Passo-a-Passo
Fórmula HONDA 125
1978

Indice Passo-a-Passo

Home


por: Luiz Zamuner
lzamuner@uol.com.br
Sorocaba, SP

Restauração dos exemplares do Luiz Zamuner e do Orlando Salomone

julho de 2013:

Em julho de 2011, logo após sair do II Expo Museu Sorocabano de 2 Rodas, exposição bienal que acontece na cidade de Sorocaba, confraternizando o sucesso do evento, despretensiosamente na lanchonete da padaria em frente, com um grupo de amigos que haviam participado do encontro, comentávamos como é difícil encontrar exemplares de motos de competição clássicas no Brasil.

Lembrávamos de vários torneios e campeonatos que haviam acontecido por aqui, e principalmente, da Fórmula Honda 125, competição oficial que aconteceu entre 1978 e 1983, que teve a participação de muitos pilotos de Sorocaba, além de uma respeitada equipe, a Rogencial Sorocaba

Prometemos na mesa que na próxima edição, que aconteceria em julho de 2013, estaríamos com pelo menos um modelo desse tipo de motocicleta no evento.

A promessa foi cumprida por dois integrantes daquele bate-papo: Luiz Zamuner e Orlando Salomone.


Foto promocional - Lançamento Fórmula Honda 125 1978
 

Naquele mesmo ano, iniciamos o projeto de reconstruir a motocicleta oficial de promoção do evento pela Honda na época, por parte do Orlando...


Campeonato Fórmula Honda 125 1978
 

... enquanto que Zamuner, reconstruiria a  moto da Equipe Rogencial Sorocaba, que marcou  época, pilotada por Aguinaldo Serra, o Charutinho.


Agnaldo Serra "Charutinho"
junto à Fórmula Honda 125 #5
com a qual participou do campeonato de 1978
 

Uma grande ajuda para esse projeto foi o Grupo Fórmula Honda 125cc no Facebook, onde os integrantes através de histórias e fotos da época, davam o caminho das pedras. 
Aqui cabe um agradecimento especial ao Marcos Pasini, nosso grande incentivador.

As duas motocicletas foram construídas ao mesmo tempo, na oficina do Orlando, aqui em Sorocaba.  
O primeiro passo foi o jateamento dos quadros etc...



 

O passo seguinte foi receber a pintura eletrostática. 



 

Ao mesmo tempo, o Orlando confeccionava as carenagens e as rabetas, além  de reproduzir a partir de fotos de época, as capas de tanque e os paralamas dianteiros. 



 

O Orlando optou pela carenagem inferior do modelo mais antigo, reproduzida de uma original gentilmente cedida pelo Pasini, enquanto que Zamuner, montou a carenagem inferior da segunda fase, no modelo da Fórmula Honda Rogencial.



 

Orlando seguiu firme em sua proposta de reconstrução da pintura original da moto promocional da Honda



 

Um capítulo especial foi a confecção das bolhas, necessitando a construção de um molde e um contramolde, exatamente do mesmo tamanho da carenagem superior.



 

A primeira moto foi finalizada com o objetivo inicial alcançado. 
Por motivo de segurança, Orlando preferiu colocar os pneus e o freio dianteiro mais modernos.



 

Na moto Rogencial, Zamuner preferiu manter pneus como os de época e manteve o freio dianteiro original



 

A gostosa sensação de missão cumprida veio no III Expo Museu Sorocabano de 2 Rodas, em julho de 2013, com as motos expostas lado a lado, com a aprovação do Sr Rogério Gonçalves, proprietário da Equipe Rogencial .



 

No segundo final de semana do III Expo Museu Sorocabano de 2 rodas, a presença da moto do Marcos Pasini se juntou as duas no encontro, e pela primeira vez foram fotografadas juntas as três motos reconstruídas no padrão oficial da época.



 

Mais do que uma restauração de uma motocicleta clássica, o maior patrimônio que conseguimos nesse trabalho é a amizade.
Deixamos aqui  nossa gratidão a todos que colaboraram nesses projetos.
Que venham as próximas!