Teste do Mês
KAWASAKI 900 Z1
"O pulo do Tigre"

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Em 1967, a maior moto da Kawasaki, a top de linha, era a 650 W1. Uma máquina com grande sucesso de vendas na Europa e América, mas era uma "mera" bicilíndrica, de 50 hp, de inspiração inglêsa, que dominava o mundo das motos naquela época, os anos 60. 


Kawasaki 650 W 1

 Os engenheiros da Kawasaki, antevendo que os anos 70 seriam de enorme expansão para o mundo das motos (japonesas), deram início a um projeto mais arrojado, ambicioso !

Após ampla pesquisa de mercado, chegaram a conclusão que o projeto seria uma moto de grande cilindrada, com 4 cilindros,  grande potência e de alta performance !!  Seria de grande porte, mas com uma ciclística de fácil maneabilidade, e equipamentos e acabamento de primeira ! 
Nada igual havia sido fabricado, ainda, no Japão ! 

Com seu desenvolvimento, o projeto denominado T103 começou a se delinear para uma moto de 750 cilindradas e  4 cilindros em linha,  entre outras "extravagâncias" !!   
Os engenheiros foram vencendo as dificuldades tecnológicas para a época, e o projeto tomando cada vez mais vulto !!


Protótipo da 750 em 1968


Projeto T103

Porém, no final de 1968, a tragédia aconteceu !!  
A Honda lançava a famosa CB 750 Four modelo K 0, no salão de Tóquio !!  
Essa notícia, pegou de surpresa a todos na Kawasaki ! O projeto estava inacabado e provavelmente fadado ao fracasso ! ... Iriam pensar que era uma espionagem industrial ,... uma cópia apenas !! ... Será que não foi o contrário ?!!

O projeto quase foi abandonado, mas uma corrente interna, decidiu apenas retardar o lançamento !  Iriam esperar pela receptividade da CB 750 e realizar nova pesquisa de mercado. 

Assim, em 1970, a Kawasaki resolve "detonar" e fabrica o protótipo de uma "supermoto", de 4 cilindros,  de 900 cilindradas , com design arrojado e com soluções técnicas inéditas , como por exemplo a lubrificação por cárter úmido e duplo comando no cabeçote.


Protótipo de 1971

 Após longos testes em pistas e laboratório, enfim , em agosto de 1972, no Salão de Colônia e Paris, finalmente surge a imperiosa  Z-1 900 !!


Z1 900 1972

Teve uma tremenda recepção do público, alcançando enorme sucesso de vendas , tornando a Kawasaki definitivamente conhecida no mundo todo !! 

 No ano seguinte, já lendária, começa sua carreira nas pistas !!  Até então, a mais famosa competição européia, as" 24 horas de Bol d'Or", era dominada pela Honda com as competitivas "Japauto".  Neste ano, a Kawasaki inscreve 6 máquinas preparadas pelo "mago" Yoshimura , e fazem o segundo, quarto e quinto colocados. Avitória ainda foi de uma "Japauto" !! 


"verdinha" no Bol d'Or de 1974


Honda Japauto (vermelha) no Bol d'Or de 1975

Em 1974 e 1975, o domínio foi total da Kawasaki ! 


As "verdinhas" no Bol d'Or de 1975

Essa concepção de motor fez tanto sucesso, que todas as fabricas japonesas o copiaram, inclusive a "dona"Honda !!  E até hoje, esse conceito de duplo comando, com 2 válvulas e 4 cilindros é usado amplamente !

No Brasil apenas em 1975 elas começaram a chegar, mas a um preço muito elevado, o que restringiu suas vendas a pouquíssimos , felicíssimos e privilegiados "magnatas" !

Os números:

Motor

Cilindrada:  903cm3

Taxa de compressão: 9,1: 1

Potência máxima: 82 HP @ 8.500 rpm

Torque máximo: 7,5 Kgf.m @ 7.000 rpm

Dimensões

Comprimento: 2.200 mm

Largura: 865 mm

Distância entre eixos: 1490 mm

Capacidade do tanque: 18 lts.

Peso: 232 Kg

Agora, vamos dar uma voltinha !!

O "velho e cansado" botãozinho, faz aquela verdadeira usina acordar ! No início, ronronando como um gatinho, mas é só dar uma trocidinha no cabo,... que ele vira um verdadeiro leão faminto de asfalto !!

(Ouça a "música" dos cilindros com 4 X1)

Com uma relação peso-potência de 2,8 Kg / HP (a 7 Galo tem 3,5 Kg !), o arranque é de arrepiar !   
Nos testes de quarto de milha (400 metros) , ela engole em apenas 12 s, atingindo "apenas" 220 Km / h !!  
Mas tem uma curva de torque muito bem distribuída, sendo mansa e "torcuda" em baixas rotações. 

É muito maleável e com seus freios , disco simples na dianteira e tambor na traseira, garantem uma pilotagem segura no transito ou na estrada.  
Com os amortecedores traseiros superdimensionados, é ao mesmo tempo macia e estável em qualquer situação !!


Z1 1974

Painel simples, elegante e completo. Conjunto de faróis e piscas competentes e com desenho sóbrio. 

               

Ótimo acabamento dos cromados (escapes, raios, motor bengalas, alças de garupa), pintura impecável !  Os grafismos sempre foram muito harmoniosos.

Quer experimentar uma volta na garupa do Jacaré nas 200 milhas, no anel externo de Interlagos ?  Foi lá que ele ganhou com uma Z-1 900, lembra ?  Eu, hein !!!

Seu reinado foi até 1976, quando a própria Kawasaki decretou seu crescimento para um motor de 1000 cc, criando a Z-1 1000 R.

A Kawasaki tem em sua  Z-1 900 ,  o reconhecimento de que foi através dela que se tornou uma grande fábrica ! 
Sua história poderia ter sido outra, se a Honda não tivesse dado o "pulo do gato" no mercado com a CB 750 K.

Mas a Kawasaki deu "o pulo do tigre" , e nos brindou com essa maravilhosa              

Z1 900 !!

Sorte nossa !!!


Z1 1976

Por Ricardo Pupo


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Comentários:



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Comentários dos Internautas:

Achei muito interessante a matéria e desconhecia a história dessa maravilha.
Gostaria de obter se possível sites onde poderia adquirir uma bichona desta.
nome: DAVISSON 
DAVISSONCOELHO@GPT.COM.BR  (Sexta Feira, 31 de Maio de 2002, às 14:41:55)


Esta Motocicleta é a mais maravilhosa de tôdas as máquinas da década de 70. 
Vicente Otavio de Paula 
depaula@terra.com.br (Segunda Feira, 5 de Agosto de 2002, às 11:21:17)


 Que pena ver uma Z1 destruida no filme 007, o espiao que me amava. Parebens pela materia.
Tabajara   A. Jorge
(Sábado, 31 de Agosto de 2002, às 17:19:53)


Isto sim foi a grande maquina dos anos 70 na linha japonesa. O motor das KZs 900/1000 são fantasticos até hoje. Imaginem que este motor é roletado (para quem não sabe, sem casquilhos, duplo comando de valvulas que giram em pequenos casquilos e regulagem das valvulas com pastilhas, sistema de engrenagem entre a caixa e o virabrequim, stator com imã (não queima nunca), freio a disco duplo ventilado na frente e trazeiro unico. A unica corrente interna que estes motores tem é a corrente do comando.Voces sabiam que a kawasaki foi a primeira fabrica no mundo a lançar um modelo com INJEÇÃO ELETRONICA DE COMBUSTIVEL, isto mesmo em 1980 na KZ1000. Depois se estendeu a outros modelos até 1984. E a manutenção destas maquinas é uma sopa. Enquanto a tal de 7galo/Honda antiga tem que retirar o motor do quadro para qualquer manutenção no motor, as KZs voce faz tudo com o motor no quadro. Abra os olhos japoneses da Honda. Eu não sei como tiveram a coragem de eleger a 7galo como a moto do seculo. Eu acho que só votaram surdos e cegos (com todo respeito devido aos deficientes). Alguem já notou os barulhos internos do motor de uma Honda CB750? E o barulhão para se acionar a 1º marcha. Coisa de louco. O som do 4x1 é fantastico sem duvida mas o resto é resto...
GERALDO CRUZ 
geficruz@brfree.com.br  (Domingo, 20 de Abril de 2003, às 13:22:29)


Geraldo Cruz, voce disse tudo. Parabens.
Tabajara  A. Jorge 
miraassumpcao@ig.com.br  (Terça Feira, 29 de Abril de 2003, às 15:17:57)


Eu pensei que só existisse  a Kawasaki 1100, alias é muito bonita esta.
Lucas B. Camacho 
lbcamacho@brturbo.com.br
  (Segunda Feira, 5 de Maio de 2003, às 21:12:33)


Tenho uma Z1 1975 guardada com rodas de liga vermelha, e sou apaixonado por ela, achei essa materia muito genial parabens,

nome: Erivelto Jorge Massarini
( erivelto.massarini@itelefonica.com.br ) Domingo, 26 de Outubro de 2003, às 11:58:09


Realmente esta maquina é de arrepiar, tenho a felicidade de tem uma kz900 z1 1975 na minha garagem, com rodas de liga ( original Kawazaki) que, quando a ponho a rodar aqui pelas ruas de Campinas, a danada poe respeito emotivo de muitos olhares, tenho dois motores,(outro 1000cc) quando na restaauração acabei comprando pra reseva de peças , qqquem tem sabe do que falo, de uma olhadinha o endereço ((kawasaki-z.de)

nome: Erivelto J.Massarini
( eriveelto.masssarini@itelefonica.com.br ) Segunda Feira, 24 de Novembro de 2003, às 14:18:32


Sem comentários! Esta moto é fantástica! Tenho uma 76 com rodas de liga que uso, praticamente, todos os dias para ir trabalhar, aqui em Sampa. Quem tem, tem que mostrar!!!

nome: Hayato Ikejiri
(hikejiri@uol.com.br ) Segunda Feira, 29 de Dezembro de 2003, às 00:24:36


A matéria está irretocável.Sou suspeito de falar desta máquina pois ela me enfeitiçou desde criança.Possuo alguns exemplares 900/1000cc que passou a ser o meu hobby.Material técnico e garimpagem de peças já me tiraram o sono.A minha primeira ,inegociável e inesquecível foi uma Z1B-1975, com 4 via de importação, manuais,descarga original 4x4 e ferramentas, na qual já fiz inúmeras viagens e muito sucesso por onde passava.É uma máquina valente,gosta de "carburação cheia",e seu habitat é a ESTRADA.

nome: STENIO DE MARTINO JR.
( demartino@petrobras.com.br ) Sábado, 14 de Fevereiro de 2004, às 01:28:45


Adorei a materia tem como vcs fazerem uma materia sobre a z1300 abraços

nome: vinicius
( viniciusinvocado@bol.com.br ) Sexta Feira, 16 de Abril de 2004, às 14:56:19


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comentariosZ1900: Ricardo Pupo,

Concordo com você que a Kawasaki Z-1 900 foi superior em potência sobre a Honda Cb 750 como você bem destacou em suas observações sobre a Z-1. Gostaria de destacar que a Honda CB 750 foi apontada pelas mais impotantes revistas especializadas da Europa e dos EUA como a moto do século XX, principalmente, pela genialidade de seu revolucionário projeto de 1968 com o lançamento da cb 750 K0 alterando, radicalmente, o mercado de motos mundial. A CB750 introduziu inovacões, tais como: enorme conta-giros/velocimetro; freio a disco/hidráulico na dinteira; o robusto/potente e durável motor 4 cilindros com carter seco e com os canos de descarga do tipo 4 em 4 propiciando um design inigualável e inconfundível para a época. As demais marcas apenas copiaram o padrão/estilo criado pela Honda. A estratégia da Honda, naquela ocasião, era mudar a péssima imagem que os americanos tinham a respeito dos motociclitas.

Se fizermos uma análise mercadológica fria você,provavelmente, concordará com as mais renomadas publicaçõs do setor motociclístico que a Honda CB750 criou um marco ou divisor de águas no mundo das duas rodas e consolidou mundialmente a marca Honda tornando-a lider absoluto na fabricação de motos de todos os tipos/tamanhos com o maior e mais completo "line up".

Aqui nos EUA a Kawasaki não conseguiu manter o sucesso conquitado com a Z-1 e esta na posição de lanterna na venda/preferência dos consumidores. Na minha modesta e respeitosa opinião as Z1 900 e Z1 1000 forão, guardadas as devidas proporções de tempo, os melhores produtos da Kavasaki.

Receba meu codial abraço.

P.S. Já tive inumeras motos pois iniciei minha jornada nas duas rodas em 1970 entre elas cito uma CB750 K2 adquirida OKM no inicio dos anos 70 . Hoje tenho uma BMW R1200 GS OKM

nome: Ricardo (Dallas,TX)
( rscenterprise@yahoo.com ) Domingo, 18 de Julho de 2004, às 01:53:10


Eu possuí uma kawasaki Z900, mas o mercado de peças está escassas e caras.

nome: Emerson Sérgio Fonseca
( emerson.sergio@ig.com.br ) Domingo, 16 de Janeiro de 2005, às 19:51:14


Ótima materia as kawa são as melhores

nome: neto
( luiznetosp@yahoo.com.br ) Domingo, 6 de Fevereiro de 2005, às 21:53:37


Tenho uma KZ1000 em ecelente estado de concervação estou intereçado em vender 031- 9979-4261 Renato Gontijo -BH-MG

nome: Renato Gontijo
( renato@andar.com.br ) Sexta Feira, 18 de Março de 2005, às 10:33:35


A HISTORIA DESTA MAQUINA É VERDADE POIS TENHO KZ-1OOO / 76 E SEI QUAL É O PRAZER DE RODAR EM UMA ESTRADA SEM CONTAR QUE O 4X1 PEDE MAIS ACELERADOR E NÃO VENDO NÃO TROCO POR NADA É DIFICIL ENCONTRAR PEÇAS É MAS VALE APENA

nome: SIDNEY BAZANELLI
( SBAZANELLI@YAHOO.COM.BR ) Segunda Feira, 28 de Março de 2005, às 22:59:58


No filme Mad Max 1, existe uma cena de um dos motoqueiros queimando pneu em círculos, justamente com uma kawa Z 1 900, verdinha igual a da foto desta matéria.
É arrepiante ouvir o ronco do motor, o que é possível no DVD colocando-se o som na versão original australiana.

nome: Ronaldo Valverde
(r onaldovalverde@uaivip.com.br ) Segunda Feira, 10 de Abril de 2006, às 19:17:52


Gostei muito mesmo desta materia

nome: sergio
( sergioraposo@ig.com.br ) Domingo, 23 de Julho de 2006, às 02:57:05


um sonho de moto linda demais

nome: domingos franca
Segunda Feira, 14 de Maio de 2007, às 19:29:15


Também gostei muito da matéria e segundo sei, a kawasaki é atualmente uma lider em tecnologia, atuando nos segmentos de robótica, aviação (turbinas), guindastes para portos, tratores, hidráulica industrial, automação e  engenharia aero-espacial, sendo a divisão motociclistica apenas uma das muitas divisões da KHI (Kawasaki Heavy Industries), onde a cada ano ano vem sempre inovando suas motocicletas com engenharia de ponta. Vejamos o exemplo do quadro monocoque que foi lançado em 2000 na ZX-12R, diga-se passagem que tenho uma 2001, e segundo li em artigos especializados, esta tecnologia esta sendo usada nas ZX-636 e na ZX-10-R desde 2004, sendo que as outra montadoras, HONDA YAMAHA E SUZUKI, estão tendendo a empregar esta tecnologia também em seus modelos. Acho que nenhuma marca japonesa perde para outra em um todo. Mas que a Kawasaki é pioneira em muitas inovações, isto realmente o é. Li a sua história e com certeza, se não fosse a atual tradição mantida ainda pelo pioneirismo passado da Honda,  certamente após uma análise técnica aprofundada, daria a Kawasaki no topo do investimento em novidades tecnologicas, seguida da SUZUKI. A Honda é boa, mas totalmente conservadora, o que por si só já é um atraso em relação as demais, mantendo-se com força no mercado, apenas pelo que já citei, pela tradição gerada pelo pioneirismo e a coragem de seu fundador.

nome: Hugo
(hugodario@pop.com.br) Quinta Feira, 20 de Setembro de 2007, às 23:49:58


eu tenho 1 kawazaki z 1000

nome: gustavo correa
(danni_gugu@holmail.com) Domingo, 11 de Novembro de 2007, às 16:02:24


Achei muito interessante isso. eu tenho uma kawasaki kz900 ela tem a 4 via de exportçao ela ta cendo restaurada , é unico dona ela

nome: Marcus
 (dynho_13@hotmail.com) Sábado, 17 de Maio de 2008, às 11:35:11


gostei de saber mais da kawazaki, pois estou comprando uma 750 zephyr ano 95 , o motor está c 48 mil km. orig.

nome: adonai
(chaveiroadonai@hotmail.com) Quinta Feira, 17 de Julho de 2008, às 18:45:27


muito bom sou admirador de motos antigas, e quero mais fotos sendo das motos que foram.usadas no mad max nos anos 70
email = franclinheber@hotmail.com
nome = franclin heber


parabens pelo site, e da materia, revivendo as lendarias motos de um tempo eterno, gostaria de mandar um abraço para o meu amigo ronqueira que possui uma kawa 1975 impecavel, sendo um dos primeiros a correr em interlagos, de 50cc nos gloriosos anos 70, esperamos que vc se recupere logo!!!!
email = ufnavas@ig.com.br
nome = navas -guaratingueta sp


Acabei de adquirir uma Kawasaki Kz 1000, ano 1975 e gostaria de saber a sua posição dentro do contexto de moto clássica e qual o seu valor de mercado ?
email = betomartinsjr@hotmail.com
nome = Roberto de Assis Martins Júnior

Caro Roberto: A KZ 1000 1975 é uma tremenda clássica ! O valor irá variar em função do estado geral, da porcentagem de originalidade e da documentação.
Ricardo Pupo


parabens pela materia pois sou suspeito pois tenho uma kawa Z1R2 1000 ano 1981 muito original e sou apaixonado pelas classicas 70/80 das quais possuo algumas como CB750KZ 79, TX 650 75, CB400 80 (3)
email = claudinhomotos@bol.com.br
nome = claudio gilberto da silva


kawasaki muito linda com certeza fez muito sucesso.. aliás gostaria de perguntar a galera a zx12 2001/2002 é carburada?
email = siliskid1@hotmail.com
nome = silis


A minha paixão por motocicletas começou quando uma kawa parou perto do carro do meu pai e deu aquela acelerada que todo motociclista dá nos sinais, e uma labareda azul saiu do escapamento. Naquele momento eu descobri o que era um motor.Aquela cena jamais saiu da memória mesmo de quarenta anos! A nós que amamos estas motos maravilhosas, estamos de parabéns por termos onde encontrar fotos e dados destas obras primas. Parabéns e obrigado por dividir conosco este prazer.
email = angelopouchain@yahoo.com.br
nome = luis angelo


eu ja tive uma kz900 75 e hoje adquiri e uma z1000 1977 verde e estou restaurando-a e tive muita sorte em ter duas maquinas dessa pois preciso entrar em contato com fanaticos desta maquina para obter peças.
email = washingtonboy@ig.com.br
nome = washington fonseca


Ola amigos não tem como confundir uma máquina dessas que é suave quando quer e um atropelo também, na estrada nem se fala, tenho moto desde 1977 sempre foi a minha paixão hoje tenho uma KZ 1000 Police com cara de retro, é fantástica desde curva e de aceleração não quebra e o ronco nem se fala, devemos lembrar que um ícone foi o filme MAD MAX onde aprece várias máquinas de época é muito legal, parabéns a todos que postaram as suas mensagens e também pela matéria fiquem com DEUS e excelentes passeios
email = laercio36@pop.com.br
nome = Laercio S. Dias


Gostaria de comprar uma kawa 900 1976
email = hdfrotte@uol.com.br
nome = Henrique


Estou reformando uma Kawasaki a4 900cc e necessito das seguintes peças: a) cilindro; b)pistão; c) anéis; d) cabeçote completo; e) corrente de comando; f) braço tencionador e corrente comando g) Jogo de junta. Pintura está boa. Carburador novo. Avanço do magneto novo. filtro de ar novo. Toda a parte elétrica foi refeita. Pneus ótimos. Documentação OK. ACEITO PROPOSTA TAMBÉM. SEREI BEM RAZOÁVEL
email = betomartinsjr@hotmail.com.br
nome = Roberto de Assis Martins Júnior                                07/07/2011


Acho que essa ou algum modelo da Harley deveriam ser a moto do século! Que moto linda! No filme Mad Max tem um monte de cenas com essa moto e a versão de 1000 cc!
email = ll.valadares@hotmail.com
nome = LeandroLucas                                                        04/10/2011


As kawasaki realmente são de outro mundo, eu tive o gosto de posuir uma desta maravilha era uma 1000cc preta ano 1971 e nunca mais a vi era de Piracicaba S/P; foi a ultima moto que tive gostaria muito de possuir outra, os dados dela eram placas BHU2226.
email = ferraridelegadoambiental@hotmail.com 
nome = Ricardo Ferrari RG.21908886                                03/05/2012


Senhores, a partir da semana que vem iniciarei a montagem do motor do " pulo do tigre ", a lendária Kawasaki Z900 A4 1976. Meu mecânico está seguindo a risca o manual original da moto para sua montagem. Meu mecânico, que tem vinte anos de profissão, inclusive foi o primeiro mecânico da Honda em minha cidade, ficou impressionado com a riqueza de detalhes do manual original que adquiri nos E. U. A. Segundo ele o Manual " pega na mão " do mecânico e o conduz. O motor irá ficar zero, com peças originais. Creio que até o final do mês de Julho ela estará pronta, incluindo a pintura, instante que repassarei as fotos e filmagens dela. Há uma pequena probabilidade de eu vendê-la, isto se não sair um dinheiro que estou aguardando de uma causa a que faço jus. Deixo este comentário para caso houver interesse. Serei bem justo e quem pegar esta moto, terá motor para o resto da vida. Segundo o meu mecânico, que está impressionado com a tecnologia da época, esta moto foi feita para não dar defeito.
email = betomartinsjr@hotmail.com
nome = Roberto Martins                                                10/07/2012


vi o filme mad max tem uma dessas la por isso pesquisei show de bola
email = markin2009@yahoo.com.br
nome = marco dornelas da costa                             30/08/2012


eu tenho uma z1000 1977 estou restaurando-a estou precisando de peças entre em contato obrigado aos fans das kawasaki
email = washington.wwcar@gmail.com
nome = washington fonseca                                                03/09/2012


Esta moto é a mais bonita do mundo!
email = euclidestaipina@hotmail.com
nome = Euclides                                                    16/09/2013


Caro Ricardo Pupo, estou na fase de pintura de uma Z900cc a4 1976. O motor foi todo retificado e já está pintado. Estou terminando de cromar algumas peças e também estou solicitando os escapes e as ponteiras nos EUA que no meu ponto de vista são os charmes da moto, pois é 2 por 4. Não estou morando na cidade onde ela está sendo restaurada, isto é Patos de Minas/MG, pois mudei-me para Unaí/MG que dista 300 km da cidade. Meu mecânico irá montá-la parcialmente e mandar uma filmagem para mim e com prazer irei compartilhar com você . O mais importante é que o motor está funcionando como um relógio, faltando alguns pequenos ajustes. Quando pronta, entendo que ficará quase 100 por cento original, faltando alguns mínimos detalhes de perfumaria que pretendo corrigir aos poucos. Acho que daqui uns 02 meses estarei rodando nela e aí repassarei mais detalhes. Ressalto que foram longos 05 anos de restauro com stress e incertezas quanto a finalização do projeto que agora com certeza concretizou-se.
email = betomartinsjr@hotmail.com
nome = Roberto Martins                                        27/02/2014


sim, gloriosa Kawa Z1.Eu só fui conhecer sua fama quando estava no Japão no qual é venerada no mundo da moto.
email = eliel.hayashi@gmail.com
nome = eliel                                                07/03/2014