Passo-a-Passo
BMW R20
1937

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por: Mauro Scotti
Rua João Milioli, 455
- Crisciuma, SC
scotti.brave51@gmail.com

02/03/2010:

Boa noite amigos.

Estou de volta com um novo desafio, restaurar uma BMW R-20 200cc 1937, faltando quase tudo.

Começou 10 anos atrás, quando garimpava peças em  NOVO HAMBURGO-RS, deparei com dois motorzinhos, do eletrecista VALERIO HAMANN, gente fina, mas não quis me vender.

Em 2006 voltei a "inticar¨ com ele, me disse, ¨passa aqui prá conversar¨.
Passei no dia 7 de setembro, me recebeu com muita alegria e chimarrão que fiquei até lisonjeado e, mais ainda quando nos ofereceu um BAITA, almoço, regado à muita cerveja.

Depois de ver meu álbum de fotos de motos antigas e pedir algumas, subiu na laje do banheiro da oficina e, começou a baixar os CACOS.

Prá minha surpresa, tinha quase uma moto inteira e mais uma mecânica de R-23 mas, o melhor disso tudo é que me deu de presente.

Já em casa, fiz um inventário; tinha: chassis, motor, transmissão completa inclusive diferencial, bengalas, coluna de direção, para-lama dianteiro, cubos de rodas, aros, carburador, guidão e dínamo.

FALTAVAM: tanque completo, selim e molas, manicotos, maçanetas e bigodes do guidão, mesa do guidão e braçadeiras, amortecedor de direção completo, farol completo e velocímetro, orelhas do farol e capas das bengalas, pistas de esfera da coluna de direção, guarda-pó e porcas, espelho do freio dianteiro completo, eixos de roda completos, raios, para-lama traseiro, garupa, suporte de placa, lanterna, cavalete, eixo e espaçador, suporte de bateria, buzina e suporte, pedal, vareta, patins, eixo de abre patins e braço do freio traseiro, pedaleiras e descarga.

De um modo geral, as peças estavam em bom estado de conservação, exceções para a tampa da caixa de cambio, sistema de partida, carburador e cubo traseiro que vão dar um trabalhão.

Faltavam ainda alguns complementos como: 6 pinos do absorvedor de choque do cardã, engrenagem de velocímetro, eixo do grupo da caixa, mancal traseiro, parafuso e porca bujão da bengala.

Reparos pesados à fazer também nos dois punhos que alojam bigode do avanço e mecanismo de alta e baixa do farol e botão de buzina.

O desafio agora, é recolocar ¨Die kleinste BMW¨ ( a menor BMW) nas ruas.

 


18/08/2012:

Primeiro passo, conseguir os manuais para a restauração, depois, aprender alemão para entendê-los...

GUT, em um chassis parafusado, o primeiro passo é alinhá-lo, mas faltavam os montantes das rodas, da coluna de direção, motor, etc., então tive que refabricá-los.

A roda dianteira só tinha o cubo nu e o aro.
Raios da Yamaha DT 180 na esquerda e (preciso de 18 raios traseiros internos da RX 125/180) para a direita.

O espelho do freio teve que ser redesenhado e refabricado completo.
Utilizei sapatas de freio e eixo de abre patim de ARIEL Girder Fork 1946, que tinha em casa, deu certinho.

Foi removido o cromo do cubo, no torno, redesenhado e refabricado eixo, espaçadores, guarda pó etc..

Na roda traseira, a situação era pior.
Tambor de freio originalmente arrebitado ao cubo, fora soldado.

Foram separados, reenchidos com solda, usinados e arrebitados, porém o tambor estava empenado e tiveram que ser separados novamente.

O tambor foi corrigido com a remoção da zona central, produzido uma flange, soldada e usinada, ponteado com solda ao cubo, prèviamente restaurado, para conferir antes de ser arrebitado definitivamente.

Panela de freio no limite, quase quebrando de tão fina.
Foi fabricada uma cinta, soldada em cima da outra prèviamente usinada e acabada no torno, quase nem dá prá notar.

O cromo também foi removido no torno, redesenhados e refabricados, eixo, espaçadores e o mancal do lado esquerdo completo.

Sapatas de freio de BSA foram utilizadas, reduzida sua largura pois as originais eram mais estreitas.

O eixo de fixação dos patins foi removido e refeito fora de centro, para a adaptação e recolocado a quente.

Foi refabricada a porca tampão do eixo-traseiro por onde acessa o eixo da roda, em aço inox bem como os prisioneiros que o fixam  à chapa do chassis, em aço 1045, bem como refeitas as roscas, espanadas.

Tal chapa foi desempenada e remoldados os contornos dos alojamentos dos tubos do chassis.

Raios longos de Honda XL 125 na esquerda e (preciso de 18 raios internos traseiros de Honda cg 125 83/89) para a direita.

O aro todo rachado, foi substituído por um chinês com perfil semelhante e centro profundo.

As bengalas foram retificadas, receberam buchas novas de tecnil.
Uma porca tampão, teve que ser refabricada.

Foi redesenhada a mesa do guidão, baseada em fotos e desenhos da época, em aço 1045, com 8mm de espessura, cortada em um varejo de aço  com plasma e acabamento periférico feito com esmeril e retifica e, furos das bengalas e coluna, feitos no torno.

Na montagem este ultimo teve que ser reenchido parcialmente com um 1/2 lua de aço e solda e furo refeito, pois o que parecia ser paralelo, revelou-se que o ângulo de caster, era diferente do trail em cerca de 8mm.

Removidas as pistas de esfera do canote, de grande diâmetro, nada foi encontrado parecido.

Foi então adaptado um conjunto de CB 400, mas teve que ser fabricado duas buchas de redução para tal.

Porca de ajuste, guarda-pó, porca de fixação da mesa, fabricados novos e refeita a rosca da coluna.

Foram montados provisòriamente para alinhamento do chassis, as rodas, carcaças de motor e diferencial, que por ser rígido, não permite nenhuma tolerância de desalinhamento.

Após nivelar e fixar o chassis na bancada, com auxilio de duas réguas e duas barras redondas, extrudadas de aço SAE 1045, foi possível alinhar o chassis, com auxilio de maçarico, mas deu trabalho, principalmente o canote.

 


O motorzinho de 200cc, está em bom estado.

Foi refeita uma bucha de bronze do virabrequim, na frente e, uma bucha de aço para adaptar um retentor atrás, onde originalmente havia um feltro, desbastada uma solda de um racho da carcaça e feito acabamento com lixa elétrica, pois estava muito machucada por pedras, devido a região de onde veio e, será acabada com jato de micro esfera.

Cilindro, pistão e anéis em bom estado, cabeçote nem tanto, apesar da aparência havia um assento de válvula e um guia soltos, disfarçados pelo carvão.

A remoção do assento foi difícil, se mexia mas não saía, foi então removido o guia de válvula, usinado o alojamento e introduzido a quente,  um tarugo prèviamente usinado na mesma medida, que permitiu a remoção no torno e, re-usinado o alojamento, que recebeu um novo assento em aço SAE 1045, colocado a quente com interferência de 0,03mm.

Foram fabricados 2 guias de válvulas novos, em bronze e, colocados no mesmo sistema, apos os assentos e válvulas foram retificados e, antes da montagem passará pelo jato de micro esfera.

A embreagem, também em bom estado, requereu apenas a usinagem do boss do cônico do eixo, onde aloja o retentor adaptado no virabrequim.

O câmbio começou com a restauração da carcaça e tampas de alumínio, a tampa de traz, com o alojamento do rolamento esgaçado e da bucha do eixo de partida, arrebentado.

Foram refeitos com solda de alumínio, orelhas, quebras, rachos, alojamento de buchas e rolamento, posteriormente usinadas, desempenadas e retificadas.

Destaque para os alojamentos da bucha de partida e do rolamento do cardã, que receberam uma bucha de aço SAE1045, colocada a quente e colada com Araldite.

A de partida receberá ainda 4 parafusinhos escareados de aço de 4mm.

Na saída do cardã onde havia um feltro, estava quebrado, foi enchido com solda, criado um boss, que após usinado, recebeu uma buchinha de aço, onde será alojado um retentor moderno.

Foram fabricados,  um novo eixo do grupo de engrenagens, as buchas deste e do secundário em bronze, usinados os cônicos do eixo secundário e do cubo da cruzeta do cardã, bem como fresados os rasgos da chaveta. 

Na introdução de uma buchinha de aço, para eliminar folga, na engrenagem secundaria da terceira, com aperto excessivo, o torneiro RACHOU a engrenagem, que foi soldada mas ficou uma *(SE ALGUÉM SOUBER DE UMA ENGRENAGEM DESTA, PELO AMOR DE DEUS, FAÇA CONTACTO.

Já no sistema de partida, foi refeito quase tudo, usinado o eixo da catraca por dentro e fora (ô aço mais do duro) fabricado um novo eixo e porca, nova bucha, nova mola feita a partir de uma matriz de CG 125 antiga.

Foram refeitos os 6 pinos do absorvedor de choque em aço SAE 1045 com parafusos halen escareados e novos.

PRECISO DA ENGRENAGEM DO PINHÃO DO DESMULTIPLICADOR DO VELOCIMETRO NA SAIDA DA CAIXA, se alguém puder ajudar DANKE SEHR.

A porca que serve de alojamento para o pino posicionador e respiro da caixa, foi refeita em aço inox.

O garfinho e a alavanca,  seletores, foram reenchidos com solda dura e retificados, serão arrematados na montagem.

O sistema é sem retorno do pedal, igual alavanca de automóvel, fica na posição da marcha selecionada e não retorna ao ponto de partida, assim o pedal vai subindo ou descendo conforme se troca de marcha.

DÍNAMO: Apesar de estar em bom estado e completo, decidi substituir por um alternador de Honda FAN 125, que foi adaptado no alojamento SEM MODIFICAR qualquer peça original.

Foi mantido o platinado e o avanço no bigodinho, no guidão.
Apenas a mesa de platinado sofreu usinagem, para introdução de outra mesa de ajuste,  de bronze, para eliminar as folgas.

A aparência externa e peso do rotor foram mantidos para  não alterar a aceleração do motor. 

CARBURADOR AMAL-FISCHER original.
Foram  usinados o bloco do esguicho e o cilindro, gastos,  fabricada e inserida uma nova camisa de bronze e um novo pistonete (falta acabamento manual) bem como uma nova agulha de inox, novos parafuso de lenta e de ar, porca de união e giclê.

Só a tampa da cuba não é original, porém consegui o coçador da bóia que também serve de respiro da cuba. 

TANQUE: O que inicialmente julgava impossível, CONSEGUI, o TANQUE DE GASOLINA.
Encontrei em Teutonia-RS, com um alemão, estava enjambrado em uma ARIEL com motor de DKW(carro).

O modelo é da R-23, caixa de ferramentas mais baixa, 2 porta protetor de joelho e orelhas dianteira de suporte mais estreitas.

Os protetores já foram removidos, repuxados os amassados, restam pequenos furos a soldar.

De resto está em bom estado, tenho a torneira original em bom estado, só FALTA A TAMPA, se alguém souber ou tiver, bitte helf. 

Garimpando, já consegui: Farol completo, sela e molinhas, paralamas traseiro.

FALTAM ainda: VELOCIMETRO, MANETES INVERTIDAS (já fabriquei os manicotos) BORBOLETA completa do AMORTECEDOR DE DIREÇÃO, CHAVE DE LUZ DO PUNHO(esta é braba) LANTERNA, GARUPEIRA, CAIXA DE BATERIA, BUZINA, CAVALETE e PEDAL DE FREIO.

Qualquer ajuda é bem vinda. DANKE SEHR.
Tenho carcaças completas de motor e cambio de R-23 e diferencial e cardã de R-5(?) para troca.