por: Carlos Crippa
hs_cac@hotmail.com
ObjetivoVejam ai o meu novo projeto !!
A que estou fazendo é uma réplica e o projeto é para ficar como a foto acima.
A SUZUKI TR500, foi uma moto de pista derivada da T500.
Seu chassi era mais curto que o da T500, e o quadro tipo Featherbed (Norton).Diversos pilotos internacionais correram com ela, dentre eles, Barrie Shenne.
Inicio dos trabalhosNo Brasil existia uma que o Tognocchi correu por aqui no inicio dos anos 70, depois o Castroviejo correu muitos anos com ela mas só que modificada pelo Diego (modernizada).
Paolo Tognocchi com a Suzuki TR500 1970Nas fotos abaixo pode-se notar o quadro tipo Norton modificado.
Detalhes do quadro da TR500As rodas são aros 18" de alumínio com borda.
Rodas aro 18"O motor tem diagrama modificado (receita facilmente encontrada na Internet) com pistões originais, também modificados.
Os carburadores são 32mm com gicleur 250/280 !
A bomba de óleo é original e com tanque de óleo na rabeta.
O amortecedor de direção é original da época.
detalhe do amortecedor de direção
Evolução dos trabalhosEra uma moto muito robusta e agüentava varias corridas com muito pouca manutenção.
Até hoje diversas delas e replicas (foto abaixo) participam de Corridas de Época na Europa.
Réplica da Suzuki TR500 em Corridas de Época na EuropaAssim que for evoluindo o projeto irei mandando as fotos.
04/06/2012:
A transformação continua !
Ela foi toda montada com as carenagens para ajustar e fazer as adaptações necessárias, agora é desmontar tudo e ir para a pintura.A moto esta pronta, ou seja funciona.
Os escapamentos foram concluídos e o ronco ficou fantástico.
Os carburadores são 2 de 34 mm Mikuni especiais de competição da época, semelhantes aos utilizados pelas TZs.
Estreia da TR500 no Brasil em 1971
Daytona em 1971
Conta giros e amortecedor de direção
07/01/2013:
Depois de muita correria a TR500 ficou finalmente pronta, com o auxilio do Paulinho Nicolau na pintura.Conseguimos chegar muito perto da originalidade em questão das faixas.
A cor original era um vinho horroroso, então preferi vermelha. Somente anos depois a Suzuki adotaria o azul e branco em suas motos de competição.No Brasil segundo consta só existiu uma SUZUKI TR500 que foi dos Irmãos Tognochi e teve sua estréia nas 500Milhas de 1971, depois foi comprada pelo Diego e quem pilotou foi o Paulinho Castroviejo que fez diversas temporadas com a valente TR, mas com o passar dos anos foi ganhando adaptações e inovações que o Diego sabiamente inventava.
Veja a seguir as fotos:
Suzuki TR500