por:
Kleber Klein
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Eu sempre fui um apaixonado por YAMAHA RD e um determinado ano, um amigo, me ofereceu uma GT750 que já era de um outro amigo e que tinham feito um rolo entre si.
Acabei fazendo outro rolo onde entrou uma RD250 que era minha há anos e estava largada na garagem esperando um tempinho para coloca-la como deveria ser.
Acabou que a RD foi embora e eu coloquei uma moto Suzuki GT750 uma completa desconhecida na garagem, pelo menos para mim.O primeiro passo foi descobrir o que existia para ela disponível na WEB, fiquei surpreso, existia muita coisa, existiam apaixonados por este modelo, pelo mundo todo.
Caramba!!
Não tinha idéia disto, uma Suzuki antiga para mim era uma espécie de intermediária entre o luxo da Honda e a esportividade espartana de uma Yamaha RD.
Eu estava bem enganado.
Na WEB encontrei exemplos bem interessantes de restauração, assim como matérias técnicas e manuais tanto de serviço, como de peças.
http://www.medial.com/suzuki/
Este acima foi o que me despertou para que eu tinha pego.
Os de baixo são exemplos de sites de pesquisa
http://pagesperso-orange.fr/jacques.masse/anglais/index_eng.htm
http://www.3cyl.com/~mraxl/gt/index.htm
http://shop.ebay.com/items/_W0QQ_nkwZsuzukiQ20gt750QQLHQ5f
PrefLocZ1QQ_armrsZ1QQ_fromZR10QQ_mdoZQQ_sargnZ2
http://myweb.tiscali.co.uk/tkcswd/index.htm
http://www.sandyfamily.com/gt750/index.html
http://pinkpossum.com/GT750/History/historyJ.htm
http://www.suzukigt750.nl/
http://www.crooks-suzuki.com/index.php?p=52
http://gt550.clivey.com/Tech_tips.htm
Estes são alguns, existem outros, depois envio.
O que eu não esperava era que poderíamos comprar peças zero km ainda, como se comprássemos peças de uma Twister no Brasil.
É claro que sai tudo carinho quando chega aqui na terra de "Pindorama Lulescas Barbudinhas".
O Ebay é território vasto de fotos e peças para quem pretendo pesquisar antes de entrar com a mão na massa.
Comecei a carregar todas as páginas existentes na WEB que fizessem menção a GT750 e copiar todas as fotos de peças a venda no Ebay para poder descobrir o que era original ou adaptado.
Assim de uma moto bonitinha com um 3 em 1, descobri que a minha tinha parte do sistema elétrico de CB400 e aí ví o motivo da bateria fritar.
Tava tudo errado.
Começou o meu calvário e deixei anos o dinosauro dormindo e empoeirando na garagem.
Começou uma obra "maldita" no meu prédio e a motinha ficou parecendo uma moto abandonada no depósito do Detran esperando um leilão.
Antes ia fazer um supletivo de GT750 e depois tentar um vestibular para a Faculdade da Suzuki GT750.
Fui juntando coisas e tralhas, percebi que tinha um bom ponto de partida, apesar de alguns erros feitos com o dono que tinha começado tudo há anos.
Aliás, esta moto era do RJ, foi para Ipatinga-MG para iniciar a restauração com um já falecido mecânico, voltou para o RJ rodando e depois acabou indo para BH quando o dono foi transferido para lá pela empresa que trabalhava.
Viajada a motinha.O que encontrei?
Suspensão invertida e magotes de freio inchando e presos por arames, bateria e parte elétrica de CB400, remendos no chicote, banco refeito no ERE, mas, com a chapa toda se desfazendo pela ferrugem, cano 3 em 1 que não deixa colocar o cavalete central (que não existia), digital de marcha que não sai do ponto morto, faltando várias peças de acabamento, sem a espuma do filtro de ar, punhos adaptados do paralelo, pneus chineses ou Uruguaios (argh!).Um monte de bobagens, mas, tenho que reconhecer, o motor está direito, pelo menos parece, berra pra caramba e faz um barulho infernal o cano, parece uma DKW de pista.
Ah! esqueci, não fica em marcha lenta nem pelo cacete, deve haver desequilíbrio entre os carburadores ou platinados precisando serem acertados.
A moto ainda tem os platinados, alguém sabe regular 3 aí?
Alguém ainda sabe regular 1 platinado, que dirá 3!?
Na próxima encho de fotos e mais conversa para enrolar vocês e ficarem curiosos.
Um abraço