texto: Rodrigo Guerino Pauna, 25
rodrigoguerino@hotmail.com
começo de tudo: fevereiro de 2006Eu tinha uma moto, uma CBX Twister que tinha comprado para negocio..
Pois bem. qdo resolvi vender a motocicleta encontrei dificuldade, e como precisava de dinheiro para sanar um problema urgente, eu peguei na Twister.. uma Daelim Altino. bem conservada como parte de pagamento... por 2 mil reais.Como eu precisava de 5 mil pra zerar as coisas foi uma boa.. eu tinha minha custom (Kymco Zing) então nem liguei em pegar a Daelim...
Pois se passaram 3 meses e não tinha conseguido vender a Daelim Altino, ai vi um anuncio no jornal de uma CB 400 ano 82, vermelha.. a venda. onde o suposto vendedor trocava a moto por uma CG...Eu liguei para ele, e descobri que e na realidade precisava de uma moto que fizesse pelo menos 35km/l na cidade, pois a CB com seus 15km/l ( segundo ele) estava quebrando as pernas dele.O preço pedido era 2600 reais.
Eu propuz a troca na Daelim Altino.. Ele se interessou, veio ver a Daelim e fechou o negocio!Eu voltei 400 reais a ele e ficou tudo certo.A moto estava de aparencia muito boa... tinha sido pintada a roupa dela recentemente por um bom profissionalProblemas inicias detectados nas primeiras voltas com a moto:. sem burrinho do freio a disco. suspensão dianteira vibrando. pastilhas zero. disco empenado. pneus careca , na armação já. rodas empenadas.... rolamentos ruins. nem o conta giros e nem o velocimetro funcionavam. luz baixa e alta não ascendia. setas não funcionavam. partida eletrica estragada. banco enferrujado por baixo. lanterna traseira queimada. relação gasta. motor foi pintado e estava descascando. carburador engasgando, vazando gasolina pelos suspiros (nem tinha mais as mangueiras). bateria estragada.... embreagem patinando. regulador de voltagem não estava carregando ( diagnosticado depois)e tantos outros detalhezinhosMas eu achei que foi um bom negocio no dia.. e continuo achando até hoje.Eu achei que estaria pegando uma moto de melhor comercio.. mas acabei me encantando pela moto.
Apesar de ter muitos problemas técnicos, eu fiquei imaginando em transformá-la em uma chopper.... mas isso não se realizou.Eu troquei a minha Kymco Zing em uma Virago 535..
E assim a cbzinha não teria mais motivo para virar chopper..Decidi, então, restaura-la aos moldes das motos inglesas da decada de 60, as café racers....
Mas acabei não fazendo tambem!
Resolvi restaurar a moto por completa, de fio a pavio e por apenas algum temperinho nela, o que acabou sendo feitoLogo após isso, em 20 de fevereiro, eu comecei a fazer a mecanica e a eletrica da moto.Coloquei ela no fundo de casa e comecei fazendo o basico..Troquei o oleo e verifiquei velas. Estavam ok!Tirei as rodas e estavam muito empenadas..
Levei numa empresa de recuperar rodas e me disseram não ser viavel..
Por fim acabei indo garimpar rodas para ela e não achei uma em bom estado.. Apenas 2 para cb mas as de liga , não as constar..
Decidi por elas, estavam perfeitas, zero de empenamento.. muito boas mesmo.
Rodei em 500 heheheheTroquei a bateria...O retificador da cb 400 foi um pouco dificil de achar e acabei por optar por um de RDZ que deu para ser adaptado sem maiores problemasO motor de arranque estava com as escovas ruins apenas..
Uma bela limpeza e com a troca das escovas ficou perfeito...Logo após o motor de arranque, descobri que o relé de partida estava queimado.. Adaptei um de CBX StradaBom, passando aos carburadores...
Mergulhei ambos em decapante e larguei de um dia para o outro.
Troquei os reparos todos, e as giclagens tambem!
Ficou zero balaCom as rodas na mão, levei a uma oficina de motos e mandei colocar 2 pneus novos com 2 camaras novas.
Llevei a uma empresa e mandei pintá-las inteiras de preto.Por fim, troquei a coroa traseira, pq as novas rodas eram de 5 furos e as antigas eram de 4 furos então as coroas não serviriam... e aproveitei e troquei os coxins do cubo.Troquei lonas, pastilhas, troquei o fluido e instalei o burrinho de freio comprado num desmanche.
Estava freando bem novamente....Embreagem.... troquei todos os discos por novos, e mandei dar um passe na campana no torneiro, ficou zero!Aproveitei e troquei o cabo de embreagem.Abri a tampa do motor e regulei as valvulas...
Levei o painel a uma empresa especializada.Teve que refazer os embuchamentos de ambos instrumentos.... ficou zero novamenteAs setas foram revisadas, e tive de trocar o relé de seta, que voltou a funcionar após trocar 2 lâmpadasE assim foram muitos outros detalhezinhos.. que se podemos dizer, se referiam a manutenção da moto em siCom a moto agora rodando e funcionando perfeitamente... passei aparte esteticaDesmontei inteira , mandei jatear o quadro e fazer pintura epoxi....O motor, conforme figuras, era prata de um lado, e prata metálico do outro, e foi pintado no quadro da moto..
Assim a moto tinha um borrifado e respingos de prata pelo quadro inteiro.. um serviço muito mal feito. !
Após por ele na mesa.. comecei a estudar o que poderia ser feito.O motor eu resolvi pintar de preto vinlico, que comprei da Glasurit..Mandei jatear e mandei um rapaz pintar para mim, vinilico catalisado.
O resultado ficou conforme foto abaixo.
fiz uma separação de peças para cromação...tampas do motor.punhos de comando.tampa do cubo traseiro ( aonde vai as lonas).semi guidons.bengalas para polir.tampa dos carburadores.....bacalhausdentre outras..Levei, também, todos parafusos para zincagemDepois de tudo, comecei a montagem novamente....Arrumei um 2x1 todo ruim ( pego em divida hehe) e resolvi mandar ele para pintura epoxi. Ficou novinhoAdaptei um farol de Twister e setas imitação da Suzuki Intruder 125
Estilizei o painel para anos 70 e ficou show de bola.Foram meses até ficar pronta, mas acho que ficou show.Espero que tenham gostado.
Ela ficou até 10 dias atrás nessa onda, hehehehe