ANTONIO JORGE NETO

100 MILHAS DE DAYTONA
1983

A Grande Vitória !!!


Antonio Jorge Neto, o Netinho foi um grande destaque do motociclismo brasileiro no final dos anos 70 até meados dos anos 80. 

Nasceu em 5 de agosto de 1963, em Serra Negra, mas foi a cidade de Campinas que o acolheu como cidadão.

Foi campeão paulista e brasileiro das 50 cc em 1980. Foi várias vezes campeão paulista e brasileiro de motovelocidade nas categorias das 250 e 350 cc. Foi também campeão sul-americano das 350 em 1981. Participou com brilhantismo, dentro das possibilidades que teve de equipamento, de algumas temporadas do mundial de motovelocidade nas 250 cc. Hoje ele também é destaque no automobilismo, na categoria Stock Car. 

Mas seu grande trunfo foi nas 100 Milhas de Daytona, prova que é considerada uma das mais importantes do calendário mundial, conhecida como Fórmula 2 !

Vamos ver como foi !


Netinho vinha de uma temporada em 1982 no mundial das 250 cilindradas, onde havia conquistado um excelente 4º lugar no GP da Itália.

A temporada de 1983 era uma incógnita ... sem patrocínio, Netinho não sabia se iria ao mundial !

Mas para Daytona, um esquema foi montado. 

Havia em Miami, numa concessionária Yamaha, uma TZ 250 K esperando por ele !

Lá chegando, Netinho, seu pai, Jorge Antonio José, o mecânico uruguaio Jacinto Sarachú, e alguns amigos, após montar a moto,foram diretamente para uma pista particular, próxima a Daytona para treinar.


À esquerda, o pai, Jorge Antonio José, de barba, Netinho, sentado na moto, o mecânico Jacinto Sarachú e a seu lado de bigode, Pato.

Netinho estava sem correr haviam 7 meses, mas vinha cuidando da parte física.

Ao receber a moto,  Sarachú trocou o freio original dianteiro (que era simples) por um conjunto Brembo duplo, trocou as rodas por um par mais leve e deu seu toque pessoal no acerto do motor.


Trabalho de box !!

Fizeram apenas um treino leve, para Netinho "pegar o jeito" da moto e desenferrujar um pouco !

No dia seguinte, Daytona !! Speedway !!

No primeiro treino, já no Speedway, Netinho pouco aproveitou, pois a chuva interrompeu a sessão .

No dia seguinte, já com pista sêca, Netinho conseguiu um ótimo desempenho, marcando no final da reta 230,4 Km/h, fato que chamou a atenção ! 

Lá, o importante é a velocidade final atingida no retão. É com esse dado que são configuradas as posições de largada ! 

Na quinta feira, dia decisivo ! Dos 99 pilotos inscritos, "apenas" 68 conseguiram índice para a largada !

Na classificação, Netinho ficou em 12º lugar !

Dia da prova !! Sábado, 12 de março. Speedway lotado, com mais de 200 mil pessoas !

Largada !!!  

A largada é com os motores ligados ... quando a placa dos 30 segundos é levantada, todos aceleram suas motos, que são 2 tempos ! Fica uma verdadeira nuvem, onde o fiscal com a bandeira some ! Então, as queimadas de largada são inúmeras ! Foi aí que Netinho se viu, de repente, ultrapassado por um turbilhão de motos !! 


Largada ! Vejam a nuvem de fumaça logo atrás dos primeiros colocados !

Netinho fica no fim do bolo, mas vem acelerando !!!

Logo na primeira curva, que é para a esquerda, todos se posicionam para contornar fechando, e Netinho vai pela direita, ultrapassando, por fora, muitos pilotos !

Na outra curva, agora para a direita, Netinho também por fora passa mais alguns concorrentes !


Netinho (nº 346), por fora, passando a galera !

Logo em seguida, já era o 5º colocado ... e no final da primeira volta, já era o 2º colocado, atrás do americano, favoritíssimo, Jim Filice !


Netinho (nº 346) no encalço de Jim Filice (nº 17)

Netinho narra: 

"No meio da segunda volta, eu pensei: a corrida é longa, vou dar uma cozinhada nele (Filice), e nas últimas voltas eu passo"


Netinho pronto para dar o bote em Filice !!

Mas Netinho não aguentou ! E descreve:

" Há uma curva à direita, saí um pouco mais forte, emparelhei com ele, ... na retinha fomos juntos, depois há uma curva para esquerda, meio de alta velocidade, ele reduziu e eu ... passei !!! E dei umas 6 voltas sem olhar para trás, no ritmo !! "

Netinho ultrapassou Filice por fora numa curva que é contornada a 170 Km/h !!


Momentos depois da brilhante ultrapassagem !!

E foi abrindo quase que um segundo por volta !

Na 20ª volta, Netinho quebra o recorde da pista com 2' 15", com média de 163 Km/h ! O recorde anterior era do campeoníssimo Freddie Spencer !


Netinho detonando em Daytona !!

A certa altura, seu pai, e toda a equipe pediam para que Netinho maneirasse um pouco, mas ele não obedeceu, mantendo o ritmo !

O grande problema era o consumo excessivo da TZ 250 !

(leia anexo sobre o consumo de combustível)

Netinho queria saber quantas voltas faltavam, mas é proibido sinalizar dos boxes ! Apenas na última volta a direção mostra o letreiro da 25ª volta, e Netinho, só então, maneirou um pouco !

Ao receber a bandeira quadriculada Netinho nem acreditava !


Bandeira quadriculada pra Netinho !!

O público apaludiu muito e sua equipe o recebeu como um verdadeiro campeão !

A moto chegou nos boxes com pouco mais de meio litro de combustível !!

Jim Filice também de Yamaha TZ 250 ficou em segundo lugar (27 segundos atrás), e Con Law , da Irlanda do Norte, com uma Ehrlich (motor Rotax) em terceiro.


Jim Filice (Yamaha TZ 250) , 2º colocado

 


Con Law (Ehrlich - Rotax), 3º colocado. 

Netinho foi carregado nos ombros até o pódio, onde recebeu o troféu de campeão e posou para fotógrafos do mundo inteiro, além de dar inúmeras entrevistas !

E Netinho, juntamente com seu pai, num lindo gesto, dedicou essa vitória ao grande Andréa Ippolito, que havia falecido em 13 de fevereiro !


Nosso Campeão carregado com honras !!

Essa façanha, ainda inédita no motociclismo brasileiro, nos encheu de orgulho e esperanças, mas como sempre, foi um ato isolado, conseguido pelo talento individual de um jovem piloto, de apenas 19 anos !!


À esquerda, Con Law, no centro Netinho, e à direita Jim Filice

E esse dia em Daytona ficou na história, tendo como vencedores, Freddie Spencer, na Superbike, Kenny Roberts, na Fórmula 1 (200 Milhas) e ele, o nosso Antonio Jorge Neto, na Fórmula 2 (100 Milhas) !!

Sem estrutura, patrocínio ou qualquer apoio oficial, Netinho foi aos Estados Unidos e levou nossas cores ao lugar mais alto do pódio !


A festa brasileira !!!

Quando chegou ao Brasil, dias depois, Netinho foi recebido como herói, merecidamente, em Campinas, pelas autoridades e pelo povo !


O desfile da vitória !!

Parabéns Netinho !! Sua vitória foi nossa também !!

 

 

 Por Ricardo Pupo
 

Fontes: Revista Duas Rodas nº 95, Revista Quatro Rodas Moto nº 14 e Revista Motoshow nº 2

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



UAU! Divina! Parabens. Nem sei o que dizer. Que presente ganhei! O Netinho era e é o meu heroi. Tanto que sempre sonhei em ser piloto(eu so nao tinha um pai que me apoiasse) e o Netinho era o cara a ser batido. Eu sonhava no dia em que pudesse conhece-lo pessoalmente. Poxa vida, que emocao. Netinho, seus fas nao te esqueceram (nem a seu pai), e voce permanece no coracao de muitos. Se um dia voce ler isso, mesmo de mim que sou um ze ninguem, saiba que o pessoal te adora. Parabens pela materia.
Tabajara  A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 14:25:27)


O Neto foi um piloto no motociclismo simplesmente extraordinário, eu que o diga !!!
parabéns Ricardo pela matéria e um grande abraço ao Neto e sua família.
Marcelo Scaloppi
mscaloppi@aol.com  (Sábado, 3 de Maio de 2003, às 21:51:43)


Finalmente alguem resolveu dar a justa homenagem ao birlhante piloto NETINHO, nao fosse a falta de sorte e alguns acidentes ele teria sido tão grande com nosso Alex Barros, parabens pela mateira.
Milton Eller
miltoneller@ig.com.;br  (Domingo, 4 de Maio de 2003, às 12:07:28)


Parabens pela sua lembrança e homenagem aos que representaram o Brasil brilhantemente. obrigado de toda a Familia de Netinho.
Alexandre Nunes
alexnunes@terra.com.br  (Segunda Feira, 5 de Maio de 2003, às 22:27:31)


Valeu Ricardo !!!
Parabens pela iniciativa de valorizar o nosso maior piloto brasileiro de motociclismo.
Só faltou dizer que foi NETINHO que ensinou Alex Barros a andar de moto, pois enquanto ele brilhava em Interlagos (e no mundo) na 350cc, Alex começava na cinquentinha. Abração.
Daniel Gonzalez Pinto
danieladvocacia@aol.com
  (Segunda Feira, 5 de Maio de 2003, às 22:36:42)


PARABENS RICARDÃO SUA MATERIA ME FEZ VOLTAR AO PASSADO QUANDO AINDA EM INTERLAGOS NUM DIA DE CHUVA VI ESSE MAGNIFICO PILOTO QUEBRAR UM RECORDE DE PISTA NO MOLHADO COISA QUE NAO E MOLE NAO. ABRAÇOS A VOCE E AO GRANDE PILOTO NETINHO.
Wagner
woaguiar@uol.com.br  (Terça Feira, 6 de Maio de 2003, às 12:28:55)


SEM COMENTÁRIOS...É SÓ ELOGIOS A QUEM DEDICA DE CORAÇÃO, SEU TEMPO PARA SATISFAÇÃO NÃO PRÓPRIA, MAS DE TODOS QUE REALMENTE AMAM O MOTOCICLISMO.
PAULO ROBERTO DA COSTA PEREIRA
DACOSTAPEREIRA@BOL.COM.BR  (Terça Feira, 6 de Maio de 2003, às 13:35:47)


Recordar é viver ! Parabéns pela matéria, que não deixa morrer a história e um herói do motociclismo nacional.
Estenio
falcao3df@bol.com.br  (Quarta Feira, 7 de Maio de 2003, às 12:51:22)


Oi Ricardo,
Primeiramente, muito obrigado pela homenagem.
Fico muito emocionado e feliz de saber que, mesmo após 20 anos, ainda existem pessoas como você e como os internautas que escreveram, que se lembram da minha carreira no motociclismo.
A vida de piloto é cheia de alegrias e tristezas. Tenha certeza de que uma homenagem como essa significa a mesma realização de uma grande vitória nas pistas.
Um grande abraço
Antonio Jorge Neto
ajjneto@aol.com  (Quarta Feira, 7 de Maio de 2003, às 22:55:08)

Netinho: Você é o ídolo de uma geração no motociclismo e merece todo nosso respeito e admiração, pelo grande piloto que foi e ainda é, como tem demonstrado na Stock Car. O intuito de nosso site é manter vivo na memória dos motociclistas esta grande época com suas motos, pilotos e as grandes competições. Esta é uma pequena, mas justa, homenagem a seu grande feito para nós brasileiros.
Ricardo Pupo


Grande, Neto Jorge, amigo e campeão. Todos nós que acompanhamos sua vida esportiva, de grandes vitórias no motociclismo, agora de equipe nova e uma estrutura de ponta esperamos que venha mostrar toda sua potencialidade de vencedor. Linda matéria e tive acesso a galeria de fotos que desconhecia.
Grande abraço. Amigo e CAMPEÃO !!!!
Marco Assad
marassad@terra.com.br  (Quinta Feira, 8 de Maio de 2003, às 12:18:15)


Foi realmente inesquecível !! Me emocionei relembrando o grande feito do Netinho.
Muito obrigado mesmo.
Camillo S Carvalho
camillo.carvalho@ig.com.br  (Sábado, 10 de Maio de 2003, às 04:03:50)


Neto, saiba que todo brasileiro sente muito orgulho de você.Parabéns pelo seu esforço, e tenha a certeza que você não tem que provar mais nada para ninguém. Desejo muito sucesso na sua vida.
Valeu, barba. (Aliás, barba e cabelo neles, né !!!)
Um grande abraço.
Fante
sergiofante@bol.com.br  (Domingo, 18 de Maio de 2003, às 15:49:58)


agradeço de coração mesmo pela materia sobre o netinho,pois sao poucos que lembram do que ele fez, pois ele foi um heroi e são poucos que tem sua fibra e raça hoje em dia,lembrar do passado e ser feliz duas vezes.eu sou um apaixonado por motos e tenho certeza que todos que gostam de motos e leram essa materia gostaram muito.mais uma vez obrigado ao ricardo e parabéns ao netinho.
vanderlei luiz sebben
vanderlei@netconta.com.br  (Segunda Feira, 2 de Junho de 2003, às 00:27:18)


Vinte anos...
Ele mostrou que é possível.
lluix@ig.com.br  (Quinta Feira, 10 de Julho de 2003, às 03:17:33)


E DEPOIS AINDA TEM GENTE (INGRATOS) QUE DIZEM QUE O BRASIL É O PAÍS DA MULHER, DO FUTEBOL E DO CARNAVAL. ESQUECIDOS OU NÃO, UM DIA HÃO DE ACRESCENTAR O AUTOMOBILISMO E MOTOCICLISMO. PARABÉNS MESMO. ÓTIMA REPORTAGEM-LEMBRANÇA.
PAULO
DACOSTAPEREIRA@BRTURBO.COM.BR  (Sábado, 12 de Julho de 2003, às 08:49:21)


É REALMENTE ISTO QUE É HISTORIA!!! FUI FUNCIONÁRIO DO NETNHO DE 94 Á 98, AQUI EM SERRA NEGRA, FORA DAS PISTAS ELE TAMBEM É CAMPEÃO, É UMA PENA QUE SERRA NEGRA AINDA HOJE DESCONHEÇA O GRANDE CAMPEÃO QUE ELA GEROU, PARABENS, VC CONTINUA FAZENDO SUSSESSO.
Jose Bonfim Rodrigues
bonfimtennis@terra.com.br  (Sexta Feira, 9 de Julho de 2004, às 09:12:29)


parabéns, nem sabia desta verdadeira façanha, bem caracteristica do cidadão brasileiro, acostumado a romper todas as barreiras, seja onde elas se encontrem, não importa, lá estará um brasileiro de coragem. parabéns novamente, sucesso na Stock car V8.
MARCELO ANDRADE SILVA
marceloandrade_1@hotmail.com  (Domingo, 18 de Julho de 2004, às 21:02:20)


Estou muito feliz e orgulhoso, por ter sido amigo de infância de Netinho, inclusive, de ter participado da felicidade dele, no Natal em que ele ganhou sua primeira motinho, que foi uma "Puch Motovi", e ter dado umas voltas na garupa com o Netinho, parabéns mermão.
João Roberto Vignando
jrvignando@hotmail.com  (Domingo, 17 de Outubro de 2004, às 13:26:52)


Ricardo, parabens pela materia, é mais que um prazer essa surpresa que tive ao buscar alguma foto ou materia sobre o Netinho na epoca do motociclismo... .  Que emocao voce me proporcionou!!  Mais uma vez parabens!  Netinho foi um genio de pilota nas 250/350... Giroto que o diga!
Nelson Loureiro
(nelsonloureiro@hotmail.com) Sábado, 11 de Dezembro de 2004, às 20:46:53


nivel Airton nosso campeao mundial como Tucano Adu Paule Denisio Inada Gualtiero Edmar Ze e mais alguns que por um motivo ou outro nao concretizaram o sonho de um brasileiro campeao mundial de motovelocidade enfim talento de balaio...
Ivan de Jesus
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quinta Feira, 16 de Dezembro de 2004, às 11:15:55


O Brasil é o pais dos desperdicios de todos os tipos, a começar pelo alimento ,dinheiro publico, agua potável , e principalmente de talentos natos na area esportiva etc e tal. Mas sem duvida nenhuma o maior de todos os desperdicios no motociclismo brasileiro e mundial foi o do talento do Netinho sem duvida nenhuma.Tenho a mesma idade dele e assisti quase todas as corridas dele, principalmente em Interlagos nos bons tempos da TZ,s e cansei de ficar observando ele fazendo a antiga curva do sol que agora não existe mais e o que sobrou dela esta no sentido contrario depois do "esse" do Senna, quem ja teve a oportunidade de ver ele tocando uma moto em Interlagos ou qualquer circuito do mundo vai entender o que significa o limite de uma curva. Acompanho a carreira dele desde que ele começou e fico inconformado e nunca vou me conformar por ele não ter conseguido um patrocinio a altura de seu talento ou melhor de seu dom em pilotar uma moto, mas isso é coisa de Brasil mesmo onde se encontra o maior celeiro do mundo em termos de talentos mas infelizmente são desperdiçados.
Para mim o fato do Netinho não ter conseguido participar do mundial com uma estrutura decente que lhe desse as condições minimas para disputar o mundial ,e com toda certeza do mundo, trazer uns 10 titulos mundiais para o Brasil ,é a mesma coisa que se pegassemos o talento do Ayrton Senna e o privassemos de correr na formula 1. Foi o maior desperdicio de talento que o Brasil e o mundo perderam sem sombra de duvida nenhuma. As façanhas que ele conseguiu fazer dentro do motociclismo brasileiro e mundial vão ficar gravadas para sempre em minha memoria e nas pessoas que acompanham o motociclismo em todos os tempos, so para lembrar um pouco , quando ele correu o mundial sem patrocinio nenhum (desculpa , com o apoio de seu pai e amigos) com uma JJ kobas (velha ) com pedais de comando invertido e conseguiu colocar na primeira fila de um grande premio (quarto no grid) a frente e bem a frente de dois pilotos oficiais da fabrica com apoio da mesma e muito dinheiro e patrocinio saindo até pelo bolso (décimo e decimo segundo) nem preciso falar mais né ,se eu fosse um dos pilotos dessa fabrica eu deixava de correr na mesma hora de tanta vergonha e se fosse o dono da equipe eu mandava os dois pilotos pro olha da rua e contratava na hora o Netinho pois o que ele fez com essa JJ Kobas nem Valentino Rossi nos dias de hoje faria melhor, ia me esquecendo um dos pilotos era um tal de Carlos Cardus nada menos , fora que roubaram peças ou melhor sumiram sem mais nem menos dos boxes para melhorar ainda mais , é mole. Depois na fazer final de sua carreira venceu a copa Motorcraft na europa fazendo pole volta mais rapida e ganhando de ponta a ponta quer mais nem vou escrever mais pois acho que poderia ficar o dia inteiro escrevendo sobre as façanhas do Netinho e que vcs sabem muito bem.
Parabens a todos pela materia excelente e o site de vcs é nota 1000, gostaria de dizer para o Netinho que para ele ganhar o campeonato de stockcar e deixar todo mundo uns 30 segundo pelo menos para tras é so ele tirar dois pneus e colocar no lugar do volante um guidão ai não tem para ninguem. 
Um grande abraço a todos         
Ricardo Kaide
(rckaide@hotmail.com) Sábado, 9 de Julho de 2005, às 14:49:27


Concordo com em tudo que escreveu o Ricardo Kaide, que desperdicio o Netinho não ter ficado no camp. mundial, certamente seria o campeão mundial que nos não temos, me enche de orgulho ter visto suas corridas de 50cc, 125cc esp e nas TZ 350cc da Yamaha Shell onde humildemente participei em algumas provas. Grande piloto. 
Othon Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Sábado, 26 de Novembro de 2005, às 19:02:03


Relembrar essa incrível historia do Netinho ainda nos faz emocionar.
Aparecido Pires
(superpires@uol.com.br) Segunda Feira, 26 de Dezembro de 2005, às 19:17:47


Fantástico!! Simplesmente fantástica matéria ! Mil glórias para o Netinho ! Sem dúvidas uma lenda do motociclismo brasileiro ! Que Deus lhe abençoe ! É emocionante e gratificante ver ele sendo o rei de Daytona ! Ao ler a matéria quase explodi de tanto orgulho, paixão, de ser brasileiro!!! Netinho os motociclistas brasileiros se curvam diante de ti !
Leonardo Noronha
(leonoronha86@gmail.com) Sábado, 1 de Julho de 2006, às 14:00:18


ANTONIO JORGE NETO, BELA VITORIA VIVENDO E CONHECENDO AS VITORIAS DOS GRANDES PILOTOS BRASILEIROS, NAO CONHECIA SUAS VITORIAS MAS CONHECENDO UMA PESSOA (E SUA FILHA FRANSCILANE) VIREI UM GRANDE FÃ, ESSA PESSOA TRABALHA EM SUA CASA, É DUDA SUA EMPREGADA QUE TRABALHA 9 ANOS COM O SENHOR, SOU UM APAIXONADO POR VELOCIDADE, E CONVERSANDO COM A DONA DUDA ELA COMEÇOU FALAR MUITO DO SENHOR, FIQUEI INTERESSADO E VI QUE VC É UM GRANDE CAMPEÃO, PARABENS SENHOR ANTONIO JORGE NETO PELA VITORIA E A CONQUISTA QUE VC DEU PARA O POVO BRASILEIRO.
LEANDRO FRREIRA MARTINS UM APAIXONADO POR VELOCIDADE PARABÉNS!!!!!!!!!          
(leandro_matins@ig.com.br) Terça Feira, 21 de Novembro de 2006, às 14:41:47


PARABENS PELA  MATERIA  NAO  ACREDITEI QUANDO VI AS FOTOS  DA CORRIDA  PARABENS  MESMO. AGORA,  O ALEXANDRE BARROS  PERTO  DO  NETO  SERIA  O  RUBINHO PERTO DO SCHUMI,  SEM  SOMBRA DE DUVIDA O NETO E MUUUUITO MELHOR
MARCO ANTONIO PAIOLA
(MARCO.PAIOLA@HOTMAIL.COM) Domingo, 29 de Abril de 2007, às 23:05:26


Essa vitória do Netinho me marcou muito, pois foi exatamente na época em que eu comecei a me interessar pelo motociclismo, ainda meio da pré adolescencia.
Ricardo China
(rgochina@jfsp.gov.br) Quinta Feira, 21 de Junho de 2007, às 13:51:33


Eu li, numa Duas Rodas de 1980, se não me engano, que o netinho havia vencido uma prova (nacional) de Força-Livre com uma JJ Cobas 250cc, pintada com as cores do Brasil. pois bem, que destino levou essa moto?
Jairo N. Dias
(khalifa_meow@yahoo.com.br) Quinta Feira, 28 de Junho de 2007, às 21:17:45

N.R. Vamos procurar essa informação.


Oi, sou eu de novo. Peguei a revista com a informação sobre a corrida:  É de Abril de 1987, e o evento era a Copa Lazco de Velocidade, válida pelo Campeonato Paulista de Velocidade, categoria 250 a 1100cc, força-livre. espero ter ajudado sobre a pesquisa do destino da JJ Cobas do netinho.
Um abraço.
Jairo N. Dias
(khalifa_meow@yahoo.com.br) Segunda Feira, 2 de Julho de 2007, às 16:48:29


parabens!!!
marcio dos passos morais
(audreyzacarin@yahoo.com.br) Sábado, 28 de Julho de 2007, às 11:58:54


que maravilha de relato de uma das historias mais bonitas do nosso motocilclismo.
parabens
sergio basile
(sergiobasile@bol.com.br) Domingo, 4 de Novembro de 2007, às 20:07:09


Neto foi um grande incentivo para que eu ingressasse na motovelocidade brasileira, era em Campinas que eu sentado na sarjeta da famosa "Subida da Inca" que me arrepiava de ver suas curvas subindo e descendo a Inca, de Boldor, de Suzuki 1100, de 7 galo até que um dia pude encontra-lo na estrada de Serra Negra, Neto com um carro da Chevrolet modelo S10 e eu com minha CB 450 que ralava até a ponta dos escapes nas curvas de Serra Negra para poder acompanha-lo, apenas acompanha-lo, pois ultrapassa-lo não dava, era só pedaço de borracha que batia na minha viseira, nesse dia eu vi que tinha muito a aprender, fui piloto de motovelocidade por 7 anos e tenho em Neto um grande amigo e acima de tudo um grande professor, obrigado Netão...

nome: Gustavo Ceccarelli
(ceccarellimoto@yahoo.com.br) Quarta Feira, 5 de Dezembro de 2007, às 20:37:44


Grande piloto, torço pra ele até hoje na stock, pena que não teve apoio, guardo a revista da vitória dele, o curioso e desconhecido número 346.

nome: Renato Busato
(renatobusato@terra.com.br) Sábado, 21 de Junho de 2008, às 18:29:45


não perdeu o don da velocidade só migrou das 2 rodas pras 4 rodas

nome: michael
(mblukas@uol.com.br) Sábado, 28 de Junho de 2008, às 20:42:14


acompanhei a carreira dele , morava perto da revenda yamaha do tani na av santo amaro e ia toda hora ver suas motos de pista a 125 e a 350 , depois a 250  , ficava babando ...depois ia à interlagos ve-lo andar . e como andava , muuito arrojado , muuito tecnico , um piloto acima da media , dominava a moto com naturalidade . gostava de ficar andando a pe pelo circuito todo para ver como fazia cada curva, e era impresionante ..... lindo de ver . e numa dessa vezes , lembro que qdo ele passava com tz , a gente ficava grudado no guard rail , paralisado e logo depois qdo estava proximo da junçao escutei um forte barulho e corri , pude ve-lo com a moto sobre seu corpo deslizando rapido na subida ...qdo parou a frente da moto arrebentada , nao havia mais a roda dianteira ...corri ate ele era o unico naquele momento , sua boca sangrava e tinha um ferimento no cotovelo que dava pra ver o osso ...muitos pilotos pararam na hora . eu , estava completamente assustado precensiei o tombo que infelizmente atrapalhou um pouco sua carreira , foi uma tremenda irresponsabilidade colocarem uma cancela de ferro fechando  o anel externo do interno , com a fumaça da favela que tinha na curva 3 ele teve que passar reto e bateu de frente na cancela ...absurdo , munca mais esqueço disso . sou seu fã , incentivou muitos pilotos . uma pena que nao conseguiu o apoio para fazer uma temporada completa no mundial , certamente seria campeao mundial....abracos ao neto e a todos que amam a motovelocidade

nome: paulo h boassaly
(paulohboas@hotmail.com) Quinta Feira, 24 de Julho de 2008, às 12:53:22


Já conhecia suas façanhas através dos amigos em comum mas esta de Daytona sempre ficará marcada como a demonstração de que você era superior, e muito, aos outros pilotos de motovelocidade. Nas fotos aparece nosso saudoso Pato Veloz que era seu incentivador, cunhado, irmão, professor e amigo. Grande Pato. Nos comentários também me lembrei do Fante, que cara engraçado e gente boa. Belas recordações para serem lembradas mas não lamentadas pois agora sua onda é a Stock Car, e quem o conhece sabe que você entra de cabeça e coração em tudo que faz. Parabéns pelas façanhas e pelos 45 que chegam agora no dia 6 de agosto. Até mais Barba!
 

nome: Édros Bernardo - Campinas
(edrao22@yahoo.com.br) Quarta Feira, 30 de Julho de 2008, às 00:03:23


e aí blz Netinho... que história legal, já sou seu fã amigão
um abraço

nome: Eric Granado Santos
(ericgranado@ericgranado.com.br) Quinta Feira, 7 de Agosto de 2008, às 21:36:51


Aqui diz assim antes de escrevermos "Comentários"? Bom não existe comentário apenas parabéns a quem fez a matéria, e é claro parabéns mais do que merecido a quem fez notícia, pois fazer ser notícia não é fácil e ele se fez fazer notícia. Parabéns Netão SEM COMENTÁRIOS BRILHANTEMENTE MERECIDO
Roberto Cruz
 robertocruzjj@yahoo.com.br


Quando conheci Netinho, eu tinha 12 anos e ele ja me impressionava com seus saltos nos barrancos ao lado da Lagoa do Taquaral, anos depois, tive o prazer de estar ao lado do ídolo por varias vezes. Desde o inicio na Fórmula Uno, com o Uno branco na primeira prova, até a Fórmula Pálio, onde estive presente em todas as corridas em Interlagos, alias sempre dentro dos boxes, e guardo até hoje como um troféu todas as credenciais que ganhei do piloto autografadas, e uma infinidade de fotos das corridas. Hoje, com 42 anos, não perco uma corrida sua na Stok Car. Felicidades e boa sorte, e saiba de uma coisa, voce mora no meu coração. Do seu fã sempre.
Edvaldo Cocenza Ferrer
 
edvaldococenza@hotmail.com


IMPRESSIONANTE, FANTÁSTICO, EU ME LEMBRO DISSO TUDO...
gerson eduardo vendramini
 gersonvendramini@gmail.com.br


neto vc.é o maior de todas as categorias que até hoje participou . Parabéns e siga muito tempo nos dando alegrias .Agora na equipe Itaipava Racing , Gostaria de andar com vc, neste bólido em Interlagos e ganhar um kit da Itaiapava . Um abraço boa sorte e vamos ganhar este campeonato . OK. Um abraço do amigo Márcio .
Márcio Menegazzo
 Remarcio@uol.com.br


parabéns !!! jorginho sou teu amigo de infancia no colegio orosimbo maia em campinas
nome = tannury
email = billsmachine2000@yahoo.com.br


el ano 1980 estuvimos hablando netinho en un bar de campinas , unos amigos nos presentaron, la verdad que todos me decian saluda al campeon, el corre en las motos ,,,,, y yo no le tome mucha importancia, ahora me doy cuenta de lo grande que eres netinho.... felicidades campeon... eres lo maximo.. se despide un....... un chileno..
nome = hector
email =
mendez_araya@hotmail.com


Parabéns Ricardo!!! É COMO SE O PASSADO ESTIVESSE NO PRESENTE, POIS NA COMEMORAÇÃO DO CAMPEÃO NETO EM CAMPINAS EU ESTAVA PRESENTE, ASSIM COMO A TURMA DA TORRE, AMANTES DAS FOURS EM QUE NETO E SEU FINADO CUNHADO PATO PARTICIPAVA. NÓS NÃO TINHAMOS DÚVIDAS DO SEU TALENTO. CERTA VEZ NUM SÁBADO A TARDE NETO CHEGOU A TORRE DE PIZZA NO BAIRRO CASTELO EM CAMPINAS EM QUE TODOS NÓS NOS REUNIAMOS E PEDIU A CHAVE DA MOTO AO SEU CUNHADO "PATO" (CB750-F2) PARA DAR UMA VOLTA. SUBIU A AVENIDA ANDRADE NEVES E PASSOU PELO BALÃO DA TORRE COM A MOTO EMPINADA (DETALHE GUIDON TOMAZZELLI) TROCOU TODAS AS MARCHAS NO AR E SEGUIU A ADIANTE. ESSA É PARA RECORDAR!!! VALEU!!! "ANTONIO JORGE NETO"
nome = Helber Pasinatto
email = hlpjo@ig.com.br


estive com ele neste domingo e fui muito bem recebido por todos da equipe!
nome = JULIO
email =
cris.julio5@hotmail.com


Cara, você vai me matar do coração. Morei em Campinas por 36 anos, e conheço o Netinho pessoalmente, e tive a honra de lhe dar os parabéns pela vitória em Daytona. Na primeira foto, com o Sarachú sentado na moto, do lado direito, de bigode, está o Pato, infelizmente falecido ano retrasado, em um acidente de moto. Abraços.
nome = Orlando Salomone
email = ocsalomone@gmail.com


"Meu...Dimais" - Eu tinha só 20 aninhos e vibrei muito quando li sobre essa vitoria esmagadora numa revista (acho q era Moto Show) e agora li esse artigo e me peguei relembrando... bons tempos, onde o homem fazia diferença. Onde uma "tocada" com espirito de campeão faz o que ninguem acredita. Esse tal "Jim Felice" era considerado o rei da cocada preta, pelos metidos dos gringos. Tomou logo uma avenida de segundos, pra aprender como é que se faz...
nome = André
email = andrextroi@hotmail.com


amo este esporte e os pilotos desta epoca nos inspiraram a ser apaixonados por estas motociclestas, parabens por terem nos contagiado por este sonho que é andar de moto.
nome = irapuan parreira da silva
email =
irapuanparreira1@hotmail.com


Fiquei muito feliz de ver o eterno Pato Veloz na foto! Minha mãe é prima de primeiro grau do Pato Menendes, gostávamos muito dele e sentimos muito!
nome = Melody Menendes
email =
melmenendes@msn.com


sempre fui fã de corrida de motos,pena que hoje não passa mais as corridas pela tv.e sempre fui fã do netinho
nome = walter
email =
www.walter_2008@yahoo.com.br


O piloto Netinho dá de 10 a zero, no Alexandre Barros
nome = walter
email =
walter_2008@yahoo.com.br


Excelente reportagem fiquei sabendo mais sobre Netinho, só faltou comentarios antes de ir para pista quando corria na rua de XL 250 importada.
nome = Jairo lopes de oliveira
email =
jairo@cppautomacao.com.br


Grande Neto, parabéns por suas conquistas. saudades do grande amigo PATO.
nome = Afonso Munhoz
email =
afonsomunhoz@ig.com.br                                                    21/03/2011


Caro Jorge, venho procurando um jeito de mandar um abraço e agradecer sua simpatia e carinho com meu filho numa prova de Stock (Eurofarma em Interlagos). Guardo as fotos no seu carro e um enorme carinho por vc... grande e enorme abraço, meu AMIGO
nome = Luiz Antonio Stella
email =
l.a.stella@hotmail.com                                                        14/04/2011


Essa vitória foi histórica! Acompanhei pelas revistas na época. Vi o Netinho andando várias vezes em Interlagos. Hoje tive o prazer de fotografar a TZ usada em Daytona. Felizmente foi restaurada e está guardada para a posteridade! Parabéns Netinho!
nome = Luis (Lee) Barbosa
email =
lfortesbarbosa@hotmail.com                                                    19/04/2011


NETO, SEMPRE ADMIREI O JEITO DE VOCE PILOTAR E SUA HUMILDADE
nome = cesar bike system SEU FÃ DA ANTIGA
email =
bikesystem@HOTMAIL.COM.BR                                         01/06/2011


Demais, piloto de verdade !
nome = RENATO GOMES
email =
renatoaapg@live.com                                                    25/07/2011


netinho esta vitoria foi para mostrar ao mundo e aos gringos que no brasil o que mais temos e talentos infelismente a maioria fica pelo brasil sem nehuma oportunidade veleu pela materia.
nome = aderbal
email =
afelisbino@yahoo.com                                                    13/10/2011


esse foi um cara q a policia correu muito atraz dele, muito talento .
nome = nelson santana
email =
nelsontntn2007@hotmail.com                                    05/01/2012


esta história eu guardo a mais de 20 anos na memória, e ainda hoje parabéns netinho, pela felicidade que nos deu
nome = stone marisco duarte
email =
stonemarisco@hotmail.com                            19/04/2012


Caros amantes do motociclismo!! Esse final de semana tive o prazer de conhecer pessoalmente o TEMPLO DE DAYTONA e me orgulhar do feito de um grande amigo Antonio Jorge Neto! Parabens Netinho voce foi um verdadeiro guerreiro dentro daquela arena maravilhosa!! Um forte abraço FAROFA!
nome = marcelo monteiro pires barbosa
email =
marcelo@noblu.com.br                            21/03/2013


Emocionante!!! De arrepiar!!!! O que mais posso dizer?! Muito obrigado e parabéns pelo arrojo !!!
nome = Vinicius Caires
email =
viniciusmcaires@yahoo.com.br                            26/03/2013


ISSO É HISTORIA E NINGUEM TIRA
nome = Werner Laser
email =
wernerlaser@hotmail.com                             26/03/2013


Neto, parabens pelos seus 30 anos de Daytona!!!! Sua historia, continua a emocionar seus amigos, e todos os apaixonados pelas modalidades que passou. Aquele abrazzzz.... Brait
nome = Adriano Brait Garcia
email =
adrianobrait@hotmail.com                            26/03/2013


Realmente foi marcante para mim fiquei muito feliz naquela época, onde tinhamos muitos idolos no motociclismo de velocidade e motocroos. Pois acompanho o motociclismo Mundial e Brasileiro desde 1975 e sei realmente o que é ter raça e determinação. Hoje se dividiu muito o motociclismo de velocidade, temos vários campeonatos e com isso perdemos um pouco a direção e os ídolos se confundem. Mas com certeza o que o Netinho fez marcou uma geração de motociclistas apaixonados pela motovelocidade de verdade, jamais esquecerei.
nome = Jaime Neves dos Santos
email =
jaime.santos06@gmail.com                        27/03/2013


Meu caro amigo Neto é com muita empolgação que vejo as imagens da sua conquista em Daytona, em tenho relembrando a minha adolecencia como voce sempre foi um idolo das pessoas que te conhecem como pessoa e um exelente PILOTO. Fico contente por fazer parte das fotos pois estou no caminhão de Bombeiros. Lembranças da XL250r, XT500, Boldor e muitas outras e o de quatro rodas 911 branco que só andava de lado nas curvas, mais Parabens D R I A.
nome = Alexandre Xavier
email =
axs.alexandre@hotmail.com                         05/04/2013


esqueceram de contar a artimanha de Sarachu para não acabar o combustivel. Sarachu meteu a mangueira de ar comprimido no tanque, estufando e aumentando assim a quantidade de combustivel disponivel para Netinho conseguir chegar até o final. parabens a equipe
nome = Edison de Almeida
email =
edisontudonatural@gmail.com   

Caro Edison: Esse fato está contado no link (leia anexo sobre o consumo de combustível) , inserido no meio da matéria.
Abraços,
Ricardo Pupo                   
13/05/2013


COM CERTEZA SERÁ SEMPRE LEMBRADO PELA PERSEVERANÇA E VONTADE DE REALIZAR SEUS SONHOS. PARABENS NETINHO.
nome = RENATO JOSÉ GIRNOS
email =
rjgirnos@hotmail.com                                    23/05/2013


a Neto lo vi correr en Chile , sudamericano de velocidad ( 350 cc) , ultra veloz adelantando por fuera y por dentro en curvas , luego de ganar en Chile nunca mas supe de él ,! QUE MANEJO ! pense que seria campeon mundial como Carlos Lavado de venezuela , quien tambien gano el sudamericano corriendo en Chile ( 350 cc) ."parabens " Neto a todo Gas
nome = keko
email =
keko123toro@latinmail.com                            08/07/2013


Só registrar aqui meus parabéns pela matéria e curti tbm todos os comentários ... que bom " encontrar " tantas pessoas partilhando o mesmo gosto e curtindo a emoção que foi essa vitória do Netinho ! Forte abraço a todos !
nome = Jânio Ribeiro
email =
janio.v8metal@yahoo.com.br                        18/07/2013