Passo-a-Passo
SUZUKI TR500
1970

Indice Passo-a-Passo

Home


por: Carlos Crippa
hs_cac@hotmail.com


Objetivo

Vejam ai o meu novo projeto !!
A que estou fazendo é uma réplica e o projeto é para ficar como a foto acima.
 
A SUZUKI TR500,  foi uma moto de pista derivada da T500.
Seu chassi era mais curto que o da T500, e o quadro tipo Featherbed (Norton).

Diversos pilotos internacionais correram com ela, dentre eles, Barrie Shenne.


Inicio dos trabalhos

No Brasil existia uma que o Tognocchi correu por aqui no inicio dos anos 70, depois o Castroviejo correu muitos anos com ela mas só que modificada pelo Diego (modernizada).


Paolo Tognocchi com a Suzuki TR500 1970

Nas fotos abaixo pode-se notar o quadro tipo Norton modificado.


Detalhes do quadro da TR500

As rodas são aros 18" de alumínio com borda.


Rodas aro 18"

O motor tem diagrama modificado (receita facilmente encontrada na Internet) com pistões originais, também modificados.

Os carburadores são 32mm com gicleur 250/280 !

A bomba de óleo é original e com tanque de óleo na rabeta.

O amortecedor de direção é original da época.


detalhe do amortecedor de direção


Evolução dos trabalhos

Era uma moto muito robusta  e agüentava varias corridas com muito pouca manutenção.

Até hoje diversas delas e replicas (foto abaixo) participam de Corridas de Época na Europa.


Réplica da Suzuki TR500 em Corridas de Época na Europa

Assim que for evoluindo o projeto irei mandando as fotos.


04/06/2012:

A transformação continua !
 
Ela foi toda montada com as carenagens para ajustar e fazer as adaptações necessárias, agora é desmontar tudo e ir para a pintura.

A moto esta pronta, ou seja funciona.

Os escapamentos foram concluídos e o ronco ficou fantástico.

Os carburadores são 2 de 34 mm Mikuni especiais de competição da época, semelhantes aos utilizados pelas TZs.


Estreia da TR500 no Brasil em 1971


Daytona em 1971


Conta giros e amortecedor de direção
 


07/01/2013:

Depois de muita correria a TR500 ficou finalmente pronta, com o auxilio do Paulinho Nicolau na pintura.

Conseguimos chegar muito perto da originalidade em questão das faixas.
A cor original era um vinho horroroso, então preferi vermelha. Somente anos depois a Suzuki adotaria o azul e branco em suas motos de competição.

No Brasil segundo consta só existiu uma SUZUKI TR500 que foi dos Irmãos Tognochi e teve sua estréia nas 500Milhas de 1971, depois foi comprada pelo Diego e quem pilotou foi o Paulinho Castroviejo que fez diversas temporadas com a valente TR, mas com o passar dos anos  foi ganhando adaptações e inovações que o Diego sabiamente inventava.

 
Veja a seguir as fotos:
 

Suzuki TR500