por: Marcos V. Pasini
mpasini@terra.com.br
Objetivo Original
(Obs.: a moto na foto é uma RD400)Agosto de 2014:
Já faz algum tempo que eu penso em fazer uma moto de rua cópia da versão "racing", como é o caso da Yamaha 250 DS5 com a Yamaha TD1-C e da Yamaha RD350 com a Yamaha 350 TR3.
Conversei com o amigo Jairo Portilho, conhecido restaurador e criador de modelos "Café Racing" e ele me animou a fazermos ele e eu, duas motos RD350 "Café".
Ele já tem uma moto e eu, ainda não tinha.
Procurei no nosso site e vi uma que atendia o perfil de documentação, custo e estado geral que eu precisava.Comprei a moto do amigo Ricardo Rabaça do bairro do Butantã em SP, e já estou fazendo o inventário do que eu vou precisar e do que vai "sobrar".
Primeiro a lavagem da moto para poder descobrir como ela está "por baixo".
A moto conforme fotos enviadas pelo antigo dono
Já preparada para a viagem
Eu e o Ricardo (e a moto)
Antes do banho
Banho tomado
Cubo quebrado... Vou ter que garimpar um.
Uma bobina 1x2 e ignição eletrônica... Vamos ver se funciona bem
Caixa da bateria remendada com fibra... Vou ter que procurar uma original
Já sem a frente para substituição dos retentores das bengalas
Dorival (na Troka&Troka) desmontando as bengalas
Problemas:
- Cubo da roda dianteira quebrado.
- A pinça de freio está "oca"... sem pistões e pastilhas.
- O pedal de marcha está soldado no eixo... putz...
- Uma das bengalas vai precisar de um banho de cromo-duro.
- Guarda-pós dos retentores das bengalas faltando.Próximos passos:
- Resolver os problemas acima.
- Inspecionar pistões, anéis, cilindros e virabrequim.
- Abrir e limpar carburadores.
- Verificar sistema de ignição.
- Providenciar filtros de ar tipo "corneta" para os carburadores.
- Guidão Bi-Partido Ø34mm (tipo Tomaselli) - Tentar na Caramori.
- Escapamentos dimensionados - Conversar na Torbal.
- Aros de Alumínio - Sendo providenciados.
- Kit da TR (tanque, rabeta e para-lamas) - Já sendo providenciado
- Pedaleiras recuadas - Vou falar com o Daniel Basconcellos
15/09/2014:
Mudança de Objetivo...
Como estou com o tanque original em excelente condição e também tenho vários ítens que estão muito bons e que não combinariam com o objetivo inicial do projeto, bastante "racing", resolvi fazer uma "Café-Diet", mais ou menos como fazíamos em meados da década de 70.Vou manter o tanque original com pintura e grafismo da TR, e a rabeta, totalmente de "couro ecológico".
O restante deverá permanecer como na versão inicial.Vamos lá:
Já estou com os guidons Caramori "0-Bala" originais, pinça de freio garimpada pelo amigo Jairo Portilho, pedal de marchas recuperado, bengalas OK e guarda-pós OK.
Não resisti e abri o motor...
Foi bom, pois tinham alguns detalhes que não gostei e estou refazendo.Os cilindros que estavam, já, com pistão da DT180 (vestem perfeitamente), não gostei do desgaste da camisa e mandei um 0.25 com um jogo de pistões e anéis novos Mahle (muito bons).
Ganhei um vira-brequim comprimido do amigo Alfredinho (verterano piloto de Santos), e resolvi montar duas bielas novas e acertar a ponta para receber o volante da ignição eletrônica da LC, que já veio com a moto.
Consegui um jogo de filtros de ar para os dois carburadores da LC que, também, vieram com a moto.
Os escapamentos, deverão ser feitos pelo pessoal da Dogster, que estão com muita boa-vontade para me ajudar neste projeto.
Os aros de alumínio já foram comprados.
Para ficar mais radical estou usando os modelos "Motard", que tem a beirada bem alta, mantendo as medidas de diâmetro e "tala" originais da moto.As pedaleiras recuadas, estou procurando algo bem funcional e prático.
Talvez as da Honda Twister possam servir no cambio, e no freio um pedal "copy" da Fórmula Honda 125.O cubo de roda dianteiro e a engrenagem do velocímetro, ainda estou garimpando...
Objetivo Atual
A nova versão com o tanque original deverá ficar +/- assim.
O tanque original já com fundo branco
Quadro pintado
Preto Ônix, sem o fundo cinza, seguindo a recomendação do meu amigo Daniel Basconcellos
Pedaleiras Recuadas
Pesquisa com o pedal de freio da Fórmula Honda 125
Pedaleira fixada diretamente no quadro.
Parece-me uma idéia simples e prática.
Sistema de acionamento do cambio da Honda Twister.
Ainda não está rígido o suficiente.
Montagem preliminar - verificar se não falta nada
Novos "mini-piscas" fixados diretamente no quadro.
Acho que vão ficar bem.
Roda traseira com o cubo e espelho polidos e aro de alumínio tipo "Motard".
Guidão bi-partido "Tomaselli" da Caramori - peças ainda em estoque
Visual da oficina "Troka&Troka" onde estou fazendo a TRD.
No elevador ao lado o Eládio (dono da oficina) prepara sua GT750 76.
29/09/2013:
Vamos tocando o projeto:
Ganhei do amigo Alfredinho (ex-piloto de Santos) um virabrequim comprimido, sem uso, que estava jogado no galpão, cheio de terra.
Como o meu estava com sérias marcas causadas por "ferramentas inadequadas", fiquei feliz em poder partir de uma peça confiável e preparada para competição, o que deverá deixar a minha TRD mais "fortinha".
Levei para o torneiro, o "Passarinho" para substituição da peça-base.
Depois de uns dois dias, quando fui ver o status do trabalho, o "Passarinho" estava todo orgulhoso e disse: -"Eu preparei este virabrequim para o Alfredinho há mais de 30 anos!!!. E veja como está bem feito!!!"E, realmente, o virabrequim aberto (e limpo) mostrava sinais de muito capricho na preparação.
De toda forma, como já havia comprado o Kit de bielas (as originais Agrale servem perfeitamente) resolvi colocá-las, afinal os roletes das que estavam montadas ficaram muito tempo expostos à poeira, etc...
Vou também adaptar a ponta para receber o volante da ignição eletrônica da RD350LC.Estava tendo problemas com a medida do diâmetro interno deste virabrequim, entre as "bolachas".
O eixo nesta região mede Ø32mm e os rolamentos que estou achando, originais ou não, mesmo no e-bay, são de Ø30mm e ninguém estava sabendo me informar porque o meu é Ø32mm, assim como os rolamentos que retirei.Descobri, depois de muito "brain-storm", pesquisa com amigos e na Internet, que este "novo" virabrequim, de Ø32mm, na verdade é de TZ350...
Melhor ainda... É bem mais robusto internamente, e externamente é igual ao da RD.
Virabrequim da TZ350 comprimido - aberto para troca de bielas
Reparem nas "buchas" de alumínio para "comprimir" o cárter
Rolamento da TZ350 - Ø (int)=32mm
Nos cilindros, coloquei os pistões Mahle da DT180 com os anéis Cofap, com 0.25 de aumento.
Com isso, além de um projeto mais moderno (e confiável) dos pistões e anéis, terei um pequeno aumento na cilindrada, pois a DT180 tem o mesmo curso da RD350 e o diâmetro na DT180 é Ø64,5mm contra Ø64,0mm da RD350.Com esse pequeno aumento de cilindrada: 352cm³ contra 347cm³, por conta do diâmetro, deverei ter uma sensível melhora de torque em baixas rotações, não alterando significativamente a potencia máxima.
Chegaram os cilindros da retífica
Detalhe dos pistões da DT180 - diâmetro Ø64,5 contra Ø64,0 da RD350
Pequeno aumento de cilindrada: de 347cm³ para 352cm³
Comecei o estudo para fazer um pára-lama dianteiro "copy" da TZ350A a partir de um exemplar de "CG Bolinha" cortado. Acho que vai dar...
Primeiro estudo do pára-lama dianteiro "copy" TR/TZ (abaixo)
A roda dianteira ainda é a antiga pois até o momento não tenho na mão o cubo que comprei do amigo Miguel Ângelo Quaggio para poder montar a roda nova
Quanto aos escapamentos, fiz um pequeno croqui para ilustrar o pessoal da Dogster a respeito da minha proposta.
Com a ponteira móvel, posso movimentá-la para dentro do bujão para ter menos ruído e mais torque em baixa, em detrimento de menor potencia máxima e, puxando para fora, maior ruído e maior performance em altas rotações.
E ainda conto com um abafador muito interessante dentro da ponteira.
Mas tem que ser a original, que tem esse abafador.
Croqui do escapamento com detalhamento da ponteira móvel
Mais algumas fotos dos mais recentes "up-grades".
Detalhe da roda traseira montada para verificar o alinhamento do quadro.
Vai precisai ir para o gabarito - balança desalinhada
Pneu Metzeler 3.50 x 18 montado
Canelas da suspensão e mesa superior polidas
Guidons bi-partidos (tipo"Tomaselli) instalados
Novos filtros de ar independentes
Deverei manter o suporte do pedal de garupa para fixação do pedal de freio e escapamento
A pedaleira recuada deverá ser fixada no furo roscado logo acima da articulação do pedal de freio
Desta maneira não haverá interferência do pedal de partida, tendo-se que levantar, porém, a pedaleira articulada durante este procedimento
Começando a organizar a parte elétrica
Chegou a nova tampa da embreagem
27/10/2014:
Mais um upgrade no projeto TRD.
Definindo a Parte Elétrica
Roda dianteira montada
Detalhe do cubo de roda, vendido pelo amigo Miguel Ângelo Quaggio de Ribeirão Preto, SP,
e do "caracol" do velocímetro, vendido pelo amigo Álvaro Manso, de Salvador, BA.
Disco de freio com novos parafusos Hallen.
Continuando o estudo do para-lama dianteiro, agora com o pneu definitivo
Refazendo o "estabilizador" em papelão, para definir as medidas
Tanque com fundo branco aguardando empapelamento para as faixas
O Pintor Wagner, de Santos, fazendo o empapelamento para as faixas
Preparado para a pintura das faixas
Faixas pintadas - estilo TR
Os escapamentos na Dogster ficaram prontos e já estão a caminho.
Na foto o projeto inicial, montado em uma RD350 de um cliente deles.
A diferença em relação ao meu é na ponteira, onde, no meu caso, será a de "Fusca" com o abafador.
Ponteiras do Fusca - detalhe do abafador