrelas do motociclismo será um dos mais importantes e disputados da temporada !


Veja as equipes e pilotos


A expectativa é sempre grande !

As fábricas, poderosas, sempre vem com novidades, e desenvolvimentos de sua máquinas.

A equipes menores, com o auxílio imprescindível dos patrocinadores, sempre procuram roubar o espetáculo, com muito trabalho e dedicação.

Os pilotos privados, que compõem a grande maioria dos grids, muitas vezes desconhecidos e com equipamentos ultrapassados, são verdadeiros heróis, que servem de coadjuvantes para as grandes estrelas !

Tudo isso, e mais a presença do enorme público, que segue as etapas pelo mundo afora, formam o maravilhoso  ...

Campeonato Mundial de Motovelocidade !! 

(veja aqui quem foram os campeões da temporada de 1977)

Por Ricardo Pupo
Outubro / 2003

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Comentários dos internautas


Muito bom, Ricardo! Abrir uma página em 2006 e ver uma cobertura sobre o mundial de velo de 1977, com belas fotos como as que estao aqui é demais! Poder voltar no tempo e sentir-se um pouco naquela época em que corria-se com o coraçao e víceras e que reportagens televisivas ou escritas era raras e, quando vistas, causavam uma euforia quase incontrolável... sem mais! já basta!  Parabéns, Ricardo
Flávio Rodrigues
(flaviorn@hotmail.com) Segunda Feira, 31 de Julho de 2006, às 18:04:11


Excelente artigo, demostrando o empenho dos pilotos e os estilos alem da aerodinamica das motos.
Edivaldo araujo chaves
(eddiearrjchaves@yahoo.com.br) Segunda Feira, 11 de Setembro de 2006, às 09:41:10


MUITO 10! EU ADORO MOTOS E QUANDO VI ESTÁ MATÉRIA FIQUEI NOSTALGICO. PARABÉNS PARA VCs.
SEBASTIÃO CLAUDIO DA SILVA
(sebastiaoclaudiod@yahoo.com.br) Quarta Feira, 6 de Junho de 2007, às 12:41:00


PARABENS PELO PROFISSIONALISMO EO BRILHO QUE VOCES OFERECERAM NESSA VIAGEM DO TUNEL DO TEMPO.
Ronaldo Nogueira - PAULO AFONSO-BA
(nogueiraronaldo@oi.com.br) Quinta Feira, 12 de Julho de 2007, às 11:52:57


Maravilhoso site. Fui assíduo leitor nos anos 70/80 da revista italiana Motociclismo. Sou do tempo do Dieter Braun, e do Gianfranco Bonera, Teuvo Lansivuori, Phil Read, Kenny Roberts, do Tourist Trophy romantico e perigoso. Parabéns.
Ennio Bottini
(enniobottini707@hotmail.com) Sexta Feira, 28 de Setembro de 2007, às 00:56:19


MUITO BOM , CONTINUEM ASSIM , UM SUPER ABRAÇO , E MANDE MAIS QUE SALVEI TUDO POR AQUI , SOU UM APAIXONADO POR MOTOS , FUIIII

nome: GLAUCO
(VERMELHACO@HOTMAIL.COM) Segunda Feira, 28 de Abril de 2008, às 16:37:55


Muchas gracias Ricardo por estas imágenes nostalgicas. Un abrazo desde Barcelona

nome: Carlos
(titodiagonal@hotmail.com) Quinta Feira, 1 de Maio de 2008, às 15:37:10


muito bom mesmo , sou viciado em motos, continuem expondo muitas reportagens das motovelocidades

nome: ricardo  
(rcrd.ricardo1@hotmail.com) Quinta Feira, 5 de Junho de 2008, às 19:33:41


it´s nice so... FINE

nome = MARCOS
email = marcosbertoglio@yahoo.com.br                                            16/07/2009


Doente que sou por corridas, dá para ficar maluco. Parabéns mais uma vez Pasini.
nome = Tabajara A. Jorge
email =
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com


exelente materia imagens pilotos que fizeram historia no motociclismo mundial parabens aqui de treviso italia.
nome = aderbal
email =
afelisbino@yahoo.com                                                    29/08/2011