Passo-a-Passo
HONDA CB400F
1976

Indice Passo-a-Passo

Home


texto: Carlinhos "São José do Rio Preto - SP"
(017) 9608-3667
mandrakec@bol.com.br


Olá, pessoal !
Sou do interior de São Paulo moro em São José do Rio Preto.
Trabalho com "contabilidade" por uma ironia do destino porque a minha paixão é "mãos sujas de graxa".
Ttive minha primeira moto em 1979 uma RX 125 "ligeirinha" dai até hoje tive muitas outras sempre pequenas mais babando como todo mundo já babou um dia nas "galo" e nas "400tinha"
A Gala eu fui conseguir uma em 2000 linda toda original "vinho , ano 1989.
Curti como se fosse minha primeira , depois vendi para investir em um imóvel e sempre de olho numa "400tinha".
Depois de 6 anos sem andar de moto comprei minha CB 400 Four , 1976 Azul , e vocês não fazem idéia de como!!!  É uma historia e tanto !!!
Tenho um amigo que, a mais de 20 anos, trabalhamos juntos na mesma empresa.
Ele, inclusive, é apaixonado pelas galo e já esta na sua segunda. O nome dele é Rogério "Tanguinha". Ele sempre ficava me intimando pra que eu comprasse uma moto de novo.
Dado um belo dia ele comentou comigo que o mecânico dele sabia de uma 400tinha que ha quase 11 anos estava guardada. Aí, companheiros, comecei a sonhar com a danada mas, infelizmente, essa ainda esta guardada e não deu negocio por enquanto.
Aí decidi a procurar na internet e comentei com o Rogério e, no mesmo momento, ele me enviou um e-mail com dois anúncios aqui do site das Motos Clássicas 70 , (maio de 2006).
No primeiro anuncio uma 400tinha de BH com o preço R$6.000,00.
Liguei achei interessante o comentário sobre a moto , mais não era o dono quem falou comigo , o dono ficava em Brasília.
Pedi a um amigo de BH o Raí "Raimundinho" e ele foi ver a moto, bateu uma série de fotos , inclusive sob o olhar "feio" do cara que estava cuidando da moto (ele queria ficar com a moto mas não deu negócio então ele estava com ciúmes). Vocês devem entender o que significa ciúmes de moto , diga-se de passagem, que ninguém assume mas é pior que ciúmes de mulher.

Bom, de posse das fotos começou a "romaria".
Entrei em contato com dono da moto, o Octavio, por sinal, um camarada que não conheci pessoalmente por isso não sei se é gordo ou magro mas pelo telefone parece ser um cara muito serio , claro nas palavras , gente boa. Negociei a moto com os olhos e as mãos desse meu amigo de BH o Raí.
Paguei a moto por intermédio de uma amiga de Brasília e, finalmente, arrumei um transporte para trazer a criança para o dono.
Companheiros , não sei se algum de vocês que vai ler essa declaração arriscou um negocio como esse que eu fiz: pagar sem ver , sem ouvir , sem andar. apenas na confiança de um amigo.
Pois é, fiquei esperando pelo pior porque foto é uma coisa e realidade é outra , e vocês não imaginam a surpresa !!!

Ganhei na "mega sena" !!! Foi o que eu falei quando a moto chegou aqui.
Era uma quarta feira por volta das 15 horas do dia 21 de Junho de 2006.
Eu estava com um outro amigo, o Eduardo, (bimbado) que foi comigo com a Saveiro dele para buscar a moto no posto onde estava o caminhão.
Gente, coisa louca, a moto estava apenas mal cuidada !!!
Também o Octavio, o ex-dono, não andava na moto a tempos porque ele trabalha em Brasília e a moto ficava em BH guardada pelo amigo dele o Márcio. Foi demais , no mesmo dia, à noite, lavei a moto dei os primeiro apertos aqui e ali e providenciei um cano para o escape porque ela estava com escape de CG125 cortado, adaptado como se fosse o original.
Eu até guardei ele pra por num museu. Que serviço...
Bom, consegui dar o primeiro rolé !!!
Que emoção !!! O ronco da 400tinha é inconfundível. Faz a gente tremer por dentro !!!
Aí a paixão bateu forte. Providenciei uma revisão na criança, equalizei os carburadores e tive de refazer a fiação do "estator" porque não estava carregando a bateria. Ficou legal, e carrega com 14 Volt.
Daí, antes mesmo dela chegar, eu já tinha comprado um jogo de rodas da CB400II  e pintei de dourado. Meus amigos, ela ficou linda apenas com o detalhe das rodas.  Mas como nem tudo é perfeito , vieram os primeiros problemas os quais já duram mais de 30 dias: os documentos !!!
Aposto que vocês arrepiaram agora !!!

Pois bem, dei entrada na transferência e veio o primeiro "round": voltou o documento porque eu precisava reconhecer a firma do cartorário.
Vocês podem imaginar o que é isso ?
É verdade , como o Octavio trabalha em Brasília ele preencheu o recibo em Brasília e reconheceu firma em um cartório de Brasília , só que em Brasília não existe aquele Selo Federal , dai o motivo de ter de reconhecer a firma do cartorário.
Pois bem, o cara fez a firma aqui em Rio Preto e esta parte foi resolvida.
Voltei a dar entrada no Detran , veio o segundo "round", prestem atenção no que eu vou dizer porque isso pode ajudar quem esta pensando em transferir moto de um estado para outro, é o seguinte: em Belo Horizonte, MG a moto esta com a documentação perfeita, licenciada 2006, tudo certinho e ela é de MG ha muito tempo, não constando nenhum tipo de restrição.  Porém, quando a Ciretran aqui da minha cidade foi buscar os dados do cadastro Nacional "Denatran" verificou que lá existem todos os dados da moto menos a
marca/modelo , veja se pode isso , e o tal "BIN" (Base de Índice Nacional de Veículos Automotores ).
E eu estou desde o dia Junho/2006 igual pendulo de relógio de um lado para o outro e até agora nada. ,A Ciretran daqui diz que o problema é MG , dai o Detran de MG quer que o pessoal daqui ligue para eles , porem eles não atendem o telefone !!!
Paguei todas as taxas de transferência inclusive o seguro de novo porque quando vc transfere de Estado vc tem de pagar o seguro no Estado de origem, mais de 300 reais, e estou impossibilitado de andar na moto.
Estou acertando com um advogado amigo meu pra entrar contra a União com uma ação de perdas e danos e, se possível, com um mandato de segurança para que liberem o documento de imediato uma vez que o problema não é meu e sim deles.
Quem sabe eu ganho nessa ação uma "Galo", dai fico com as duas paixões nacionais.
Bom, pessoal vocês puderam sentir o quanto custa vc realizar um sonho .

Mais o que importa é que eu consegui a minha, hehehehehe , e como não podia andar nela pra controlar meu estresse , desmontei ela inteirinha na noite do dia 27/07/2006 e hoje, 31/07/2006, ela já esta com o quadro pintado e parte das peças cromadas já concluída.
Amanhã, 01/08/06, vou buscar o escape e o pintor vai iniciar a pintura do motor.
Minha previsão é que no próximo sábado, 05/08/2006, eu inicie a montagem da minha "400tinha".
As fotos abaixo foram tiradas em BH antes de eu comprar, quando estava negociando.
Eu já bati fotos dela desmontada , porem ainda não descarreguei mas, em breve, estarei baixando para vocês irem acompanhando todas as fases deste trabalho delicioso que é desmontar e montar parafuso por parafuso, conhecer a sua moto no detalhe.
Apreciem as fotos .

Observação , o motor não foi preciso desmontar porque esta em excelente estado. Apenas precisou ajustar a correntinha do comando que estava batendo um pouco e tirar o vazamento da tampa da fricção.
Meu mecânico é o Jamal "Turco", acredito que muitos companheiros de todo o Brasil devem conhecê-lo porque o cara é uma fera.
Segundo o comentário dele é que eu consegui o impossível.
Uma moto igual a minha aqui em Rio Preto sem fazer nada, como eu comprei, o preço é de no mínimo R$10 mil, moto com estrutura impecável , apenas detalhes por falta de "zelo" e pelo desgaste do tempo.
Afinal, 30 anos de idade...
Para os colegas que desejarem trocar uma idéia , estou a disposição.

 

 


20/09/2006:

Mais uma etapa da restauração da "400tinha" para ser incluída na seqüência , vejamos :


Fotos da criança toda desmontada antes do "trato" e depois de pintadas e cromadas

Ela, dia 09/08/2006 já estava parcialmente montada , falta ainda instalar o chicote , colocar o sistema de freio dianteiro , para-lama dianteiro , painéis , carburadores , banco e tanque .

Logo logo terei mais fotos desta fase até então concluída ..

Haaaaa ia esquecendo a novela dos documentos ainda continua , não virou nada em Brasília , me informarem que os documentos que eu levei eram os necessários porem a solicitação para regularização tem de partir do Detram de origem da Moto de BH , vão vendo , agora estou brigando de novo em BH .. mais não vou desistir ..

Em fim ela ficou pronta dia 19/08/2006 confiram na foto , espero que vocês gostem , eu guardei as rodas originais e coloquei essas da 450 porque o modelo dela é super sport então as rodas à fazem assim
de fato ser uma "Super Sport" ..


 

Sobre os documentos , dei entrada no forum dia 30/08/2006 para um mandato de segurança , porem o juiz tem 5 dias úteis para expedir tal mandato , o prazo é amanha 05/09/2006 tomara que de certo mais eu prometo vir aqui contar se deu ou não ..

Ao pessoal que estiver interessado em restaurar sua moto posso fazer um ótimo negocio basta vocês entrarem em contato pelo e-mail ou celular .

Abraço a toda equipe do site e aos demais apreciadores das clássicas .

Carlinhos
mandrakec@bol.com.br
Celular (17)- 9608-3667


14/05/2007:

Pois é pessoal foi difícil mais consegui...

Dia 10 de Maio de 2007, consegui concluir o processo de transferência da minha moto, conhecidencia ou não mas acho que o nosso Santo Papa Bento deve ter contribuido para que isso pudesse acontecer...

Depois de quase 11 meses (desde o dia 07/05/06) de labuta finalmente consegui! 

Está no meu nome com placa nova e tudo certinho, mas para isso tive de refazer o cadastro da moto no Denatran , minha sorte foi ter enviado um e-mail para o atendimento ao cidadão de Brasilia fui atendido e orientado de como proceder , fiz uma vistoria lacrada na moto , fotos frente , traseira , lateral direita e esquerda , paguei uma taxa de 260,00 reais , protocolei o processo no Denatran setor CGIT e foi embora , criaram um cadastro novo com a marca da moto e dai emperrou de novo "risos , falo serio"  tive de mexer meus pauzinhos e por intermedio do irmão de um amigo meu que trabalha no Denatran em um outro setor , com a sua habilidade conseguiu com que o cadastro se concluisse , se não fosse ele , pessoal, acho que seria impossivel , mas consegui.

Vocês lembram que eu entrei com mandado de segurança, pois é, até hoje não foi expedido, verdade, terei de entrar com um processo para cancelar o mandado , consegui pelos meus meios...

Pessoal uma dica muito importante, quando forem comprar uma moto seja de onde for, consultem o Renavan no site do Denatran www.denatran.gov.br se aparecer todos os dados vá em frente se não .. pense duas vezes ..

Abraços a todos , logo pretendo comprar uma Galo , dai volto com novidades ..

Ao pessoal do site , um abraço classico a todos ..

Carlos Tapparo


15/05/2009:

Pois é pessoal chegou ao fim, é a vez do coração da criança ser restaurado, resolvi abrir o motor para descarbonizar as válvulas e ver como estava, e para minha surpresa um dos cilindros estava com um anel quebrado e o incrível é que ela não estava fumando.

Meu mecânico disse que isso é comum nas forzinhas, porém se eu montasse o motor com anéis novos ai sim iria fumar, dai resolvi retificar ela esta 0,25mm fiz uma limpeza no cabeçote, bomba de óleo, fricção, motor de partida em fim foi tudo revisado e limpo, ela ficou zero de motor.

Comprei todas as peças em Curitiba com o Jakson ele é gente boa demais.
Bom, bastam vocês conferirem agora como foi esse trabalho, aproveitei e já coloquei as rodas originais a pedido da galera que me mandou email dizendo que não tinha ficado legal com as rodas da CB nacional e também troquei o guidom.

Agora é toda original mesmo, abraços a todos, aqui encerra a historia da minha 400centinha....

Agradeço o pessoal do site MC70 pela oportunidade de estar partilhando essa alegria com os demais apaixonados pelas Clássicas.

Carlos Tapparo.