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YAMAHA AS3 125
1972

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ANGELO QUAGGIO
angeloquaggio@hotmail.com
 

06/11/2006:

Já fazia algum tempo que eu via uma moto diferente em uma oficina próxima à casa de minha família em Bauru.
Fiquei sabendo que ela estava lá para uma revisão.
Sempre que podia eu passava por lá para saber notícias dela.
Acabei conhecendo o proprietário e perguntando se ele a vendia.
A resposta foi não. E lá ela continuava....


A Yamaha 125 AS3 na garagem
 

Sempre gostei das Yamaha, e achava essa moto, particularmente, muito bonita (sua cor, seus dois cilindros e escapamentos).

Um dia ao encontrar o proprietário ele me perguntou se ainda me interessava por ela, tendo em vista que ele havia comprado uma outra moto de manutenção mais simples e pretendia se desfazer dela.

Pedi a ele que me desse alguns dias para pensar......
Falei com algumas pessoas, tirei fotos dela para mostrar e pedir conselhos e constatei que ela estava muito original.
Tinha praticamente todos os ítens, apesar de um pouco desbotada pelo tempo.

Resolvi fechar negócio.


detalhes da AS3 ainda na casa do antigo proprietário
 

A moto estava muito boa. O banco era original, tinha os emblemas das laterais, painel, caixa de filtro de ar, caixa da bateria, bagageiro, escapes, lanternas e lentes etc.

Faltava nela: emblemas do tanque de gasolina (ela usava um par de emblemas improvisados), elementos do filtro de ar, borrachas que ligam o filtro aos carburadores, torneira de gasolina original, suportes do farol e carcaça (estavam danificados), alguns botões de luz e o pára-lamas dianteiro que havia sido serrado na parte da frente.

Iniciei então a desmontagem das peças para avaliação e encaminhamento para

pintura/cromeação:


moto parcialmente desmontada
 

Tenho guardado um pára-lamas de Yamaha RX80-Carona novo e experimentei colocá-lo na AS3 para ver se servia.
Por enquanto ficará com este até eu encontrar um original.


para-lama dianteiro de Yamaha RX80 Carona
 

Um detalhe: ao desmontá-la, notei que a placa (que ainda era amarela) estava lacrada ao bagageiro e não ao chassi...... Coisas que hoje em dia não acontecem mais.....

A moto está em Bauru.
Como moro em Ribeirão Preto e é nesta cidade em que as peças serão cromadas e pintadas, a cada vez que visitava Bauru trazia algumas peças para realizar o serviço. Por isso o trabalho não será muito rápido.

Ao mesmo tempo que iniciava este trabalho, comecei a procurar peças disponíveis no mercado.
Procurei no Ebay e também em lojas onde já havia encontrado peças para minhas outras Yamahas (RD350).

Consegui muita coisa:
. 01 par de escapamentos novos:


detalhes dos escapamentos novos
 

. Suportes e carcaça do farol na cor original (a cor aliás parece que será difícil de ser copiada....):


suportes e carcaça do farol novos
 

. Consegui os cabos (freio, embreagem, contagiro etc...) originais!!
Um detalhe: estes cabos são originais na cor cinza.


cabos originais, na cor cinza
 

. Um elemento do filtro de ar (a AS3 usa 02 elementos - ainda falta um).


um dos dois elementos do filtro de ar
 

. mais uma raridade: encontrei um pára-lamas traseiro novo.
Ainda nem tirei da embalagem. Só vou tirar quando for montá-la.


para-lamas novo, ainda na embalagem
 

A tampa do tanque de gasolina estava travada no mesmo.
Consegui tirá-la mas constatei que a mesma estava toda corroída, unitilizável. Estou a procura de mais uma.
Encontrei no E-bay e estou esperando chegar.
Já o tanque de gasolina está em muito bom estado.


tanque em boa conservação
 

Esta semana chegou um emblema do tanque original/novo que comprei no E-bay.
É o emblema do lado direito.
Falta encontrar o emblema do lado esquerdo.


emblema do tanque
 

Consegui junto ao amigo Herbert cópias do catálogo de peças (Part´s List) e do Manual do Proprietário.
O Part´s List é muito útil na montagem da moto, para procurar peças pelo código e também para verificar se as peças presentes na mesma estão corretas.


part´s list


manual do proprietário
 

Neste final de semana terminei a desmontagem da AS3.
Assim pude avaliar o estado das peças e separá-las para cromar e pintar.


AS3  desmontada


27/11/2006:

As peças que levei para pintar já ficaram prontas:

 

A maioria das peças que levei para cromar também já estão prontas.
Faltam apenas pedais de partida, câmbio, peças do freio, aros e raios que levarei esta semana.

 

Substituí as borrachas da pedaleira do garupa por novas que tinha guardado.
São as mesmas da RD350 e tem o símbolo da Yamaha gravados na mesma.

 

Consegui mais peças para a restauração da AS3:

. Tampas do motor:

 

. 01 cilindro e 02 cabeçotes novos:

 

. 01 chicote novo (original);

 

. 01 cubo da roda dianteira:

 

. Jogo de juntas, pistões, anéis, bielas, gaiolas e pinos:

 

. Vareta de medição do óleo, varão do freio dianteiro, contato/ignição e 01 bomba de óleo 2T (autolube) - todas peças novas:

 


04/12/2006

Adquiri uma tampa do tanque de gasolina para a AS3.  Vi no Part´s List que a AS3 tanto poderia ter a tampa com chaves ou sem chaves; porém, as motos que vieram para o mercado brasileiro possuiam a tampa do tanque com a chave.

Segue foto da minha tampa anterior (bastante corroída pela ferrugem e da
nova, ainda com o filme de proteção - peça nova:

 


21/12/2006

Recebi hoje o banco da AS3 que foi restaurado pelo Mário (Recar).  Foram
mantidos a base metálica, o friso que circunda o mesmo e as peças metálicas
por onde passa a cinta que vai sobre o banco.

Ficou muito bom:


 


Os emblemas que vão fixados às tampas laterais do motor da moto estavam bastante gastas e avariadas.  Consegui um par de emblemas novos que substituirão as peças antigas:


 

02/02/2007

Durante as férias de Dezembro adiantei um pouco a restauração da AS3:

Comprei os pneus para a moto.   Após polir os cubos, iniciei a montagem.

 

A lente da lanterna traseira ainda á a original - Stanley.  Para deixá-la
mais bonita e renová-la apliquei uma camada de verniz sobre a mesma.  Ficou
como nova:

 

Consegui uma chave de luz nova no Ebay.  Ela irá substituir a antiga que
tinha algumas peças internas avariadas:

 

O motor foi aberto, foram trocadas as juntas, verificados os pistões e
anéis e montados com as tampas novas com os emblemas.  Ficou muito bom:

 

 


26/02/2007

Consegui um par de piscas / setas novos para a AS3.  Vou colocá-los na frente
da moto.

Porém, na traseira os piscas tem a haste um pouco mais longa que os dianteiros. Porisso tive que cromar os piscas antigos  pois não encontrava
estas peças novas.  Segue foto dos piscas traseiros após receberem o cromo e com um par de lentes novas - da marca IMASEN - gentileza do amigo Lúcio de Franca.

 

O velocímetro da AS3 está novo, nunca foi aberto.  Porém o conta-giros já
havia sido aberto e o aro do mesmo estava bastante danificado.  Consegui um
conta-giros de RX125 que possuia o aro perfeito, bem como o vidro e troquei
as peças. Consegui também 02 borrachas que vão sobre estes mesmos aros.  O aspecto ficou muito melhor:

 

Os mostradores ainda estão um pouco desbotados pelo tempo e no futuro
pretendo recuperá-los, pintando-os novamente


02/03/2007

Dando continuidade à montagem da AS3, neste final de semana tivemos os
seguintes progressos:

Coloquei o motor no quadro, juntamente com os escapamentos (novos) e a
balança com a roda traseira. Na balança já foram colocadas as pedaleiras do
garupa com as borrachas originais.  Troquei também a relação da moto (coroa, corrente e pinhâo).

 

 Montei também a carcaça do farol juntamente com o painel e os piscas
dianteiros:

 

Os piscas traseiros também foram montados.  Cromei o bagageiro e o mesmo
também voltou à moto. A lente da lanterna traseira já está no devido lugar:

 

Foto da traseira da moto com os escapes no lugar.  Os mesmos já vieram
completos, unclusive com os silenciosos internos:

 

Recebi esta semana pelo correio um pára-lamas dianteiro novo comprado no
Ebay.  O pára-lamas traseiro também é novo. Só faltava este.

 

A moto está com amortecedores de uma RX 125 enquanto os originais estão
sendo restaurados.
Faltam agora a pintura da moto e alguns detalhes de acabamento (emblema do tanque, cromação de peças plásticas).


O visor / mostrador do nível do Óleo 2T da AS3 estava muito ressecado e
epresentava rachaduras.  Consegui um mostrador novo e o mesmo será colocado após a pintura do reservatório.

 

Chegaram esta semana pelo correio um par das borrachas que ligam os
carburadores à caixa do filtro de ar.  Sâo peças novas, que vieram na
embalagem original.  Estas borrachas estavam faltando na moto e são difíceis
de se encontrar - as encontrei no E-Bay.

 

 


Os amortecedores foram restaurados, teve as partes metálicas cromadas e as
peças de alumínio foram polidas.  Falta apenas pintar partes que são da cor
laranja para montar os mesmos e colocá-los na moto.  As peças de alumínio
foram polidas.  Por enquanto a AS3 utiliza amortecedores de RX125.

 

 

O farol original foi limpo e colocado no lugar.  Consegui o visor de farol
alto, peça que fica na parte superior da carcaça do farol.

 

Consegui um par de borrachas da pedaleira dianteira e os mesmos já foram
colocados:

 


21/03/2007

O tanque de gasolina da AS3 apresentava vários pequenos amassados e ferrugem interna... Efetuei a limpeza do interior do mesmo. Também foi realizado serviço de funilaria visando corrigir os amassados existentes.   Nenhuma massa foi aplicada neste processo. Estas peças  foram enviadas esta semana para serem pintadas. A previsão é que até o final do mês o serviço seja concluído.

 


19/04/2007

Como havia relatado anteriormente, a AS3 utilizava um par de emblemas improvisados no tanque de gasolina.  Eu já havia conseguido o emblema do lado direito, porém faltava o esquerdo.  Esta semana chegou o emblema em
questão. Assim que a pintura do tanque for concluída, os mesmos serão
colocados no devido lugar.

 

Algumas peças que foram para a pintura já retornaram...  Recebi as capas
dos amortecedores e com isso a montagem dos mesmos foi finalizada.

 


30/04/2007

Recebi mais algumas peças:

01 interruptor da luz do freio dianteiro (a peça que estava na moto estava muito ressecada)
.

 

01 torneira de gasolina nova. A moto utilizava uma torneira que não era
original do modelo, com apenas uma saída de combustível. A torneira correta
possui 02 saídas, sendo uma para cada um dos carburadores. Ela está com um dos canos um pouco torto. Vou precisar desentortar com cuidado.  Porém
trata-se de uma peça nova, sem uso.

 

Consegui também o friso que enfeita o reservatório de óleo 2T. Não consegui
encontrar o mesmo friso que vai na tampa lateral direita. 

Tenho os 02 frisos antigos, porém os mesmos estão com alguns riscos e desgastes diversos.  Uma opção seria enviar esta peça para uma cromadora que efetue cromação em peças plásticas (os frisos são feitos deste material), porém todas as cromadoras que contactei se recusaram a fazer este serviço.  

Vou continuar tentando encontrar a peça nova ou alguém que a recupere.  Caso alguém possa me ajudar agradeceria muito.

 


A trava da direção da AS3, apesar de parecer estar funcionando estava cheia de sujeiras diversas e não tinha chave.  Efetuei limpeza e lubrificação completa na mesma e levei a um chaveiro que fez uma chave para ela.  Está funcionando perfeitamente.

 

As manoplas dela, além de muito ressecadas, apresentavam várias marcas de
tombos ocorridos no passado.....  Consegui um par idêntico e o mesmo já foi
colocado na moto.

 

Os amortecedores restaurados já foram instalados na moto.  Ficaram muito bonitos e dão uma aparência muito boa ao conjunto.

 


A AS3 hoje se encontra assim:

falta chegar o restante das peças que estão sendo pintadas e mais alguns detalhes.  Acho que em breve vai estar andando.

 


28/06/2007

Neste final de semana aproveitei para instalar várias peças na moto:
 
Torneira de gasolina  e trava do guidão: já estão na moto
.

 

 o chicote novo também já foi instalado:

 

O tanque de gasolina recebeu os emblemas novos e foi colocado na moto juntamente com a tampa lateral e o reservatório de óleo 2T.  A lateral direita ainda não tem o friso prateado.  Estou tentando recuperar o antigo ou conseguir outro novo.  O reservatório de óleo 2T já está com o friso novo. Faltou eu colocar o visor novo.

 

Resolvi trocar a tampa do tanque de gasolina por uma sem chaves, que considero mais bonita:

 

Consegui um par de emblemas 125 que vão fixados na lateral/reservatório de óleo.  Os antigos estavam bem danificados. Porém encontrei um na cor laranja (para motos laranja) e outro na cor vermelha (para motos vermelhas). Terei que pintar o emblema vermelho de laranja para poder colocar o par na moto.

 

Instalei também os cabos da embreagem e do freio dianteiro

A pintura da moto ficou perfeita, a cor  ficou muito bonita e as faixas do tanque muito boas.  Falta pouco pra AS3 andar.

 


02/07/2007

Dando sequência à montagem da moto, coloquei na mesma o novo visor de óleo 2T.

 

Recebi esta semana o friso que vai fixado à lateral direita.  Como havia relatado, consegui encontrar um friso novo para a lateral esquerda, porém o direito não achei.  A solução foi lixá-lo para retirar os riscos e cromá-lo novamente. O trabalho foi realizado em uma cromadora indicada pelo amigo Luiz Salomone, que gentilmente me orientou e levou a peça para cromação. A peça, que é plástica, ficou muito boa e já está no lugar.

 

Coloquei os espelhos retrovisores na moto.  Eles são presos ao guidão por meio de braçadeiras.

 

O freio dianteiro também já foi montado. Segue foto da roda dianteira com os cabos de freio e do velocímetro instalados:

 

Encontrei uma "borboleta" do "Fermasterzo", ou " controle mecânico de carga de esterço"  nova.  Substituí a antiga que se encontrava ressecada e com algumas marcas do tempo.

 

Troquei todos os cabos da AS3 por cabos novos e originais exceto os dois cabos menores do acelerador (que vão ligados aos dois carburadores). Eles estão funcionando perfeitamente, porém a aparência externa não está muito boa - estão amarelados e com algumas rachaduras.  Caso algum leitor saiba onde posso encontrar estas peças novas favor entrar em contato.

 

Seguem fotos da AS3 após a colocação das peças relatadas acima:

 


03/07/2007

Substituí as manetes de freio e embreagem e também os manicotos da AS3 pois os mesmos apresentavam marcas de tombos e acidentes diversos.  Consegui estas peças originais.

 

Os emblemas com o número 125 que tinham cores diferentes (01 laranja e 01 vermelho) foram pintados e agora são ambos laranjas, que é a cor da moto.  Já foram colocados na moto:

 


18/07/2007

Pela Internet conheci um restaurador de motos da Suécia que possui algumas Yamahas AS3.  Me comuniquei com ele e perguntei se ele tinha algumas peças que precisava para concluir a restauração da AS3.  Como vi que ele tinha também algumas Yamaha AS1, informei que tinha algumas peças para este modelo e propus uma troca.
 
Recebi esta semana pelo correio as peças enviadas por ele em troca de peças para a AS1.  São  peças que utilizarei para finalizar a restauração da AS3.  São elas:
 
. 01 par de guarda-pós das bengalas (os que estão na moto estão ressecados e partidos)
. 01 par de cabos menores do acelerador para os carburadores.  Estava procurando estes cabos ele tinha um par novo
. Chapinhas metálicas que ficam na parte inferior do velocímetro e do conta-giros, na parte em que os mesmos são fixados na base (04 peças)
. Cupilhas que são utilizadas na fixação destas mesmas peças (04)
. 01 par de borrachas / batentes que são fixadas ao tanque de gasolina na parte inferior, onde o mesmo se encaixa no quadro
. 01 friso da lateral direita novo (tinha o antigo que havia sido recromado porém agora vou colocar a peça nova)
. 01 par de refletores / olhos de gato que são fixados nas bengalas - original / Stanley.
. 01 par de borrachas que ligam o filtro de ar aos carburadores (as peças que eu consegui anteriormente eram da Yamaha CS5 - um pouco diferentes).
. 01 peça metálica que fica fixada ao quadro e que apóia o interruptor do freio traseiro. Eu tinha esta peça porém a perdi na montagem / pintura do quadro. Havia conseguido uma réplica com os amigos Herbert e Zeca (Curitiba) e agora consegui a peça original nova. Detalhe: em algumas motos esta peça é soldada ao quadro e em outras é apenas fixada  pelo parafuso que prende o motor ao mesmo.
 
Segue foto enviada pelo amigo Ole Larsen, que me enviou as peças:

 

Ainda falta para a AS3 um elemento do Filtro de Ar.  Caso algum leitor tenha a peça e queira negociá-la, favor entrar em contato.


24/08/2007

Consegui o outro elemento do filtro de ar que estava faltando.  Segue foto do mesmo com a caixa original.

 

O revestimento (espaguete) do chicote das lâmpadas do painel estavam muito ressecados.  Porém os fios e soquetes estavam bons.  Consegui um espaguete na cor original (cinza) e apenas troquei este revestimento, mantendo os mesmos fios:

 


05/11/2007:
(editado em 15/04/2008)

Após alguns meses sem nenhum progresso significativo, seguem algumas notícias da restauração da AS3:
 
. a moto estava com as fresas do pedal de partida e do eixo do mesmo bastante danificadas/roçadas.  Procurei e encontrei um conjunto em boas condições, sendo que o pedal de partida é novo - sem uso:


pedal de partida e eixo

 

. como já havia relatado, os mostradores do velocímetro e conta-giros da AS3 estavam bastante desbotados devido provavelmente ao tempo que a moto ficou praticamente abandonada a céu aberto, tomando sol e chuva....  Pretendia enviar o conjunto a algum restaurador de painéis para solucionar o problema, tendo em vista que painéis desbotados não iam combinar com a moto. 
 
Um amigo me indicou onde poderia encontrar estas peças e o que consegui foi um velocímetro em ótimo estado, com apenas  788 milhas!!  Em perfeito estado!O velocímetro antigo marcava a velocidade em quilômetros e agora a moto terá um velocímetro em milhas.


velocímetro

 

Encontrei no ebay um conta giros novo e com isso o conjunto ficou completo:


os dois relógios

 

Agora realmente falta muito pouco pra moto ficar pronta...


 

29/07/08:

Várias novidades sobre a restauração da AS3.... 
Algumas boas, outras nem tanto...
 
Consegui mais algumas peças novas para a restauração:
 
. uma buzina original - nova.  
A buzina que estava na moto estava bem ressecada, com o suporte oxidado. 
Encontrei uma buzina sem uso, da marca Nikko, original.


buzina

 

. os coxins existentes nos local onde os amortecedores são fixados à balança da moto também estavam bem danificados. 
Consegui um par novo.


coxins dos amortecedores traseiros

 

. o pedal do freio traseiro da AS3 estava com várias marcas de tombos (ralados) na parte inferior. 
Eu havia polido e cromado novamente a peça, mas não tinha ficado como eu gostaria...
Encontrei um pedal novo e já vai ser instalado.


pedal de freio

 

Agora as más notícias....  

Eu sabia que os carburadores da AS3 não estavam nada bons... 
A moto ficou muitos anos parada e seus carburadores apresentavam muita corrosão/desgaste interno. 
Estavam praticamente inutilizáveis.

Já havia comentado que mantinha contato com um restaurador da Suécia que possui várias Yamaha AS3, entre outras pequenas Yamaha... 
Esta pessoa sempre se mostrou bastante atencioso e disposto a ajudar a encontrar várias peças de que eu precisava. 

Contei a ele a história dos meus carburadores e ele pediu pra eu enviar as peças a ele para que tentasse solucionar meu problema. 
Acho que ele jamais imaginou o estado em que as minhas peças estavam. 

Mandei os dois carburadores para ele e realmente ele disse que nada poderia ser feito.
Porém ele se comprometeu a encontrar um par em bom estado e me enviar. 
 
Este restaurador possui um site na Internet onde podemos ver seu trabalho e suas motos. 
O trabalho dele é notável, tanto pela qualidade como pela coleção de motos que ele possui. 

Fotos de meus pobres carburadores foram colocadas neste site. 
O site é: www.yamaparts.com
 
Seguem algumas fotos tiradas do site acima mostrando minhas peças:


carburadores velhos

 

Enquanto isso, seguem fotos da AS3 praticamente pronta, porém aguardando os carburadores.... Espero que eles cheguem em breve.


detalhes da moto no atual estado de restauração

 


25/08/2008:

Recebi hoje a encomenda do meu amigo da Suécia com algumas peças. 
Ele me enviou outro par de carburadores (os meus carburadores antigos não tinham salvação) em ótimo estado, com todos os componentes novos.  
No site sueco (www.yamaparts.com) ele colocou fotos do trabalho de recuperação dos carburadores que eu recebi.
 
Seguem fotos dos carburadores no site acima e dos mesmos que chegaram hoje:


carburadores recebidos da Yamaparts - Suécia

 

Junto com os carburadores recebi também mais algumas peças:
 
. par de pedaleiras do piloto originais. 
As pedaleiras que eu havia colocado na AS3 eram novas, mas eram de RX125.  Estas são originais Yamaha e próprias da AS3.


borrachas da pedaleira

 

. borracha que vai fixada à balança e por onde passa/desliza a corrente, evitando que a mesma danifique a balança.... 
Também peça original e nova.


borracha de proteção da balança

 

Falta pouco pra AS3 ficar pronta. 
A maioria das peças e demais detalhes já estão comigo. 
Agora preciso de tempo para realizar os ajustes necessários.....  
Em breve terei novidades.


16/06/2009:

Após alguns meses sem nenhum progresso na restauração da AS3 (isso devido ao final da restauração da RD350, à chegada da Suzuki GT550 e a alguns problemas particulares) estamos de volta!!
 
As novidades que tenho são as seguintes:  havia encontrado uma raridade - um par de cilindros novos/sem uso para a AS3.  Onde encontrei os cilindros acabei comprando também 02 conjuntos de pistões e anéis para utilizar nos mesmos.  Porém eu estava na dúvida se os pistões/anéis eram mesmo da AS3 - o código destas peças era diferente do que constava no Part´s List da moto.....
 
Pra tirar a dúvida, mandei fotos das peças (pistões e anéis) para o meu colega da Suécia (www.yamaparts.com) e ele me disse que as mesmas eram do modelo Yamaha AS1. Porém, ele me disse que estava restaurando uma AS1 e como tinha alguns pistões e anéis da AS3, me propôs uma troca. Sendo assim, mandei pra ele minhas peças e ele me mandou as peças de que eu precisava para a AS3.
 
Seguem fotos das peças que eu comprei e da AS1 que as utilizará.

 

Já recebi as peças e com isso tenho um conjunto completo Standard para a minha AS3.  A atual medida do motor da minha moto é 0,25.  Porém agora posso colocar um motor novo - Standard - quando a moto precisar de uma retífica.
 
Seguem fotos das peças recebidas e dos conjuntos completos.

 

Ainda faltam alguns acertos na parte elétrica da AS3, por isso ela ainda não andou.  Como só tenho tempo de trabalhar na moto nos finais de semana a coisa está um pouco lenta..... Teremos mais novidades em breve.


22/02/2010:

Após mais um bom tempo sem nenhuma novidade significativa, volto a trabalhar na AS3....  

Sempre achei que a moto ficaria mais bonita com um guidão mais baixo. 
O guidão que ela usa atualmente é o original, porém já havia levado alguns tombos, entortado e desentortado.... 
Resumindo: eu queria achar um guidão baixo para a AS3.
 
Já havia visto as AS3 do colega da Suécia (www.yamaparts.com) e notado que elas usavam o guidão de tamanho menor, exatamente como eu queria. 
Escrevi para o amigo deste site e pedi pra ele conseguir um guidão pra minha moto igual àqueles que as motos de lá usavam. 
Ele disse que iria procurar por um.

 

Após algumas semanas ele me escreveu dizendo que encontrara o guidão e iria me mandar. 
E a peça chegou em minha casa!!

 

Seguem fotos das duas peças ( o maior/mais alto é o guidão que estava na minha moto e o menor é o que eu recebi e que será colocado):

 

Agora a moto está com o guidão menor - que considero mais  bonito. 
Em breve teremos novidades...

 


03/06/2013:

Após um bom tempo volto a mexer na AS-3. Desta vez pra finalizar.

Levei a moto (que estava parada há anos) para a oficina e iniciamos os trabalhos.  Limpeza e ajustes...

Troquei o pedal de partida (o pedal que estava na moto não era o original e consegui um bem legal, conforme havia relatado antes).

 

E nestes ajustes notei que a caixa da bateria tinha um dos lados danificado – faltava um pedaço. 

Não sei como podem ter quebrado aquilo, mas no pedaço que falta era fixado o retificador... Problemas, problemas.

 

Mas demos  uma improvisada – estava decidido a fazer a moto funcionar, ainda mais com os carburadores novos.

E finalmente a moto funcionou!!!  Foi a primeira vez que ouvi o barulho da AS-3!  E o motor parecia estar muito bom, sem nenhum ruído anormal!

 

O grande desafio era fazer a moto funcionar – e isso foi feito. 

E estou decidido a finalmente finalizar a moto.  Estou em um momento de transição profissional (desempregado) então tenho tempo de sobra. 

Tenho que acabar a moto!  Fiz uma última avaliação e montei uma lista de peças que faltavam.

Peças pequenas, detalhes, mas precisava delas para finalizar.  Por exemplo: borrachas que ficam sob o painel, certos parafusos,  braçadeiras, braçadeiras... E um relê de pisca original.

Estou sem paciência pra procurar peça por peça (como sempre fiz).  Então entrei em contato com o amigo Ole Larsen (do site www.yamaparts.com) e expliquei a situação.

Mandei a lista de peças pra ele. E ele simplesmente tinha tudo!!  Até a caixa da bateria – me mandou uma perfeita, que eu vou pintar!

 

Falta pouco!!!  Logo vai andar!!