por: Marcos V.Pasini
mpasini@terra.com.br
Sempre gostei das bicilíndricas 2 tempos, isso eu tenho, sempre, dito.
Quando chegaram as RD, em 1973, eu vislumbrava uma 350, pois já estava com minha 125 AS1 há alguns anos.
Por isso as pequenas RD twins da Yamaha, após essa época, não me chamavam mais a atenção.Quando o amigo Luizão, de Volta Redonda, RJ, me falou dessa RD125, não me entusiasmei muito mas, mesmo assim, fui vê-la.
Ela, apesar da poeira, se mostrou com excelente potencial para restauração mas, na hora em que vi seu motor aberto, parecia que nunca tinha funcionado.
Tudo limpinho...
Confesso que não pude evitar...
Lá vai mais uma!!! Mas onde vou colocá-la para o trabalho de restauração?O Luizão, é claro, vai cuidar do fechamento do motor mas, eu vou querer montar o restante...
Meu sogro, que tem sítio em Barra Mansa (cidade vizinha à Volta Redonda) ofereceu um cantinho para que eu levante minha "nova" Yamaha.
Boa idéia!!! Quando for para lá, tenho mais uma coisa com que me distrair!!!
26/08/03:
Comprei a moto no dia 23/08, sábado, e já começamos a limpeza...
Deixei a moto por alguns instantes, no sítio, e voltei à cidade para dar carona à pessoa que me ajudou a traze-la.
Quando retornei, meu sogro e cunhado, já tinham "entrado na dança" da limpeza...
Acho que a "nova" moto entusiasmou a todos...
Família trabalhando unida!!!
(e eu só fotografando...)Após muito sabão, deixamos a pequena RD em condições de ser manuseada...
limpeza básica concluídaLevei o motor para que o Luizão se divirta, também!!!
motor para ser montado na Luizão Motos
notem a limpeza!
18/09/03:
O motor já está fechado pintado e polido!!!
O Luizão sabe como fazer um bom trabalho de restauração.
Paciência e dedicação é a receita!!!
(para saber mais sobre a "Luizão Motos" clique aqui)
parece novo!!!Agora, vamos ao visual...
O Luisão fará, também, o trabalho de pintura total!!!
Mais diversão para êle...
|
21/10/03:
O amigo Ralf Killar (Moto Ralf - Duque de Caxias, RJ), continua colaborando com quem gosta de restaurar motocicletas clássicas.
Consegui com ele um "parts-list", para poder tirar cópias para mim.
A lista de peças é algo muito importante para ajudar a lembrar "o que vai aonde"...
colaboração do amigo Ralf
10/01/04:
Aproveitando os feriados de fim de ano, fui à Barra Mansa, RJ e (é claro) aproveitei para pegar firme, com o Luizão, na RD125, para poder traze-la à Santos em um estágio de restauração bem avançado.
Apesar das "comemorações" de fim-de-ano, conseguimos sobreviver e dar um significativo "empurrão" na restauração.
rodas antes do "trato"
quadro pintado pronto para montagem no dia 31/12/03Começamos a montagem dia 31/12/03 praticamente do "zero"...
|
|
De 31/12/03 a 06/01/04 o trabalho foi realizado, restando em torno de 10% para a conclusão.
|
A fase "Luizão" foi concluída.
Estou trazendo a RD125 para Santos para terminar a restauração mais perto de casa.
|
Chegando em Santos, o Eládio da "Troka & Troka" recebeu a RD125 com tanta emoção que pediu para que ela, apesar de interminada, ainda, fosse exibida no saguão principal da loja.
E assim fizemos...
Vamos concluir a restauração na "Troka & Troka".
|
22/01/04:
Na "Troka & Troka" a RD125, já faz parte da vitrine, antes mesmo da conclusão da restauração.
Ainda devo concluir a parte elétrica, carburação, polir e montar os punhos, manetes e manoplas a alguns pequenos detalhes que, agora, podem ser tratados com mais paciência.
conjunto óptico traseiro montado
já fazendo parte da vitrine ao lado de outras clássicas
painel e chave de contacto montados, faltando polir e
montar os punhos, manetes e manoplas
15/08/04:
Missão cumprida!!!
Idiney dando os retoques finais na parte elétrica
e cabos de acionamento dos carburadores e Autolube