Passo-a-Passo
HONDA TURUNA
"A Barriguda"
1983

Indice Passo-a-Passo

Home


Fabio Alexandre Guereta
fabio.guereta-deb@duke-energy.com

27/10/2011:

Bem, gostaria de contar aqui a história (que começa agora) da restauração de minha HONDA TURUNA 1983.

Sei que vai ser um trabalho árduo, mas motivado por um desejo de reviver o passado pois já possui uma HONDA TURUNA 1980 e lendo essa página vendo tantas histórias lindas de restaurações e apaixonados por nossas antigas, então resolvi encontrar uma outra TURUNA e diga-se de passagem não é fácil quando o preço é muito “alto”.

Os documentos estão atrasados, várias peças não são originais ou está num estado de dar dó.

Mas garimpando achei uma em Patos de Minas – MG, olha que não estou morando muito perto de lá não, mas como disse motivado pela vontade de encarar o desafio, rodei 780 km para buscar, como eu gosto de chamar “a barriguda”.

Depois de achar a “barriguda” na internet, vários telefonemas para o Sr. Marques, que prefere ser chamado de “Calango”, e ainda motivado pelo meu parceiro e grande amigo Luis Henrique, amarrei o negócio.

Então começa os preparativos como ir buscar a Turuna 1983 “a barriguda”.

Bem para começar estou sem automóvel... Bom vamos alugar um de preferência uma camionete leve tipo Strada, Montana ou Saveiro.

Depois de peregrinar nas locadoras, nada. Diga-se de passagem acho que as locadoras deviam disponibilizar pelo menos uma em cada loja de franquia, bem descartada locar pois não encontrei o produto.

Um carro com engate era tudo que consegui, agora falta a carreta, isso até parece fácil numa cidade maior mas aqui no interior de São Paulo... Bem quando encontrava os documentos estavam por regularizar ou então o dono depois de passar desgostos por empréstimos anteriores nem queria falar sobre sequer alugar.

Daí que surge a idéia! Temos um amigo o Willian Stecker, que realizou o sonho dele possuir uma Saveiro Super Surf, então meu parceiro e grande amigo Luis disse: -"Rapaz vamos conversar com o Willian", pensei: rapaz o cara tá com o xodó... dele sei não, e Luis disse deixa comigo vamos ver se é parceiro ou não.
Ligamos pro Willian e não que o cara era parceiro, pois é tava na mão o carro.

Como sabe esse negócio de duas rodas é assim, uma vez picado pelo “veneno” nunca mais sai do corpo e diga-se de passagem quem realmente gosta é parceiro.
Nessa hora que entra meu outro parceiro Vitto Rondino. Tá ele lá na conversa dando a maior força  dizendo: -“Bora lá vamos buscar essa Turuna”! A cinta pra amarrar já tá no carro.

Eita ai num deu mais para segurar,  um empurra de cá, outro atiça de lá, fechei o negócio e começamos planejar a viagem, que tinha que ser num sábado.

Bom, “cascalho na mão”, Super Surf pronta e o Luis Henrique atiçando e eu “aguado” para pegar a “barriguda”.
Partimos de São Joaquim da Barra - SP para Patos de Minas – MG, ás 4 da manhã, pois o “Calango” é chegado numa pescaria e já tava tudo pronto para ele partir pra mais uma logo após o almoço.
Saímos e tome 400 km de chão para rodar, finalmente chegamos e olha que no horário marcado perto das 09 horas do dia 24 de setembro de 2011.

Já lá no serviço do Sr. Marques e olhamos a moto pra cá, olhamos a moto pra lá, mas só de praxe pois o intuito é mesmo de desmontar e deixá-la como nova.

Bem a Turuna estava em pé, pois seu Marques usava ela para ir ao trabalho e as pescarias dele, tinha pertencido ao sogro por 16 anos e agora estava no nome da esposa. Pode se dizer que pertenceu a um único dono, coisa de família.

Olhando ela assim tem algumas adaptações como as rodas, manetes etc.., mas logo, logo vai ocorrer a transformação.
Bem nem experimentar a “bixa” experimentamos, fechamos negócio com uma “choradinha” e ganhamos um desconto, coisa pra tirar o almoço da volta e o seu Marques “Calango” foi do trabalho pra casa  a pé.

Colocamos a barriguda na Super Surf e partimos, só que dessa vez para Franca-SP, pois um grande chegado e parceiro também do Luis Henrique lá de Três Lagoas - MS estava na casa de parentes em Franca – SP  o “PREÁ” como é conhecido  dono de uma linda “7 Galo” , passamos lá pra dar um abraço.

Bem chegamos  o “PREÁ” fez questão de ver a TURUNA 1983 e gostou, a conversa tava boa mas tínhamos que terminar de chegar, estava perto mais 50 Km e a casa nos esperava.

Chegando em São Joaquim fomos direto para casa do Willian para devolver a Saveiro e presenteá-lo com uma volta na “barriguda”, logo  depois foi o Luiz Henrique que deu a sua volta e finalmente pude curtir a agora a “barriguda”.

Por fim está ai as fotos da Turuna 1983 “a Barriguda” que está de casa nova pronta para um banho de loja e restauração.