Passo-a-Passo
HONDA CB 500 Four
1973

Indice Passo-a-Passo

Home


por: Guilherme Tietböhl
guitargact@hotmail.com

Rio Grande do Sul

Olá, meu nome é Guilherme Tietböhl, tenho 23 anos, eu sou do Rio Grande do Sul e mesmo não tendo a experiência e vivencia da maioria do pessoal aqui do site sou um apaixonado por esta década, desde musica carros, como tenho 2 Ford Maverick, outra paixão minha, e sempre que posso entro neste site que é uma escola para mim.

Recentemente adquiri um sonho que já tinha faz tempo, encontrei minha CB 500 four 1975 nos documentos que pelo chassi constatei que ela é uma 1973 até porque não existe nenhuma fabricada em 1975.

Esta moto eu namorei por dois anos pela internet mais ou menos em 2007, eu encontrei ela em um perfil do orkut mas na época não poderia adquirir

Passaram-se dois anos e quando encontrei o perfil de novo ela ainda estava lá esperando por mim.
Desta vez não deixei escapar hehe, ela estava em São Paulo, Garulhos, e a compra foi uma historia engraçada.

Eu combinei tudo pela internet e nem cheguei a conhecer pessoalmente o vendedor, que todos o chamam de Teco.
Ele vende muitas clássicas, então ela veio em cima  de um caminhão que levava vidro moído para em SC onde tive que busca-la. 
Andei um pouco nela e logo botei para começar a restauração do motor.

Bom agora pretendo descrever o que tenho feito na minha 500four:

Poucos dias depois que chegou na minha casa primeira lavada nela.


Honda CB 500 Four

 

Logo comecei a encontrar as peças dela.
O motor estava com pistão de CG 125.
Estavam muito bons por sinal. Camisa, anéis, tudo, mais resolvi tirar e botar os  originais e encontrei os quatro "Honda Genuines" depois de muita procura, inclusive encontrei aqui no site.


pistões da CG125

 

Aqui o motor já aberto e no detalhe os pistão da CG, que por sinal deixam um pouco mais taxada.
Alguns dizem ser ruim para o motor pois o aquecimento pela taxa maior, aumenta o desgaste, mas isso eu realmente não sei.


motor aberto

Já sem o motor na, Mecânica Pedro, em Osório, cara gente fina, e caprichoso realmente tem aquele cuidado e carinho com a moto que é muito importante na restauração.


 

Aqui o cabeçote dela com muita folga.
Os retentores, praticamente não tinha, o eixo estava muito bom e apenas com folga no pino dos balancins, mas o Pedro deu um jeito, fez buchinha e ficou perfeito.
Outra coisa que fizemos pra sanar o tal barulhinho que as 500 Four tem no cabeçote, que parece um barulho de válvula batendo, mas na verdade é que ela não tem os encosto de balancins, então usamos da CB 400/450 as arruelas pra sanar este problema, pois segundo o Pedro isto diminui bastante o barulhinho chato!!


 

Comprei as juntas do motor e jogo de retentores, achei as juntas originais Honda na parte de baixo.


jogo de juntas e retentores

 

Bom, em breve mando mais fotos e o andamento da restauração... CONTINUA...