TZ 750

"A YAMAHA IMBATÍVEL !"

Em 1973 a Yamaha assombrou o mundo do motociclismo de competição de velocidade, lançando uma máquina que teria apenas 3 modelos e dominaria de forma esmagadora a categoria das 750 cilindradas ... as TZ 700, TZ 750, e  OW31 !!


Yamaha TZ 700 - 1974


As rápidas e resistentes Yamaha TZ 350 começaram o seu reinado em 1973 nas mãos de Jarno Saarinen, com uma vitória nas famosas 200 Milhas de Daytona.

Neste mesmo ano seria criado pela F.I.M. um campeonato para a categoria 750 cc.

A Yamaha, após a morte prematura de Jarno Saarinen em maio deste ano, contratou a peso de ouro o já campeoníssimo e então contestado Giacomo Agostini para desenvolver seu projeto nas 500 e nas 750 cc !

A Yamaha havia criado 2 novas motos baseadas nas sua 250 e 350, usando 2 motores acoplados para fazer respectivamente uma 500 e uma 700 cc !

Assim nas 200 Milhas de Daytona de 1974, o mundo conheceria a fabulosa TZ 700, que Agostini, pilotando pela primeira vez uma moto 2 tempos, a levaria pra uma vitória impecável, vencendo pilotos como Kenny Roberts e Gene Romero !


Giacomo Agostini - TZ700 - 1974

A primeira versão da Yamaha TZ 700 tinha motor 4 cilindros em linha, refrigeração líquida, potência de 90 HP a 10000 rpm, com 694,5 cm3, peso por volta dos 150 Kg, e velocidade final acima de 280 km /h !

Logo em seguida, nova vitória da dupla Agostini-TZ 700 nas 200 Milhas de Imola !

O campeonato F.I.M. 750, no seu primeiro ano em 1973, ainda sem a participação da Yamaha, foi vencido pelo inglês Barry Sheene, com uma Suzuki.


Barry Sheene - Suzuki TR 750 - 1973

Já, em 1974, o australiano Johnny Dodds vence com uma Yamaha TZ 700. O vice campeão é Patrick Pons, com outra TZ 700. A Yamaha tem 2 vitórias em 3 provas, contra uma da Suzuki, com Paul Smart.

No mesmo ano, o americano Don Vesco estabelece o novo recorde mundial de velocidade para motocicletas ao atingir a marca de 462 Km/h na pista de Bonneville Salt Flats !  A máquina de Don Vesco era uma Yamaha 1400 cc, ou seja montada com 2 motores da TZ 700 !


Dom Vesco

No ano de 1975, o campeonato de 750 passa a ser chamado de Campeonato Europeu, ou Fórmula 750 .

A Yamaha prepara uma evolução da TZ 700, passando a cilindrada para 748 cm3, por aumento do diâmetro dos cilindros. A potência aumenta para 110 HP e o peso para 160 kg.

O campeonato fica mais disputado, com 3 vitórias da Suzuki com Barry Sheene,  5 vitórias da Yamaha TZ 750, com Patrick Pons (2) e Johnny Cecotto (1), Tapio Virtanen (1), Gene Romero (1), e 1 vitória da Kawasaki, com Yvon Duhamel. Mas o campeão, pela regularidade, é o australiano Jack Findlay , também de Yamaha TZ 750 !


Gene Romero - Vencedor - 200 milhas de Daytona - 1975

A TZ 750 também teve uma aventura vitoriosa no fora-de-estrada !!

Kenny Roberts, em 1973 e em 1974 havia sido campeão do AMA Grand National de Dirt-Track, com uma Yamaha de 2 cilindros.

Em 1975, a Harley-Davidson desenvolve uma moto, a XR 750, para combater a Yamaha !

E consegue algumas vitórias !

Porém, a Yamaha, com a participação do genial Kel Carruthers, prepara uma super moto !

Com o motor da TZ 750, num quadro de Dirt-Track, pneus Goodyear especiais, a Yamaha convida Kenny Roberts para disputar a maior competição da categoria, a Milha de Indianápolis !


TZ 750 Dirt-Track - 1975

Roberts, que não conhecia a moto, classificou-se para as finais, e venceu !! 

O próprio Roberts considera até hoje sua mais selvagem prova no motociclismo, pois a potência da TZ 750 na terra era indomável !! 


Kenny Roberts ao vencer a Indy Mile com a TZ 750 - 1975

No final do ano, a Yamaha surpreende novamente, e lança a evolução da TZ 750, que seria batizada como Yamaha 750 OW31 !

Com quadro da vencedora YZR 500, suspensão monochoque, e com a utilização de materiais nobres, como magnésio e titânio, que abaixa seu peso para 136 Kg, e potência de 115 HP, nasce a imbatível OW31 !!


TZ 750 OW31 

Veja mais fotos

Em 1976, das 9 etapas da Fórmula 750, a Yamaha vence 8, inclusive as 200 Milhas de Daytona, com o jovem Johnny Cecotto ! No final, o campeão seria o espanhol Victor Palomo, com 3 vitórias !


Victor Palomo - TZ 750 - 1976

O principal problema enfrentado pela OW31, é que não existiam pneus com composto de borracha que resistissem à tanta potência !

Em 1977, a Fórmula 750, ganha status de Campeonato Mundial de 750, integrando o calendário oficial !

O americano Steve Baker, com incontestáveis, 5 vitórias, 3 segundos lugares, e 2 terceiros, em 11 etapas, é o Campeão, com uma OW31 !

Entre os 10 primeiros colocados no Mundial de 750, 9 são OW31 !! A Yamaha só perde uma prova, para a Kawasaki de Gene Romero !


Steve Baker - OW31 - 1977

Em 1978, a Yamaha OW31 simplesmente vence todas as etapas do Mundial, e o título vai para o talentoso venezuelano Johnny Cecotto, que tem 3 vitórias e 3 segundos lugares na temporada !


Johnny Cecotto - OW31 - 1978

Em 1979, o regulamento muda, e em cada etapa, são disputadas 2 baterias .

A Yamaha, em 10 etapas (20 baterias), só perde 2 baterias ... uma para a Kawasaki de Greg Hansford, e uma para a Suzuki de Virgínio Ferrari !

O Campeão é o francês Patrick Pons, que mesmo vencendo apenas 4 baterias, tem mais pontos pela regularidade !


Patrick Pons - OW31 - 1979

Esse seria o último ano do Campeonato Mundial  para 750 cilindradas !

A Yamaha em 1978 faz uma tentativa em provas de endurance. Prepara uma OW31 para a equipe francêsa Sonauto, disputar o Bol D´Or. 

Com os pilotos Patrick Pons e Christian Sarron, vinha fazendo uma bela prova quando tiveram que abandonar por quebra na 17ª hora.

Em 1979, no mesmo Bol D´Or, novamente a OW31 vai disputar a prova. Com mesma equipe, mas com os pilotos Patrick Pons e o japonês Sado Asami, dessa vez, apesar de uma quebra perdendo muito tempo, a OW31 se mostra muito rápida e ainda consegue um honroso 2º lugar, apenas 5 voltas atrás da Honda vencedora !


No canto à esquerda, a OW31 que ficou com o vice no Bol D´Or de 1979 e a OW31 que Patrick Pons foi campeão em 1979. 

A supremacia da Yamaha OW31 era tamanha, que as outras fábricas se retiraram do circuito !

De 1974 com Agostini de TZ 700 até 1982 com o neo-zelandes Graeme Crosby  de TZ 750, a Yamaha dominou a mais importante prova de motovelocidade, as 200 Milhas de Daytona !!


Patrick Pons - Vencedor das 200 Milhas de Daytona - 1980
TZ 750

Em 1983 e 1984 a Yamaha ainda venceria Daytona, com Roberts pilotando já uma evolução da OW31, a OW60, com motor 4 cilindros (square - four), 2 tempos. A Honda só quebraria essa sensacional sequência em 1985 com Freddie Spencer.


Kenny Roberts - Daytona - 1983

E assim a Yamaha OW31 se despediu oficialmente das competições, com um currículo jamais atingido por nenhuma outra moto de competição !

 TZ 750 OW31

A Yamaha imbatível !!

Ficha Técnica

A TZ 750 no Brasil - clique aqui

Fundo - Johnny Cecotto - Daytona -1976

Por Ricardo Pupo
Março / 2003

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:

Comentários dos Internautas:


Salve Ricardo! Muito legal o formato da matéria, enfocando um modelo específico de moto de competição. O destaque para o modelo no Brasil também ficou muito legal. Ilustrações nota 10! Quanto mais você usa seu arquivo, melhor fica a página, parabéns!
Carlos Trivellato
setrivellato@uol.com.br (Sábado, 1 de Março de 2003, às 12:45:20)


ISSO NAO E UMA MOTO E UM FOGUETE, GOSTARIA MUITO DE VER O JACARE PILOTANDO UM BOLIDO  DESTES, DETONARIA A TODOS 
FLAVIO ABBUD
VOLTA REDONDA
flavio.abbud@uol.com.br (Sábado, 1 de Março de 2003, às 19:19:44)


CAUSA PALPITAÇÕES EM BUSCA DE UM INFARTO MESMO SEM PILOTAR ESSA FERRAMENTA. NÃO É MOLE. É COCEIRA NA MÃO E SUOR NO CORPO. PARABÉNS E AFETUOSO ABRAÇO.
PAULO ROBERTO DA COSTA PEREIRA
DACOSTAPEREIRA@BOL.COM.BR (Quinta Feira, 6 de Março de 2003, às 21:20:29)


Mais uma vez, parabens por tão excelente reportagem. Haja coração. Parabens.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sábado, 8 de Março de 2003, às 09:57:38)


 Boa materia, mas a moto que o KR está na terra é uma TX 650 aumentada para 750, pode observar na largura do motor e a falta de radiador. abraços
Carlos Crippa
crippacarlos@hot.mail.com  (Sábado, 8 de Março de 2003, às 13:02:31)

N.R. Você tem razão ! Foi uma falha nossa. Vamos substiruir a foto ! Obrigado pela correção !


 Parabens ... para quem é fã de Yamaha .. como eu .. e alguns outros "viuvos" da RD350 .. estas duas reportagens .. da RD 400 ( mas eu ainda prefiro a "véia" 350) e esta da TZ são excelentes .
E para podermos contar para os nosso netos .. que tal celebrar o2003 com um campeonato da Yamaha " com O Alexandre barros !
Abraços
Gregorio Varvakis (Grego)
gvarvakis@hotmail.com  (Domingo, 9 de Março de 2003, às 15:08:17)


Esta materia é o bicho pra mim que sou apaixonado pela marca Yamaha.
Tenho uma RD 350 LC 87. Esta materia é adrenalina pura.  Parabéns pela materia
Emerson
elainejuanemmo@ibest.com.br (Domingo, 16 de Março de 2003, às 11:20:47)


Será que essa TZ750 que veio para o Brasil foi embora? Que tentação.....
Parabéns pela matéria!
Abraços
Emilio "Espanhol"
emilio@emifran.com.br  (Segunda Feira, 17 de Março de 2003, às 20:29:36)


Parabens , por essa materia sou apoixonado pelas yamaha , ja tive muitas inclusive uma RD 350 ano 1976 , ja coloquei nela 200 km , e curti muito ela  fiz tambem uma viajem pela Rio Santos , imcrivel mas muito legal ja fiz trilhas tambem de yamaha DT , mas valeu me mande fotos dos anos rebeldes da yamaha adoro , um grande abraco....
Gilson Roda
trilhasdogilson@yahoo.com.br (Segunda Feira, 19 de Janeiro de 2004, às 00:09:09)


Obrigado pelo site ! Estamos em Genebra, na Suiça, lendo e sonhando com seus comentarios e as fotos. Estamos sentados a menos de um metro da OW31 que é a ex-moto do Palomo. Toda limpinha esperando o verão 2004 ! Si tiver intereses o quer bater papo, da um aló ! Obrigado e ciao!
K2
katu2@bluewin.ch  (Sábado, 31 de Janeiro de 2004, às 18:11:17)


Et Jarno Saarinen on oublie
Laurent
laurentgodon@tele2.fr  (Sábado, 20 de Março de 2004, às 18:46:46)


Essa matéria está muito legal! o passado é muito bom. Essa matéria está recapitulando como são boas as recordações do passado. isso é muito bom. está de nota dez.Valeu por essa matéria. está DE PARABÉNS. 
nertanschultz@hotmail.com  (Terça Feira, 28 de Setembro de 2004, às 11:32:42)


MATÉRIA LINDA CHEGA A DAR TREMEDEIRA NO CORPO TODO SÓ DE PENSAR COMO QUE UMA RD 350 ME DEIXOU PARAPLÉGICO MAS A PAIXÃO AINDA CONTINUA =)  
ABRAÇO
WILLIAM HENRIQUES
(WILLIAM.CHA@BOL.COM.BR) Segunda Feira, 17 de Janeiro de 2005, às 16:28:23


Adorei a materia sobre o monstro total. Certa vez, o Tucano me falou que na Reta Mistral no Circuito de Boldor , nas 24 horas, que elas passavam a mais de 300 Km por hora a noite e ficaram a menos de quatro horas da vitoria, para a sorte das outras fabricas, porque pensavam que nao aguentariam mais de uma hora de corrida nesse ritmo.
Paulinho Nicolau
(manginimarcia@ig.com.br) Sábado, 24 de Dezembro de 2005, às 01:12:55


Parabens, excelente reportagem, Yamaha 4ever
Francisco
(lizardking@tugamail.com) Domingo, 15 de Janeiro de 2006, às 16:33:40


GOSTEI BASTANTE DA MATERIA, SOU UM FÃ DA MARCA YAMAHA, PRINCIPALMENTE OS MOTORES 2 TEMPOS
Gilberto Siqueira
(GILBERTOSA@BRTURBO.COM.BR) Sexta Feira, 17 de Março de 2006, às 20:42:59


Ola , amigos do clube Yamaha eu sou apaixonado por essa marca  como ja falei anteriormente , estou com 42 anos e com uma RD 350 76 curti muito os anos 80, tambem tomei um pacote, mas nao morri , estou aqui contando a estoria, mesmo assim assim ainda fiquei mais apaixonado por ela, e logo apos o susto meses depois fiz uma grande viajem pela Rio - Santos, que viajem ... mais informaçoes, pelo meu e-mail , para os apaixonados pela marca , abraços
GILSON
(trilhasdogilson@yahoo.com.br) Quinta Feira, 8 de Junho de 2006, às 02:19:36


Karaca!!! Loco teu site!
Eduardo Ávila
(edu_rd350@hotmail.com) Quinta Feira, 8 de Junho de 2006, às 19:29:37


muito interesante a materia, sou piloto de rd 135 e apaixonado por motor 2t. parabens,vc podia fazer outras.
elisvan
(elisveloz@hotmail.com) Segunda Feira, 26 de Junho de 2006, às 16:01:43


Nice
Michael Schumacher
(MSchu18@yahoo.com) Terça Feira, 29 de Agosto de 2006, às 15:50:54


I have one TZ 750 and I need a pair of new forks. I don't know where I can find it. Help me please.
Alex
(stuntman_buz@libero.it) Quinta Feira, 14 de Setembro de 2006, às 12:32:27

N.R. Here in Brazil we don´t have this motorcycle. Try in the TZ Club Yamaha Racing ( http://www.motorcycle-uk.com/TZclub/racinghistory.htm )


Interessante site. Acabei um projeto RD 350 F1 com o look clássico,,,, ficou bonita,,,,,, mande-me seu e-mail que eu mando foto. Gostaria de divulga-las. Obrigado.
Guga
(rd3502@hotmail.com) Quinta Feira, 28 de Setembro de 2006, às 10:11:49


I love TZ 750 so much
SEKO
(soyseko@hotmail.com) Quarta Feira, 18 de Outubro de 2006, às 16:44:57


I used to own Steve Bakers ow-31 and still have interesting parts.  I still own a tz 750 and was thinking of selling....
Edwin Woo
carzporsche@aol.com) Segunda Feira, 23 de Outubro de 2006, às 04:11:34


excelente materia hoje ja estou na minha decima sexta rd 350 um abraço e sorte a todos em 2007!
Ivan de Jesus e Silva
(ivandejesus51@gmail.com) Sábado, 23 de Dezembro de 2006, às 20:43:40


bom, devemos não só falarmos a respeito da evolução das máquinas e pilotos mas também dos equipamentos de proteção, que são muito importantes na vida dos praticantes de motovelocidade. parabens aos idealizadores do site.
Guilherme  www.mundodecoisas.com
(guilherme.acf@hotmail.com) Segunda Feira, 5 de Março de 2007, às 14:37:33


Have TZ 750 parts for sale maybe somebody interested in your club, new and used
Leon Cortes
(longevity254@yahoo.com) Segunda Feira, 16 de Abril de 2007, às 00:41:21


muito legal esta materia . eu sou louco pela  moto gp sou um apaixonado pela yamaha . quando vi essa materia nao resisti e logo fui ler . muito legal . yamaha é tudo em minha vida nao sei porque mais gosto muito desta marca.
silvanio
(silvanio1972@yahoo.com.br) Quarta Feira, 16 de Maio de 2007, às 08:24:53


PARABÉNS PELA MATÉRIA, SEM DÚVIDA ESSA É UMA DAS MOTOS MAIS RÁPIDAS DO MUNDO VALEU!!!
MARCELO TOGNINI
(CONDFUZZ@HOTMAIL.COM) Sábado, 16 de Junho de 2007, às 14:44:39


realmente as motos 2 tempos sao as melhores em preparacoes para corridas sempre gostei muito de 2 tempos e sempre vou gostar essa materia e muito boa queria ter tido a chance de escutar o maravilhoso ronco de uma tz 750 deve ser maravilhoso o som estridente e agudo dos escapamentos dimensionados  yamaha vc esta entre as marcas preferidas minhas e sempre estara
Marcos Andre
(marcos_andreacdc@yahoo.com.br) Sábado, 11 de Agosto de 2007, às 15:24:33


Gostei muito e trouxe boas recordações. Parabens
Miguel
(miguel.paulo@gmail.com) Sexta Feira, 17 de Agosto de 2007, às 11:13:13


É SEMPRE BOM VER ESSAS MATERIAS DE MOTOVELOCIDADE PARA QUEM GOSTA COMO EU UMA YAMAHA É SEMPRE UMA YAMAHA, NÃO IMPORTA ONDE NAS PISTAS NAS RUAS PODEM FALAR O QUE FOR QUEM JÁ PILOTOU UMA YAMAHA NUNCA ESQUECE. EU MESMO JÁ DEIXEI CB 400 COMENDO FUMAÇA, ISSO COM UMA RDZ 135 ANO 1988, QUE ANDAVA MUITO, É CLARO QUE NA FINAL A CB PASSOU, MAS NAS SAÍDAS ELES FICAVAM MESMO É OLHANDO A YAMAHA DISPARAR NA FRENTE, SEM CONTAR AS HISTÓRIAS E O PEGAS DAS RD 350 R. É ISSO AI GENTE FORTE ABRAÇO A TODOS.  

nome: PAULO SERGIO NEVES
(pauloneves27@hotmail.com) Terça Feira, 6 de Novembro de 2007, às 16:08:48


Fantástico este site. Alguem poderia me dizer onde posso baixar video de motogp antigo com estas feras do site.
Obrigado.

nome: Mateus
(mateus.carolli@yahoo.com.br) Terça Feira, 20 de Novembro de 2007, às 10:44:01


Site extraordinário. Bela mtéria, que fala sobre as super máquinas das décadas de 70 e 80, mostra a capacidade da yamaha nas grandes corridas.
Nota 1000.

nome: Valdir Filho
(valdirpsfilho@hotmail.com) Segunda Feira, 28 de Janeiro de 2008, às 13:02:54


parabens pela matéria!

nome: Marcus
Segunda Feira, 24 de Março de 2008, às 09:59:39


Superbes photos, et super souvenir. Il manque juste Coluche avec son record du monde de vitesse du kilometre lancé en 1985. (Passionné de sports mécaniques, il s'est engagé sur le Paris-Dakar. Il a aussi tenté et obtenu le record du monde de vitesse du kilomètre lancé sur piste à moto, le 29 septembre 1985, atteignant 252,087 km/h sur le circuit de Nardo au guidon de la Yamaha 750 OW 31.)
http://fr.wikipedia.org/wiki/Coluche


nome: serge
(serge.deswarte@aliceadsl.fr) Domingo, 30 de Março de 2008, às 10:57:04


esssa moto é animal, radical ,irada

nome: matheus jonathan nunes calixto
(mateus@hotmail.com) Terça Feira, 15 de Abril de 2008, às 08:28:13


ola amigos gostei muito dessa reportagem da yamaha tz 750 ow31...ja ouvi falar que agostine e keni correu com 1 yamaha 750.eu tinha 1 poster enorme dela com o fundo preto. ela dava 1 ar de perigoza ...mas eu nao sabia que ela era tao famosa assim . foi campea por muito tempo estou muito emocionado confesso..gostaria de saber se alguem tem essa moto aqui no brasil..gostaria de saber .obr. mauricio de araçatuba .sp.018.97936599.ou ser.018.3636.2000.

nome: mauricio abrantkoski
(abrantkoskimauricio@hotmail.com) Terça Feira, 22 de Abril de 2008, às 22:08:35


quanto a materia muito linda pena que eu não pude experimentar uma destas

nome: claudemir destefano bombarda
(bombarda@fcfar.unesp.br) Terça Feira, 3 de Junho de 2008, às 12:24:47


essa reportagem e a melhor que ja li pois começou nos anos 60 e eu nasci nos anos 60 tanbem hoje estou com 42anos mais adoro uma moto vou ter outra de novo um abraço reportagem legal

nome: andre luiz soares passos
(andrereviver@yahoo.com) Quinta Feira, 5 de Junho de 2008, às 16:27:26


materia muito especial, deixa muita recordação e saudades, pena que acabaram com as maquinas 2 tempos, gostaria de ter pilotado uma desta, parabens

nome: claudemir destefano bombarda
(bombarda@fcfar.unesp.br) Quarta Feira, 25 de Junho de 2008, às 11:33:57


É para quem viveu os anos 70/80 e ainda se lembra das largadas em interlagos da SS1 SUPER ESPORTE 350/380, das disputas de TZ 350, do agradavel aroma de M-50 no ar, VIVEU e infelizmente nunca mais verão os bons tempos do motociclismo de velocidade no Brasil. Isso sem falar da taça centauro, vendo sempre o WALTER VILLA E CARLOS LAVADO da Venemotos sempre dando pau no BOCA, CIGANO,JOSÉ CASARINI que só descobriram no finalzinho que as nossas tz s poderiam ser importadas como material esportivo.ABRAÇOS
ADRIANO LOPES DA SILVA
 alopess@ig.com.br


Como VC conseguiu essa joinha? me manda fotos. Vc tem projetos da Yamaha? Estou procurando da RD350R 92/92 Sabe como consigo? Também estou procuramdo uma RD500.
Anderson
 Anderson_kohn@Hotmail.com


Ya eu sou de Angola, lindo comentario.Lembro que o meu falecido velho foi fundador do referido desporto nus 60 e 80. adoro pilotar uma Yamaha.
nome = Narciso
email =
neri08@live.com.pt


Boa, Ricardo. Lembro-me perfeitamente do lançamento da OW-31. Se não me engano, foi publicada uma matéria na revista 2 Rodas. Era coisa de macho. Não tinha controle de tração e outras perfumarias como hoje em dia, e mesmo assim os caras sentava e aceleravam uma barbaridade. Quadro ruim, freio ruim, pneu ruim, e o xarope em cima, cabo enrolado. Nunca mais.
nome = Orlando Salomone
email = ocsalomone@gmail.com


É Orlando...quem viu viu...estava eu, então com +ou- 15 anos...me "achando", na Av. Barão de limeira, com uma Hero Puch, e passou um "loco" com uma TZ750...Aquele cheiro maravilhoso de m 50 no ar... , foi quando caiu minha ficha... eu era um pivete saindo das fraldas e tinha muito q aprender. Hoje, com quase 50 anos de estrada e alguns tombos, ainda me arrepia quando um camarada aqui em Foz, acelera a rdzinha dele... Naqueles bons tempos, ou vc sabia andar forte, aou ficava sentado vendo os "pegas" no velho Interlagos... Parabens por todo esse relato...isso devia fazer parte de todo aprendisado de pilotagem.
nome = Andre Troiano
email = andrextroi@hotmail.com


São muito lindas ! Sou fã de Yamaha !
nome = Patrocinio
email = pubado@hotmail


elas são muito antigas ,mas são muito legais
nome = jeferson dos santos lima
email =
jsantoslima@hotmail.com


Cara; Meus parabéns!!!!!!! Você conseguiu arremeter-me a um passado no motociclismo internacional que pouquíssimos aqui no Brasil sequer ouviram falar; lembrei de toda a minha adolescência. Quase tive um ataque cardíaco. “Os sonhos mudam, Mas não envelhecem”. Um forte abraço,
nome = Claudio Antonio de Abreu
email =
claudioadamesh@terra.com.br


Muito boa a reportagem, mas...Alguém por aqui já teve uma RD350 com ignição MOTOPLAT, que eleva o giro para 18000RPM???Bom, vou deixar que imaginem o "brinquedinho" que montei para "brincar" com os monstrinhos da nova geração que vemos por aí com ronco parecendo pastor alemão véio...rsrsrs Não achei nada para acelerar junto...só isso...
nome = Markovick Schiawinatto Deutchinsk
email =
markos9772@hotmail.com                                            25/04/2011


vellas muy bellas
nome = luis mollons
email =
varonrojo3000@hotmail.com                                                14/12/2011


Parabéns pela matéria, gostaria de ver nosso piloto de Ararquara, Renan Alves, pilotando uma desta.
nome = claudemir destefano bombarda
email =
bombarda@fcfar.unesp.br                                                            23/12/2011


Já imaginaram colocar faróis num bicho desses e homologa-la para as ruas? Uau!!
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email =
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com                                                23/02/2012


uma 750 a 2 tempos ai meu deus dame uma dessas para mim
nome = pereira
email =
jpcp16@gmail.com                                                    02/04/2012


Bom, creio ter vivenciado o auge do motociclismo no Brasil nos anos 70 e 80, eu com meus 15 anos, apaixonado pelas historias do Jacaré e de pilotos renomados da época. Mas o que me lembro bem é em uma das etapas da Taça Centauro em Interlagos organizadas pelo ilustre amigo Sr. Eloy, onde vi o Adú Celso dar a volta de apresentação e alinhar, desceu da moto uma TZ 350, creio a mesma citada desta matéria, e jogou algumas camisetas promocionais ao publico, isto me marcou muito além é claro de sua pilotagem limpa e de tirar o chapéu ! Que nosso deus do motociclismo tenha em seus braços este grande exemplo de esportista que levou o Brasil ao pódium como vencedor de uma etapa do mundial de motovelocidade. Valeu!!
nome = Jaime Neves dos Santos
email =
jaime.santos06@gmail.com                                21/06/2012


Nice Site! I just came back from a long holiday in beautiful Brasil. I own a TZ750 with a Nico Bakker frame and am restoring it in order to race classic demo's again. Edmar Ferreira's TZ is still on the tyracks here in Europe! Best regards, Leo Kruijmer The Netherlands
nome = Leo Kruijmer
email =
llkruijmer@hotmail.com                                05/11/2012


Excelente matéria, vivi esta época, foi impressionante o que esta máquina representou no cenário da moto-velocidade, as TZ 350 já eram um foguete, dobrar esta capacidade, foi genial, e o som dos motores então ! Por isso sou apaixonado pelas Yamahas 2T.
nome = Janes Dornelles Bordim Furlan
email =
janesfurlan@gmail.com                                    29/11/2012


Uma vez ouvi um som de carro de corrida a muitos anos atrás (30), pequei o meu carro andei, andei até econtrar. Era uma TZ 750 OW31. Nunca + esqueci aquele som de escapamentos. Qdo encontrar uma máquina desta, vou comprar.
nome = Alvaro Paganini
email =
alvaro.paganini@gmail.com                             07/01/2013


Maravilhosa!!!!Parabens!!! Essa é a super viuva negra!!! Tenho uma CB 450 DX, mas amo a RD 350. Gostaria de saber se vcs tem alguma materia sobre a CBX 1050 6cc, e a CB 900 Bol DOR ou CB 400 Four. Obrigado!! Abraços!!!
nome = Rodrigo Tabet
email =
Tabet.Tabet@ig.com.br   

Rodrigo, veja na Página Principal, o Álbum dos Test-Drives.
Ricardo Pupo                                                                                03/04/2013


ótima essa matéria muito show mesmo ainda mais aos apaixonados por YAMAHA parabens
nome = Paulo Camargo
email =
paulocomprasmt@gmail.com                         03/11/2015


Linda matéria!!!! Sou fã das motos Yamaha!!! Quem dera pudesse pilotar uma dessas
nome = Rafael
email =
Rwtornearia@gmail.com                            10/02/2016