Iº RALLY DA MONTANHA
1974
Nos idos de 1914, em Yorkshire, na Inglaterra, Alfred Scott, fabricante de motos 2 tempos, queria encontrar um meio de divulgar as qualidades de sua moto.
Já existiam as competições de velocidade pelas estradas da redondeza, mas Scott queria mostrar a durabilidade e agilidade de sua moto em terrenos acidentados.
Foi asim que criou uma nova modalidade em que os motociclistas deveriam vencer longos trechos, mas a grande novidade era que teriam que cumprir uma média horária pré determinada. O piloto não poderia chegar nem antes e nem depois ... estava criado o duelo, em inglês, o "Rally" !
O grande charme da competição era que os pliotos competiam contra si mesmos !! Sua competência em pliotar, manter a média e encontrar o caminho que era o determinante para a vitória !
No Brasil, a primeira prova de Rally, então modismo na Europa, ocorreu em 1950 !
O jornal paulista, "A Gazeta Esportiva" trazia uma reportagem sobre a nova modalidade:
" ... Pela primeira vez no Brasil, prova motociclistica, para o senso de orientação, habilidade, velocidade e regularidade. O terreno só será conhecido no início da prova, mediante um mapa. Trata-se de uma modalidade muito interessante de provas destinadas a testar o piloto quanto a sua orientação em terreno desconhecido, habilidade na transposição de obstáculos naturais, regularidade de marcha e velocidade em determinados trechos. Cada concorrente, no início da prova, recebe um mapa do terreno a ser percorrido e um número que corresponde à velocidade média que se deverá manter no percurso, de acordo com a capacidade de sua máquina. Fiscais espalhados ao longo do itinerário observam o desempenho do concorrente e, np trcho da habilidade desconta-se pontos correspondentes às faltas cometidas, tais sejam parar o motor, cair, pôr os pés no chão ou arrastá-los, etc. "
O vencedor da 1ª prova realizada no Brasil foi Adalberto Ayres Correa, o Chupeta, (seu filho também ficou conhecido como Chupeta e foi piloto de motocross nos anos 70), pilotando uma Puch 125. Perdeu apenas 4 pontos.
Em 2º lugar ficou Ruben Rehder, com sua Jawa 250, em 3º Renzo Fausto de Lambretta 125 , em 4º Alfredo Guth, de Vincent e José Felipe júnior, em 5º , com uma Matchless 500.
Em pouco tempo, a modalidade iria se dividir em duas distintas. Com o piloto sozinho na moto, viria a ser criado o Trial, e com piloto e garupa (o navegador), passou a ser conhecida como "Prova de Regularidade" .
Mas , essas modalidades não cairam na preferência do brasileiro, que gostava mais da velocidade, e acabaram sendo esquecidas , no final dos anos 50.
No início dos anos 70, com a chegada maciça das motos japonesas, a motovelocidade ganha mais destaque, principalmente por parte da Yamaha, que apóia oficialmente, pois tem produtos muito rápidos e conquista muitas vitórias !
A Honda para divulgar seus produtos com segurança e visando mais o lazer, cria em 1974 o Iº Rally da Montanha.
O torneio seria realizado em 5 provas, em duplas (piloto e navegador), equipados com cronômetros, caluladoras, e outras adaptações, disputados em estradas asfaltadas !
O Iº RALLY DA MONTANHA - 1ª etapa - Serra Negra:
O número de motos inscritas, foi um sucesso, muito além da expectativa dos organizadores: mais 120 duplas se inscreveram !
|
A largada foi às 7:30 h, do Parque do Ibirapuera, em S. Paulo.
O percurso a ser percorrido, seria de São Paulo a Serra Negra, voltando novamente a São Paulo. A distância percorrida seria de 310 quilômetros.
|
Como a intenção da organização era competição-lazer, as médias horárias foram baixas, sempre por volta de 80 km/h.
Em Serra Negra, o local da chegada era o Hotel Pavani ! Lá os pilotos teriam tempo para almoçar, revisar as motos e conversar sobre a primeira metade da prova ! A integração social foi muito boa !!
|
A segunda metade da prova também ocorreu sem problemas ou acidentes.
A Honda colocou ambulâncias equipadas e com médicos que acompanharam a prova, mas não precisaram intervir !
Os trechos passavam por dentro de muitas cidades, onde a caravana seguia sendo assistida por muitas pessoas !
|
No final da tarde, começavam a chegar as primeiras motocicletas em São Paulo !
Com uma Yamaha Trail 360 cc, a dupla José Carlos Avallone (piloto) e Alberto Fadigatti (navegador), de Jundiaí, não teve maiores dificuldades ou contratempos, e venceram com tranquilidade, perdendo apenas 51 pontos !
|
Já os paulistas, José Carlos Dias (piloto) e Lourenço Garutti, de Honda CB 750, não tiveram tanta sorte ... o cabo do velocímetro quebrou logo no início da prova, podendo ser substituído apenas em Serra Negra !
O navegador Lourenço, teve que calcular a relação entre o diâmetro da roda traseira e a relação coroa-pinhão, baseando-se no contagiros para se orientar !
Com isso, a dupla ficou com o 17º lugar !
Em 2º lugar ficou a dupla Francisco Sampaio (piloto) e Péricles Freitas Ramos (navegador).
Com uma Honda CB 500, os veteranos em rallies automobilísticos, perderam apenas 80 pontos !
Muitos participantes foram desclassificados por cometerem muitas penalizações, como o caso de Carlos Alberto Pavan, o Jacaré, que não conseguiu segurar seu ímpeto, acelerando muito nas curvas da serra próximo a Serra Negra !
|
Foi uma grande festa, onde o bom tempo ajudou, e a excelente organização da Honda Motor do Brasil, proporcionou uma confraternização motociclística da maior qualidade !!
|
Os vencedores ganharam além de um belo troféu, uma Honda XL Moto Sport 250, e a dupla vice campeã, uma Honda ST 70 !
As demais duplas, classificadas em 3º, 4º e 5º lugares receberam respectivamente, um capacete Induma, um blusão D´Anello e bolsas laterais Caramori.
Resultado Final
Colocação | nº | Piloto | Navegador | Moto | Pontos |
1º | 122 | José C. Avalone | Alberto Fadigatti | Yamaha RT 360 | 51 |
2º | 6 | Francisco Sampaio | Péricles Freitas | Honda CB 500 | 80 |
3º | 121 | Carlos E. Cavalcanti | José M. Pontes | Honda CB 500 | 108 |
4º | 103 | Edgard P. de Souza | Rafael Pacheco | Honda CB 500 | 174 |
5º | 9 | Rubens Torralbo | Luiz Roberto Vieira | Honda CB 350 | 182 |
6º | 114 | Raul Veiga de Barros Filho | Sérgio Bei | Honda CB 750 | 213 |
7º | 129 | José I. de Moura | Galleno A. Pupo | Yamaha AS3 200 | 277 |
8º | 41 | Alexandre I. Barro | Marcelo Matarazzo | Honda CB 750 | 302 |
9º | 34 | Décimo Mazzocato Jr. | Roberto Garta | Honda CB 500 | 307 |
10º | 93 | José de B. Netto | Gerdy Romani | Honda CB 450 | 351 |
Por Ricardo Pupo
Fevereiro / 2003Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:Comentários dos Internautas:
Sensacional. Precisaria ter mais desses rallys, para divertir. Nos encontros realizados na Europa, sempre tem. Está na hora de voltarmos a nos divertir.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br (Sábado, 1 de Fevereiro de 2003, às 11:23:21)
Bravíssimo !!! Como moro perto de Serra Negra (+-90Km) sempre que sai um domingo de céu azul eu estou na estrada com minha CB 400 rumo àquela maravilhosa cidade.Essa reportagem mostrou que isso é apreciado desde os anos 70. Também sempre que vou até Serra me deparo com alguma clássica, mostrando que estas motos, além de resistentes, não se contentam em ficar na garagem !!! Portanto acho que o pessoal aí devia se organizar e fazer algo parecido ao mostrado nesta reportagem, já pensou um monte de Four's, RD's, CB's e Gt's da vida dobrando as curvas com aquele charme que só as clássicas tem? E lembram do circuíto da águas, que saía do Carrefour Campinas e ia até Serra Negra? Podíamos tentar organizar algo parecido só para nossas motos Clássicas. Fica dada a idéia.
Abraços
João C.B.
joaobottcher@uol.com.br (Domingo, 2 de Fevereiro de 2003, às 09:19:55)
Caro amigo ja li sobre esse raly, matei saudades, um abraço tarcisio
Tarcisio Filho
museumotosantigas@bol.com.br (Segunda Feira, 3 de Fevereiro de 2003, às 00:17:55)
Bom dia amigos.
tomei conhecimento desta pg. procurando o grande piloto "Carlos JACARE Pavan,muito interessante a materia 1" rally da montanha 1974.
Moro no USA (new york) ha muitos anos e sou admirador do jacare desde crianca, no brasil tinha varios materiais dele porem com o tempo e a distancia eles sumiram, rasgaram, uma vez que eram papeis. SE vc tiver algum material ou sites que possa me ajudar nesta busca agradeco.
desde ja muito obrigado.
Junior Bitencourtt.
jaybeeabutre@hotmail.com (Domingo, 4 de Janeiro de 2004, às 16:33:33)N.R.- Veja a matéria sobre o Jacaré (clique aqui)
Foi sensacional esse rally. Me lembro como hoje o Rubens (5º colocado) me contando detalhes desse rally, principalmente sobre o Jacaré que não se conteve e acelerou tudo.
PS.: O Rubens Torralbo e o Luiz R. Vieira eram meus colegas de trabalho na época.
Eduardo Alves de Oliveira
(amigosdududu@globo.com) Domingo, 4 de Fevereiro de 2007, às 19:47:37
É muita saudades. Sem querer encontrei esta materia muito antiga e senti saudades de todo o pessoal que correu comigo. Muito importante este acervo. Parabens
Alberto Fadigatti - Vencedor do Rally
(fadigatti@yahoo.com.br) Domingo, 16 de Setembro de 2007, às 12:55:57
Muito legal mesmo!! Gostei de ver o nome do meu pai Gerdy Romani. Depois que eu mostrei a materia ele ficou me contando detalhes da corrida...
Parabens a todos que participaram e que na minha opinião viveram a melhor época de todas.
Eduardo Romani
(earomani@hotmail.com) Terça Feira, 13 de Novembro de 2007, às 21:20:11
Muito boa a matéria. Tenho 29 anos e não vivi éssa época,mas sei do valor que tem.
nome = Michel Paris
micparis@gmail.com
Que legal! não participei porque tinha uma cinquentinha, portanto não dava para encarar essa parada, mas curti ao vivo e cores, largada e chegada, pôxa quantas saudades.
nome = Esio N. de Moraes
esionunes@ig.com.br
Fiquei muito feliz de poder achar uma matéria que pudesse dar grandes informações sobre este evento. Sou filho de Raul Veiga de Barros Filho, participante desta competição, aonde chegou em sexto lugar com seu navegador Sergio Bei. Gostaria de saber se alguem tem mais fotos ou informações sobre o evento. Muito obrigado e parabéns.
nome = Raul Barros Neto
raulbarrosneto@gmail.com
Ricardo Pupo, isto incrível, você nem imagina... eu tô aí, sabia ?! Olha só a 4ª foto, a que tem o piloto e o co-piloto com um capacete maluco com uma mangueira... Eu sou a co-piloto ! hehehe Neste dia eu e este cara corremos esta prova para fazermos a propaganda deste capacete com esta forma de se comunicarmos. Pupo, foi um sarro porque este cara fumava e ele foi fumar um cigarro enquanto andava e a fumaça veio pelo tubo e encheu meu capacete de fumaça ...haahhaah !!!
nome = TUCA
anatuca1@gmail.comTuca, já colocamos o crédito na foto... você estava em todas, hein ?!! hehehe
Ricardo Pupo
Fiquei muito feliz que meu pai Ruben Rehder foi o segundo colocado da primeira prova realizada no Brasil, em 1950. Faceleu em 1999. Quanta saudade... Quem souber mais sobre as "aventuras" do meu pai ficaria muito grato em saber.
nome = Victor Rehder
timaovr@gmail.com 24/07/2012
Olá, me chamo Raul Veiga de Barros Neto, e sou filho de um dos participantes do Rallye, meu pai chegou na sexta colocação juntamente com Sérgio Bey, navegador. Gostaria de saber se posso ter mais algum tipo de informação, bem como material fotográfico ou mais alguma matéria que cite meu pai. Atenciosamente Raul Veiga de Barros Neto
nome = Raul Barros
raulbarrosneto@gmail.com 17/11/2012Caro Raul: Infelizmente esse é o único registro que temos dessa prova.
Ricardo Pupo
Participei deste Rally, fui navegador eu e meu colega de trabalho (da Chrysler do Brasil) participamos com uma Hohda 350 e se não me engano chegamos na 24ª colocação
nome = Antonio Sergio Biancardi
asbiancardi@gmail.com 19/11/2014
Participei dessa prova como navegador do piloto e artista plástico Paulo Solariz, numa Suzuki 250 numero 88. Foi de fato uma aventura, na volta de Serra Negra, o frio e a garoa congelavam todos nós. Lembro de Jacaré participando como se fosse uma prova de velocidade, só fazia loucuras mesmo. Era bom piloto, mas maluco. Na chegada em Serra Negra no Hotel Pavani, foi uma verdadeira loucura conseguir um lugar para almoçar, muito agito. Foi uma grande aventura.
nome = Alfredo Placido Delatti
alfredpd@gmail.com 27/02/2015