por: Luiz Zamuner
lzamuner@uol.com.br
Sorocaba, SPRestauração dos exemplares do Luiz Zamuner e do Orlando Salomone
julho de 2013:
Em julho de 2011, logo após sair do II Expo Museu Sorocabano de 2 Rodas, exposição bienal que acontece na cidade de Sorocaba, confraternizando o sucesso do evento, despretensiosamente na lanchonete da padaria em frente, com um grupo de amigos que haviam participado do encontro, comentávamos como é difícil encontrar exemplares de motos de competição clássicas no Brasil.
Lembrávamos de vários torneios e campeonatos que haviam acontecido por aqui, e principalmente, da Fórmula Honda 125, competição oficial que aconteceu entre 1978 e 1983, que teve a participação de muitos pilotos de Sorocaba, além de uma respeitada equipe, a Rogencial Sorocaba.
Prometemos na mesa que na próxima edição, que aconteceria em julho de 2013, estaríamos com pelo menos um modelo desse tipo de motocicleta no evento.
A promessa foi cumprida por dois integrantes daquele bate-papo: Luiz Zamuner e Orlando Salomone.
|
Naquele mesmo ano, iniciamos o projeto de reconstruir a motocicleta oficial de promoção do evento pela Honda na época, por parte do Orlando...
|
... enquanto que Zamuner, reconstruiria a moto da Equipe Rogencial Sorocaba, que marcou época, pilotada por Aguinaldo Serra, o Charutinho.
|
Uma grande ajuda para esse projeto foi o Grupo Fórmula Honda 125cc no Facebook, onde os integrantes através de histórias e fotos da época, davam o caminho das pedras.
Aqui cabe um agradecimento especial ao Marcos Pasini, nosso grande incentivador.As duas motocicletas foram construídas ao mesmo tempo, na oficina do Orlando, aqui em Sorocaba.
O primeiro passo foi o jateamento dos quadros etc...
|
O passo seguinte foi receber a pintura eletrostática.
|
Ao mesmo tempo, o Orlando confeccionava as carenagens e as rabetas, além de reproduzir a partir de fotos de época, as capas de tanque e os paralamas dianteiros.
|
O Orlando optou pela carenagem inferior do modelo mais antigo, reproduzida de uma original gentilmente cedida pelo Pasini, enquanto que Zamuner, montou a carenagem inferior da segunda fase, no modelo da Fórmula Honda Rogencial.
|
Orlando seguiu firme em sua proposta de reconstrução da pintura original da moto promocional da Honda
|
Um capítulo especial foi a confecção das bolhas, necessitando a construção de um molde e um contramolde, exatamente do mesmo tamanho da carenagem superior.
|
A primeira moto foi finalizada com o objetivo inicial alcançado.
Por motivo de segurança, Orlando preferiu colocar os pneus e o freio dianteiro mais modernos.
Na moto Rogencial, Zamuner preferiu manter pneus como os de época e manteve o freio dianteiro original
A gostosa sensação de missão cumprida veio no III Expo Museu Sorocabano de 2 Rodas, em julho de 2013, com as motos expostas lado a lado, com a aprovação do Sr Rogério Gonçalves, proprietário da Equipe Rogencial .
No segundo final de semana do III Expo Museu Sorocabano de 2 rodas, a presença da moto do Marcos Pasini se juntou as duas no encontro, e pela primeira vez foram fotografadas juntas as três motos reconstruídas no padrão oficial da época.
Mais do que uma restauração de uma motocicleta clássica, o maior patrimônio que conseguimos nesse trabalho é a amizade.
Deixamos aqui nossa gratidão a todos que colaboraram nesses projetos.
Que venham as próximas!