por: Marcos V.Pasini
mpasini@terra.com.br
|
Minha única Yamaha 125, até então, era uma AS1, isso em 1971.
Sempre gostei das bicilíndricas 2 tempos, por isso preferi a AS1 às "novíssimas" 125 AT1 (Trail) que acabavam de chegar na loja do "seu" Edgard...Logo após ter comprado minha AS1, me lembro de ter visto uma foto (foto mesmo) de uma AS3...
Ela tinha até conta-giros!!! (a AS1 não tinha).O "seu" Edgard disse-me que era segredo, ainda...
E ela demorou pra chegar (quase um ano...)!
Mas era linda... Tão "nervosa" quanto à AS1, a "papa-reta", porém muito mais charmosa...
Desde essa época isso ficou gravado na minha lembrança.
01/08/03:
Quando estive na loja do Zezé, a "RECAR" (clique aqui), estava procurando uma Yamaha 100 YL1, também bicilíndrica 2 tempos, para restaurar.
Como a RECAR possue uma infinidade de motocicletas em seu acervo, a princípio, achamos que tinha uma YL1.
Quando fomos verificar, era uma AS3...
Não estava nos meus planos uma AS3, mas ao vê-la, foi amor à primeira vista.
Seu estado estava pra lá de restaurável e o preço convidativo.
Não deu outra...Comprei a AS3.
Dureza, foi fazer a AS3 caber, desmontada (é claro), no porta-malas do carro...
Após algum jeito e muitas peças miúdas dentro do habitáculo dos passageiros, a missão foi cumprida!!!
porta malas sendo "abastecido"
lotado!!!
interior do veículo
atrás dos bancos dianteiros
(o banco de 2 cores é o da Honda S65)Chegando em casa, outra briga: Descarregar o carro...
voltando das compras...
10/08/03
display das peças pintadas (look da CS5E)
preparando para a limpeza das peças
desmontando para pintura do quadro
20/09/03:
Visitando o Ralf (para conhecer mais sobre, clique aqui), a AS3 foi agraciada com alguns presentes.
O espírito colaborativo do Ralf é uma das poucas exceções dentro do mundo dos colecionadores.
A ajuda mútua é algo raro, hoje...
Valeu, Ralf!!!
colaboração do amigo Ralf
17/10/03:
Meu amigo Eládio (Troka&Troka Motos - Santos, SP) conseguiu para mim uma lente da lanterna traseira "Stanley", original (novinha), a preço de quem pensa, principalmente, em colaborar com os colecionadores (...) Super acessível!!!
venda justa do amigo Eládio (Troka&Troka)
12/02/04:
Levei a moto para o Luizão para a parte de motor e montagem inicial da moto.
quadro, já pintado pelo Luizão
motor aberto - necessidade de trocar bielas e centros
pistões, anéis e cilindros, estão OK
bielas, centros e roletes "0Km", comprados na Silverstone
05/05/04:
cilindros após jateamento de areia
partes cromadas
01/11/04:
Após quase 6 meses, estamos recomeçando os trabalhos na AS3.
Ainda sob a batuta do amigo Luizão, de Volta Redonda, RJ, planejamos concluir a parte preincipal da restauração até o fim do ano.O motor já está fechado e começamos a montar no quadro, seus componentes.
10/12/04:
Estou trazendo a AS3 para Santos.
Já é hora de que eu comece a cuidar dela pessoalmente para deixá-la, exatamente, do jeito que gostaria. Vamos trabalhar...
já em Santos, na "Troka & Troka"
07/01/05:
Aproveitei minhas férias para acelerar a restauração de um de meus "Xodós" que estava parado ha algum tempo.
Meu amigo Eládio, da "Troka&Troka", me fez a gentileza de ceder um espaço em sua organizada e limpa oficina para que pudesse dar uma "adiantada" no serviço.
meu amigo Victor (T&T) participando de sua primeira restauração
28/02/05:
A parte da maquiagem já está bastante avançada.
A pintura já foi feita e consegui os emblemas "125" das laterais.
kit pintado, já com os emblemas "125" aplicados nas lateraisConsegui, também, o enfeite cromado, em forma de "boomerang", que se aplica no reservatório do "Autolube"...
enfeite do tanque do "Autolube"...e o punho esquerdo novo.
punho esquerdo com os comandos de farol e buzinaO Mário, da RECAR, se encarregou de fazer (como sempre) o banco da moto. Não precisa nem dizer... Ficou perfeito!!!
banco cópia do original
06/03/05:
Hoje pegamos firme no trabalho com a AS3, na Oficina da "Troka&Troka", no comando do super-competente Dorival "Dori" e sua equipe.
Nosso amigo Alex Brito, da equipe do "Dori", está se mostrando bastante dedicado em termos de restauração, principalmente no que diz respeito à parte elétrica, onde se requer bastante paciência e conhecimento do assunto.
detalhe do chicote original totalmente revisado
o jovem Alex Brito da "Troka&Troka"
oficina da "Troka&Troka"
organização e limpeza - dá gosto de ver
pintura feita pelo Eduardo, de Santos
perfeição na simetria e qualidade das faixas
instrumentos restaurados pela "GAIVOTA"
banco feito pelo Mário da "RECAR"
incrivelmente igual ao original...
detalhe do emblema "125"
dificílimo de se achar
28/09/05:
O motor dela já funcionou, a parte elétrica está perfeita.
Levei a moto para a "Double Dream", para ficar em exposição.
A Yamaha AS3 125 1972, entre outras raridades, na "Double Dream"