ASSIM NASCEU A ...

MOTOVOLKS 1500

"O PROJETO AMAZONAS"


- Motores Volkswagen são usados até em enceradeiras domésticas ... então porque não usá-los para fazer uma moto andar ?

"... Eu tinha uma Harley e um Fusca. Todas as vezes que eu saía de Harley sempre ocorriam pequenos problemas: Você sabe como é, quebrava uma corrente, descarregava a bateria, etc... e sempre quem ia como socorro era o meu fusquinha. Aí eu pensei, VOU COLOCAR O MOTOR DO FUSCA NA HARLEY.... Ele nunca quebra!!!..."

Assim, Luiz Antonio Gomide explica, em parte, como chegou a uma moto enorme, misto de Harley e Indian, com motor de Volks 1500 cc.

A "invenção" é de Luiz em parceria com seu amigo José Carlos Biston.

Os mecânicos de 28 e 29 anos, respectivamente, gastaram mais de um ano, atravessando várias noites, tentando soluções simples e também complicadas, com o pouco ferramental que dispunham, para fazer a Motovolks 1500 !

Da genialidade e simplicidade da dupla, nasceu um dos mairoes mitos do motociclismo brasileiro, até hoje cultuado nos inúmeros encontros por esse Brasil afora !


Luiz Antonio Gomide e José Carlos Biston
Criadores e Criatura !


COMO FOI CONSTRUÍDA

O começo do projeto foi no início de 1976 e a primeira Motovolks ficou  pronta em início de 1977.

Partindo de um quadro de Indian 1200 (anos 50), com pedaços de quadros de Harley, e a parte inferior totalmente refeita com tubos de aço sem costura para a adaptação da nova mecânica, Luiz Antonio e José Carlos, conseguiram fazer uma moto "na raça".

Apesar das condições pouco favoráveis, como, pouco tempo disponível, ferramental inadequado, falta de verbas, e outros tropeços, a moto andou e foi aprovada em todos os testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT), necessários para o emplacamento na categoria especial.

E, segundo Luiz, a moto já rodou mais de 100 mil quilômetros, sem necessidade de nenhuma manutenção especial, a não ser troca de velas, óleo e regulagens periódicas.

O motor recebeu algumas modificações. O dínamo foi rebaixado, a lataria do motor, por causa da ventoinha, foi reduzida em suas dimensões, o virabrequim, bielas e volante foram balanceados, com o volante do motor sendo aliviado para diminuir o efeito giroscópico (tendência da moto inclinar-se no sentido contrário à rotação do motor nas acelerações, como nas BMW. Este fenômeno ocorre em motos de virabrequim girando no sentido longitudinal).


O motor de "fusca" 1500 adaptado no quadro

Além disso, foram colocados dois carburadores Solex 32, e um radiador de óleo com maior capacidade de refrigeração.

O sistema elétrico foi mantido 12V, tornando-se superdimensionado para o consumo elétrico da moto. A bateria também é de automóvel.


Carburador e filtro de ar bem salientes

O câmbio de VW foi o que recebeu maior número de modificações: foi necessário colocar um novo sistema de mudança de marchas, externo, bastante elaborado, para passar o sistema de manual por alavanca, para o pedal esquerdo. Foi praticamente eliminada a caixa satélite, e fechada com uma tampa especial, a saída do semi-eixo direito. Uma alavanca colocada à esquerda do câmbio aciona a marcha ré.

A suspensão traseira recebeu duas molas auxiliares, paralelas às originais, e a dianteira, dois amortecedores (usados na direção do VW) foram colocados paralelamente aos telescópios dianteiros.


Detalhe da suspensão dianteira

A parte estética foi marcada pelo tanque estilo "caixão", feito com pedaços de chapa plana, com capacidade para 25 litros, e alças de caixão, completando o clima macabro.


O tanque !

O banco foi confeccionado em degrau, com santoantonio, também "fabricados" pelos mecânicos.

O painel, totalmente adaptado, pertencia a um Simca Esplanada, e por enquanto tem apenas função estética, pois não funciona.


A Motovolks 1977


A MOTO RODANDO

O uso da mecânica automobilística permitiu manter a partida elétrica, com o motor de arranque do "fusca". Não há partida com pedal.

O câmbio é de 4 machas e a marcha ré é muito útil, para tirar a moto de situações como a roda dianteira encostada na guia. São aproximadamente 330 kg para manejar ... haja "braço" !

A moto rodando tem comportamento semelhante às Harley mas o conhecido ronco do motor VW não deixa esquecer que é a Motovolks.

Pelo fato de selim ser bastante baixo para quem pilota, o centro de gravidade estar situado na linha dos eixos,  e com a distribuição do conjunto mecânico, a moto é bem estável e com bom equilíbrio. Como o motor é de baixa rotação (e superdimensionado), é possível sair em 2ª marcha tranquilamente.


Primeiros passos !


Já mais a vontade ...

O único problema apresentado é um pouco de vibração, que segundo seus criadores é causada pelas rodas que estão desalinhadas e desbalanceadas.

A embreagem, dura de acionar (foi mantido o sistema do VW, com "chapéu chinês"), já tem uma solução pronta: terá acionamento hidráulico.

Esse exemplar é de certa forma, um modelo experimental, pois já existem mais três Motovolks na "linha de montagem" e vários aperfeiçoamentos estão sendo incluídos na sua construção.

O motor de 55 HP, com muito torque em baixas rotações deixa a moto com aptidões para estradas e longas viagens.

Conduzir em trânsito intenso é relativamente cansativo, pelo seu peso e dimensões (distância entre eixos de 1600 mm).

O seu consumo é de aproximadamente 18 km/l na cidade e de 23 km/l na estrada, usando mistura de gasolina azul e comum meio a meio.

Apesar de não ter o velocímetro ainda não funcionando, a Motovolks, acompanhando um carro, chegou aos 170 km/h, de velocímetro (do carro !).

A estabilidade está bastante relacionada com o peso da moto e a aderência dos penus, pois sua suspensão, com a roda traseira montada diretamente nos amortecedores, e bandeja fixa, não é nada eficiente.

Os freios são bastante eficientes. Dois discos de freio do Corcel na dianteira e um na traseira, com pinças de Variant. Na traseira, foi usado o cilindro mestre do fusca e na dianteira o manete e o cilindro de motos Yamaha.

Os pneus são de Harley, 560 X 16, nacionais.


Domando a "Motossauro" !


AS PRÓXIMAS MOTOS

Depois da construção desta moto, Luiz Antonio e José Carlos se instalaram em uma oficina maior e estão fazendo mais 3 Motovolks.

As novas motos terão algumas soluções mecânicas em relação à primeira, e diversos componentes, que foram mantidos originais da Harley e da Indian, serão feitos pelos próprios mecânicos, entre eles a suspensão dianteira com todos os elementos e as rodas, que serão de aço em estilo "palito".

O freios a disco continuarão do Corcel, mas as pinças serão do Chevette.

A distância entre eixos foi diminuída em 50 mm, e a parte estética será mais elaborada, pois na primeira moto construída não houve muita preocupação com aparência, sendo mais valorizadas as soluções técnicas.

Uma das novas motos já está encomendada, e além do tanque no tétrico estilo caixão, terá seu assento imitando uma sela de cavalo, a pedido de seu futuro dono ... gosto não se discute !


A AMAZONAS 1500

1978

Depois da publicação do trabalho inicial de Luiz Antonio Gomides e José Carlos Biston na revista Duas Rodas (nº 25, de junho/julho 1977), a Auto Importadora Ferreira Rodrigues, uma empresa de autopeças, se interessou pela moto e resolveu apoiar o projeto, para que a Motovolks 1500 se tornasse comercialmente viável.

O projeto tem o nome de Moto Amazonas e é coerente com o veículo: grande e brasileiro !

O projeto básico é o da Motovolks, mas com um misto de soluções industriais e artesanais.

Com melhores condições financeiras, de trabalho e logística, Luiz, agora auxiliado por vários mecânicos, conseguiu melhorar bastante o acabamento da moto, tornar a estética e a mecânica bem mais integradas, concluir o desenvolvimento da parte elétrica e evoluir as soluções mecânicas.


1º protótipo da Amazonas 1500


O ESTILO

O design escolhido, com paralamas, tanque, bolsas laterais, cúpula de farol e instrumentos, de fibra, farol retangular e motor totalmente carenado, mostram as tendências mais atuais.

O estilo é bem diferente da primeira Motovolks, e os resultados estéticos são mais coerentes com o porte enorme da moto. O visual grandioso foi necessário, em parte, pelo grande número de componentes automobilísticos usados na amazonas, a maioria da própria linha VW, como o painel, com contagiros, velocimetro, e luzes indicadoras, botões de comandos elétricos do Passat, cilindros e pinças de freio, amortecedores e outros veículos, como farol do caminhão Mercedes-Benz, discos do Corcel, e outros.

Vários elementos vem da linha motociclstíca mesmo, como os piscas, lanterna traseira, manetes, etc.

E muitos itens criados e desenvolvidos especialmente para a Amazonas, como os comandos de guidão, entre outros.


A MECÂNICA

A parte elétrica, em relação à primeira Motovolks foi bastante aperfeiçoada, chegando à sofisticação, com recursos como várias luzes indicativas no painel, e até luz de ré, quando a marcha é engatada.

A parte mecânica foi a que mais teve modificações.

O sistema de refrigeração, com a carenagem de motor, tem agora uma pequena ventoinha plástica, além da refrigeração direcionada (forçada) pelas aberturas da carenagem.

O câmbio teve seu acionamento modificado, com novo trambulador do lado esquerdo e a corrente de transmissão do lado direito. As marchas estão mais fáceis de engatar, mas o acionamento do pedal ainda é um pouco duro.

O quadro e as suspensões são de fabricação própria, o sistema de suspensão dianteiro é telescópico, com molas externas, e a traseira tem curso sobre o eixo vertical, com molas e amortecedores, da Kombi, externos. Esse tipo de suspensão traseira é semelhante à usada em grandes cilindradas da década de 50, um sistema ultrapassado, que absorve pouco as ondulações da pista.

Para compensar a dureza das suspensões, um amortecedor com mola acoplada foi colocado sob o selim, que nessa versão pré-série tem uma espuma pouco densa.

A moto foi "emagrecida", mas mesmo assim tem um peso de 257 kg.


Seu lançamento oficial deverá ocorrer até o final de 1978.

A capacidade de produção da AME, Amazonas Motocicletas Especiais, deverá ser de 20 unidades mensais, coerente com as possibilidades de mercado...

Afinal, são 155 mil cruzeiros (o equivalente a 5 Hondas CG 125 Zero Km) !!


Quem puder que compre uma !!


É nacional, de grande cilindrada, grande porte e de fácil manutenção... esse é o maior apelo da maior moto do mundo ... a incrível, carismática, e nossa ...

AMAZONAS 1500


A história da Amazonas, obviamente, não pára por aí ... é muito rica e cheia de detalhes. Iremos, numa próxima etapa, narrar a saga deste mito, com direito inclusive a um Test Drive completo. Aguardem ...

 

Veja a história da Amazonas - clique aqui

 

FICHA TÉCNICA
clique aqui

 


Por Ricardo Pupo
Fonte: Revista Duas Rodas Motociclismo nº 25, nº 38, e nº 39
Piloto: Josias Silveira
Fotos:  Motovolks - Sérgio Oreggia
Amazonas - Mário Bock


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



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Comentário dos Internautas:


muito bom ver resgatada a história deste ícone pois foi vendida até nos eua e japão com exito, pena que acabou, foi grande lieralmente em todos os sentidos

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Quinta Feira, 31 de Julho de 2008, às 20:00:32


Parabéns pela matéria! Esse é a marca registrada do nosso povo: Criatividade com pouco recurso e muita força de vontade para "fazer as coisas acontecerem"
Daí nasceu um verdadeiro mito!

nome: Rocco Belforte
(exter_6@hotmail.com) Sexta Feira, 1 de Agosto de 2008, às 09:25:49


Sensacional! Eu ainda guardo revistas com a reportagem sobre ela. As últimas Amazonas então, eram lindíssimas! Pena não quererem fabricá-la novamente, teria fila de espera.

nome: Tabajara Aparecido Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Domingo, 3 de Agosto de 2008, às 15:28:45


ótima reportagem, conta de forma bem detalhada o início da maior motocicleta produzida em território brasileiro demonstrando a criatividade desses dois cidadãos. deixo aqui uma sugestão, já que criaram esta moto, amazonas, kahena, etc, por que não criam uma moto com essa mecânica com estilo trail para ser uma espécie de "bmw gs 1200 adventure nacional", imaginem seria uma boa isso até sugiro um nome "Pantanal".

nome: Fernando Sandoval
(fersandmir@bol.com.br) Quinta Feira, 7 de Agosto de 2008, às 01:38:50


Para quem se interessar mais, veja neste link enviado pelo meu irmão: http://www.ameamazonas.com.br/

Um abraço a todos!

nome: Ricardo Macagnan
(ricardo_macagnan@oi.com.br) Terça Feira, 12 de Agosto de 2008, às 10:08:59


procuro por uma dessas a fim de restaurar do meu gosto

nome: mario ribeiro
(marioestradeiro.jr@bol.com.br) Terça Feira, 12 de Agosto de 2008, às 14:13:41


Saudoso Luizão tomamos muitas juntos.
Uma vez contou que indo para uma festa encontrou um cachorro recem atropelado colocou o cão no side car e foi, lá pelas tantas todos já haviam ido dormir ele limpou o animal e deixou próximo a churrasqueira no outro dia quando acordou so haviam os ossos.

nome: Haroldo Gonçalves
(nortonhjg@yahoo.com.br) Terça Feira, 19 de Agosto de 2008, às 07:01:46


Muito boa tarde.
Procuro mais informações tecnicas ( preferencialmente com fotos e medidas) do trambulador e as engrenagens da caixa de marcha da amazonas. E parabéns pela matéria.

nome: Rafael Netto
(rafanetto@hotmail.com) Quarta Feira, 20 de Agosto de 2008, às 14:07:16


OLÁ, MEUS AMIGOS. ADOREI ESSA MATÉRIA,QUE VEM DE ENCONTRO AO MEU INTERESSE, PORQUE PRETENDO FAZER UMA MOTO ASSIM. ESSA MATÉRIA ME DEU NOVO ÂNIMO. SALVEI ALGUMAS FOTOS E TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE CONSEGUIREI EMPLACÁ-LA. ABRAÇOS DO PIRATA.

nome: EDUARDO
(PIRATAHOTBIKE@GMAIL.COM) Quarta Feira, 27 de Agosto de 2008, às 22:10:20


Bela matéria, muito bom rever essa história. Não é da minha época mas admiro muito essa moto.

nome: Odair José
(odairsouza5@hotmail.com) Terça Feira, 2 de Setembro de 2008, às 13:33:26


Belissima materia. Estou projetando uma moto com motor boxe da kombi, mas esbarrei com um probleminha, eu nunca vi um trambulador de marcha, gostaria de saber onde posso encontrar alguma coisa que fale sobre isso, se alguem puder me ajudar ficarei grato.
nome = Rdar (marco)
email =
marco_antoniobh@yahoo.com.br


muito boa essa reportagem, tenho uma Amazonas há 13 anos, não dá manutenção como deveria, é robusta, na estrada não tem pra ninguem, gostei da invenção do meu amigo Luisão, hoje fabrico minhas próprias motocicletas, fiz uma recentemente, com motor do Gurgel BR 800, diferente, pneus mais largos, um pouco mais curta, mais leve, e o melhor, mais econômica, daria até pra sair em serie, deixo aqui um forte abraço a todos proprietarios de moto Amazonas, forte abraço!!!
nome = 100terra
email = pele.100terra@hotmail.com


Pôrra... deu vontade de chorar. Essa moto era muito fera...
nome = Rangel
email = rangelviotti@hotmail.com


sou fan destas moto
nome = hamilton curitiba
email =
hiltomjs@hotmail


gostaria de saber com detalhes como foi construida ?como montar cambio? e sistema de pedais,trambuladores..obrigado...
nome = fabricio
email =
fabriciopdg@terra.com


parabens pela matéria, excelente, sou louco por fuscas, gostaria muito de possuir uma Amazonas, mas infelizmente não posso compra-la, quem tiver informações de como foi feito esta moto ficaria agradecido de me informar sobre como posso montar uma Amazonas.
nome = gilson prado
email = gil_gil1963@hotmail.com


FICO MUITO FELIZ EM TER PARTICIPADO NA FABRICAÇÃO, NA INDUSTRIA "IMBRAVE", DOS COMPONENTES EM FIBRA DE VIDRO DESSE MITO BRASILEIRO. HOJE PRECISO DE ALGUEM QUE ME INFORME COMO ERA O TRAMBULADOR DESSA MAQUINA PARA ACIONA-LO SEQUENCIALMENTE COM O PÉ. GRATO
nome = MARCO POSTIGO
email = macpostigo@gmail.com


ONDE CONSIGO O ESQUEMA FEITO PARA O TRAMBULADOR ACIONADO SEQUENCIALMENTE NO PÉ (adaptação num triciclo para deficiente fisico) GRATO
nome = MARCO POSTIGO
email = macpostigo@gmail.com


gostaria de saber a quantidade do oleo da bengala da amazonas 1600 cc
nome = josue rodrigues
email = josue1953@yahoo.com.br


SOU SUSPEITO A FALAR BEM DELA PORQUE TENHO UMA 1986, NÃO É PARA QUALQUER UM QUE SAIBA PILOTAR ELA, MAS É MUITO EMOCIONANTE, A MINHA ESTAVA ESCRITO NO PAINEL: "VONTADE DE MUITOS, OPORTUNIDADE DE ALGUNS E CORAGEM DE POUCOS". ELA ERA DA POLICIA FEDERAL. MAS NÃO ESTOU MAIS VIAJANDO COM ELA, ESTOU COM PROBLEMA NO FÊMUR, PRECISO COMPRAR UM SIDECAR DELA OU SE ALGUEM TIVER E POSSA ME ENVIAR O MODELO PARA FAZER UM ,VOU FICAR MUITO AGRADECIDO, TENHO ORKUT SOAMAZONAS1600@HOTMAIL.COM  BLZ...
nome = KIKO
email = kikocapitao@hotmail.com                                            29/07/2011


parabens boa reportagen semple achei essa moto encantadora se aparece uma para troca mesmo que seja a mas antiga eu trocaria com minha CB.400 ano 1983 com documentos em ordem
nome = Juan
email = juangonsales35@hotmail.com                                        21/11/2011


PARABENS
nome = PREXECA - ABUTRES
email = miguel@abccook.com.br                                            21/12/2011


Tenho um fusca 1980 q não uso e gostaria de fabricar uma moto, onde consigo um projeto completo para a fabricação, fico no aguardo, obrigado.
nome = Evandro Debarba
email = mezengadebarba@hotmail.com                                        17/01/2012


OLÁ AMIGOS MOTOCICLISTAS,ESSA MATÉRIA É UM PIPOCO, TENHO UMA AMAZONAS 1600 ANO 95 É UMA MÁQUINA, PRIMEIRA DE LUXO QUEM TEM INTENÇÃO DE ADQUIRIR UMA VÁ EM FRENTE NÃO VAI SE ARREPENDER, ABRAÇOS....
nome = INOCENCIO...
email = INOCENCIO.2007@HOTMAIL.COM                        27/02/2012


gostaria de saber muito mais, muito mais mesmo, valeu !
nome = samuel silva
email = kcellcelulares@hotmail.com                                13/03/2012


ACABEI DE PEGAR UMA 85/85, HOJE AZUL, POIS ERA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA, EM FLORIANÓPOLIS. UM CARA ( VIROU AMIGO ), DE MAUÁ COMPROU, NÃO SE DEU BEM COM ELA, CREIO QUE DEVIDO AO PESO DA MOTO, E ACABEI ABRAÇANDO A MOTO. FIQUEI CONTENTE, POIS ESTAVA A QUASE 20 ANOS ESPERANDO O MOMENTO CERTO PARA COMPRA-LA. TEM ALGUMAS COISAS PRA FAZER, MAS ISSO É O DE MENOS. A RÉ DELA ENTRA QUE NEM MANTEIGA, PRECISO ME ACOSTUMAR APENAS COM A ENTRADA DAS MARCHAS, POIS PELO QUE ME PARECEU, EXISTE UM "TEMPO CERTO", PARA ENGATA-LA. ONDE PASSEI COM ELA, TODOS OLHAM. COMÉDIA.
nome = FÁBIO DE O. ANGELO
email = fabio_oa@hotmail.com                                    22/03/2012


Verdadeiramente,é uma super moto,que deveria continuar sendo fabricada.
nome = franklin silva gomes
email = fsgrobotica@hotmail.com                                09/04/2012


Já tive 4 Amazonas e hoje possuo a Amazonas chassis 002, super nova, toda original, rabo duro
nome = junior 02
email = samiljr@terra.com.br                                    25/06/2012


Parabéns pela reportagem... Há uns vinte anos me ofereceram uma 0 km, mas não tinha os pilas... mas dentro de um a dois meses terei a grana, e olha, tenho 71 anos, mas sonho é sonho. Abs.
nome = Constante Andreazza
email = constanteandreazza@hotmail.com            16/10/2012


Me lembro quando o Zé Carlos Bistom, foi com a sua Amazonas toda revestiva em couro, e era aniversário da cidade de Cambará-PR, na véspera do evento isolaram a avenida com uma corda atravessando, e veio o Zé Carlos e ficou na corda e a moto percorreu quase que uns 80 metros sozinha antes de cair. Me lembro como fosse hoje ...
nome = Osvalte
email = osvalte@guabi.com.br                        21/12/2012


EU LEMBRO QUANDO ERAM MONTADAS LA NA PENHA, E TAMBEM TIVE O PRAZER E CONHECER PESSOALMENTE O LUIZÃO, TODA VEZ QUE ME VIA TIRAVA O MAIOR SARRO DE MIM POR CAUSA DO MEU TAMANHO (BAIXINHO) KEKEKEKEKE
nome = TARCISIO FILHO
email = tarcisinho60@hotmail.com                        21/01/2013


ESTOU PROCURANDO UM SIDE-CAR DA AMAZONAS 1600
nome = KIKO
email = kikocapitao@hotmail.com                            28/01/2013


são de primeira
nome = marcos clemente
email = mmmpacman@hotmail.com                                22/07/2013


Estou precisando comprar algumas peças para a minha amazonas, que, tiver algum contato de um revendedor, segue email.
nome = Marcelo
email = geracaooitenta@hotmail.com                        22/07/2103


Estou adquirindo uma moto " KAHENA " com " SIDE CAR " Liiiindaaa e está TODA original. Que eu dou VALOR na ORIGINALIDADE ! Ok ?! Que é MAIS + MAIS EVOLUIDA que a Moto Amazonas, sendo Moto KAHENA + Mais + COMPACTA, e SEM o problema da corrente da Moto Amazonas. Já neste modelo da KAHENA é TIPO de EIXO CARDAN do Cambio do Fusca. Estou neste E-Mail para contato, AMIGOS. Onde sou o " Presidente " do Nosso CLUBE que são os carrinhos feitos pela " DACON " aqui em São Paulo. Caso voce tenha um NICK PAG DACON ou MINI DACON 828 original, entre em contato com o CLUBE para nós cadastra-lo no site do Clube. Ok Amigos ?! ABRAÇO do " PIMENTA " de São Paulo !
nome = " Pimenta " Presidente " do CLUBE Nick Pag Dacon do Brasil e MiNi Dacon 828
email = Clube.Nick.Pag.Dacon.Br@Gmail.Com                                                                            05/08/2013


a melhor moto ja fabricada, fabrico triciclos em minha casa me sou fã da amazonas
nome = fabiano
email = fabiano.lucatto@outlook.com                                19/08/2013


bom dia!! gostei dessa relato da historia de uma lenda, gostaria de saber mais se possivel como é ou era feita o acoplamento do motr volks no quadro da motocicleta. Motivo pelo qual solicito isto é: sou estudante de engenharia mecanica estou querendo motor uma motocicleta neste estilo, gosto mto de modelos antigos e sempre quis ter uma assim, mas como a compra e meio complicada resolvi fazer uma ao meio estilo porem preciso de ajuda se o senhores puderem e estiverem disposto a me ajudar agradeço deste ja. at. Edson Machado
nome = Edson Machado
email = edson.machado@tirolez.com.br                    21/10/2013


linda a historia desta maquina que é um mito para nosso pais quem tem tem é uma diva chama a atenção por onde passa.
nome = carlos
email = metralhamotos@hotmail.com                25/08/2015


Muito legal tenho orgulho de ser amigo desas duas feras .
nome = sergio sabatine
email = tutumotus@hotmail.com                02/08/2016


Adoro o amazonas 1500 Se tem uma a vender me informen Por favor.
nome = Fred
email = feb@bc23.com                                             23/08/2016


tenho 3 motocicletas uma delas é a chassis 002
nome = samil
email = samiljr@terra.com.br                                23/08/2016