por: Anderson Ribeiro
anderson1001@uol.com.br
Sábio ditado: "Possuir uma Moto Antiga realiza no presente um sonho do passado".
Esta é uma frase que diz basicamente tudo o que sentimos quando o assunto é uma relíquia!
Não existe trabalho sem recompensa, acredite!
Foi pensando assim que desta vez concluí a restauração de minha Honda Turuna ano 1980.
Tudo começou em 1998 quando procurava uma Honda 125(antiga) para restaurar, foi quando conheci um senhor muito simpático também apaixonado por motos antigas que tinha uns sete modelos entre 50cc e 1000cc, e estava a fim de vender esta Turuna, pois ele alegou que sua esposa reclamava constantemente da falta de espaço dentro de casa (para ser mais preciso, duas motos ficavam dentro da sala ao lado da televisão)....
Vida dura essa de colecionador! Hehehe
Acabei fazendo negócio com o senhor que me fez “N” recomendações, pois ele havia sido até então, o único dono.
A moto estava em funcionamento, motor com um barulho estranho e vazando óleo, escapamento enferrujado, pneus meia vida, bateria zero (de carga), tacômetro quebrado, piscas remendado, rodas em alumínio da moda, guidão de CB400, manoplas de XL, banco devorado pelo cachorro, pintura queimada, enfim imaginem uma moto “abandonada e sem dono”.Mas ela possuía as características que eu procurava: Motor OHC original, chassis em perfeito estado, tanque além de nunca ter sido amassado seu interior estava como de um novo, laterais, pára-lamas dianteiro e traseiro, farol, lanterna, relógios, punhos, retrovisores, freio a disco com pinça mecânica, tudo isso O-R-I-G-I-N-A-L.
Perfeita para restaurar!
Infelizmente não tenho fotos dela para mostrar o “antes”, pois eu estava louco para desmontá-la e fazer aquela seleção de peças ruins, peças boas, relação de serviços a fazer, peças a comprar e etc.
Planejamento Estratégico
Meu objetivo foi restaurar esta moto e deixá-la no padrão original.
Além do meu conhecimento técnico sobre o assunto, eu tinha algumas revistas da época que ilustrava fotos de modelos na cor azul e na cor vermelho, também pesquisei na internet e conversei com amigos do ramo a fim de determinar qual era os padrões de cor, peças cromadas, peças polidas, parafusos zincados em prata, zincados em amarelo, cor do motor, e outros mínimos detalhes.
Desmontagem e Tratamento
Fui muito atencioso e cauteloso na desmontagem, já determinando o destino de cada peça e fazendo aquele relatório de peças ruins que precisariam de reparos e ou substituição.
Nas semanas seguintes se deu inicio à peregrinação atrás das peças relacionadas em minha lista.
A impressão que se tem, é de estar procurando uma agulha no palheiro, pois garimpar e comprar estas peças, é sem dúvida a tarefa mais difícil de todas.
Ufa! Após encontrar tudo, reuni os componentes que iriam ser pintados. E levei à oficina do Luizinho, que realizou de forma artesanal a funilaria e a pintura.
Luizinho me entregou todas as peças (devidamente embrulhadas no plástico bolha), após um mês de trabalho.
Ficaram perfeitas, excelente trabalho!
Encaminhei outros componentes que iriam ser polidos, outros zincados e outros cromados para o Cristiano da Schinyder Cromiação.
Lá o serviço é excelente, mas tem que ser muito paciente, pois ele tem uma equipe pequena para dar conta de tantos serviços, pois foi assim que um prazo de 15 dias transformou-se em 2 meses.
O Banco foi restaurado na oficina de uma japonesa que tem uma equipe nota 10 que entende muito do assunto, em compensação tem um preço muito salgado.
Exposição das peças:
Cubos de roda pintados, raios zincados, aros novos, protetor de corrente cromado, chassis pintado (preservado o adesivo do meio) e demais agregados pintadas de preto.
FOTO 01
Manetes polidos, canelas e molas pintadas e as demais peças cromadas.
FOTO 02
Tampa do magneto, platinado e válvulas polidas, aros dos relógios cromados e demais peças pintadas.
FOTO 03
Aqui uma vista geral dos parafusos, porcas, arruelas, molas e etc. (cromados ou zincados de prata ou bronze).
Obs: Não sobrou nenhum! Rssss
FOTO 04
A roupa nova (Kit original da moto).
FOTO 05
Já na bancada auxiliar, a Turuna começa a ganhar uma nova vida.
FOTO 06
O processo de montagem durou 1 mês e meio, pois é um trabalho que exige muita paciência e tempo. Eu passava algumas horas na oficina assim que chegava do trabalho e às vezes nos finais de semana.
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Frente recebendo novos piscas.
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Roda traseira ganhando engrenagem, rolamento e retentor novo.
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Parte emocionante: o motor, “coração da criança”.
Motor em cima da bancada aguardando a montagem!
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Bloco, cilindro, cabeçote e tampa de válvulas foram jateados e envernizados, conforme as especificações no manual do fabricante.
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Virabrequim, câmbio e eixo de partida no lugar.
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Concluindo a parte de cima.
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Etapa final, instalando o tanque, pára-lama e etc.
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Tá ai o resultado!
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Fiz um “test drive” na cidade de 40Km, ou melhor (sai desfilando com ela na cidade), ela se mostrou muito valente, alinhada e charmosa despertando olhares de todos.
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Fiz uma revisão geral, regulagem de válvulas, acerto no ponto do platinado e troca de óleo com 100Km.
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Agora ela esta 0Km, e apta a desfilar nos encontros casuais.
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Visão superior.
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Anderson Ribeiro / Restaurador em horários livres
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