por: Fabrice Winandy
fabricewy@gmail.com19/12/2013:
Reforma Yamaha F5B 1970 – Mais de 30 anos parada em uma oficina.
Ao completar 15 anos, aprendi a pilotar em uma RD50 de 1975 dentro do condomínio onde morava.
Esta RD50 que era de meu pai desde zero (e hoje é minha) foi meu primeiro contato com o mundo das duas rodas e foi reformada na época em uma oficina no mesmo bairro onde morava.
Utilizei esta RD50 diariamente para ir e voltar do colégio por alguns anos (de 1999 à 2002), e durante este tempo passava pela mesma oficina para reparos/regulagens necessárias a minha cinquentinha.
Durante estas visitas à oficina, sempre via jogada no fundo da mesma esta F5B, que já na época estava degradada pelo tempo e coberta de peças.
Moto encostada no fundo da oficina
Novembro 2012
O tempo passou, eu passei para as 4T mais modernas mas guardei com carinho a RD50 que meu pai tinha desde zero.
A paixão pelas cinquentinhas dos anos 70 já estava instalada pra ficar e, em 2012 decidi saber um pouco mais sobre a cinquentinha jogada ao fundo da Oficina.
Para minha alegria o Sr. Luis disse que ela ainda estava lá, e que apesar de ter recebido uma oferta de alguém da região, decidiu não vender.
Fechamos negócio com a promessa de que seria reformada e que tudo ficaria em casa, já que somos amigos de longa data e que somente ele e seu filho Ivan cuidam de minhas motos.
Começa então o ‘desenterro’ e a desmontagem desta máquina para reforma.
Moto fora da pilha, livre e pronta para ser desmontada
A ferrugem já tinha feito à festa em muitas peças
Aqui já desmontada, só o chassis
Dezembro 2012
Motor retirado foi todo refeito
Numeração bate com o chassis, motor original de fábrica
Algumas peças que trouxe de fora, decalques e tampa do tanque
da Inglaterra
Carburador novo direto da Holanda
Quadro já pintado, rodas novas, para-lama traseiro novo
Nesta foto com o motor já montado, tanque e outros detalhes
Nesta foto ela está quase pronta, faltando os emblemas da Yamaha,
espelho, alavanca do afogador e o protetor de corrente original
Fim do restauro – Maio 2013
Ainda falta o protetor de corrente original, que esconde a corrente
por completo, última peça que estou buscando
O banco ficou muito bem feito
O motor ficou redondinho, a moto está uma delícia de andar.
Trabalho bem feito pelo Ivan e pelo Luís da moto mecânica paulista em Jacareí (SP)!
Minha RD50 de 1975 já está nas mãos deles, logo mais estará na sessão passo a passo.