COMPETIÇÕES 200 MILHAS DE ÍMOLA "A DAYTONA DA EUROPA" |
Nos Estados Unidos, a tradiciolanalíssima prova das 200 Milhas de Daytona, que teve sua primeira edição em 1937, era a referência em corridas de longa duração, e que dava fama e dinheiro a quem vencesse.
Na Europa, não havia prova com igual charme e carisma, até que Francesco "Checco" Costa, resolvesse criar as 200 Milhas de Ímola !
Francesco Costa sempre foi um entusiasta do motociclismo italiano !
Homem muito culto e com formação universitária em Agronomia e Veterinária, Checco tinha uma grande paixão ... a motocicleta !
Foi por sua iniciativa, que através do Moto Clube Santerno, que se realizou a primeira prova de Motocross da Itália !
Foi dele a idéia e o trabalho da construção de um circuito em Ímola, e assim desde o histórico Grande Prêmio de 1953, até sua morte em 1988, todas as provas realizadas nesse circuito tiveram a "mão" de Checco !
|
No início dos anos 70, que Checco visualiza a possibilidade de criar uma prova semelhante às 200 Milhas de Daytona.
Muitos projetos, contatos, muito trabalho ...
E foi assim, que em 23 de abril de 1972, acontecia a primeira 200 Milhas de Ímola !
Alinharam 41 pilotos. Read e Williams de Norton John Player Special, John Cooper de BSA, Helmut Dahne de BMW, Paul Smart de Ducati e apenas um americano, Don Emde, de Norton, eram os estrangeiros.
Jarno Saarinen, que iria correr com uma Moto Guzzi, acabou na última hora sendo substituído por Jack Findlay.
Agostini, de MV Agusta, Guido Mandraci, de Moto Guzzi e Bruno Spaggiari, de Ducati, estavam entre os italianos favoritos.
Mesmo largando na frente, Agostini tem que abandonar por problemas no motor de sua MVAgusta.
|
A disputa fica entre as Ducati, do italiano Bruno Spaggiari e do inglês Paul Smart !
|
Mas no final, para decepção do público italiano quem vence é o piloto inglês ... mas de Ducati !
|
|
No ano seguinte, em 1973, Bruno Spaggiari novamente de Ducati e Paul Smart iriam tentar novo duelo.A prova agora será disputada em duas bateiras, de 32 voltas cada.
Esta seria a primeira prova válida pelo récem criado Campeonato da FIM de 750.
O americano Kel Carruthers vem com uma Yamaha TZ 350 oficial, o que dá muito trabalho aos pilotos semi-oficiais !
Esse ano a equipe oficial Harley-Davidson se apresenta com Rayborn, Baumann e o italiano Renzo Pasolini. As pesadas bicilindricas não estão muito competitivas !
Jarno Saarinen disputa com uma Yamaha TZ 350, a mesma moto que já havia conquistado a sensacional vitória das 200 Milhas de Daytona !
|
E na prova, não teve pra ninguém ! Saarinen mostra que está em grande fase, e arrasa vencendo as 2 baterias !
|
Bruno Spaggiari fica em 2º e completando o pódio, Walter Villa com uma Kawasaki H2R.
Surpreendendo, Rayborn consegue levar uma Harley Davidson a um honroso 4º lugar.
Em 1974, a Yamaha, assim como em Daytona, com suas poderosas TZ 700, dominam o espetáculo !
A prova não será válida para o Campeonato FIM de 750.
Este ano serão 44 competidores, entre eles o americano Kenny Roberts.
|
Giacomo Agostini, recém contratado da Yamaha, repete o feito de Jarno Saarinen, e vence em Daytona e em Ímola, para delírio da fanática torcida italiana !
|
A esta altura, as 200 Milhas de Ímola já eram um grande sucesso mundial, atraindo todos os grandes nomes do motociclismo !
De 1975 a 1978 as 200 milhas vivem seu momento mágico !
Cada edição é super disputada e com a participação da nata do motociclismo mundial !
O público também prova e aprova o sucesso da competição e em 1975 já são mais de 120.000 espectadores presentes !
A prova é válida para o Campeonato Europeu de 750 cc.
O grande duelo acontece com Agostini, Lansivuori e Roberts ...
|
... mas o grande vencedor é o venezuelano Johnny Cecotto de TZ 750 !
|
Em 1976, muita polêmica e um fato curioso marcou essa edição !
Gary Nixon, piloto oficial da Kawasaki teve sua moto extraviada numa das conexões aéreas !
Como não chegasse a tempo, Gary tentou a classificação com uma TZ 750 emprestada da equipe de Kenny Roberts, mas não consegue se adaptar à motocicleta e cai, não marcando tempo para largar !
Cecotto, que era um dos favoritos, contrai um infecção intestinal que o transforma num trapo, tirando qualquer chance de vitória !
Agostini, também estava entre os favoritos.
Na primeira bateria sua moto quebra e como várias peças de sua moto reserva já haviam sido emprestadas à Steve Baker, Agostini não pôde disputar a segunda bateria !
|
E a vitória fica com o americano Steve Baker, com a Yamaha TZ 750 ... com pistões da moto de Agostini !!
|
A prova valeu para o Campeonato Europeu de 750 cc.
As edições de 1977 e 1978 seriam válidas para a Fórmula 750 Mundial.
Em 1977, a prova seria marcada pelo trágico acidente fatal com Pat Evans ! Por quebra de sua Yamaha, Pat cai na Tamburello ! Foi transportado em estado gravíssimo ao hospital, onde veio a falecer.
|
Porém, o público de mais de 140.000 pessoas não ficou decepcionado, pois Agostini, Baker e Roberts travaram uma duríssima batalha, com um grande show dos três pilotos !
|
A vitória ficaria com Kenny Roberts !
Um grande destaque foi também o show de pilotagem de um jovem californiano de Yamaha 250 nas 100 milhas, preliminares das 200, chamado Randy Mamola !
Em 1978, é novamente o ano de Cecotto, que não tem adversários à altura !
|
A novidade esse ano era a cobertura da TV italiana, inclusive com transmissão "on board" na moto de Bonera, que levava uma camera presa ao capacete !
Em 1979, por decisão do presidente da Federação Italiana de Motociclismo, as 200 Milhas de Ímola não acontecem.
Havia muita discussão a respeito da segurança da perigosa e veloz pista de Ímola !
Haveria apenas uma prova em Mugello, válida para a Fórmula 750, mas sem o carisma de Ímola ! E também as condições atmosféricas de Mugello eram muito adversas !
Em 1980, a disputa volta para Ímola e Johnnny Cecotto mais uma vez consegue a vitória com sua TZ 750, que agora está fora do circuito, com o fim do campeonato da Fórmula 750. Começa a decadência !
|
Em 1981, com o fim das 750, Marco Lucchinelli e sua Suzuki RG 500 (que seriam campeões mundiais) dominam as 200 milhas, vencendo com facilidade !
|
Em 1982, o neo-zelandês Graeme Crosby, que ficaria com o vice-campeonato das 500, vence as 200 Milhas com uma Yamaha 500.
Na edição de 1983, ocorre mais um acidente fatal, desta vez com Guido Paci ! O piloto italiano sofreu uma queda na curva Villeneuve, logo depois da veloz Tamburello a uma velocidade de 270 km/h !
|
A vitória seria mais uma vez de Kenny Roberts de Yamaha 500 !
Em 1984, Kenny Roberts confirma seu favoritismo e vence pela terceira vez !
|
Em 1985, embora a disputa entre Honda (Mamola e Katayama) e Yamaha (Lawson, Sarron e Roche) fosse acirrada, o interesse pela prova vinha diminuindo e assim essa se tornaria a última edição das 200 Milhas de Ímola !
|
A vitória ficaria com Eddie Lawson de Yamaha 500 !
|
As 200 Milhas de Ímola já não tinham mais o mesmo apelo e força... nem entre os pilotos e equipes e nem por parte do públco.
E com o falecimento de Francesco "Checco" Costa em 1988, Ímola ficaria adormecida para os grandes espetáculos !
Mas, depois de 17 anos, em 28 de abril de 2002, as 200 Milhas de Ímola renascem, agora como prova oficial do Campeonato Mundial de Endurance !
Mas agora, não mais disputada em 2 baterias, mas com apenas uma, com 2 pilotos se revezando na pilotagem.
E os vencedores foram, o americano Jason Pridmore, e o inglês Mike Edwards, pilotando uma Suzuki GSX-R 1000 da equipe Phase One.
Em maio de 2003 tivemos mais uma edição válida pelo Mundial de Endurance, com vitória de Warwick Nowland e Stephane Mertens, pilotando uma Suzuki GSX-R 1000, da equipe Zongshen.
|
Sem o brilho dos anos 70, ficamos hoje apenas com muita saudade dos tempos em que alinhavam nomes como Agostini, Cecotto, Villa, Saarinen, Roberts e tantos outros !
Como dizia Giacomo Agostini : "Quem contorna uma curva como a Tamburello a 200 Km/h, a pleno, e chega na freada da Tosa a 270 Km/h, descobre que Ímola é um circuito para pilotos corajosos ... "
Kenny Roberts: "É uma pista que mostra a diferença entre pilotos de verdade e os outros ... "
Os tempos, que não voltam mais, jamais poderão nos brindar novamente com a elegância e o charme das ...
200 Milhas de Ímola, a Daytona da Europa !!
|
Por Ricardo Pupo
Julho / 2003Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:Comentários dos internautas
MARAVILHOSO. Realmente sensacional. Babei. Nem sei o que dizer.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@terra.com.br (Sexta Feira, 4 de Julho de 2003, às 16:38:07)
No dia de meu aniversário, nada como uma brilhante matéria sobre uma das mais importantes corridas de moto.
Valeu Xará!!
Ricardo Pires
piresricardo@yahoo.com.br (Terça Feira, 8 de Julho de 2003, às 14:47:32)N.R. Parabéns !
Show
Sexta Feira, 25 de Julho de 2003, às 15:45:27
quem tem mais de 45 é feliz e não sabe, esse era o tempo das grandes motos e grandes pilotos , a se o Valentino Rossi competisse nessa epoca ia tomar muito pau
Paulo Seg
paulofsoliveira@terra.com.br (Sábado, 26 de Julho de 2003, às 23:02:49)
Oi, ótimo o site.
Só uma pergunta: Por qual razão os americanos Pat Henen e Steve Baker não permaneceram no mundial ? pouco se fala deles. Foram ofuscados por Kenny Roberts? Se for, natural. :)
Continuem assim.
(Sábado, 4 de Outubro de 2003, às 03:26:43)N.R. - Pat Hennen teve 3 vitórias no mundial de moto velocidade na categoria 500 cc. Steve Baker, também teve algum destaque no mundial, mas na verdade Roberts foi o melhor americano desta geração !
Noooossa meu ! Sensacional. Brilhante. Maravilhosa materia. Parabéns.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@terra.com.br (Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 12:03:32)
Estupenda esta seccion de las 200 millas de Imola mi carrera preferida que tuvo como principal figura e nuestro Johnny Cecotto en la decada del 70.
Eduardo Perez
eduardoperez64@hotmail.com (Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 23:23:49)
Felicidades Ricardo,por tu excelente pagina y la gran documentación grafica que pose, tengo 43 años y me ha hecho recordar mis inicios en nuestro apasionante mundo del motociclismo. Gracias.
Un saludo desde España
Bernardo Perez
bpggvbcn@hotmail.com (Domingo, 1 de Fevereiro de 2004, às 09:02:02)
Very good article. Very good site. Thank You for this. Excellent !!!
Davide Montini
(montini.davide@libero.it) Sábado, 25 de Dezembro de 2004, às 07:18:47
Fantastic website. I wish I could have attended one of the Imola 200 races.
Larry
(larrythelunch@go.com) Quarta Feira, 26 de Janeiro de 2005, às 21:50:20
O que dizer? Existe comentarios para tao maravilhosa materia? Babei.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 22 de Abril de 2005, às 11:09:06
bellissimo sito
Kaciaro
(kaciarok@yahoo.it) Segunda Feira, 27 de Junho de 2005, às 11:24:26
Very interesting site; please accept my congratulations.
Forzabatta
(brixia69@libero.it) Quinta Feira, 28 de Julho de 2005, às 15:00:24
É muito bom retornar no tempo e reler e rever estas materias que se lia no passado em revistas normalmente surrupiadas dos irmãos mais velhos ou quando a mesada possibilitava a compra de alguma.
Vagner Arend Coitinho
(vgtwister@yahoo.com.br) Domingo, 21 de Maio de 2006, às 14:10:49
Algumas fotos eu queria ter na parede de casa. Maravilhoso!.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Domingo, 21 de Maio de 2006, às 17:55:24
Sensacional!! Podemos acompanhar a evolução das máquinas de competição.
Luciano Martinelli
(luciano250r@yahoo.com.br) Quinta Feira, 15 de Junho de 2006, às 20:40:24
Nice site!
Sherry
(victor@yahoo.com) Terça Feira, 11 de Julho de 2006, às 13:24:49
Well done!
Pamela
(betty@yahoo.com) Terça Feira, 11 de Julho de 2006, às 13:26:05
Great work!
Mary
(christine@yahoo.com) Terça Feira, 11 de Julho de 2006, às 13:27:30
Para um entusiasta do mundo das motos como eu, sensacional!! Parabéns!!
Eduardo Pagnan
(epagnan@terra.com.br) Segunda Feira, 18 de Setembro de 2006, às 08:00:20
Your site is one of my favourite !!! Keep the great history of racing alive !!!
Dave Montini
(davide_10_71@libero.it) Segunda Feira, 25 de Junho de 2007, às 18:16:50
Que delícia de texto, estava com saudades de ouvir nomes como roberts, lawson, mamola, e outros da época em que minha mesada ía toda para revistas como a extinta moto show, duas rodas, motor3, etc, parabéns, imperdivel.....
anderson
(anderson.cop1@yahoo.com.br) Sábado, 28 de Julho de 2007, às 12:17:31
Eu estava na Europa em 1983. Assisti, dos boxes, o GP da França em Le Mans, e o GP das Nações em Monza na Itália. Duas vitórias de Fast Fredie Spencer. Meu amigo Greco, o Lagartixa, me cedeu gentilmente as credenciais de box. Nos quinze dias entre um GP e o outro, aconteceram as duzentas milhas de Imola. "E eu não estava lá!" Por que? por que, simplesmente, não sabia! Na correria para obter passaportes, vistos de entrada na França e outras coisas, não ouvi dizer "nada" sobre as duzentas milhas de Imola. Esta sim, foi uma burrada irrecuperável. Se hoje nada se fala sobre motociclismo no Brasil, naquele tempo, se falava menos ainda. se existe um cetro brilhante do motociclismo no mundo, o Brasil é o país mais distante dele. 05.03.09 Saudações MANO B+
Manoel J. Silva
manob.clangor@uol.com.br