BRUNO SPAGGIARI

"O CAMPEÃO HONORIS CAUSA"

 

 

Um dos pilotos italianos mais sérios e completos, que em 31 anos de carreira demonstrou sua combatividade e coragem !

Pilotou quase que exclusivamente para a Ducati, mas com pequenas passagens pela Benelli e pela MV Agusta.

Sua brilhante carreira, nem sempre tão vitoriosa, fez com que os italianos lhe dessem um título mundial honoris causa, como reconhecimento de suas virtudes como homem e piloto !


Bruno Spaggiari nasceu em 11 de janeiro de 1933, em Reggio Emilia, na Itália.

Em abril de 1953, quando trabalhava como mecânico numa oficina em Reggio, Bruno disputa sua primeira corrida, no Troféu Gianferrari, com uma Gitan 125 Sport, 2 tempos, "emprestada" de um cliente. Não termina a prova por quebra da moto (que teria que arrumar rapidamente para devolvê-la ao dono !)

Em julho, disputa uma etapa do Giro da Itália, de Vezzano a Casina, com a mesma moto (desta vez cedida mesmo !), mas tem novo abandono, só que desta vez estava liderando a prova !


Spaggiari no Gira da Itália - 1953
Gitan 125

Em 1954, agora com uma Gitan 175, 4 tempos, preparada por ele mesmo, disputa 3 etapas do Giro da Itália, sem grandes resultados, e mais uma prova no circuito de Parma, com uma Gabbiano 125, onde fica em 10º lugar.

Visando o Giro da Itália de 1955, como lançamento de uma nova moto, a Marianna 100, a Ducati organiza uma prova com cerca de 200 jovens aspirantes a pilotos. Bruno é um deles e é um dos 6 escolhidos pela Ducati para disputar a final em Monza na semana seguinte.

Porém, Bruno responde que não poderia ir participar por não ter condições financeiras. O próprio engenheiro Taglioni, da Ducati, libera uma verba para a viagem e estadia do jovem Bruno.

Assim Bruno vai a Monza, vence a disputa e é incluído na equipe de pilotos da Ducati, iniciando assim sua carreira !

E no Giro da Itália desse ano, Bruno se classifica em 4º lugar, na categoria 100 cc ! E vence também uma prova no circuito de Cosenza, com a Ducati 100 ! É também o 4º colocado no campeonato Itlainao de Juniores. Um bom ano!

Spaggiari com sua Ducati 100 no Giro da Itália -1955

Em 1956, vence 2 etapas do Giro da Itália, ficando em 3º no final. No campeonato Italiano Juniores, fica em 7º na 100 cc, e em 28º na 125 cc.

Em 1957, Bruno começa a mostrar sua versatilidade, vencendo provas de estrada (Giro da Itália), em circuitos de velocidade (campeonato Italiano), e em provas de longa duração, como as 24 Horas de Montjuich, que participa em dupla com Alberto Gandossi.

No campeonato Italiano, fica com o vice na categoria 125 cc !


Spaggiari no circuito de Macerata, em 1957, prova que venceu com sua Ducati 125. Na foto está com o preparador Ruggero Mazza, que mais tarde passaria para a MV Agusta

Promovido a Senior em 1958, agora seus adversários serão nomes como Ubialli e Provini !

E mais uma vez Bruno mostraria sua coragem e versatilidade. Em junho, no circuito de rua de Alessandria, sua Ducati desmo estava andando forte, mas Bruno acaba caindo ... e quebra uma clavícula ! Mesmo assim, levanta, monta na moto e vence a prova, derrotando Ubialli e Provini com as poderosas MV Agusta !


Momento do tombo !

 


Terminada a corrida, vitória e muita dor !

O acidente lhe compromete o restante da temporada, mas suas vitórias já lhe haviam garantido por antecipação o título do campeonato Italiano de Senior, na categoria 125 !

E sua estréia no Mundial de velocidade, que ocorreria na última etapa do ano, não poderia ser melhor, com uma vitória no GP de Ímola, na 125 !!


Spaggiari no alto do pódio
GP da Itália - 1958

Em 1959, Bruno se concentra no Mundial, mas seu melhor resultado é um 2º lugar no GP da Holanda, atrás de Ubialli de MV Agusta, que seria novamente campeão, mas a frente de Hailwood, com a potente Honda. A Ducati freou o desenvolvimento de sua 125, deixando Bruno sem equipamento a altura de seus adversários.


Tourist Trophy -1959 - Bruno iria abandonar por quebra

Em 1960, Bruno recebe duas propostas. Da MZ e da MV Agusta, o qual aceita e vai ser o companheiro de equipe de Ubialli, ocupando o lugar de Provini, que vai para a Moto Morini.

A convivência é "civilizada", mas inevitavelmente tensa. Porém, a prova de profissionalismo de Bruno veio no GP de Monza. As duas MV, de Bruno e Ubialli, vinham disputando ferozmente com a MZ 2 tempos de Degner.


Spaggiari (6), Ubialli (2), Gandossi (8) e Degner (14), entrando na parabólica em Monza, nas primeiras voltas do GP - 1960

Na volta final, com os três colados, Bruno consegue uma manobra arriscada, e controvertida, fazendo com que Degner perca seu traçado, indo parar no outro lado da pista ... Ubilalli vence, com 2 décimos sobre Bruno, e 4 décimos sobre Degner !


Que chegada ! Notem Degner no lado esquerdo, com Ubialli vencendo e Spaggiari chegando colado ! 
Monza - 1960

Ubialli é novamente campeão, e Bruno fica em 4º no Mundial.

Mesmo sendo considerado um gênio pelo Conde Agusta, por esse gesto, Bruno troca de equipe e vai para a Benelli, disputar a temporada de 1961 na categoria 250 cc.

Mas a Benelli monocilindrica, não consegue fazer frente às poderosas Honda de 4 cilindros e Bruno amarga maus resultados.

É uma fraca temporada, sem nenhuma vitória e ainda um grande tombo no GP da Holanda que lhe causou uma comoção cerebral, sem sequelas ! Foi realmente um erro a troca pela Benelli !

Apesar de algumas trocas de marca, Bruno sempre se manteve  vinculado à Ducati, tanto que em 1962 aceita o convite da Mototrans, filial espanhola, da marca italiana.

Participa de uma temporada de provas promocionais na Espanha, vencendo em Madrid, Bilbao, Valladolid e La Coruña, com a Ducati 125.

Em 1963, com o novo modelo 125 desmo, disputou magníficas provas na Itália, chamando a atenção novamente do Conde Agusta.

Em 1964, a MV Agusta lhe oferece novamente uma 125 e uma 250, mas apenas para disputar o campeonato Italiano ... Bruno aceita e não deixa por menos ... é o campeão Italiano novamente, na 125 !


Bruno no circuito Cesenático, com a MV 250 bicilindrica.
1964

Em 1965, Bruno volta para a marca de sua estréia, a Ducati, de onde nunca mais sairá como piloto !

Agora, pilotando nas categorias 250, 350, e 500, em provas diversas, nos anos seguintes Bruno conquista muitas vitórias, mas nenhum título importante. Seu principal papel na equipe era o de desenvolver as motos.


Spaggiari de Ducati 450 monocilindrica, literalmente voando no circuito de Cesenático - 1968



Circuito Cesenático, 1969 - Spaggiari (9), de Ducati 35, seguido de Bergamoni (6), de Aermacchi, Pasolini (2), de Benelli e Agostini (1) de MV Agusta.

 


Prova disputada em Ímola em 1970. Eram motos de série, e Spaggiari pilota uma Ducati 450. chegou em terceiro, atrás de Ermano Giuliano e Antonio Vinci, ambos de Norton Commando 750

Em 1971, com a nova Ducati 500 bicilindrica em V, Bruno tem excelentes desempenhos e as vitórias só não aparecem pois a moto ainda não é confiável e quebra muitas vezes ! Mas Agostini e Phill Read tem muito trabalho para andar junto com Bruno !


Circuito Cesenático - 1971. Com a Ducati 500, perseguido de perto por Agostini !

Em 1972, a Ducati prepara uma 750, derivada de sua 750 SS, para a nova prova do calendário mundial, as 200 Milhas de Ímola (veja matéria ) e inscreve Bruno Spaggiari e o inglês Paul Smart.

Depois de um sensacional duelo centímetro a centímetro com Smart, na última volta, a moto de Bruno começa a falhar, e ... pára, sem uma gota de combustível !


A bela briga entre Paul Smart (16) e Bruno Spaggiari (9) ... o inglês supera o italiano !!

Uma vitória seria uma consagração na carreira desse piloto batalhador, então com 39 anos !

No GP de monza, válido pelo Mundial das 500, Bruno fica com o segundo posto, atrás do campeão Giacomo Agostini.

No ano seguinte, em 1973, só disputaria uma prova.

Aas 200 Milhas de Ímola, agora disputada em 2 baterias, e Bruno, fazendo o possível e o impossível, fica em segundo novamente, perdendo para a poderosa TZ 350 pilotada pelo incrível Jarno Saarinen !

Em 1974, tenta novamente a conquista das sonhadas 200 Milhas de Ímola, que todo piloto italiano deseja vencer !

Porém novamente não é Bruno quem vence e sim seu rival, Giacomo Agostini, para delírio da fanática torcida italiana !

E no Troféu Intercontinental, que é disputado entre as baterias das 200 Milhas, Bruno fica em 3º lugar, atrás de Phill Read, de MV e Roberto Gallina, de Yamaha.

Seria sua última prova, seu último pódio.


Em sua última prova, Spaggiari (12) vem com sua Ducati !
200 Milhas de Ímola - 1974 

Com 41 anos, Bruno sente que está na hora de parar com as competições.

Atualmente, Bruno vive com sua família numa bela casa nos arredores sua cidade natal, Reggio Emilia, onde tem uma concessionária da Fiat automóveis.

Na sua vitoriosa carreira, Bruno pilotou quase todas as cilindradas e tipos de provas.

Foram quase 200 provas disputadas, com 92 pódios,  dois títulos Italianos e uma vitória em GP do Mundial.

Uma vida dedicada ao motociclismo, onde o fascínio da marca Ducati o cativou, e que poderia ter sido coroada com um título mundial se a sorte o favorecesse !

BRUNO SPAGGIARI

" O CAMPEÃO HONORIS CAUSA"


Por Ricardo Pupo
Abril / 2005

Fontes: Moto Report; Revista Motociclismo d´Epoca, ano 10, nº 6, e Encyclopaedia of Motorcycle Sport.


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Comentários:


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Comentário dos Internautas:


Esta é a melhor parte do site. É muito bom conhecer os campeões de motociclismo de velocidade lá de fora e saber o quanto estamos atrasados em matéria de competições.
Kleber Klein
(siacadastral@uol.com.br) Sexta Feira, 1 de Abril de 2005, às 11:31:39


Esse mundo teve cada piloto...
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Quarta Feira, 6 de Abril de 2005, às 17:36:12


Parabens Bruno
ivandejesus
(ivandejesus51@ibest.com.br) Sábado, 9 de Abril de 2005, às 10:06:37


FANTASTICO BRUNO
KACIARO
(kaciarok@yahoo.it) Quinta Feira, 22 de Setembro de 2005, às 05:46:55


I am great supporter from motorbike racing and collect autographs from riders.can you help wich adress from bruno spaggiari and guiliano ermano? regards  waltraud
Blocher
(zug1231@web.de) Quarta Feira, 28 de Junho de 2006, às 06:45:08

N.R. - Sorry, but we don´t have this e-mails adress.