Bruno Machado Medeiros
profbrunomedeiros@yahoo.com.brJunho de 2010
Comprei a moto em boas condições, a mecânica estava excelente e o aspecto geral era bom.
Janeiro de 2011
Início da restauração.
Na realidade a moto ficou parada devido a um problema elétrico, a partida elétrica falhava e a moto me deixou na rua com a bateria totalmente descarregada (provavelmente um problema no retificador), assim que foi desmontada todos os componentes da parte elétrica foram para uma oficina especializada e foram todos testados e reparados.
Olhando bem de perto o acabamento estava bem maltratado, o motor tinha manchas (provavelmente uso de produtos como Solupan, etc...) sinais de corrozão e muitas peças precisando de polimento. Tudo foi desmontado e iniciamos o processo de recuperar cada uma das peças procurando resgatar o aspecto original.
Uma lista de peças novas também foi feita: Novos reparos para os carburadores, juntas para o motor, filtros de ar individuais para cada carburador etc...
Maio de 2011
Depois de desmontar a moto e avaliar o que teria que ser trocado, concertado etc... Decidimos enviar o bloco do motor para pintura, como mecanicamente ela estava perfeita não foi feita retífica ou outro reparo mais complicado.
Após algumas semanas o motor voltou agora em um tom prata alumínio, recuperando o aspecto original.
Outubro de 2011
Depois de enviar as peças de alumínio para uma oficina de Campinas que além de demorar muito para fazer o serviço fez um serviço péssimo (as peças voltaram cheias de marcas e imundas), elas finalmente foram polidas corretamente na Multielos, que além dos polimentos fez todo cromo e zincagem da moto.
Após o polimento as peças ficaram muito brilhantes, mas para manter o tom correto e preservá-las, todo o conjunto recebeu um verniz eletrostático. O processo teve que ser refeito em duas das peças que formaram bolhas, depois concluímos que isso se devia a microporos na superfície do alumínio, a solução foi lixar os pontos em que as bolhas se formavam com uma lixa bem fina e depois pulverizar uma camada de verniz.
Dezembro de 2012
Início da montagem da motocicleta.