1973  

 

Assim como grandes provas de longa duração, como a 24 Horas de Bol D´ Or, e a 200 Milhas de Daytona, se tornaram lendárias, a 500 Milhas de Interlagos, também é a grande prova internacional do nosso motociclismo !

(vista aérea de Interlagos - clique aqui)


Na sua primeira edição, em 1970, foi vencida pelos pilotos Paolo Tognocchi e Gualtiero Tognocchi com uma Yamaha 350 TR2.  


Os irmãos Tognocchi - 1970

Já nas edições seguintes, em 1971 e 1972, a prova mostrava sua importância internacional, tanto que foi vencida pelos japoneses Akiusu Motoashi e Hirowuki Kawasaki, pilotando nos dois anos uma Yamaha 350 TR 2B .


Chegada das 500 Milhas de 1971 - Bandeirada (no estilo !) de Eloy Gogliano !

A prova de 1973 –  IV 500 Milhas de Interlagos – 20 de maio


Essa edição teve como importante participação a equipe Yamaha Venemotos, que trouxe seus melhores pilotos, como Johnny Cecotto, Pedro Betancourt, Pedro Luis Álvares, Ferruccio Dalle Fusine e outros, liderados por Don Andrés Ippolito !  


Integrantes da Equipe Venemotos: Andrés Ippolito (de boné), a seu lado o Consul da Venezuela, Hector Cabrera, e de capacete Johnny Cecotto.

As duplas brasileiras de destaque eram Denísio Casarini e Walter Tucano Barchi, de Yamaha TZ 350 e Adú Celso e Paolo Tognocchi, também de TZ 350.

Na edição de 1971, a dupla Tucano-Denísio havia ficado em 2º lugar, pilotando uma Ducati 250 !

Outros pilotos brasileiros a participar foram Edgard Soares Filho, Paulo Paulé Salvalagio, Gualtiero Tognocchi, Zeca Salsicha, e outros mais.  

Já nos treinos, em 16 de maio, os pilotos de ponta  mostravam como seria a disputa !

Deníso Casarini , Tucano, Adú e Cecotto, deram show, alternando recordes da pista, sempre andando na casa de 3´22´´e 3´21" !!  


Denísio nos treinos de  17 de maio, marcando 3´22"5 !

Nos treinos da véspera, Adú crava 3´20´´ e fica com o melhor tempo !  


Adu Celso, no treino de 19 de maio voando para marcar o "temporal" de 3´20" 

Finalmente, chega o dia da corrida !

Um sol forte brilhou, depois de vários dias encoberto, saudando os corajosos pilotos !

Tudo pronto ... largada tipo “Le Mans” ! Os 39 pilotos a postos de um lado da pista e as motos desligadas do outro !!  As motos ficam alinhadas de acordo com o seu número, em ordem crescente. A nº 1 é de Cecotto, a nº 4 de Adu e a nº 5 de Tucano.

Rubens Hirschi, Diretor Técnico do Centauro Motor Clube e da Federação Paulista de Motociclismo, agita a bandeira quadriculada verde e amarela , dando a largada !!

Num pique de 15 metros, os pilotos alcançam sua motos e partem em disparada !  


Tucano (nº 5) e Adu (nº 4) largam muito bem !!

Para decepção dos venezuelanos, o favorito Johnny Cecotto não consegue ligar sua TZ !  Só consegue largar quando os ponteiros Adu e Tucano já estão na metade da pista (de quase 8 quilometros !) .  


A TZ 350 de Cecotto não pega na largada !!!

Na primeira passagem, os 10 primeiros eram:

1º Tucano
2º Adu
3º Pedro Betancourt (Venezuela)
4º Paulé
5º Pedro Luiz Alvarez (Venezuela)
6º Luis Gómez (Venezuela)
7º Gualtiero Tognocchi

8º Zeca Salsicha
9º Gustavo Cerdeña (Uruguai)
10º José de Oliveira Peixoto  


Pedro Betancourt

Em último, passa Cecotto !!

Até a nona volta, Tucano e Adu, alternam a liderança várias vezes !  


Aqui, Tucano na frente e Adu atrás !!

Cecotto, que vinha andando muito forte e já havia descontado mais de 30 segundos, ... cai na saída da Curva da Ferradura !!  

Como havia uma ambulância no local, Cecotto (tonto, mas meio a contragosto) foi levado até o centro médico para avaliar seu estado.  Nesse meio tempo, os mecânicos levaram sua moto para os boxes, mas o seu parceiro Ferrucio Dalle Fusine estava impedido de pilotar, pois o regulamento previa o mínimo de 1 hora para cada piloto !

Cecotto foi, então,  literalmente “seqüestrado” do centro médico, por integrantes da sua equipe, e depois de muito pular cercas e pegar atalhos, consegue chegar aos boxes para retornar com sua TZ (um pouco avariada) para a corrida !

Após mais 18 voltas, Cecotto volta aos boxes para entregar a TZ para Ferruccio.  


Ferruccio Dalle Fusine - durante os treinos

Ferruccio parte com 7 voltas de atraso em relação a Tucano, Adu e Betancourt, os líderes !

Na altura da 20ª volta, os ponteiros param nos boxes para reabastecer e trocar de pilotos !

Paolo Tognocchi sai com a moto nº 4 com 2 minutos de vantagem sobre Denísio Casarini , com a TZ nº 5 , que tem mais 3 minutos sobre a TZ nº 8, agora nas mãos de Domingo Cortez, que tem uma folga de mais 3 minutos em relação a moto nº 9 , pilotada então por Gualtiero Tognocchi !  


Curva da Ferradura

Com um desempenho fantástico, em 20 voltas, Denísio pára na 40ª volta, entregando a moto novamente para Tucano, em 1º lugar e ainda 1 minuto à frente da TZ nº 4 !!

Com a troca de pilotos, novamente estão na pista Tucano, Adu e Cecotto !

Adu consegue tirar o minuto de vantagem que Tucano tinha, e assim na volta nº 52 a TZ nº 4 é novamente a líder !  


Walter "Tucano" Barchi , com estilo !!

Tucano tenta acompanhar o ritmo forte de Adu, mas na entrada da Curva do Laranja, sofre uma queda espetacular ... fim de prova para a dupla favorita Tucano-Denísio !!!  

Nessa altura, Cecotto, mesmo estando 6 voltas atrás, alcança Adu , e começa um grande espetáculo em Interlagos ! Com muita técnica e coragem, os 2 pilotos ficam alternando ultrapassagens, num ritmo muito forte !  


Cecotto e Adu !! Show !!

Até o final da corrida, a dupla Cecotto-Fusine, consegue descontar mais 4 voltas em relação aos concorrentes e conseguem um brilhante 3º lugar !

Adu Celso recebe a bandeirada e a TZ da dupla Adu-Paolo Tognocchi vence com folga as 500 Milhas !!  


Bandeirada de Eloy Gogliano para Adu Celso !!

Pedro Betancourt e Domingos Cortez ficam com o 2º lugar !


Da esq. para a dir.: Fusine, Cecotto, Adu Celso, Paulo Tognocchi e Betancourt

O excelente público que compareceu a Interlagos teve a oportunidade de acompanhar o show do “menino” venezuelano Johnny Cecotto e do já consagrado e internacional Adú Celso !  

Foi uma prova emocionante, com muitas disputas, acidentes e grandes pilotagens !!

E vamos aguardar com ansiedade a próxima edição, desta prova que já é sem dúvida a mais importante do calendário nacional e com grande destaque internacional, ... as  ...

 

Por Ricardo Pupo
dezembro / 2002


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Lindo, pena que provas como esta não sejam realizadas com frequência
Milton Eller
miltoneller@ig.com.br (Segunda Feira, 2 de Dezembro de 2002, às 13:11:26)


Fantástico !
Roberto Silva
(Quarta Feira, 4 de Dezembro de 2002, às 20:23:25)


Assiti a essas e outras 200 milhas e todas as Taças Centauro, Paulista e Brasileiro,com alguns Latino Americanos, ah que saudades...
Edson Mergulhador
Sábado, 7 de Dezembro de 2002, às 12:05:53


Fico sempre emocionado quando abro este site e vejo que o Brasil ainda tem memoria gracas a pessoas como voces, um grande abraco e continuem nos alegrando os amantes do verdadeiro motociclismo
Rogerio de souza
mgjps@ig.com.br (Terça Feira, 17 de Dezembro de 2002, às 00:44:20)


Que materia maravilhosa. Parabens. Essa prova foi no mesmo dia do GP de Monza em que morreram Pasolini e Saarinen. Por sorte nosso Adu estava aqui.
Tabajara Ap.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sexta Feira, 20 de Dezembro de 2002, às 17:25:47)


Tinha só 9 anos na época.Vi as fotos e fiquei com saudade da pista antiga.Senna acabou com Interlagos.
Marco Antonio da Silva
masilva@portaaberta.com.br (Quarta Feira, 1 de Janeiro de 2003, às 10:30:35)


Felicitaciones por recordar los buenos tiempos del motociclismo latinoamericano. Aquella fue la primera carrera internacional de Johnny Cecotto, entonces de 17 años, quien al año siguiente ganaría las 500 Millas de Interlagos y en 1975 se proclamaría campeón mundial de 350cc en su primera temporada en Europa! Las fotos que adjuntan en la crónica son del maestro Fulvio Sassi de la revista venezolana Fuerza Libre (la foto a color es la portada del número 17) y quien suscribe posee actualmente todo ese maravilloso archivo y estamos trabajando en una recopilación histórica del motociclismo latinoamericano. Saludos desde Caracas para todo el Brasil, Octavio Estrada (periodista deportivo, jefe de prensa de la Federación Motociclista Venezolana, de la Unión Latinoamericana de Motociclismo y de Johnny Cecotto).
Octavio Estrada
prototipos@cantv.net  (Quarta Feira, 8 de Janeiro de 2003, às 13:37:45)


Te felicito por traernos a la memoria tan gratos recuerdos y en especial, la extraordinaria actuacion de nuestro compatriota Johnny Cecotto, que mas tarde, se convertiria en la sensacion del mundo, al ganar el mundial 350cc a los 19 años.
Eduardo Perez
eduardoperez64@hotmail.com (Terça Feira, 11 de Fevereiro de 2003, às 17:24:55)


Fantástico ................. pena de quem não teve a oportunidade de presencia-las ....... saudosismo no autodrómo de interlagos ...................... ficamos com estas imagens gravadas na lembrança que jamais o tempo poderá apagar ............. parabéns Adú Celso
Alberto Steffen
albertohsteffen@ig.com.br  (Terça Feira, 29 de Julho de 2003, às 17:37:15)


Meu nome é Gualtiero eu sempre quis saber se ouvesse outro nome como o meu, gostei de saber que ouve outro nome como o meu.
Gualtiero Bocalari
gualtierobocalari@bol.com.br  (Domingo, 21 de Dezembro de 2003, às 13:17:32)


Como é bom reviver bons momentos em nossas vidas e que dificilmente se apagarão,
Marcelo M. Aoki
aoki_marcelo@zipmail.com.br  (Sexta Feira, 28 de Maio de 2004, às 21:04:59)


Gostaria muito de ter visto meu pai, Paolo, naquelas épocas. Tenho certeza que seria sua fã número 1!!!
Giuliana Tognocchi
giutognocchi@terra.com.br  (Quarta Feira, 25 de Agosto de 2004, às 17:18:31)


As vezes sinto como se eu estivesse lá, quando vejo essas fotos! Tenho o maior orgulho de ver que meu pai, Walter "Tucano" Barchi, esteve presente em nossa história! Gostei muito na reportagem, parabéns! Abraços...
Laurinha!!
Laura Barchi
(lauraoliveira20@hotmail.com) Segunda Feira, 29 de Novembro de 2004, às 16:03:39


estoy llorando de la emcion de ver estas fotos con mi padre por favor escribanme mi papa esta muy interesado en contactarlos Irrael Gomez hijo de Luis Gomez 6to en la carrera Venezuela
Irrael
(irrael.avene@cantv.net) Domingo, 20 de Março de 2005, às 20:25:50


Esse garoto segundo me lembro também brilhou várias vezes pilotando uma TZ750, ou estarei enganado? Gostava de esclarecer esta dúvida, obrigado.
Saudações Motociclistas
Antonio Lopes
(as1540939@sapo.pt) Sexta Feira, 8 de Abril de 2005, às 20:22:00

N.R. - Se você se refere ao jovem Cecotto, ele pilotou sim, as TZ 750. Leia a matéria sobre o Johnny Cecotto ( clique aqui ).


Olá, Tenho hoje 49 anos e vivi bem essa época. Nunca deixei de ir a Interlagos, mesmo menor de idade ver todas essas corridas. Por isso foi bom achar vocês, para relembrar essa época, muito bom.
Cesar da Fonseca
(antenasbycesar@yahoo.com.br) Segunda Feira, 13 de Junho de 2005, às 18:59:22


sensacional sem palavras um abraço a todos
IVAN DE JESUS
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quinta Feira, 24 de Novembro de 2005, às 13:06:51


Legal, nesta época eu tinha apenas 13 anos e já era apaixonado pelas motos de dois tempos, principalmente pelas TZ350 e RD350 as verdadeiras viuvas negras.
Haroldo Santos da Silva
(haroldosantossilva@zipmail.com.br) Segunda Feira, 22 de Maio de 2006, às 19:15:42


lindas provas de motovelocidade
ivan de jesus
(ivan.51@hotmail.com) Quarta Feira, 22 de Agosto de 2007, às 16:51:35