Passo-a-Passo
YAMAHA 350 TR3
Road Racer
1972

Indice Passo-a-Passo

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por: Carlos Crippa
hs_cac@hotmail.com


Objetivo

Esse passo-a-passo é sobre a restauração da Yamaha TR3 72, que estou fazendo.

Esta moto pelo que pesquisei é rara, pois foram fabricadas aproximadamente umas 200 unidades só em 1972 .

A Yamaha, em 73 fornecia um kit que a transformava em TZ, porque a parte de baixo era igual e todo o resto (veja TZ 1º faze rodas tambor), desta forma é muito difícil achar uma que ficou original.
Esta minha não sei porque isso não aconteceu,

Em 1972 a Yamaha trouxe algumas (não sei se 1, 2 ou mais) e o Tucano correu com ela pois ele era piloto oficial na epoca.
Dizem também que algumas vieram da Venezuela  para correr aqui e por aqui ficavam.

A minha moto ficou anos em uma relojoaria no Cambuci SP, desmontada em um cantinho.
Eu queria muito ficar com ela, o que só aconteceu quando o proprietário morreu e comprei da viúva.

Pelas fotos pode-se verificar o estado em que ela se encontrava, mas muitos detalhes são originais e difíceis ,de se encontrar, como cabo de freio dianteiro, eixos de roda vazados, guidão, pneus slicks, etc etc.

O quadro é super leve (esqueci de pesar) de aço cromobolibidênio.
É bom lembrar que estou fazendo o restauro sozinho, é meu hobby, o motor por enquanto é de RD (mexido) que é muito parecido com o original R5 sem torque, tenho as camisas da TR3 e pistões c/ 1 anel, que fica para uma outra etapa, assim que conseguir os carburadores 36mm.

A carenagem consegui uma cópia da original com um cara que correu na época, e fez um molde para no caso de quedas ter sobressalente.

Pasini, assim que ela ficar pronta quero que você experimente e veja o que achou.

Com muito prazer, amigo Crippa !!! - MP


 


09/09/2010:

A Restauração continua, e eu espero que ela fique pronta para o encontro dia 04/07, no Páteo do Colégio.

Não sei bem, mas foram muitas horas de trabalho. 1000 talvez !

Olha, o trabalho foi bastante. Pode não parecer, mas tudo é bem complicado, como encontrar as peças, soluções para as dificuldades, como por exemplo, por onde passam os cabos, ajustes, etc.

Estou terminando de fazer os escapes, e o KIT está pintando e deve ficar pronto nesta semana que entra.


 

Estou ansioso para vê-la funcionando...

O motor dela mesmo esta sendo preparado.

Estou com dificuldades de algumas peças, então coloquei um de RD mexido por enquanto mas logo que termine o dela, vou substituir.


 

A pintura foi bastante pesquisada para chegar na cor correta da moto de corrida conforme saia de linha, nas cores de fabrica.
Porem os pilotos privados logo inventavam alguma coisa e as motocicletas perdiam as características originais.


 

O banco tem um detalhe pouco comum para uma moto de corrida que é um friso decorativo, como as motos dos anos 70, isso só vi na TR3 pelo Manual de Proprietário.
Isso mesmo !! Consegui com o Inada !!
Segundo este manual as motos vinham até com jogo de ferramentas como as motos de rua, rsrsrsrsr..!

Bem, o importante é que esta batalha venci e realizei um velho sonho de ter uma YAMAHA de competição pois, quando era jovem assisti muitas corridas em Interlagos e via as TRs e TZs com aquele barulho e o cheirinho do Castrol R50, coisa indescritivel, e é logico o JACARE que era um piloto incrivel. Quantas saudades, mas vamos revivendo um pouco com as nossas reliquias.


7º Encontro de Motocicletas Clássicas no Páteo do Colégio em 04/07/2010
com direito ao troféu de destaque !!!
Objetivo alcançado !!!

Agora a próxima etapa é terminar o motor definitivo que é sem Torque Induction e com os carburadores 34.
Esta tudo no jeito, e já comecei a montar.

Vejam na Materia sobre o 7º Encontro do Pateo do Colégio SP, Revista 2Rodas de Agosto 2010 pag 130, a minha moto.


 

Visitem no Youtube:
 
"Yamaha TR3 em São Paulo"

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