WALTER "TUCANO" BARCHI

Ele queria ser como seu irmão mais velho ! Jogador de futebol ! Mas bastaram alguns chutes na bola prá perceber que "não era do ramo" !!

Sorte do motociclismo !


Paul Ricard 1978

 


Morador da Casa Verde, bairro da zona norte de São Paulo, vivia pegando a Lambretta do irmão Odair, o jogador, para ir ao colégio onde estudava, o Salete.  Foi numa dessas escapadas que ele ficou conhecendo o até hoje inseparável amigo Denísio Casarini.

A turma da Casa Verde era muito unida, e agitavam muito !  Construíram uma pista de autorama, onde Tucano e Denísio organizavam disputas acirradas ! Chegaram até a fazer uma 1000 milhas de autorama !

A turma foi crescendo,  Tucano ganhou do seu pai uma Mondial 75 cc e eles já faziam verdadeiras viagens até Interlagos, para dar umas "voltinhas" pela pista.

O autódromo ficava muito longe, pois não existiam as marginais ou acessos por avenidas. Na década de 60, Interlagos ficava no meio do mato !

Nessa altura, iam tirar racha na Serra da Cantareira, junto com Sílvio Braga, que já era piloto "profissional" na época.

Trocou sua moto por uma Yamaha 125  (sua Mondial foi destruída pelo irmão !) e já se destacava da turma nos rachas !

Logo depois já estava mais entrosado com o mundo das motos, e arrumou emprego na loja do Felipe Carmona.

Sua primeira corrida, tem uma história interessante !  Foi junto com Sílvio Braga até Santos, com uma Yamaha 180 emprestada. Sílvio ia correr, mas sua moto quebrou ! Então, Tucano vestiu o macacão do Sílvio, e correu com a Yamaha 180...  e venceu !!

Era uma corrida de rua, estava chovendo, tinha gente atravessando a pista,... uma confusão ! 

Todos acharam que foi Sílvio Braga que havia vencido, ... Tucano saiu correndo !!  Nem subiram no pódio, ligaram as motos e vieram para São Paulo !

Eloy Gogliano, do Centauro Moto Clube, queria saber quem era que havia feito aquela confusão ! No fim , acabou gostando e levou pessoalmente o troféu para a loja do Felipe Carmona e entregou para o felicíssimo Tucano !

Haviam também provas de motocross onde Tucano também mostrava que tinha braço!!


Uma das primeiras vitórias de Tucano no motocross !! (Bandeirada do Eloy, é claro !!)

Numa das provas, a última do campeonato, Tucano precisava vencer para ficar com o título. E um ilustre desconhecido na época, Nivanor Bernardes, também !  Na prova, Tucano, de Yamaha, ajudado por Denísio, também de Yamaha, da mesma equipe , vence !!  Denísio literalmente segurou Nivanor e sua Suzuki, na garra e no braço !

Terminada a prova, Tucano e Denísio se mandaram, pois Nivanor estava bufando atrás dos dois !!


Podio de uma prova de cross com Nivanor em 1º , Tucano em 2º e Chaveta em 3º

Quando começou a trabalhar na Yamaha, sua carreira de piloto realmente decolou ! Trocou sua Yamaha 125 por uma Ducati 250 . Isso foi em 1971.  Ia ser realizada as 500 Milhas de Interlagos, e Tucano convida Denísio para correr com ele. Consegue "equipar" sua Ducati com tudo que ia sobrando da Yamaha... pneus, peças, etc...

Na prova, chegaram em segundo, só atrás da dupla japonesa Motohashi e Kawasaki, que correram com uma fortíssima Yamaha 350 TR - 2 !!


Tucano e Denísio ao lado dos vencedores, Motohashi e Kawasaki

No ano seguinte, em 1972, disputou as 500 milhas com uma Yamaha TR3 350 (com Denísio), e só perdeu para a mesma dupla japonesa, porque quebrou a corrente da moto e  foi ultrapassado no finalzinho !!

Foi então que passou a ser piloto oficial da Yamaha !!  Disputou várias provas junto com Denísio , até o final de 73 , com quem abriu uma oficina de motos .

Chegou a disputar várias provas de Divisão I,  junto com feras com Emerson, Paulo Gomes, Ingo Hoffman e José Carlos Pace !


Maverikão bandido do Tucano !! (Fez um segundo lugar numa 25 horas !!)

Já no ano de 1974, disputa as 24 Horas de Interlagos, em dupla, é claro, com Denísio, com uma Yamaha TX 500 !  Não era uma moto "de ponta" ,  quebrava muito, mas mesmo assim, a dupla venceu, com direito a recorde de voltas e colocando 12 voltas em cima do 2º colocado !! (336 voltas, 2844 Km)

 
    Momento da troca de pilotos


Tucano recebe a bandeirada de Eloy (no estilo !) com sua TX 500


Deníso e Tucano

Nas 500 Milhas de Interlagos de 1974, fazendo dupla com Nivanor (Denísio havia quebrado o braço nos treinos), pilotando uma TZ 350, chegou em segundo lugar após boa briga com Jacaré e Cecotto.


Tucano à esquerda, Jacaré e Cecotto abraçados.

Fez novamente as 24 Horas de Interlagos no ano seguinte, em dupla com Ubiratan Rios, pilotando uma Honda 750 da Equipe Janda.  O resultado não foi expressivo, mas Tucano deu um show de pilotagem ! 

Nessa temporada, chegou a fazer algumas provas de automobilismo, pilotando um Maverick.  Sua melhor prova foi quando largando em último, debaixo de chuva, chegou em primeiro ! Seus adversários nessa prova foram Wilson Fittipaldi, Luis Pereira Bueno, José Carlos Pace, entre outras feras !!

Depois de um tempo afastado das pistas, Tucano recebe convite da Equipe Fórmula G, (foi observado por Milton Benite e Arnoldo Bessa nas 24 Horas do ano anterior) e recomeça sua carreira, agora andando de Honda 500, preparada por Milton Benite.

Foram muitas provas e muitas vitórias ! 

Em 1976, num projeto arrojado e inédito, o Brasil vai disputar as 24 Horas de Le Mans, o famoso Bol D'Or (veja matéria na página Edições Anteirores) , com Tucano fazendo Dupla com Paulé, chegando em honroso 12º lugar com uma "modesta" Honda 550 !!


Paulé e Tucano - Bol D'Or 1976

Em 1977, após a boa apresentação do ano anterior, Tucano consegue a moto de Chemarin, que foi o vencedor de 76, uma Honda RCB 1000, e agora em dupla com Edmar Ferreira, chegam em 5º lugar , apesar de problemas mecanicos e uma queda de Edmar.

   
Largada do Bol D'Or 1977    


Honda RCB 1000 da Equipe Fórmula G


RCB 1000 - Bol D'Or 1977 

Foi também um ano de muitas disputas com seu amigo Denísio Casarini ! 


Tucano (5) e Denísio (16) em disputa acirrada. Denísio venceu por uma roda !!

Em 1978, já com uma moto do ano, outra Honda  RCB 1000, Tucano e Edmar repetem o excelente 5º lugar !!  Essa colocação foi muito festejada, pois a prova foi disputada em Paul Ricard, e os brasileiros não conheciam a pista e pouco treinaram !!


Paul Ricard 1978 - Tucano e Edmar Ferreira

 


Tucano arrepiando no Bol D'or 1978    


  Chegada 

Em 1979 a mesma equipe disputa o Bol D'Or, com outra RCB 1000, mas abandonam, pois Edmar cai e fratura o braço !


Tucano - Bol D´ Or 1979

Já em 1980, Tucano muda de equipe. E vão novamente para a França, disputar o Bol D'Or !

Com uma Honda RS 1000 da Equipe Comstar, Tucano e Edmar não conseguem  completar a prova. A moto teve seu virabrequim quebrado, e não houve tempo para consertar !!  Mas receberam o título de "equipe mais combativa" !!

Em  1982 , a Equipe Honda Comstar vai disputar o 1º Bol D'Or italiano, no circuito de Ímola, com Tucano, Cláudio Girotto e José Cohen. Após 3 horas de competição, abandonam por quebra !


Tucano largando espetacularmente em Ímola

Ainda disputa com Denísio as Mil Milhas de Interlagos, e os Mil Quilometros de Brasília! 

No Bol D'Or de 1982, na França, a mesma equipe  formada por Tucano, Cláudio Girotto e José Cohen,  depois de vários problemas mecanicos em sua Honda 1000 , acabam em 10º lugar !!


Largada. Tucano era 12º e aparece em 3º (na extrema direita)


Final da 1ª volta. Tucano fecha em 4º !!


Da esq. p/ dir. - Antonio Siqueira (Honda Brasil), Wilson Pasqualin , Arnoldo Bessa, Osmar Gaeta, Walter Tucano Barchi, Milton Benite e Cláudio Girotto Filho. Falta o José Cohen que deve estar perdido pelo autódromo !!

No mesmo ano, Tucano disputou a última prova do Campeonato Brasileiro de Motocross, a convite de Eloy Gogliano, para promover o evento e lembrar os velhos tempos, mas como ele mesmo disse, " tá tudo mudado ! Na nossa época não passava de um Trail"  !! 


Tucano no Campeonato Brasileiro de Motocross - Sorocaba - 1982

Uma história interessante aconteceu em janeiro de1983, quando a Honda Japão veio ao Brasil, mais precisamente, para  o autódromo de Goiânia, para a pré temporada de 1984.

Trouxeram as NS 500 de 3 de 4 cilindors para vários testes. Através da influência de Arnoldo Bessa, Tucano e Cláudio Girotto são convidados a participar , junto com o piloto oficial da Honda, o ingles Ron Haslam, uma jovem promessa, piloto muito arrojado !

Presente também o chefão da Honda Racing do Japão, Yoichi Oguma e uma equipe completa de engenheiros e mecanicos.

Tucano chegou após 2 dias de treinos, e o melhor tempo de Ron Haslam com a 3 cilindros, havia sido 1' 35"05.  Tucano preparou a moto para sua pilotagem ( Haslam usa o cambio do lado direito !) e entrou na pista para reconhecimento da  moto.

Após 8 voltas, já virando em tempos muito baixos, parou nos boxes para que Girotto pilotasse. Mas Girotto, no meio da segunda volta, cai no "S" e fratura o antebraço !

Após um rápido conserto na moto e troca do pneu traseiro, Tucano sai novamente, agora já mais bem adaptado com a máquina. Logo já estava rodando forte ! Foi quando Haslam sai dos boxes com um protótipo do ano !  No final do retão, Tucano estava a 150 m de Haslam. Depois de poucas voltas , Tucano já havia encostado em Haslam, com os dois andando muito forte ! Parecia um GP !!  Nesse instante, começa a garoar, e os dois pilotos são chamados para o box !! Que pena, ... o pega internacional não aconteceu !!


Tucano com a NSR 82

 
    Ron Haslam raspando tudo !!

Mas , para surpresa dos Japas, os melhores tempos de cada foram : Tucano 1'34"8 , e Haslam 1'35" cravados !!!

Foi uma grande festa para os brasileiros presentes (Edmar também estava lá ) !!


Edmar e Tucano

Em 1983 começa a disputar a Fórmula 400 pela Equipe Casarini-Lazco,  do amigo Denísio.

     
            Tucano sempre com estilo  !!!

Enquanto disputava a Fórmula 400, Tucano ficava de olho no Mundial, na expectativa de vir a ser chamado pela Honda para disputar a temporada (o teste da 500 em Goiania impressionou a turma da Honda !) . Mas infelizmente, isso não ocrorre.  Tucano então monta com Denísio a Equipe Lazco para disputar o campeonato de Stock-Car !  Fazem algumas provas, sem resultados expressivos !

Ainda em 1983, com o apoio de Denísio Casarini, Tucano é convidado pela Equipe Japauto, a participar do 47º Bol D'Or !  Com uma Honda RSC 1000 , e em parceria com Jacques Luc e Jean-Louis Battistini, Tucano chega em 3º lugar !!  Tucano fez o melhor tempo entre todos pilotos da Japauto e classificou a moto em 11º lugar no grid !


Sem palavras !!    


Estilo limpo e bonito !!


Tucano, Jacques Luc e Jean-Louis Battistini

Foi talvez sua última prova de destaque. 

Em 1984, Tucano deixa as pistas , definitivamente !

Deixa uma grande bagagem em títulos e vitórias ! "São mais de 70 vitórias, em 14 anos de competições ! " revela Tucano ! 


Alguns de seus muitos troféus !!

Essa figura simpática e carismática, piloto dos mais competentes, poderia ter sido nosso maior nome, se tivesse conseguido disputar o Mundial das 500 !  Com certeza, teria nos dado muitas alegrias e vitórias !


Tucano

Seus ídolo no motociclismo mundial era Chemarin ! Considerava os talentos de Edmar e Nivanor !

Mas seus grandes amigos dentro e fora das pistas sempre foram Denísio Casarini e Milton Benite ...


Tucano e Denísio

"O sonho de todo piloto é fechar a primeira volta do Bol D'Or na frente, e para o preparador também !  Num desses, apontei na reta em primeiro... a dois metros da linha, Leon Chemarin me passou ... !!! "

"Fico devendo essa ! "

Que nada Tucano, quem deve somos nós, ... pelos grandes espetáculos que assistimos nas pistas !

Obrigado,    

Walter "Tucano" Barchi  !!!

Por Ricardo Pupo


Tucano - 2012


E depois de muitos anos, consegui conhecer pessoalmente o ídolo Tucano !! E bem acompanhado, só com feras !
Ricardo Pupo, Tucano, Antonio Bernardo Neto, Claudio Girotto e Denísio Casarini - Março / 2016

 


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentários dos Internautas:

 
Sou um tremendo fã do "Tucano", ele foi muito competente!
 Carlos Martini 
email01@bol.com.br (Sexta Feira, 31 de Maio de 2002, às 22:29:22)


Walter "Tucano"Barchi
Com certeza o nosso campeão.
Bala 
mpasini@terra.com.br (Sábado, 20 de Julho de 2002, às 23:23:16)


 Tucano,um heroi inesquecivel.
 Tabajara A.Jorge (Sábado, 7 de Setembro de 2002, às 11:17:35)


Voltamos no tempo, que bom, falta muita gente.
Armando Tucci 
artucci@uol.com.br (Quarta Feira, 25 de Setembro de 2002, às 20:32:47)


Sou cunhado do Tucano e agrdeço a voces pelas considerações e homenagens ao grande piloto... Valeu.
Dinovan Dumas de Oliveira 
ddo_3@hotmail.com  (Sexta Feira, 28 de Março de 2003, às 15:41:02)

N.R. Essa é apenas uma pequena homenagem ! O motociclismo brasileiro deve muito ainda a ele !


Em um almoço entre familia revivemos as saudades e sentimentos de glória das vitórias e vivencias entre os colegas pilotos...
Agradecido...
"Ainda bem que não escolhi o futebol...".
Walter  Barchi 
ddo_3@hotmail.com  (Domingo, 20 de Abril de 2003, às 17:44:13)

N.R.- Muito nos honra seu contato. Esta matéria fizemos no início do site, quando ainda estavámos com outra linha de trabalho, por isso não o procuramos para uma entrevista ao vivo, como temos procedido com os outros homenageados. Gostaríamos de um dia poder encontrá-lo pessoalmente. Sua contribuição ao motociclismo nacional e mundial foi muito grande e essa matéria é apenas uma parte pequena dessa sua grande carreira !


Hoje os panacas reclamam do Alex Barros ter deixado a Honda. O que Tucano fez e recebeu em troca ? Fez muito, e nem lembraram (HONDA) que ele existia. Tenho certeza que no mundial ele deixaria o Haslam para tras o tempo todo. Essa é a Honda Brasil (que vergonha).
Tabajara  A. Jorge 
miraassumpcao@terra.com.br  (Sábado, 14 de Junho de 2003, às 12:33:42)


AMIGOS ADOREI VER ESTA MATÉRIA MAIS GOSTARIA DE DE FAZER UMA CORREÇÃO. NA FOTO DA EQUIPE COMSTAR O NOME DE UM DOS INTEGRANTES ESTA ERRADO NAO É OSMAR GAIA E SIM OSMAR GAETA. ELE É MEU PAI E TENHO MUITO MATERIAL SOBRE ESTA EQUIPE. POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COMIGO. TEREI O MAIOR PRAZER EM AJUDAR A CONTAR ESTA HISTORIA VITORIOSA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO
ANDRE GAETA
gaeta@timnet.com  (Quarta Feira, 10 de Setembro de 2003, às 20:43:43)

N.R. - Obrigado pela sua observação. Já foi corrigido. Vamos manter contato para enriquecer nossas matérias com sua informações.


Pena que esta materia para por ai. Poderiam ter seguido com a fase de corridas de carro que Tucano fez, junto com o charutinho. Lembro bem daquele Opala Azul e Laranja e a primeira corrida em que Charuto nãp saia do lugar por estar patinando em primeira:Esqueci de soltar a embragem devido ao barulho dos carros. Em seguida, Tucano correu de Escort pela Ford junto com outro amigo, Valdir Florenzo.
Gostaria de manter contato com todos mas não sei mais como.
Tucano, Denisio, Charuto, Valdir, Wagner, Celso e Joao Percegão, eu mesmo, agitamos um bocado aquele Bom Retiro, Casa Verde, Barra Funda e por que não lembrarmos de Mongaguá...

Grato
Joao Figueira - Percegão.
Joao Augusto Figueira
 j-a-figueira@uol.com.br  (Sábado, 10 de Abril de 2004, às 15:28:07)


É muito bacana ver todas estas fotos e comentarios sobre meu pai. Fico contente porque no Brasil dá-se pouquissimo valor ao motociclismo e com certeza meu pai foi o melhor.
Walter Barchi Filho
 walter_barchi@hotmail.com  (Sábado, 3 de Julho de 2004, às 20:50:07)


Com certeza o piloto mais regular do Brasil. Nos dias de hoje ele com a idade de 25 a 30 anos provavelmente seria campeao do mundo, um professor com certeza
Pedro Natale Junior
natalejunior@hotmail.com  (Segunda Feira, 26 de Julho de 2004, às 14:21:14)


O melhor piloto brasileiro de endurance e moto gp com certeza um campeao mundial se nao tivesse tomado uma rasteira da Honda Brasil. Tucano nivel Airton Senna
Ivan de Jesus
(ivandejesus51@ibest.com.br) Terça Feira, 9 de Novembro de 2004, às 11:52:21


Meu grande ídolo, meu pai!!!
Fico muito agradecida por reconhecerem seu talento e estrela!! Me ajudaram inclusive à deixar mais recheada a pasta que tenho com reportagens dele...rs
Um grande abraço...Laura Barchi!!
(lauraoliveira20@hotmail.com) Terça Feira, 1 de Março de 2005, às 03:13:46


Que maravilha poder lembrar do Tucano. Sou de Brasília e em 1972 com 14 anos, vi o Tucano vencer uma corrida de rua em goiânia!! A partir dali virei seu fã.
Parabéns Tucano, pela sua competência.
Zé Alexandre
(zalex@terra.com.br) Quinta Feira, 9 de Junho de 2005, às 12:18:05


Sem duvidas ele é o grande idolo nacional, e inspirou muitos a praticar motovelocidade, em suas provas internacionais sempre se destacou entre os melhores do mundo no endurance que não é nada facil. Muito me orgulha ter participado de provas onde lá estava liderando o grande Walter Tucano Barchi.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Domingo, 4 de Setembro de 2005, às 22:07:15


Sem dúvida meu ídolo maior na infância
Christian Q. Spoto
(christianqs@hotmail.com) Sábado, 29 de Outubro de 2005, às 22:34:24


Impressionante, hoje 01/11/2005 relembrei as fotografias desta página com as das revistas de moto que eu comprava nas décadas de 70 e 80.
Valeu Tucano!!!
Luiz Carlos - RJ
(luizcarlos_63@yahoo.com.br) Segunda Feira, 31 de Outubro de 2005, às 23:52:44


Oi...sou filha de CHAVETA, tenho 17 anos, e estou procurando histórias sobre meu pai, confesso que me emocionei em ver tais fotos, pois amo muito meu pai e estou a procura de reportagens sobre ele, tenho um projeto em mente e quero que cresça muito! Se alguém tiver alguma coisa entre em contato comigo!
Lucimar( filha de Chaveta)
(luluu_157@hotmail.com) Segunda Feira, 19 de Dezembro de 2005, às 16:01:00


Walter Barchi considerado o melhor piloto noturno no Bol Dor decada 80. Tenho orgulho em dizer que sou amigo, trabalhamos juntos em algumas oportunidades e me admira demais a sua simplicidade e o seu carisma. Um grande ser humano, não parece a grande fera que esse cara foi para o motociclismo brasileiro. Lembro de uma passagem que ocorreu em Interlagos na decada de 90. Um piloto que participava do campeonato paulista e brasileiro foi fazer alguns testes em nosso famoso autodromo, e queixava-se muito da motocicleta, dizendo que a moto era ruim, em dado momento foi solicitado que nosso Tucano que estava na historia apenas como espectador, fosse dar umas voltas com a motocicleta . A moto era uma kawasaki 750, em 3 ou 4 voltas o sr Walter presente apenas como espectador enfiou 3 segundos no piloto principal da equipe, sem contar que nosso campeão não subia em uma motociceta de competição havia dez anos . O chefe da equipe mandou Tucano parar, recolheram o equipamento e foram embora. Historias como essas fazem parte da vida de Sr Walter e Sr Casarini. Pra mim vcs foram os maiores campeões . Tucano saudades e abraços. Matéria e o site, só elogios.
Rubinho
(ciadasmotos@uol.com.br) Quinta Feira, 23 de Março de 2006, às 15:34:46


Atualmente o Tucano está disputando alguma categoria do automobilismo brasileiro?
Qual?
Tito Livio Borges Batista
(tbatista@suframa.gov.br) Terça Feira, 11 de Abril de 2006, às 18:41:02

N.R. Atualmente o Tucano não disputa nenhuma categoria de competição a motor.


de verdad te felicito por tus logros, mi nombre es Antonio Barchi, y meda gusto que sean mi familia aunque no nos conoscamos de verdad te felicito espero algun dia comunicarnos. les dejo cualquier cosa mi telefono :  511-92822320 o casa:  500-2734819
Antonio Barchi
(lbarchid201@hotmail.com) Sábado, 30 de Dezembro de 2006, às 01:23:45


Tucano, esse foi o nome do motociclismo brasileiro, a nível mundial, por suas provas de Bold'or, nos anos de 70 e 80. E no Brasil era ele, o seu amigo Denísio e o Edmar Ferreira é que eram as manchetes do motociclismo brasileiro. E foi um exemplo de piloto, pois quando eu corria, gostaria de ser um Tucano no futuro. Mas não deu! Um acidente em 14/11/1980, no autódromo de Goiânia, nos treinos para a 2ª etapa do brasileiro de Fórmula Honda 125, as minhas esperanças ficaram no curvão de entrada do miolo.
Ótima matéria e ainda com o aval e comentário do próprio Tucano. Parabéns!
Marcelo Maruri - campeão sul brasileiro de Fórmula Honda 125 em 1980.
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br) Sábado, 24 de Fevereiro de 2007, às 11:19:43


parabéns pela matéria,o Tucano é um ídolo inequesível.eu me lembro no ano de 1978,quando ia ao Parque do Ibirapuera de moto e juntava aquela galera e faziamos o "zerinho" com varias motos eu com minha 125 cbs 74,quando derepente chegou uma sete galo com um tucano desenhado no tanque,quando me aproximei era o próprio Walter Tucano,ele deu umas volta agitou mais a galera e depois ficou conversando com a rapaziada, bons tempos aqueles! valeu...   
Francisco Paulo Gordo apelido "Barba "
(paulo.tio@uol.com.br) Terça Feira, 3 de Julho de 2007, às 17:57:46


excelente ter lembrado o meu idolo.
mayer sandro salmona
(mayersandro@hotmail.com) Sábado, 7 de Julho de 2007, às 18:48:45


FIQUEI IMPRESSIONADO, COM A REPORTAGEM SOBRE O TUCANO. CONVIVI COM ESTA TURMA TODA DA "EQUIPE FORMULA G", E ADOREI VER A FOTO DE AMIGOS DE MUITOS ANOS. E LEMBRO AINDA (FORA O GAETA) DO CLAUDINHO, DO VAIL E VALTEMIR PASCHOALIN, DO JURACI, DO JESUS, DO SEVERINO, DO GILVAN, DO PEZÃO, DO JULIO, DO ZEZO, DO PAULO MANSI, DO PINHEIRO, DO RAMON, DO BERNARDO, DO JAIR E OUTROS. UM ABRAÇO DE CORAÇÃO - FUBAHH.
CLAUDIO C. CALAREZI
(claudioccalarezi@hotmail.com) Quinta Feira, 23 de Agosto de 2007, às 13:23:40


tucano voce foi meu grande idolo, tenho ate hoje uma foto autografada por voce.um grande abraço.
fernando luis porreca
(fernandoporreca@ig.com.br) Sábado, 15 de Setembro de 2007, às 20:33:04


Fui bandeirinha na época do Tucano/Casarini, na época existia um bandeirinha muito famoso que se chamava Branco, conheciamos o Eloy Glogliano, o Alexandre Barros corria de mobylete, foi uma época muito legal, eu particularmente torcia para o Tucano, afinal ele corria com uma 500 e o Casarini de 750 lia todas as reportagens possiveis sobre eles. Hoje com meus 44 anos tenho muita saudade daquela época, ainda continuo andando de moto como sempre, tenho uma bandit 1200 e adoro me encontrar com os amigos e recordar daquela época. Parabens a vocês pela reportagem.Abraços a todos os amigos motociclistas !
Fernando L.F.Carvalho
(blitzpark@hotmail.com) Quinta Feira, 15 de Novembro de 2007, às 17:18:51


Pupo, eu adorei. O Tucano fez um teste para a MotorCar esta semana com uma Yamaha MT-03. Estou publicando hoje (1° de maio). Vou falar para entrar no seu site e ver essa biografia que você fez. Beijos

nome: Célia Murgel
(celiamurgel@motorcar.com.br) Quinta Feira, 1 de Maio de 2008, às 16:44:13


Conheci o Tucano atraves de uma amigo (Giba).Não perdiamos uma corriga Formula 400 Honda em interlagos.D vez enquando ainda encontro ele, pois moramos perto.. ele continua sendo o mesmo cara simple e humilde.Quando tinha corrida ele nos arrumaga credenciais para os boxes.. erá de mais. Com ele e com o Giba, também ficamos amigos do Ratão, que acabou sumindo. Acridito que o Tucano deveria ser homenagiado pela mídia pelo grande piloto que foi. é isso ai Tucano... valeu.     

nome: Ivan Francisco
(ivan.f.francisco@cartoesbradesco.com.br) Segunda Feira, 9 de Junho de 2008, às 13:24:48


SOU FÃ E ADMIRADOR DE MOTOCICLISMO E AUTOMOBILISMO, E GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM SITE ONDE POSSAM SER ACESSADAS MAIORES INFORMAÇÕES DAS ATIVIDADES DO TUCANO, PROFISSIONAIS É CLARO, POIS TENHO TENTADO VERIFICAR DE DIVERSAS FORMAS E NÃO TENHO ENCONTRADO.
ABRAÇOS

nome: REINALDO SOUZA
(reinaldo.jsouza@gmail.com) Quarta Feira, 25 de Junho de 2008, às 21:09:02


com certeza um dos melhores pilotos da historia mdo nosso motociclismo. foi meu grande idolo em duas rodas. obrigado tucano!

nome: gerson vendramini
(gersonvendramini@gmail.com) Sábado, 2 de Agosto de 2008, às 15:07:52


Eu assisti essa corrida de motocross em 1982 em Sorocaba. A vitoria foi do Moronguinho e estava assistindo também essa corrida o lagartixa, Marco Antonio Grecco.
Rialmir Foster


Tenho tantas fotos desta epoca que até o tucano,denisio,bernardo,luzia,penha,sigano,nescau,tenho uma foto do tucano ajudando a tirar a moto do girotinho do caminhaõ em guaporé,são muitas fotos,,, bons tempos,uma volta de avião de porto alegre,que eu tucano,denisio e companhia tomamos todo campari com soda do avião,são muitas historias..........tenho muita saudade deste tempo e destes caras. danilo girotto ( pudim )
email = girotto2@process.com.br
nome = danilo girotto


Tucano, tive a felicidade de reencontrar o Denísio recentemente, o que me deixou muito feliz. Falamos um pouco daquela época em que vcs dois e mais alguns grandes caras nos davam as maiores emoções e orgulho. Os melhores tempos foram aqueles em que as provas de motociclismo eram "maravilhosamente" disputadas por caras como vc, o Denísio, o Edmar, o Zé Casarini e tantos outros que nos deixavam tão emocionados de assistir. Tive esse privilégio, pois trabalhando inicialmente na Equipe de Sinalização de Pista Speed Fever pude acompahar todos os "pegas" de vcs de perto. Realmente foram tempos maravilhos, e que, infelizmente, não voltam mais. Continue sendo esse grande cara. Abs
nome = Barranquinho


Bom dia. Este cara é mil de pessoa gostamos muito de vc
email = costa_357@yahoo.com.br
nome = marcio


Saudades das disputas bonitas dele com o Denisio Casasarini em final de provas em Interlagos.Tenho fotos da inesquecível "Hulk" saindo dos boxes com os mecanicos da época e do Tucano liderando na reta dos boxes, na pista antiga.Grande Tucano!!
email = fabiomuniz1200@hotmail.com
nome = Fábio Muniz Pinto


sempre é bom recordar os nossos melhores pilotos de motovelocidade em provas que foram realmente superação. andavam com motos praticamente de rua, mas com excelente preparação do milton. e mesmo assim se destacavam em competições internacionais. é uma pena que a categoria de motovelocidade hoje no brasil é muito pouco difundida. poderiamos ter grandes pilotos nacionais e internacionais. parabéns tucano pelo seu desempenho.
email = casadapiscinataq@bol.com.br
nome = luiz carlos da cunha


É INCRIVEL COMO A NET NOS REMETE AO PASSADO... E O TORNA TÃO PRESENTE, TÃO ATUAL Q NÓS CONSEGUIMOS SENTIR OS AROMAS, SENTIR O VENTO E OUVIR O RONCO DOS MOTORES. VC COM CERTEZA FOI E SEMPRE SERÁ ESPECIAL, E COM CERTEZA, O MELHOR... PARTICIPEI DE VÁRIOS MOMENTOS INESQUECIVEIS E GOSTARIA MUITO DE UM DIA SE FOSSE POSSIVEL, RECORDÁ-LOS CONVERSANDO AO VIVO COM O ETERNO CAMPEÃO. PARABÉNS PUPO PELA HOMENAGEM MAIS Q MERECIDA!!
email = reginalmeyda@msn.com
nome = Regina


sem contar que participou de um filme da Xuxa, a midia sem foi muito ingrata com o motociclismo brasileiro. alias, a 1ª lenda urbana sobre motos começa logo apos a 2ªguerra, diziam alguns, que o japones inventou a moto pra se vingarem do ocidente....
email = eduardoflorindo61@gmail.com
nome = jose (kapeta ) eduardo


GRANDE TUCANO!
email = IVAN.51@HOTMAIL.COM
nome = IVANSILVA


Fico muito orgulhoso de ver como meu pai é reconhecido. SALVE PAI!
email = gera_barchi@hotmail.com
nome = Geraldo Barchi


Walter Barchi, moro em Jau interior do estado e iamos com um caminhao 1113 pra interlagos, parece uma viagem pro norte, mas quando chagavamos la e tinhamos a oportunidade de ver vc, Denisio, Adu Celso, vinhamos comentando em toda viagem que chegava pelo menos a seis horas de duração. tenho todas as revistas nas quais tinha muita reportagem da epoca alem das provas da frança. a unica coisa que sinto é a seguinte, vc poderia fazer comentarios nas provas do mundial, faz falta de alguem que realmente conhece realmente. seria com certeza mais valorizada a transmissão daquelas provas do mundial. muita proteçao pra ti . comecei minha carreira em 78, tive orgulho de poder conhecer vc e Denizio naquelas lindas e emocionantes epocas do motociclismo brasileiro, alem de romantico, naquela epoca disputava na categoria 50cc. com yamaha, tive orgulho de tirar uma foto com vc e Denizio a qual mantenho em um quarto com meus trofeus com muito orgulho, Tucano/Denisio/Adu Celso , pra mim foram os melhores pilotos que tivemos. obrigado por tudo que vc fez pelo motociclismo. vc é imortal na memoria de pessoas como tantas outras
email = indiomotovelocidade@hotmail.com
nome = Silvio Gonçalves (INDIO)


muito bom, saudades do Tucano
email = flavio@numeria.com.br
nome = FLAVIO A. LAMB


esse cara é muito massa, uma pessoa de excelente coração, essa materia está muito boa, temos que guardar o nosso passado, bjssss
email = bel_axe04@hotmail.com
nome = Isabel Maria Santos de Almeida


Para sermos vencedores na vida, não necessariamente precisamos chegar sempre em 1° lugar, basta que façamos com amor, garra, determinação, respeito e coragem, pois tudo o que se faz, se torna digno e merecedor de ser sempre um campeão, assim como o maravilhoso Walter "Tucano" Barchi e sua grande história de amor e talento no motociclismo!!! Parabéns.
email = leonara.felipe@ig.com.br
nome = Leonara Felipe


esse é o cara, Senna das motos!!
email = safmaster@gmail.com
nome = SAF


Aprendi a gostar de motos ao ver as fotos do TUCANO na revista DUAS RODAS - um homem predestinado ao sucesso.
email = viganojr@uol.com.br
nome = Wanderley Viganó Jr


É com imensa satisfação que, lendo estas manifestações noto quão grande é a amizade, consideração e admiração que tantos têm pelo "TUCANO' E eu, aqui também desejo dizer da saudade que tenho do tempo que o SR.WALTER BARCHI era meu aluno. Lá no Liceu Marechal Deodoro, nos primeiros anos do ginásio estava ele na sala de aula levantando a mão e indicando a orelha para eu também ouvir quando os DKW que passavam ali na Av. Rudge ao iniciar a subida do viaduto trocavam de marcha e roncavam alto. Tenho dele também um dos cartazes que ornamentavam a exposição de motos no Parque do Ibirapuera, com seu autógrafo. ÉPOCA MARAVILHOSA. Com meu abraço. 31.12.2010
email = nibrevi@gmail.com
nome = Nilso Breviglieri


Um dos nossos melhores pilotos , certamente foi injustiçado pela falta de patrocinio, que pena, mas mesmo assim tucano acompanhamos a sua carreira talentosa e de muito sucesso. Abraço.
email = casadapiscinataq@bol.com.br
nome = Luiz Carlos da Cunha 


tucano só falta você colocar uma foto junto o charutinho!!!
email = yuri.g.saldon@hotmail.com
nome = Yuri Gimenes Saldon


Um dia, décadas atrás, estava chegando no trabalho e vi na capa da Motoshow Tucano nas 24 horas na França. Virei motoqueiro. Eu era e não sabia.
email = ajtm2005@yahoo.com.br
nome = Jorge Abel                                                25/03/2011


sempre adimirei tucano, denisio, edemar e outros, sou ex-piloto de velocidade #29 sou gaucho estou com 60 anos e muita saudades daquela epoca maravilhosa
email = juaomrez@juvelford.com
nome = juarez Souza                                            18/04/2011


Muito legal a matéria, o motociclismo nunca teve o patrocinio ideal, mas sempre teve pilotos arrojados como o Tucano, Silvinho Braga e tantos outros. Um baita abraço Tucano e grato pelas suas vitórias, Silvinho faz tempo que não te vejo no Limão, meus agracimentos a todos esses pilotos que nos deram tantas alegrias no motociclismo!!
email = rinaldohirai@uol.com.br
nome = Rinaldo Hirai                                            18/04/2011


Tucano era meu amigo no Bom Retiro, um grande garoto, na época, ele e o irmão Oldair, bons e grandes tempos !
email = agostinhotnetto@hotmail.com
nome = Agostinho Teixeira Netto                               11/05/2011


Quando saía do Alarico Silveira na Anhaia passava na oficina do Charuto na Pedro Tomas, que era tio de um colega de classe e de vez em quando Tucano passava por lá. Sem dúvida um cara maravilhoso, simples e uma grande campeão acima de tudo.
email = bertivan@ig.com.br
nome = Ivan Bertolo                                                23/05/2011


um amigo meu insiste em dizer e afirma de todas as maneiras que o tucano correu pela renome e verdade ou eu nao me lembro mais?
email = mariotaison@hotmail.com
nome = marioqueirozjunior                                        16/06/2011

Caro Mário: Não temos certeza absoluta, mas o Tucano nunca correu pela Renome. Quem andava pela Renome era o Denísio e o Castroviejo.
Ricardo Pupo


Tive a felicidade de ver essas feras ( Tucano, Edmar e Denísio) em Brasília onde moro, e em Goiânia no idos e saudosos anos 70/80. "Valeu Tucano"
email = mecmagno@unb.br
nome = Magno Ernesto                                        14/07/2011


boa tarde, warti lembra q eu te chamava assim ??saudades daquele tempo!!como andas as coisas.. um abraço de seu amigo osmar gaeta ainda vivo com muita historia...
email = injectsound@hotmail.com
nome = osmar gaeta                                            25/07/2011


Um dos poucos que tocava no braço. Não ia nos banheiros dar uma cheirada antes da largada. Parabéns ! Voce foi realmente um campeão !
email = rickall@hotmail.com
nome = Henrique                                                26/09/2011


Olá Tucano. Eu queria te ver um dia, pois foi meu ídolo da juventude. Eu quria saber o porque daquele troféu tão pequeno que tu ergueu lá fora no Boldor ou Le Mans, nao sei...
email = ayres91@hotmail.com   
nome = AYRES ROGERIO DA SILVA                     06/10/2011


SENSACIONAL, VOLTEI NO TEMPO, EU TIVE O GRANDE PRAZER DE VÊ-LO NA PISTA,VERDADEIRO CAMPEÃO
email = carlosalberto.papa@bol.com.br
nome = CARLOS ALBERTO PAPA                    07/10/2011


Tucano, sempre ouvi falar de vc pelo meu tio Weber de Cerqueira Leite, lembra ? Desde os rachas de Kombi e qdo vc começou a correr. Depois de algum tempo, montei um lava motos, na Av.Sumaré, a350 cc Yamaha, onde meu tio te apresentou pra mim e tbém conheci o Denísio e o Charutinho. Depois montei um Lava motos , na Av.Sumaré, onde conheci melhor o Denisio e fazia muitas lavagens de motos das suas revisões. Abraços a vc e tudo de bom.
email = decio.vianna@hotmail.com
nome = Décio Vianna de Castro                        31/10/2011


eu fiquei muito emocionado por ter lembrado um pouco do passado realmente esse foi um mito no motociclismo voces so esqueceram de falar do Charutinho. agradeço a alegria que voce nos deu !
email = edson-rg@aclnet.com.br
nome = Edson Roberto Gomes ( Dedinho)                31/10/2011


Passei minha infância ouvindo o Charutinho, o Tucano e o Casarini ajustando os motores das motos e carros que eles pilotavam, morei ao lado da oficina do Charutinho no Bom Retiro. Aprendi a pilotar com eles. Apenas vendo eles pilotarem.....e radicalizar nas manobras. Grande abraço para todos
email = vp@uol.com.br
nome = valdir                                                    20/12/2011


Bons tempos, sempre acompanhava tudo de motociclismo e claro, era muito fã de Tucano, Denísio, Lagartixa e também do A. J. Neto, o Netinho, que ganhou as 200 milhas de Daytona. Abraço a todos.
email = viollajr@hotmail.com
nome = Viola Júnior                                            06/02/2012


Bons tempos é pouco, diria GRANDES TEMPOS !!!!!!! Sou fã desse cara...
email = fbcrespo@bol.com.br
nome = Felipe Borges Crespo                            02/04/2012


Tucano sempre falado por PAULO SÉRGIO CASTROVIEJO como um grande piloto.
email = romem22@hotmail.com
nome = Rô                                                    04/04/2012


sou fã incondicional do Tucano, tive o prazer de trabalhar com ele por alguns anos na decada de 90, simplesmente inesquecivel aquela epoca, o maximo....velhos bons tempos idos. Abraços meu amigo.
email = drecalefi@gmail.com
nome = Calefi                                        25/04/2012


Parabens Walter , sou seu fã. Bela foto, bela maquina, grande piloto.
email = rfernandesjunior@yahoo.com.br
nome = rubens fernandes junior                        19/07/2012


Muito Show a matéria, fui um dos moradores do Bom Retiro nos anos 60-70-80... Lembro bem dele Abraços
email = nadudvarivision@live.com
nome = Laszlo Attila Nadudvari                                    24/07/2012


tucano é uma lenda viva do motociclismo de competição!
email = waldir.luciano@hotmail.com
nome = waldir jose luciano                                        31/07/2012


Estou chorando de saudades!!!!!!!!! Sem palavras!!!!!!!!! Parabens Tucano
email = valmirp3@gmail.com
nome = VALMIR ALVES DE PAULA                        22/08/2012


Muuuuiiito legal.
email = Silviocbbb@yahoo.com
nome = Silvio                                                    21/09/2012


Grande Tucano, belos tempos! forte abraço! Dioguinho -Ribeirão Preto-sp
email = educhaves120@hotmail.com
nome = Eduardo Chaves(dioguinho)                                08/10/2012


Lembro dele numa perua Kombi e eu de DKW rachando nas ruas da Casa Verde!
email = dcarlosaugusto@gmail.com
nome = Dr.Carlos Augusto de Souza                                15/10/2012


Adorava ir a interlagos com minha RS 125 ver as corridas. Gostaria de ter corrido, era bom de braço, mas meu pai não deixava. Mesmo assim ficava bastante satisfeito em assistir os espetáculos que o Tucano nos proporcionava. Meu filho Caio é amigo do Waltinho, filho do Tucano, e sente orgulho em saber que vi esse baita piloto dar vários shows, AO VIVO... (impagável) Parabéns por tudo Tucano, Valeu!!! Ciro Neto
email = cironeto@bol.com.br
nome = Ciro Neto                                                        31/10/2012


Esses eram meus ídolos da época Walter Tucano, Denísio Casarini e Edmar Ferreira, ótimas lembranças, meu pai me levava a todas as corridas em Brasília
email = marciocnec@hotmail.com
nome = Márcio Luiz                                            08/11/2012


Tucano foi para mim o melhor piloto que o motociclismo nacional teve, vi muitas provas em interlagos no qual ele e o grande Denisio disputavam lado a lado, duas lendas vivas do motociclismo nacional, parabens Tucano
email = correiabraz_22@hotmail.com
nome = Jose Carlos Correia Braz                                14/11/2012


Tucano, obrigado por fazer parte da minha vida. Sou seu fã vc foi, é e sempre será o cara
email = deninho@casarini.com.br
nome = Deninho                                                        19/11/2012


Fico feliz de ver o Tucano em cima de uma moto (ultima foto) em 2012. Ele é muito educado e gentil. Obrigado Mauro cardoso
email = mcard2012@hotmail.com
nome = mauro cardoso                                            01/12/2012


Definitivamente o melhor piloto de todos os tempos.
email = iara_decor@hotmail.com
nome = iara duarte                                                    04/12/2012


Em 1979, com meus 15 anos, acompanhava pela revista Duas Rodas as notícias e consegui o endereço do 'Tucano". Enviei uma carta pedindo o autógrafo... e consegui, guardo até hoje. Walter 'Tucano" Barchi: um exemplo.
email = gilsonspadini@gmail.com 
nome = Gilson Leonardo Spadini                                    21/12/2012


Café Concerto, zero do Ibirapuera, pirata, e WALTER TUCANO BARCHI COM A CB 750 MAIS LINDA QUE JÁ VI. VOCÊ SEMPRE SERÁ O MEU ÍDOLO, E TENHA CERTEZA VOCÊ É O MEU CAMPEÃO MUNDIAL.
email = comte.m.cristo@gmail.com
nome = LUIZ MENDONÇA                            10/01/2013


eu sou douglas barchi,,que eu saiba vc é meu primo,,sou de sorocaba,,sou neto do afonso barchi,,
email = douglas_goxaa@hotmail.com
nome = douglas                                        22/01/2013


Tucano, inesquecível..... Piloto fantástico, não perdia uma corrida onde ele iria participar, inclusive a inauguração de uma pista de motocross em Guarulhos. ( quem lembra dessa?) Confesso que tentei imitar o estilo de pilotagem do Tucano, sem sucesso! Desejo sucesso e dias cada vez melhores para o querido Tucano e seus ente queridos. Forte abraço! Laercio Panato
email = laercionato@terra.com.br
nome = Laercio Panato                            02/05/2013


Andei em uma Yamaha XS 1 650 que foi do Tucano, comprada na região da B. Limeira anos 70 por meu primo Lúcio. O documento ainda estava em seu nome.Acompanhei vários rachas deste pessoal, em Interlagos SP. Tempo bom.
email = tasarain@gmail.com
nome = Tarciso Sarain                                        10/06/2013


Caro amigo Tucano, hoje vejo sua foto aiem cima de uma moto como de sempre, vc ficou mais bonito pois antes c/ aquele narigão lembra e sua Kombi preta c/ rodas larga e sacos de areia em cima do motor p/ não rabiar.Fico feliz mesmo em te ver com saúde e disposto.Mande um abraço p/ Denisio e lembre estou aqui mais não esqueci nossa Casa Verde de Bernadino de Campos e Escola Centenário.Bom mesmo amigo e gostaria de participar do seu Facebook.Aqui eu e abraços.
email = charlescosta51@hotmail.com
nome = charles freire da costa                                02/08/2013


Eu estava lá.. em Ribeirão Preto, creio que era 1971, numa prova na rua vi o Tucano dar o maior pau nos irmãos Paolo e Gualtiero Tognochi com Suzuki Daytona 500. Eu "corri" numa prova preliminar com uma potente Lambretta ´64
email = vagosi@hotmail.com
nome = Valdeci Gonçalves Silva                                08/08/2013


Que legalll Conheci o Tucano quando ele comecou a corer 1000 milhas no Brasil. Ele provavelmente nem lembra de mim, eu Morava em Brasilia. Hoje moro em Chicago- USA
email = miss_marli@hotmail.com
nome = Marli                                                        29/10/2013


Hoje 30/10/2013 quero desejar ao meu amigo um feliz aniversario e que possa te cumprimentar por muitos e muitos anos a frente. Vc além de Campeão é uma pessoa muito Bacana
email = carlosernesto@superig.com.br
nome = Carlos                                                30/10/2013


sou adimirador do talentoso tucano pois trabalhamos junto na YAMAHA e FORMULA G ao qual o mesmo me chamava de alemãozinho tenho saudades daquele tempo inclusive de em um periodo ter quebrado involuntariamente uma costela do CHARUTINHO numa brincadeira infeliz que fiz com o mesmo em um de seus acidentes
email = atendimento@hondasa.com.br
nome = Antonio Darcio Valerio                        27/12/2013


Vejam se possível for foto da cb 750 do Tucano da época do Ibirapuera era linda demais espero com grande ansiedade. Obrigado.
email = comte.m.cristo@gmail.com
nome = Luiz Mendonça                                    11/09/2015


Vendo essas histórias fico triste ao ver como estamos sem pilotos tanto no motociclismo como no automobilismo. Obrigado por tudo tucano
email = romeroadjuto@gmail.com
nome = romero                                        04/11/2015


Muito bacana essa materia e eu tive o prazer de aconpanhar muitas das corridas da epoca
email = jccaneschi@hotmail.com
nome = jose carlos caneschi                    28/12/2015


Conheço através do meu Pai, que tbm brincou um pouco nas pistas,com Cláudio laranjeira,grande pessoa e muito amigo de todos os citados! Uma vez o tucano apareceu na farmácia do meu pai com um chevette 6cilindros impecável, feito pelo charutinho em sua oficina....top demais....Então saímos para o teste na Brás leme...Jesus, q canhão! !! Não esqueço esse dia, pq estava com dois caras q eram top, meu pai e o tucano !! Bons tempos aquele q íamos dentro dos opala até interlagos....a corrida começava no caminho !!! Saudades !!!
email = Dennis.cezar.ribas@gmail.com
nome = Dennis ribas                                        29/02/2016


cresci vendo as corridas do Tucano e Denisio em Interlagos. Me lembro de algumas do Tucano quando ele caiu na ferradura de formula 400 e voltou dirigindo a ambulância. ....Também quando roubaram a boldor 900 e depois acharam com as rodas vermelhas fosforecente..
email = pmalisano@terra.com.br
nome = Paulo                                                24/03/2016


Bela foto, parabéns Ricardo, verdadeiros heróis do que eles andavam. Graças a Deus todos eles estão aí para contar essa bela historia de motociclismo e automobilismo, é para aplaudir de pé. Eu consegui presenciar várias disputas e várias situações, época de ouro. Olhando hoje, quem diria que esses senhores fizeram tanto barulho em suas épocas e hoje são admirados e respeitados por nós que amamos tudo isso. Denisio continua na ativa e mostrando que veio ao mundo não para brincar porque ainda anda dando couro em muitas provas, meus sinceros respeito a todos e parabens
email = rfernandesjunior@yahoo.com.br
nome = Rubens                                                15/04/2016


olá, li algumas historias e depoimentos acima e não pude deixar de me emocionar. o Tucano realmente é uma ótima pessoa e eu nunca vi ele tratar ninguém com diferença por ser um grande nome do motociclismo brasileiro. um dia andando com meu filho fiz um comentário sobre o Tucano, ele então me perguntou: " Pai quem é o Tucano?". respondi sem pensar "é o maior nome do motociclismo brasileiro".
email = urcomotos1@gmail.com
nome = Urco                                                04/05/2016


TUCANO , O HOMEM QUE SABE PILOTAR UMA MOTO.
email = ZEZINHOZLITQ@GMAIL.COM
nome = LIVRAMENTO                                                21/06/2016


Sou fã desse cara desde a taça CENTAURO de 1977, pilota muito
email = rafafalada@uol.com.br
nome = tito                                                                02/08/2016


Estou emocionado com esta matéria. Muito obrigado por quem a fez. Revivi ótimas lembranças daquela época que eu ia vê-los nas pistas. Todos eles deixaram para nós a marca de uma época muito especial no motociclismo. Muita Luz para todos. Abraços!!!
email = adrianodmfilho@yahoo.com.br
nome = Adriano D. M. Filho                                09/09/2016


Essa turma: ainda estão vivos? Gostaria muito de saber o paradeiro e o que fazem hoje. Aguardo notícias. Fã da época.
email = dailtom@adv.oabmg.org.br
nome = Dalton Raimundo de Almeida                        07/11/2016