Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo



HONDA
CB 50 

1974

por: Ricardo Pupo e Luiz Felipe ( Motodax)
 


Objetivo

 

Quando essa Honda CB 50 chegou ao Brasil, eu já tinha 19 anos, ou seja, não era mais um adolescente ... já tinha olhos para motos muito maiores !

Mas não pude deixar de admirar sua beleza, harmonia de linhas e um motorzinho 4 Tempos super charmoso ... e potente também !

Mas acabei sempre comprando as maiores ...

O tempo passou, e hoje, na onda nostálgica que contagiou muita gente, resolvi procurar, sem pressa, uma CB 50 para restaurar.


19/04/2004

Outro dia, recebi um e-mail, através do site, de um internauta oferecendo a moto de um amigo, que não tem acesso à internet (um "sem internet" !).

Mandou fotos por e-mail, e depois de algumas negociações, já direto com o proprietário via telefone, acabei fechando o negócio !

E fui buscar a moto ! (02 de maio de 2004)

Sempre por fotos as coisas ficam mais bonitas, ou seja, pessoalmente ela estava mais "caída" do que eu pensava ... mas já estava lá mesmo ... porém aproveitei para dar uma última pechinchada e consegui reduzir o preço em mais 30% !!


O intuito da compra também foi presentear meu filho, que completou 8 anos na mesma semana. (05 de maio de 2004)

Expliquei para ele que vamos restaurar a moto juntos, e ele poderá usá-la apenas aos 12 ou 13 anos, em locais fechados !


Olha a cara do figura !!


Ricardinho, vulgo "Gumex" e eu (todo coruja !)


Numa primeira avaliação, sem a parte mecânica, a moto precisará de:

Banco
Paralama dianteiro
Paralama traseiro (o que está na moto foi serrado !!!!)
Piscas
Cabos (embreagem, freio, velocímetro e contagiros)
Borracha do pedal de partida
Manoplas
Tampa do tanque
Buzina
Manete da embreagem
Espelhos
Bateria
Emblemas das tampas laterais
Pedal de freio
Varão do freio
Pintura
Cromeação

Entre outras miudezas !

Ufa !!


Detalhe - Documentação atrasada desde 1989 !


O primeiro passo será neste sábado (08/05), quando levaremos o tanque e as laterais ao Jacaré, onde o Valdir (Valdir Pinturas) irá retirar as peças para pintar.

Já é um começo !!


16/06/2004

O  kit (tanque e laterias) ainda não estão prontos ! Em restauração, o ritmo é sempre lento !!

Fiz, e ainda estou fazendo, uma grande pesquisa de preços de peças, nas fontes onde conheço.

Já consegui algumas peças, como suporte, borrachinhas de vedação e fundo da lanterna traseira, cabos de embreagem e velocímetro (cinzas), punho direito, pedal do freio, carcaça de embreagem, comando, com o Fernando. Todas peças originais Honda, zero !!

Estou ainda aguardando outros contatos para definir o que, e onde vou comprar mais peças !


o primeiro lote já conseguimos !!

Ainda não começamos a desmontagem da motinho !


29/06/2004

O banco ficou pronto ! Nos padrões de qualidade esperados, pois foram feitos pelo Mário, que agora está trabalhando em conjunto com a Recar Motos !

 

 


13/07/2004

Consegui os piscas. Não são originais, mas também são raros pois são da Caramori, que fazia as réplicas na época.


Piscas Caramori


28/09/2004

O tanque e as laterais ficaram prontos ! Fui buscar hoje no Jacaré ! O Valdir realmente é um artista ! Ficou muito bom !

Os logotipos do tanque estão guardados e os das laterais (CB 50) ainda estou procurando !

O velocímetro e o contagiros já estão na Gaivota para serem restaurados. De acordo com o Luiz (proprietário), vai dar para manter o fundo original ! Estou aguardando o orçamento !!


29/09/2004

Ontem no final da tarde, me imbuí de vontade e desmontei a CBzinha inteira ! Só não consegui tirar do quadro o pedaço do paralama traseiro que foi serrado. Ele está fixado por uma porca totalmente fora de padrão e engripadíssima ! Taquei desengripante, mas não soltou ! O escapamento não está na foto pois eu já tinha retirado e ele está bem guardado num armário !

Agora vou levá-la ao Jacaré para separar o que é de pintura (quadro, mesas, etc), cromeação, zincagem, funilaria e depois vamos abrir o motor para ver como está.


18/10/2004

A documentação da CB 50 está na seguinte condição:

Está atrasada desde 1989, e o DUT (documento único de transferência) está em branco, porém já assinado e com firma reconhecida pelo antigo proprietário, Irineu Mendes Barbosa.

Para regularizar, já com tudo pago (placa, seguros obrigatórios, transferência, e honorários), terei que desembolsar a quantia de R$ 866,00 !

Vou aguardar o final da restauração, para efetuar essa burocracia !!


09/06/2005

Consegui através da seção "Peças e Acessórios" do ótimo site, Motos Clássicas 70 (risos ..) comprar umas peças usadas ...

Paralama traseiro (em bom estado), precisando pouca funilaria e cromeação.

Tampa do tanque (com um pequeníssimo amassado)

Cavalete central

Descanso lateral

Borracha de fixação da bateria

Velocímetro e Contagiros (o velocímetro que veio na minha moto estava sem o vidro e com o aro amassado)

Está quase completa de peças, faltando um paralama dianteiro, manetes, lente da lanterna traseira e alguns cabos.

Próxima etapa, será a pintura eletrostática do quadro e seus anexos.


02/08/2005

Todas as peças pretas, incluindo o quadro, já estão pintadas.

As peças cromadas, já foram para a funilaria.

No último encontro de motos clássicas aqui em São Paulo, no dia 31 de julho, fui presenteado pelo amigo Ademir Grespan, de Santo André, com um paralama dianteiro, em estado razoável. Era a última peça grande que faltava. Agora irá para o funileiro também.

O próximo passo será a cromeação de tudo, incluindo o escapamento (que é original).

O motor e o carburador já estão no Jacaré, para uma revisão e pintura completa.


30/01/2007

Com o projeto parado, resolvi aceitar a sugestão do amigo Luiz Felipe da Motodax, que decidiu levá-la para Curitiba e terminar a sua restauração.

Ele aproveitou que veio trazer a minha ST 70 de volta a São Paulo no dia 28, devidamente restaurada (vejam a matéria nesta seção), e já levou a CB 50 desmontada em várias caixas.

Hoje ele já me relatou que o quadro foi para a pintura eletrostática (eu tinha pintado em casa com spray !), e as peças já estão sendo separadas numa bancada para organizar o trabalho.

Agora a coisa vai !


23/10/2007    Por Luiz Felipe - Motodax

Finalmente, depois de alguns puxões de orelha, com toda razão, do Ricardo Pupo, começaremos a apresentar o passo a passo da CBzinha ! hehe.

O quadro foi jateado para tirar uma pintura a spray existente... depois foi pintado em epóxi preto brilhante, e instalados caixa de direção, mesas superior e inferior e o cavalete central...

Aros cromados, raios e niples zincados, cubos polidos... pneus Pirelli novos, já prontos e montados...

Em breve (de verdade ! hehe) mais fotos !


06/12/2007    Por Luiz Felipe - Motodax

A montagem da moto está começando ! Aquele monte de peças vai finalmente tomando jeito de moto de novo !


30/04/2008    Por Luiz Felipe - Motodax

Depois de algum tempo sem atualizar, seguem as novidades da CB 50 do famoso Ricardinho, que com apenas 12 anos terá a sua segunda clássica totalmente restaurada. (veja a restauração da ST 70)

O motor foi totalmente refeito ( biela, pistão, anéis, rolamentos, retentores e roscas).

Antes de ir para o quadro funcionou na bancada, mesmo sem o escapamento... subida de óleo verificada, nenhum vazamento e funcionamento saudável !

Sendo assim, foi devidamente instalado no chassis.

O restante do quadro já estava parcialmente montado, mas ainda estamos no garimpo das sanfonas de bangala.

Se algum internauta puder colaborar ficaremos agradecidos.

Agora a próxima etapa fica para a parte elétrica e acabamentos.

Em breve teremos novidades.


01/07/2008    Por Luiz Felipe - Motodax

Novidades:

1 - Fiação principal ( chicote elétrico)  CONFECCIONADO para especialmente, e já devidamente INSTALADO.

  

2 - Escapamento  RESTAURADO e CROMADO agora instalado.

Em breve mais novidades na conclusão desse trabalho de restauração e reconstrução da elegante CB´zinha.