Passo-a-Passo
HONDA CB350 K0
1968

Indice Passo-a-Passo

Home


por: Carlos Crippa
Carloscrippa7@gmail.com
 


Objetivo

O Inicio;

Já a muitos anos queria uma Honda CB350 K0.

Quando eu tinha uns 15 anos, no meu 1º emprego, vi um cara que trabalhava comigo, aparecer com uma novinha recém saída da loja, aquele cromado a cor vermelha e branca e o ronco ! Puxa nunca esqueci.

Lá pros anos 88 comprei uma 72 já querendo fazer uma 68, porem não consegui as peças para fazer esta transformação então restaurei na cor ouro e ficou impecável e rodava com ela pra todo canto até 92 quando a vendi.
Na época eu tinha outras motos uma CB400F uma XS1 71, e uma CBX 87 e a CB350 foi ficando de lado e vendi por U$2,000.

Outro dia andando de moto com uns amigos o Paulo Ruffo me presenteou com um platinado na caixa e todo contente me deu de presente, dizendo: -"Este é de uma CB350 e como você gosta, fica de presente, quem sabe um dia você terá uma".

Agradeci e todo contente guardei como um troféu, mas e ai o que fazer com ele?
Teria que ter uma moto para usar, e incrível, por causa dele a moto entrou na história.

Comprei a CB350 em péssimo estado só para variar, mas tinha documentos e seria a base para uma restauração de primeira, como é meu estilo.

Infelizmente as fotos de antes não tenho por que me roubaram o celular e lá se foram as fotos, mas o durante dá para se ter uma idéia da epopéia que foi restaurar mais este ícone dos anos 70.

Este é um Passo-a-Passo, diferente que já foi pro site pronto !
Nem tudo precisa ser igual, melhor para quem lê, que não precisa ficar imaginando como será o ultimo capitulo.

O Tanque estava assim, mas tinha o importante, as borrachas que hoje não existem mais !

Os emblemas muito bons e o tanque integro sem soldas furos etc, mas mandei fosfatizar para suprimir a ferrugem e foi ficando assim.

 

Aí começou o garimpo, pergunta aqui pesquisa ali e aos poucos apareciam coisas e eu ia adquirindo e juntando o quebra–cabeças.

E mais peças foram se somando ao projeto, algumas do Zelão, do Fernando do Pari, e de um novo amigo que surgiu do RJ, o Nelson, que foi bastante importante, pois ele é profundo conhecedor e apaixonado pelas CBs, inclusive tem uma 350 69 com apenas 20.000Km.

 

Bem depois de conseguir as peças principais era a hora de desmontar a criança, e ter idéia da encrenca !

O Chassi foi feito pintura epóxi, as rodas receberam aros novos e os cubos polidos aplicado verniz epóxi incolor.
Vejam o resultado.


Eu mesmo montei as rodas ! Adoro fazer isso ! É uma terapia !
 

Resolvi fazer a CB350 do modelo Europeu, ou seja, iguais as primeiras que chegaram ao Brasil em 1968 e inclusive testada pelo Marazzi na Revista 4 Rodas.

 

O amortecedor traseiro também todo encapado é coisa difícil de se achar, mais uma contribuição do Nelson do RJ. Êle tinha esta raridade mas achava horroroso, palavras dele ! Eu acho muito elegante.

 

O Banco foi feito pelo Japa, o Mario, que apesar do mau humor, sabe como ninguém dar alma a estas senhoras charmosas.

 

Todo chicote foi refeito e encapado como na época assim como os cabos. tudo na cor cinza !

O Motor estava bom com cilindro 0,25 só precisei dos anéis que, através do Site Motos Classicas70, consegui no Sul e originais a um preço de CG .

 

E aos poucos ele foi tomando forma , e ficou muito bom, o esticador e tensor da corrente de comando, balancins também novos, todos retentores e o jogo de juntas ! Assim como a bomba de óleo nova, o ponto fraco destas motos.

 

A Tampinha "TYPE 1" do lado esquerdo do motor é difícil de se arrumar, e mais uma vez o Nelson me auxiliou, mas em uma garimpagem por ai, Bingo ! Achei outra OK na embalagem ! (Mosca branca de olhos azuis).

 

A reconstrução foi tomando forma, e uma chave difícil também de se encontrar e que algumas possuíam era a da lanterna, uma chave de 3 estágios, colocado no farol do lado esquerdo, esta o Pasini me arrumou.

 

Os para-lamas estavam terríveis e são iguais ao das policiais do DSV, lembram? Então, depois de brigar muito com o funileiro e tomar canseira de ir e voltar sem as peças, finalmente ficaram prontos. O dianteiro foi quase todo refeito, mas mesmo assim o traseiro foi cromado 2 vezes, devido a defeitos que apareceram.

 

Para finalizar, lembram no inicio sobre o platinado?

Então, não era da CB350. Não serviu ! rsrsrsrsr!!!!!!!!!!!!!!

Mas continua guardado, quem sabe eu descubra para que moto serve ! E então pode surgir um novo projeto ! ( Os bons filmes sempre continuam, tem o II e III etc)

Obrigado a todos !!!