por: Marcos Stehling - Barbacena, MG
marcosstehling@yahoo.com.brFASE 1: AntesTenho essa XL 250R, ano 1983, desde nova, a Margarida.Tenho NF e todos os documentos dela. Ela estava bastante razoável (pelo menos eu achava isso antes de desmontar), mas com visíveis sinais de desgaste ao logo desses 26 anos, como se vê nas fotos em anexo: tintas descascadas, oxidação de aro e parafusos, borrachas trincadas e ressecadas, cabos com desgaste, vazamentos, além das tradicionais "gambiarras" que fazemos ao longo do tempo.A Margarida está com 146.000 km rodados e nunca foi recuperada, sendo feita somente a manutenção básica necessária (troca de óleo a cada 3000 km, tração, pneus, etc..). O motor nunca havia sido aberto.Decidi dar uma restaurada nela a cerca de 1 ano, e para iniciar, fiz uma vistoria detalhada identificando, com a ajuda do catálogo de peças, todas as peças que seriam necessárias ser substituídas / recuperadas e fui "garimpando" ao longo desse período. Fui identificando os serviços a serem feitos procurando quem os fizesse com a qualidade que eu queria, como cromagem, zincagem.Procurei preferencialmente por peças originais, e não sendo possível ou economicamente viável, por peças de excelente qualidade. Com muita paciência, consegui quase tudo original. A vantagem é que o custo foi sendo diluído ao longo de 1 ano.
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Em 02.09.09 comecei o serviço de desmontagem....(próxima etapa)
FASE 2: DesmontandoEntre os dias 02 e 4.09.09 desmontei toda a moto...Desmontar é moleza!!!Porém, tive o cuidado de tirar muitas fotos, documentar tudo, para poder montar tudo dentro do padrão original, ou seja, como estava.
Como o quadro teria que ser pintado, a moto foi totalmente desmontada. A parte elétrica, que eu imagina estar perfeita vi que teria que ser trabalhada, pois precisava de limpeza e de refazer toda a proteção dos fios, que estava arrebentada.
O quadro e mola estavam bem ruins, e as peças pretas com as pinturas bem desgastadas. A balança estava bem ruim também. Durante a desmontagem, identifiquei que precisava trocar todas as buchas do pro-link, que não havia previsto, mas sabia que algumas surpresas viriam.
Com o quadro livre, notei que além da pintura, precisaria de uns serviços de solda para recupaerar a rosca onde pegam os parafusos do banco, de uma das tampas laterais e refazer o furo do suporte do descanso lateral.O motor fora da moto. Puxa!! Como a pintura estava ruim.. nem parecia. Precisa de pintura, retirar vazamentos e refazer os chicotes elétricos do estator e do gerador de pulso. Estava programado trocar corrente de comando, retentores de válvula todos os retentores externos, rotor e excentrico posicionador do seletor de marchas (Eta peças dificeis de conseguir essas ultimas!!!!... mas serão originais).
Todos os parafusos, porcas, suportes que seriam zincados foram para a mesma bandeja, porque fica muito caro zincar tudo separado. Somente as peças do carburador e parafusos do pro-link ficaram separados, pois são zincados de amarelo. Tudo foi limpo para levar para zincar em outra cidade. Onde moro não faz esse serviço. Não imaginava que tinha tanta peças e já comecei a me preocupar com a montagem.
Os aros estavam oxidados e ficou para decidir depois se valeria à pena cromar, ou se teria que ser novo. Os aros são DID originais.Dia 04.00.09. finalmente tudo desmontado. A garagem da minha mãe toda tomada de peças esparramadas e de sujeira.Somente o motor ficou montado, porque o serviço será feito numa oficina especializada e com mecânico de confiança.próxima etapa: restaurando....
FASE 3: Restauração da motoEntre os dias 05 e 30.09.09, depois de tudo desmontado, comecei a restaurar a XL.Comecei pelo serviço de solda no quadro, reparando umas roscas que estavam danificadas, instalando um suporte de chicote elétrico próximo à coluna que estava quebrado/faltando e recuperando o suporte do descanso lateral.
Depois veio a fase mais difícil e trabalhosa, que foi limpar e preparar as peças para pintura. Uma boa pintura depende dessa preparação muito bem feita, e por isso gastei muito tempo e paciência nessa etapa. Para baratear, resolvi eu mesmo preparar as peças, usando removedor de tinta, escova de aço e lixa e levar para jateamento somente o que não ficasse satisfatório. Consegui fazer um bom serviço de limpeza na balança, quadro e na maioria das peças pretas.
Para jateamento foram somente as peças mais desenhadas, como os cubos das rodas, a mesa inferior e algumas peças menores.
As bengalas dianteiras, a proteção do motor e o mesa inferior foram limpas, lixadas com lixa d'água fina (400, 600 e 900), depois polidas e invernizadas.
Serviço feito em casa mesmo e ficou ótimo.
O serviço de pintura foi também todo feito em casa, com a ajuda do meu pai. A tinta usada foi R110 (vermelho monza), indicada no manual da moto para o quadro, um prata de granulometria fina para balança, preto fosco vinilico e preto semi-brilho/acetinado paras as demais peças. Demorou um pouco para pintar porque as condições do tempo não ajudavam. Choveu muito e pintar com chuva não dá certo.
Os instrumentos bons, funcionam bem, mas os painéis estão bem desgastados, mas não consegui os painéis no padrão original a um preço justo. Sendo assim ficarão como estavam até que eu consiga resolver o problema. Os painéis que encontrei eram de XLX 250, tem tem um + vermelho no meio dos painéis e a marcação do contagiro é diferente. Estou em vista de comprar os dois instrumentos usados, mas em perfeito estado, bem melhores que os atuais.
Finalmente as peças foram pintadas. Em poucos casos o trabalho precisou ser refeito. O resultado ficou muito bom!!!
Levei as os parafusos/porcas/ suportes e arruelas para zincar e os aros para cromar em outra cidade, porque onde moro não tem esse serviço. Durante a limpeza das peças e parafusos, identifiquei os parafusos e porcas que estavam estragados e na sucata de uma oficina fui substituindo por parafusos de mesma medida em boas condições.O aro dianteiro estava bom e não teria problema para cromar, mas o aro traseiro corria risco de não ficar bom, por causa da oxidação que tinha. Depois de uma avaliação a empresa de cromagem, confirmou que o serviço daria para ser feito sem comprometer a resistênca do aro e dando um acabamento.As peças zincadas e os aros cromados retornaram, e foram separados por tamanho para auxiliar na montagem. As peças do carburador e parafusos do pro-link foram zincados de amarelo, como são originalmente. Ficaram como novos!!!
Falta agora o motor!!!...... próxima fase (4)
FASE 4: Restauração do motorO motor da XL tem cerca de 145.000 km rodados, e nunca havia sido aberto Até corrente de comando é original. As manutenções sempre feitas e oleo trocado com frequencia.
Sabia que teria os seguintes serviços: Troca de corrente de comando, aproveitar para trocar retentores de vávula, apesar de não estar "fumando" quase nada, troca de coletor de admissão, rotor e excentrico posicionador do seletor de marchas, além de tirar as alavancas externas de descompresor e embreagem para zincar, o que faria necessário a troca dos retentores.
Todas as peças foram compradas previamente.. Tudo original...
Imaginava que o fosse jateado para pintar, mas veio a primeira noticia... seria muito arriscado jatear o motor fechado, porque corria o risco de entrar alguma lialha ou microesfera pelos retentores ou entrada de coletor, e isso iria danificar o motor.... solução... fazer em casa mesmo com removedor de tinta.. Deu muito trabalho, mas muito trabalho mesmo...
Mas ficou bom...Bem melhor do que eu imaginava!
O motor foi ára a oficina para os reparos. Tudo otimo!!! Abrimos a tampa as tampas laterais,e a parte de cima, e decidimos não abrir o cabeçote para troca dos retentores de válvula. estava tudo muito inteiro... as peças , juntas e retentores, trocadas, montamos tudo.Levei o motor para casa, dei uma bela limpada preparando para a pintura Primeiro o primer e depois o preto. Como tem muitos detalhes, o motor foi pintado em várias camadas finas.
Pintura devidamente seca, conclui a montagem do motor colocando os parafusos e os suportes zincados, as tampas de válvula e do marcador de ponto devidamente polidas e a troca das capas dos chicotes elétricos. O motor ficou como novo..
A moto está pronta para ser montada....
FASE 5: MontagemPara inicio da montagem, separei todos os parafusos, porcas e arruelas, etc que viream da zincagem por tamanho. O catalogo de peças foi essencial para não fazer nada errado. Fui medindo os parafusos e facilitou muito. Sem esse catálogo de peças, junto ao de serviços e mais as fotos, certamente iria me perder na montagem.Comecei colocando a suspensão traseira, com as buchas novas e com graxa à base de molibidenio, como indicado pela Honda.
Em seguida a montagem das mesas, com rolamentos novos, bem lubrificados, para colocar a suspensão dianteira, com retentores e oleo novos.As rodas cromadas e com jogo de raios novos, e originais, foi montado por alguem com prática. Os pneus, que estavam em meia vida optei por não trocar.
Os adesivos do fabricante da suspensão dianteira e o adesivo da coluna de direção foram trocados.
Na sequencia coloquei a caixa do filtro de ar, chicote elétrico, guidão, etc.O motor já estava montado, e a pintura já bem seca. O carburador foi montado, com kit de borrachas, diafragma, boia, giglês novos.
Na sequencia coloquei o motor
Todos os adesivos da parte traseira foram colocados, e mais o manutenção da bateria e do filtro de ar.
A montagem dos itens primários foram concluidos, faltando somente os plástcos e acessórios, que foram colocados depois das regulagens necessárias.
E assim termina a restauração da minha XL. Deu muito trabalho, mas ela ficou novinha!!!
FASE FINAL: PROJETO CONCLUIDOSegue as fotos da XL com o projeto de restauração concluído: