ANGELO QUAGGIO
angeloquaggio@hotmail.com
10/08/04:
A RD350 1974:Sempre gostei das Yamaha. Sempre considerei as motos dois tempos e principalmente as Yamaha mais esportivas. E, dentre todas, a RD350 sempre foi a minha preferida, pelo desempenho e por todas as outras características que somente quem é fã delas entende.....
Sendo assim, no início de 2003 comecei a procurar por uma RD para comprar. Encontrei uma em Jaú /SP e após comprá-la iniciei o aprendizado sobre a moto: como funcionava, como eram suas características originais, que peça estava faltando etc. Tudo ficou mais fácil quando consegui um Parts List (gentileza de meu amigo Walter Facury de Uberaba/MG) e pude ter uma noção do trabalho que seria executado.
A restauração desta RD foi bastante trabalhosa: contei com o apoio mecânico de meu amigo Ricardo que executou os serviços mecânicos - motor, freio, montagens e desmontagens com grande capricho e também de muitas pessoas de todo o Brasil que me forneceram peças e dicas valiosas (sem contar das peças do E-Bay.....).
O resultado foi este e a moto ficou muito boa:
Yamaha RD350 1974
RD350 73 - A outra...
Porém, como a qualquer momento podemos precisar de uma pecinha de reposição aqui e ali, sempre que encontrava algo que poderia servir procurava adquirir e guardar. Até que um dia em viagem à algumas cidades do interior de SP tive notícia de uma RD à venda. Procurei o proprietário para dar uma olhada e ver se poderia aproveitar alguma coisa.
O que eu encontrei foi isso: Uma pobre moto esquecida em um quintal e em péssimo estado de conservação.
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Alguns detalhes: pedal de partida de XL, tampa do tanque de CB400, tampa do motor da Yamaha R5, burrinho de freio de CB400 etc, etc.
Porém um detalhe: ela, apesar de lastimável, tinha documentos!!! Resolvi comprá-la e levá-la para Bauru/SP onde guardo as minhas motos. Minha intenção era, com calma, em minha casa verificar se poderia aproveitar algumas peças e talvez vender outras. E lá ela ficou por mais alguns meses até que um dia ao avaliar as peças sobressalentes que eu tinha guardado para reposição da primeira RD notei que quase seria possível montar uma outra moto com as mesmas.
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Resolvi iniciar os trabalhos:
O primeiro passo seria desmontá-la, jatear quadro e balança e pintá-los.
27/08/04:
A visão da moto desmontada não era muito animadora...
Enquanto desmontava a moto, ia descartando as peças de outras motos que foram adaptadas com o passar do tempo. A RD tinha uma infinidade de peças imprestáveis e que não pertenciam ao modelo.
Enquanto as peças que seriam aproveitadas eram jateadas e pintadas, comecei a separar as peças reserva que possuía e que utilizaria nesta RD. Destaco algumas:
Tanque de gasolina e tampa lateral com pinturas originais do modelo ano 73 enviadas dos EUA para mim por meu primo. Gosto muito da pintura da RD350 ano 73, portanto vou utilizá-las nesta moto. Apenas mudarei a cor passando de vermelho para verde-petróleo já que o documento da RD que está sendo restaurada indica que a mesma era verde. Este tanque é um pouco menor que o da minha outra RD, ano 74.
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Emblema YAMAHA do tanque de gasolina original, nunca usado, na embalagem - também enviado por meu primo dos EUA.
Haletas das tampas laterais nunca utilizadas, na embalagem e pedaleiras do garupa com o símbolo da Yamaha na borracha - peças difíceis de se encontrar em bom estado.
04/11/04:
Seguem fotos de mais algumas peças para a restauração desta RD. São peças bastante difíceis de encontrar e que fui juntando aos poucos e agora pretendo utilizar.....
Nesta foto há um pedal de freio praticamente novo, orelhas de farol e algumas raridades que consegui com o amigo José Armando em São Paulo (emblemas da tampa do platinado, emblemas 350 das laterais da RD ano 73, filtro de ar, manete da embreagem com manecoto, varetas de óleo, carcaça do farol com aro e uma lanterna traseira com a base). Todas peças originais na embalagem, nunca usadas, guardadas há muito tempo.
Sempre que encontrava pistões e anéis da RD procurava adquirí-los para utilizá-los no futuro. Com isso juntei uma quantidade razoável deles, de várias medidas. Na RD que estou restaurando encamisarei os cilindros (está com pistões de DT180) e irei montá-las com pistões e anéis Standard originais.
Mais algumas raridades que consegui: um par de escapamentos novos, sem uso e também um virabrequim zero, nunca usado com as bielas e rolamentos originais. Nunca imaginei que fosse encontrar escapamentos novos........
Todas estas peças serão colocadas na RD...
O quadro, balança, cavalete e demais peças estão recebendo a nova pintura. Em breve iniciarei a montagem.
Seguem fotos do quadro e mais algumas peças após a pintura. Tinha algumas peças sobressalentes e resolvi pintá-las junto para guardá-las já prontas (descanso lateral, cavalete central, mesa inferior).
Mais fotos - peças metálicas após o trabalho de cromação e zincagem. Já podemos iniciar a montagem do quadro com estas peças.
Consegui adquirir nos EUA a borracha em formato de "Y " que une os carburadores à caixa do filtro de ar. A mesma é nova e seria colocada nesta RD. Porém, a caixa de filtro de ar que consegui é de um modelo que dispensa a borracha em "Y ". Ela já vem com as duas "pernas" e a considero mais prática que a outra pois o "Y " endurecia, ressecava e rachava. Basta unir esta peça aos carburadores com duas mangueiras na medida certa. Com isso o "Y" novo ficará de reserva para a minha outra RD.
Vieram dos EUA também um jogo completo de emblemas do tanque originais, na embalagem. Serão colocados nesta moto.
Este é o painel que vou utilizar: marca a velocidade em milhas e nunca foi aberto. Veio dos EUA também. Junto ao painel estão emblemas para as tampas laterais (350 Torque induction).
Mudança de planos: decidi não mexer no tanque que veio dos EUA pois o mesmo está com a pintura original. Consegui um outro tanque usado que será aproveitado. O tanque que será utilizado é maior que o outro. A moto será pintada na cor verde, com o grafismo da RD ano 74. Portanto também não utilizarei os emblemas em relevo que possuo das laterais da RD ano 73 , que ficarão para uma outra ocasião......
O tanque americano (vermelho) ficará de reserva.
Mais peças novas:
. espelhos retrovisores da RD, novos, ainda com o plástico azul de proteção (e com o símbolo da Yamaha gravados) que consegui com o Sr. José Armando.
. 01 banco (adquirido junto ao Mário).
Iniciarei enfim a montagem da moto.
15/03/05:
Seguem fotos das rodas já montadas (faltando colocar os pneus).
Os cubos foram polidos e os raios zincados.
Tive dificuldade para encontrar o pneu dianteiro (aro18).
Minha outra RD usa os pneus Phanton da Pirelli, porém eles não são mais fabricados.
Os demais pneus aro 18 que encontrei possuem um desenho mais moderno e não combinam com o visual de uma moto dos anos 70.......
Resolvi utilizar o Mandrake traseiro da CB400 na roda traseira e na roda dianteira o Mandrake traseiro das CGs.
Comprei câmaras de ar e cintas novas.
A RD, enfim, vai ficar "de pé".
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01/04/05:
Começamos a montar a moto:
Montamos as rodas e as colocamos na RD.
As bengalas também foram recuperadas, colocação de novos retentores e montagem das mesmas na moto.
Coloquei o novo banco juntamente com a trava já consertada.
Utilizei um pára-lamas dianteiro que tinha de reserva, porém estou aguardando um outro comprado pelo E-bay que deverá chegar em breve.
Os amortecedores estão enferrujados e com vazamentos. Vou tentar recuperá-los, porém coloquei um na moto provisoriamente para mantê-la em pé.
Instalei as pedaleiras do garupa com as borrachas originais.
Para ter uma idéia de como vai ficar a RD, seguem fotos dela com o tanque reserva que possuo: este tanque é menor e de cor diferente daquela que será usada nesta moto. É só para sentir como ela vai ficar. O tanque definitivo, juntamente com os suportes do farol, tampas laterais e carcaça do farol já estão recebendo fundo para serem pintados.
06/06/05:
Seguem fotos de mais algumas peças que encontrei e que serão usadas na RD:
. Bocal do tanque de óleo 2T;
. Borrachas que apoiam a caixa de ferramentas sobre o quadro;
. Borrachas da tampa do tanque de gasolina;
. Suporte do banco (varão e peça que é fixada sob o banco);
. Mangueira do freio dianteiro;
. Borrachas que apoiam o tanque de gasolina no quadro;
. Cabos do acelerador (02);
. Proteção plástica que vai na parte inferior do painel;
Estas peças também são novas - sem uso.
Ainda é possível encontrar muita coisa em lojas espalhadas por aí.
Consegui enfim um pára-lamas traseiro.
Ele foi desamassado e cromado novamente.
Ficou muito bom.
Também encontrei em um desmanche uma bomba de óleo 2T (Autolube).
Ela precisa de raparos mas pode ser consertada.Seguem fotos da RD com o painel já instalado:
A moto após a colocação do pára-lamas traseiro, cobre-corrente, guidão etc.
A lanterna traseira nova já instalada:
A RD já está tomando forma.
Ela será igual à minha outra, porém na cor verde.
08/08/05:
As peças que serão pintadas na RD já foram levadas ao pintor.
O tanque já recebeu fundo e um tratamento anti-ferrugem no interior.
Tenho 02 motores de RD.
Escolhi este pois parecia em melhor estado que o outro. Iniciamos a desmontagem do mesmo:
Os cilindros nunca haviam sido encamisados e estão na medido 0.50.
Efetuaremos as devidas medições para verificar a necessidade ou não de retífica dos mesmos.
A ignição é original, ainda com os platinados.
Decidirei se vou continuar com este sistema ou adotaremos outro.
O sistema de embreagem está Ok .
Os discos não precisam ser substituídos e as demais peças estão Ok.
O câmbio está praticamente novo.
As engrenagens estão novas.
Nesta moto vou utilizar um virabrequim novo, sem uso, que adquiri. Nas fotos podemos vem o virabrequim zero e o usado.
O usado está bom também e ficará guardado.
De um modo geral, este motor está em muito bom estado.
A parte de baixo está perfeita e vai ficar ainda melhor com o novo virabrequim.
Adquiri um jogo de juntas para montar o motor e também os retentores do virabrequim.
Consegui a mola que vai sob o banco, fixada ao pára-lamas traseiro e presa ao quadro.
Ela prende os fios que passam sob o banco.
Ainda é possível encontrar uma variedade razoável de peças originais novas para a RD.
Em consultas à Internet e à concessionárias antigas da Yamaha ainda podemos achar muita coisa.
Seguem resultados de minhas buscas:
. 01 Suporte do Painel, novo:
. Lentes dos Piscas originais, japonesas.
Na minha outra RD utilizei lentes dos piscas de DT180, que são praticamente iguais.
Porém, como encontrei estas, comprei 02 jogos para colocar na nova RD e na moto que está pronta.
. Borrachas da Pedaleira do garupa, novas.
. Punhos/ Chaves de Luz: encontrei 02 punhos (direito e esquerdo) novos, na embalagem.
Eu estava restaurando os punhos que vieram na moto, porém muitas peças da parte interna estavam quebrados ou faltando.
Com estas novas peças o problema está resolvido.
22/11/05:
Consegui mais uma peça para a RD: um farol original sem uso e na embalagem.
Em breve será colocado na moto.
Enquanto isso a pintura das demais peças (tanque, laterais, orelhas e carcaça do farol) está sendo concluída.
Nas fotos abaixo as peças com o fundo e após receberem a pintura na cor verde:
As faixas serão aplicadas em seguida.
29/11/05:
As peças já foram pintadas e as faixas aplicadas.
O trabalho ficou muito bom.
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Agora vou colocar as haletas nas laterais e os emblemas YAMAHA no tanque de gasolina.
O próximo passo será concluir a montagem do motor e da parte elétrica.
06/02/2006:
Seguem fotos do tanque de gasolina com a tampa e os emblemas colocados:
Consegui um velocímetro e um conta-giros novos.
Utilizarei estes na moto, juntamente com o suporte do painel também sem uso.
O painel que eu tinha separado anteriormente para colocar nesta moto será colocado em minha outra RD, que utiliza hoje um painel em pior estado.
Um detalhe: o velocímetro que consegui é de uma edição feita para o mercado japonês.
Nele há uma faixa vermelha que começa aos 80Km/h.
Segundo informações, no Japão havia este limite de velocidade e neste instrumento uma luz se acendia no painel quando esta velocidade era atingida, alertando o piloto.
Tentarei fazê-la funcionar nesta RD.
Observem os fios que saem da parte de trás do velocímetro e a faixa vermelha:
Uma boa notícia: os cilindros que utilizarei estavam com pistões na medida 0,50 e nunca haviam sido encamisados.
Estes pistões que foram utilizados eram de uma marca paralela da época, que eram um pouco menores que os pistões 0,50 originais que possuo.
Portanto, bastou bruni-los para que ficassem com a medida 0,50 dos pistões originais.
Não será necessário retificar os cilindros.
17/02/2006:
Como já havia relatado, tenho um par de escapamentos novos para colocar nesta moto. Eles estão sem uso e estavam guardados há 30 anos...
Agora consegui um par de curvas dos escapes também novos, na embalagem.
Seguem fotos das curvas e das embalagens das mesmas:
Consegui os emblemas redondos com o nome Yamaha que são fixados à pinça de freio dianteiro.
Adquiri dois pois vou colocar um deles em minha outra RD.
25/04/2006:
Iniciamos a montagem do motor.
. carcaça do motor jateada e cilindros pintados:
. pistões, anéis, pinos, travas e gaiolas novas:
. o virabrequim zero será colocado:
. câmbio já montado:
. embreagem montada:
Em breve enviarei fotos das tampas e cabeçotes colocados.
05/06/2006:
Seguem fotos do motor já colocado no quadro.
Falta apenas lixar as extremidades das haletas dos cilindros para tirar a tinta deste local.Ainda não defini como será a ignição desta moto, por isso ainda não coloquei a tampa esquerda do motor.
Consegui as borrachas das pedaleiras dianteiras novas:
Os escapamentos já foram colocados;
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Fotos da RD verde ao lado da minha outra moto.
Estão ficando parecidas.....
Consegui um aro do farol sem uso e já montei o mesmo na carcaça do farol.
26/07/06:
Dando continuidade à restauração da RD, segue foto do espelho retrovisor esquerdo colocado.
Ainda não coloquei o direito pois o cilindro mestre do freio dianteiro - onde ele é fixado - ainda não está pronto.
espelho retrovisorContinuo procurando os refletores/"olhos de gato" para a RD.
O correto são 02 vermelhos junto à placa e 02 amarelos fixados ao quadro sob o tanque de gasolina.
Consegui um amarelo em SP.
Comprei os demais no E-bay. Estou aguardando chegar...
refletor amareloPartindo para os detalhes de acabamento, consegui emblemas diversos para a RD: emblema da tampa esquerda do motor / tampa dos platinados, emblema da tampa direita do motor e das pinças de freio:
emblemas fora da motoA moto fica muito mais bonita com os mesmos colocados.
emblemas nos locais corretos
08/09/2006:
Esta semana chegaram algumas peças enviadas por meu primo que mora nos EUA.
As mesmas foram compradas no e-bay e meu primo as envia para mim. A vantagem disso é que o preço é muito mais em conta que as mesmas peças em lojas no Brasil.Desta vez chegaram 02 buzinas (para a RD verde eu não tinha e a da vermelha não era original).
Testei as mesmas e ambas funcionam perfeitamente.
Apenas trocarei alguns parafusos e porcas e arruelas oxidados.
buzinasMais algumas peças: pára-lamas dianteiro, reservatórios de óleo 2T, bocal do mesmo com tampa, varetas de medir óleo 2T novas, tampa lateral direita, pedal de partida e refletores (olhos de gato) que eu estava procurando há tempos.
Como podem notar muitas destas peças não serão usadas na RD verde. Ficarão para um projeto futuro ou para negociar por peças que preciso no momento.
peças diversasComo já havia relatado, adquiri um banco feito pelo Mário para esta RD.
O banco é perfeito, porém faltava o friso metálico que é fixado ao redor do mesmo.Procurei muito por esta peça.
Enfim encontrei um à venda no E-Bay e consegui comprá-lo.O friso chegou esta semana. Veio da Inglaterra.
Como é uma peça frágil (pode ser danificada no transporte), o vendedor teve o cuidado de embalá-la muito bem, usando até um protetor metálico para que nada acontecesse à peça na viagem.Seguem fotos da embalagem onde o friso chegou e fotos do mesmo.
Agora vou instalá-lo no banco que já está na RD.
friso do banco
13/09/2006:
Yamaha RD350O farol, piscas e os refletores da lanterna traseira já foram montados/colocados:
farol e lanterna traseiraConsegui um protetor do eixo do câmbio (aliás já tinha esta peça - estava em uma caixa com várias outras peças mas não sabia pra que servia. Lendo o Parts List vi a foto da peça e lembrei que tinha uma guardada).
A mesma já foi colocada no local correto:
protetor do eixo do cambioInstalei o bocal de óleo 2t juntamente com a tampa e o tubo que conduz o óleo ao reservatório.
Estas peças foram as que recebi recentemente.
bocal do óleo 2TSeguem fotos do banco da RD com o friso metálico colocado.
banco com o frisoConsegui recentemente o porta-documentos que vai fixado sob o banco da RD.
O mesmo já foi colocado no local correto.
porta-documentos
19/10/2006:
Dei uma desacelerada no ritmo da restauração da RD....
As novidades são:
. comprei uma corrente nova e já instalei:
corrente na coroa. restaurei os amortecedores..... Tinha 02 pares originais, mas bem feios.
Desmontei os mesmos, levei pra cromar as peças e levei tudo para um
restaurador de Ribeirão Preto, que os montou.
Ficaram praticamente novos!!!
amortecedores
08/12/2006:
Mais uma mudança de planos: consegui uma caixa do filtro de ar praticamente nova no E-Bay. Esta é original da RD. Com isso não utilizarei mais a caixa que havia preparado anteriormente (que pertence ao modelo R5).
Seguem fotos da caixa nova, juntamente com o elemento, a borracha que liga a mesma aos carburadores (ambos peças novas), braçadeiras e demais partes:
caixa do filtro de ar
peçasA caixa já está no devido lugar:
caixa do filtro de ar montada
08/02/2007
Durante todo o período da restauração desta RD tive vários problemas com o
freio dianteiro - cilindro mestre.
Esta semana adquiri um conjunto completo que parece estar em bom estado. O
conjunto tem até os guarda-pós originais que vão junto ao cilindro
mestre.... Precisarei apenas pintá-lo.
freio dianteiro
28/06/2007
Devido à falta de tempo a restauração da RD continua em ritmo lento... Porém consegui mais alguns ítens para a RD recentemente.
São eles:
02 reparos do freio dianteiro originais Yamaha.
Sempre tive problemas com o freio dianteiro das minhas RDs e só encontrava reparos paralelos (não fabricados pela Yamaha).
Desta vez consegui 02 jogos por um preço bem em conta.
Logo estará na moto:
reparos do freio dianteiroRelatei anteriormente que tive dificuldades para encontrar um pneu dianteiro para a RD. Havia até colocado um pneu traseiro (Mandrake - Pirelli) de CG na roda dinteira da RD.
Acabo de encontrar um pneu aro 18 da marca Yokohama e o mesmo ocupará o lugar do pneu do pneu incorreto que está na moto.
pneu Yokohama
18/11/2007:
(editado em 22/04/2008)A restauração da RD continua em ritmo lento...... Para a moto funcionar falta acertar detalhes da ignição e o cidadão que está realizando o serviço está demorando mais que o esperado....
Enquanto aguardo a finalização do problema, encontrei mais algumas peças que vale a pena citar:
. troquei as borrachas/guarda-pós das bengalas. As borrachas que estavam na moto estavam partidas e ressecadas e consegui um par novo para substituí-las.
detalhe dos guarda-pós da suspensão dianteiraÀs vezes, mesmo sem querer, encontramos algumas peças que apesar de não ter utilidade imediata ou não serem peças das quais precisamos com urgência não podemos perder a oportunidade por tratarem-se de verdadeiras raridades.... É o caso das peças abaixo que encontrei e tive que comprar, pois acho que nunca mais encontraria.....
São elas:
. 01 bagageiro novo, original da época. Não sei se colocarei esta peça nesta moto, porém é uma raridade e não pude deixar passar. Peça nova e original. Posso colocá-la na minha outra moto.
bagageiro. Pára-lamas dianteiros zero, originais!! Encontrei estas peças a venda. São novas e ainda tem o código nas mesmas...
Apenas com alguns pontos de ferrugem internos, onde o cromo é mais fraco.Tive que comprá-los, pois acho que nunca mais encontrarei neste estado. Já tive muitas decepções com peças usadas restaurada e cromada novamente.
Com esta descoberta acho que o problema está resolvido.
Comprei mais de um, pois pretendo trocar os pára-lamas das minhas outras RDs também.
para-lamas dianteirosEnquanto isso continuo a esperar progressos na oficina....
15/12/2007:
(editado em 22/04/2008)Enquanto não resolvo a situação da ignição da RD e a moto não anda, continuo a buscar algumas peças/detalhes para completar a moto.
Esta semana tive as seguintes novidades:
. consegui uma das borrachas que ficam sobre os carburadores da RD.
Falta conseguir mais uma, pois a moto utiliza um par.
borracha de proteção do conjunto pistonete. encontrei no Ebay um ' steering damper'.
É uma peça que vai na parte da frente do quadro - entre as bengalas.
Trata-se de uma peça alternativa - nem todas as motos vinham com a mesma.
' steering damper'
11/08/2008:
Entramos na fase final de restauro da RD.
Atualmente estamos acertando a parte elétrica (chicote) e ignição.
As luzes já estão funcionando (piscas, painel, freio e farol).
Seguem fotos do trabalho sendo executado:
parte elétricaMais alguns detalhes que faltavam:
. um par de lonas de freio novas/originais:
sapatas de freio. Detalhes: cinta de borracha que prende a bateria e a tampa da caixa do filtro de ar e ainda juntas de escape (que vão entre as curvas e o escape para evitar vazamentos). Todas peças originais e novas.
peças diversas. Consegui um par de peças que servem para fixar os piscas traseiros na moto.
Estas peças evitam que os piscas fiquem virando no lugar.
Peças novas.
flanges de fixação dos piscas traseiros. Precisei comprar novas borracha que vão no cubo traseiro da RD.
As borrachas velhas estavam partidas e inutilizáveis.
borrachas de amortecimento da coroa no cubo traseiro. Para finalizar chegaram hoje os cabos que faltavam na moto: cabo do conta-giros, velocímetro e embreagem. Serão colocados na moto esta semana.
cabosConsegui mais umas peças/detalhes que tornarão a moto ainda mais bonita:
. um visor do reservatório de óleo 2T novo - já colocado na moto
visor do nível de óleo 2-Tempos do Autolube. uma tampa do tanque de gasolina também nova - também já está na moto
tampa do reservatório de combustívelPorém a maior novidade foi a moto ter funcionado pela primeira vez.... O barulho do motor nos escapamentos novos e limpos é uma beleza. Ainda faltam alguns ajustes na carburação e na nova ignição, porém a RD já está soltando fumaça.
Seguem fotos da primeira vez que ele funcionou..... Primeiro funcionou o cilindro direito e logo em seguida os dois juntos....
motor funcionandoAcredito que na semana que vem vou dar uma volta com ela.
01/09/2008:
A RD350 está praticamente pronta.
Estou providenciando os documentos e finalizando os últimos detalhes.
Esta semana consegui as seguintes peças:
. pastilhas de freio dianteiro originais e novas.
Todos os problemas que tive com o freio no passado foram solucionados utilizando-se peças originais.
Acabaram-se os vazamentos etc.
pastilhas de freio. O amortecedor de direção (steering damper) já foi colocado no devido lugar....
steering damper. Consegui mais uma borracha de proteção do conjunto pistonete (a moto utiliza um par). As mesmas já estão no devido lugar.
borracha de proteção do conjunto pistonete. Faltava na moto a tampa da trava do guidão.
Eu tinha esta peça mas a perdi durante a montagem.
Consegui outra nova, juntamente com o pino que a prende ao quadro.
tampa da trava do guidãoAcredito que na próxima semana os documentos e a moto estarão prontos.....
10/03/2009:
Com grande alegria terminei a restauração da RD no final do ano passado...
Não tinha dado tempo de relatar isso pois me apareceu uma Suzuki GT550 que roubou a atenção que eu dava à RD mas agora está tudo certo.
Faltavam alguns detalhes (acerto da ignição, carburação e alguns probleminhas de última hora com a parte elétrica - relê de pisca parou de funcionar, algumas luzes idem....) porém está tudo resolvido e valeu a pena!!!
A RD está pronta!!
E demorei mais de 04 anos!
Quando olho pra trás e penso em quantos obstáculos foram superados (a busca de uma peça que faltava ou que não funcionava, a procura por aquele parafuso "original", a espera pelo carteiro com aquela encomenda do Ebay, a ida ao correio para pagar o imposto referente a compra de uma peça etc....), confesso que acho que não faria novamente tudo como foi feito.Porém, é muito gratificante, principalmente pelas amizades que fazemos durante este processo.
São várias pessoas que entram em contato para perguntar sobre algum detalhe, para pedir ajuda ou então para oferecer ajuda... e todos acabam virando grandes amigos.
Vou citar apenas alguns nomes, procurando não ser injusto com ninguém: Álvaro (Salvador), Róbson (Angra), Herbert (Curitiba), Flávio (SP), Alberto (Caxias), Márcio (Italssuis), do Marcelo e Fernando (Ribeirão), sempre ajudando, buscando umas pecinhas em SP ou incentivando pra eu levar a RD pra andar em Ribeirão - ela está em Bauru - além dos vários profissionais que nos ajudam durante o processo.
Um agradecimento especial ao meu amigo Ricardo (Bauru) que executou a maioria dos trabalhos em sua oficina - fica a recomendação.
Mas nesta busca por peças que faltam sempre achamos algumas coisinhas a mais e que vamos guardando...Não jogo nada fora!!
Com estas peças acho que vou acabar começando tudo novamente (seguem fotos de duas candidatas que estão guardadas esperando minha vontade voltar...):
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Mas agora é hora de aproveitar a moto!!!
Andar bastante e curtir quando as pessoas literalmente param o que estão fazendo pra ver "que moto é essa que vem chegando"!!!
Isso não tem dinheiro que paga!!
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Finalizando, a RD se junta a minhas outras motos.
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Um abraço a todos e até a próxima!!!
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Miguel Angelo Quaggio