por: Marcos V. Pasini
Honda CB1100F 1983Qualquer semelhança, não é mera coincidência!!!
Se você pensou na nossa Honda CB450E, acertou!!!
O layout dessas duas motocicletas de apelo esportivo, é o mesmo, se bem que nossa CB450E recebeu esta roupagem alguns anos depois...
CB1100F 1983 (foto do manual)
CB450E 1985 (foto do manual)A Honda CB1100F foi produzida, apenas em 1983, no mercado americano, e no mercado europeu, até 1984, por isso se trata de um modelo tão raro.
Existe um exemplar igual a este no "The Allen Vintage Motorcycle Museum", cujo link é: http://www.allenmuseum.com/cb11f.htm
Ela veio ao Brasil, durante a "Idade Média" do motociclismo nacional, quando, apenas, motocicletas importadas em "condições especiais", chegavam aqui.
Naquela época, a atenção do público e da mídia estava enfocada na linha GPZ (750 , 900 e 1100) da Kawasaki, mais badaladas, sendo que as outras japonesas ficavam em segundo plano, no quesito "status".
Mesmo assim, existiam (e existem) fãs incondicionais da marca Honda que não traíram (e não traem) a velha paixão.E, foram eles, os responsáveis por importar e/ou comprar esses modelos que cultuamos agora.
A Honda CB1100F:
A CB1100F, é uma "big-four", com um motor super "torcudo" com dois comandos de válvulas no cabeçote (DOHC) e 16 válvulas, refrigerado a ar, com o auxílio de um radiador de óleo.
O modelo testado é direcionado ao mercado norte-americano, e a versão destinada ao mercado europeu, era chamada "Super Bol d'Or", pois derivava da 900 Bol d'Or, inclusive no motor, onde o diâmetro dos cilindros é Ø70mm contra Ø64,5 da carismática 900cc da Honda.
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Na versão européia, a Super Bol d´Or vinha com rodas douradas e sem a carenagem de farol.
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detalhe do "big-four" com o radiador de óleo à frenteO tamanho dela impõe respeito, apesar de lembrar nossa querida CB450E, se bem que, bem mais "robusta" !!!
O peso (266Kg), não fica atrás. É necessário bastante "jeito" para poder manobrá-la, com o motor desligado...O "look" é típico "Honda anos 80", com o tanque fazendo conjunto com as laterais e rabeta, poucos cromados, e uma pequena carenagem de farol.
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Detalhe da rabetaEsta maravilha foi encontrada pelo, meu amigo e sócio, Ricardo, no Rio de Janeiro, tendo sido devidamente "perfumada", com todo carinho e competência, pelo "Jacaré".
A CBzona em frente ao "salão de beleza"Dirigindo a CB1100F:
A CB1100F não deixa o piloto à vontade logo de inicio...Ela tem uma ciclística muito sensível.
É uma motocicleta que inibe o piloto no primeiro contacto.
Para tirá-la do cavalete central, já se cria um problema psicológico sério...
"Será que ela não vai cair para o outro lado?"
Mas é só impressão. Ela é maleável, tão logo se "pegue o jeito".Ligado o "big-four", já se sente a "cavalaria" ficar nervosa...
Ela não tem meio termo...Engata-se a 1a. marcha e ela já se manifesta, durante o "desembreamento".Acelera-se o possante quadricilíndrico que responde com bastante "saúde", aliás, com bastante, mesmo!!!
A dirigibilidade feita na cidade impede a exploração do total potencial desta motocicleta...
O motor transfere bastante torque, proporcionando um excelente "performance feeling".
Nas curvas ela apresenta uma certa resistência em inclinar, que é vencida após o entendimento inicial "piloto x moto", quando ela passa a se mostrar mais dócil.
A retomada de velocidade, durante a curva, deve ser feita com leveza pois, o propulsor responde agressivamente ao acionamento do acelerador, podendo levar à perda de atrito na roda traseira, devido ao grande torque.
contornando as curvas com tranqüilidade
após "pegar intimidade"...O conjunto chassis/suspensão, é bastante firme, proporcionando segurança nas curvas.
A posição de dirigir é muito boa, vestindo pilotos de estatura mediana, podendo-se alcançar o chão com os dois pés, apoiados completamente.
Isso é um ponto altíssimo em uma motocicleta deste porte.
boa ergonomiaO painel tem uma excelente visualização, com a pequena "bolha", da mini-carenagem de farol, ajudando a eliminar reflexos.
Como o modelo testado é destinado aos EUA, o velocímetro marca em milhas, mas com o tempo, acostuma-se com a rápida conversão de m.p.h. para Km/h, feita pelo piloto.
painelOs freios, a disco nas duas rodas, sendo duplo na dianteira, mostram-se suficientes para o performance da CB1100F.
excelentes freios dianteirosO manuseio desta super-Bol D´Or é, como em toda Honda, muito leve, apesar de todo o tamanho.
Comandos macios e bem posicionados, cambio preciso, e pedaleiras ergonomicamente colocadas, proporcionam muito conforto ao piloto e garupa.
A vibração sentida, é mínima, não chegando a ser notada.
Uma bateria de 12V - 14Ah, alimenta seu excelente conjunto óptico.
detalhes do sistema ópticoEsta motocicleta, fez falta na história do motociclismo nacional...Ainda bem que temos, pelo menos, um exemplar conosco...
Pilotar esta raridade, é um privilégio que, graças ao Ricardo tive o prazer de poder ter.
Valeu, Amigo!!!
Honda CB1100F - A Super-Bol D´Or
Honda CB1100FTeste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro do Morumbi
FICHA TÉCNICA
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Comentários:
Parabéns,é bom vermos uma 1100 por aqui. Há muito acompanho essa moto e ela é realmente tudo isso que falam!
nome: Eduardo Mendonça
(mendonca1981@aol.com) Quarta Feira, 4 de Junho de 2003, às 16:16:04
Linda moto e matéria. É uma bela classica dos anos 80 (mas, não era até início (bem início dos anos 80.
Brincadeira: estou torcendo para que vocês ampliem o critério.
nome: Heitor Augusto M. Antunes
(heitor.pcp@jdh.com.br) Quarta Feira, 4 de Junho de 2003, às 17:03:28
Ai esta uma verdadeira moto de sonho....gostaria de pedir para que fizessem o teste com outra poderosa niponica....kawasaki z1300.....outro sonho em duas rodas
nome: Marcelo
(celinhoss@hotmail.com) Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 09:16:41
Sensacional, maravilhoso. Eu conhecia a versa com carenagem integral que surgil na metade de 1983, mas essa e muito mais bela e charmosa. O ponto alto e essa carenagenzinha de farol, que ate hoje os donos de CB 400/450, procuram desesperadamente. Parabens pela materia.
nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 18:05:31
Muito boa a materia desta maquina maravilhosa fotos de todos os angulos possiveis para admirar esta maquina so faltou escutar o ronco da maquina........abraços
nome: celso
(celsomaeji@uol.com.br) Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 21:38:06
JÁ TIVE UMA 450 1986, E ACHAVA QUE ELA QUE ERA LOUCA.
MAS ESSA 1100 É SEM COMENTÁRIOS. PARABÉNS A TODOS QUE POSSUEM ESSA RARIDADE. ATÉ.
nome: RODRIGO HENCKLEIN
(rodrigodgam@ig.com.br) Sexta Feira, 6 de Junho de 2003, às 09:37:58
Sensacional. Parabens. Nao esta precisando de ninguem ai para dar uma maozinha nos testes? Essa moto e muito mais bonita assim do que a versao de 1984 com carenagem integral. Parabens.
nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Sexta Feira, 6 de Junho de 2003, às 16:06:40
Gostei muito dos comentários. Gostaria muito que o próximo teste do mês com a 900 Bol D,or. Fico na espectativa.
nome: Carlos Alberto Machado de Souza
(akire.p@ig.com.br) Sábado, 7 de Junho de 2003, às 20:07:35
Vendo esta magnifica(ate hoje) moto percebo quanto os dirigentes deste pais sao atrasados..como dito na materia esta moto fez muita falta na historia do motociclismo nacional..parabens pela descoberta..todo mes e uma grande surpresa encontrar esta maravilhas..
ate a proxima
nome: sergio slobos
(slobos@bol.com.br) Domingo, 8 de Junho de 2003, às 09:01:33
MAIS COMPLETO DO ESTE TESTE SO DANDO A MOTO, PARABENS.
nome: KILDARE DUTRA BARBOSA
(gabriel.motos@ig.com.br) Domingo, 8 de Junho de 2003, às 18:19:24
Ótima reportagem.
Estou tentando restaurar uma yamaha seca 750,peco ajuda de voces.por favor repasse meu e-mail(mvitara@ig.com.br) Quinta Feira, 12 de Junho de 2003, às 13:43:06
nome: marcello baviera
(mvitara@ig.com.br) Quinta Feira, 12 de Junho de 2003, às 13:41:07
Ô Ricardo, demais, onde vc descolou essa jóia? Quer trocar numa CB400 82 zerada?
nome: Eduardo
(eduardo@caneva.com.br) Sexta Feira, 13 de Junho de 2003, às 15:32:05
Parabens pela materia sobre esta raridade para o conhecimento de todos !!! GOSTEI MUITO.
nome: Rubens
(rbwagner9@hotmail.com) Domingo, 15 de Junho de 2003, às 21:34:38
Não resisti em dar os PARABÉNS pela elíssima menina.
nome: Beto Brunetti
(brunetti@bbrunetti.com.br) Terça Feira, 17 de Junho de 2003, às 16:12:50
Hoje fui conhecer essa oficina no centro e me deparei com essa moto fantástica...Fiquei um bom tempo admirando essa incrível e exclusivissíma cb!!
Por enquanto me contento com a minha 450 Dx 88...mas não custa nada sonhar um pouco...nome: Marcel Dias
(marcpfd@uol.com.br) Terça Feira, 24 de Junho de 2003, às 22:17:18
Nota 1100, essa moto é muito linda, parabens...
nome: Biston
(marcos_biston@alcatel-cabos.com.br) Quinta Feira, 26 de Junho de 2003, às 08:41:01
NOSSA ISSO SIM É MOTO O RESTO E CONVERSA
nome: FLAVIO JAMES
(FFLAVIO04@IG.COM.BR) Quinta Feira, 26 de Junho de 2003, às 12:26:43
Linda,Deslumbrante.
nome: Bruno Rafael Jock
(brunorjock@bol.com.br) Sábado, 28 de Junho de 2003, às 10:05:31
Enfim achei um site, que não só diz como também se mostra competente ao tratar das motos que são, muitas vezes, esqueciadas. En tenho minha CB400/82 e sou apaixonado por ela. Salve os Anos 80!!!
Ah! Se tiver algo sobra minha moto me avisem, não tivo tempo de ver por completo o site de vocês, mas PARABENS!
nome: Pedro Dantas Junior
(pja3@ig.com.br) Domingo, 17 de Agosto de 2003, às 02:04:06
Amigos, a moto é maravilhosa. Os escapes são originais? Se não são, eles foram pitados de preto ou sofreram um outro tipo de cromo?
nome: Fabiano
(fsdantas@agf.com.br) Quarta Feira, 26 de Maio de 2004, às 20:22:11
Nossa que legal essa moto
nome: Diego
(luciano3742@itelefonica.com.br) Sábado, 8 de Abril de 2006, às 21:14:27
Uma moto que sem duvidas tira suspiros, materia muito bem pensada pois isso jamais pode cair no esquecimento!
nome: Andre Guilhem
(andre_guilhem@hotmail.com) Quinta Feira, 15 de Junho de 2006, às 22:25:42
Parabens a moto é lindissima tenho uma CB750F ano 80 onde fiz uma pintura da 1100 europeia...
videos
http://www.youtube.com/watch?v=frXSI-_JNh4
http://www.youtube.com/watch?v=XJwOXnyzX0M
http://www.youtube.com/watch?v=_RYWf5oYx9g
http://www.youtube.com/watch?v=6J7y-hXOwTk
http://www.youtube.com/watch?v=w0IXWad6Ez8
Um abraço
nome: Clessio
(clessio@zulin.com.br) Sexta Feira, 27 de Abril de 2007, às 10:11:56
Olá! Adorei esta matéria e queria aproveitar e perguntar se vcs tem algumas fotos da CB450E ano 1984 vermelha, pois adquiri uma e queria deixa-la bem original!!adoro motos antigas, estou terminendo uma rd350 e quro fazer agora esta CB450E!! Obrigado e Abraços!!
nome: Danilo G. Barbosa
(danilo-barbosa@ig.com.br) Domingo, 16 de Setembro de 2007, às 22:03:27
What a fantastic motorcycle!! You treat it very well! Congratulations! Never sell it. This is one of Honda's real treasures!
kind regards
nome: Jan Krijt Holland
(jankrijt@hotmail.com) Segunda Feira, 8 de Outubro de 2007, às 15:31:09
caraca meu. ja tive uma 750 four e babava com seu desempenho. imagino como deve ser numa cebezona desta
nome: Luiz Inacio
(lulasinacios@ig.com.br) Sexta Feira, 18 de Abril de 2008, às 09:02:25
Ola, sou grande fan de moto HONDA desta epoca. Tenho uma CB 1100 R de 1982, que nao consigo trazaer para ca. Se um certo dia existe a possibilidade de comprar sua joia, favor me avisa. Estou muito interessado. Abraco Kai
nome = Kai
soun apaixonado por moto
nome = marcelo de sales soares
marcelop34@hotmail.com
ESPETÁCULO DE MOTO
nome = GERSON VENDRAMINI
GERSONVENDRAMINI@GMAIL.COM 29/06/2011
Fantástica matéria, a moto é muito linda mesmo! A mesma emoção que senti quando vi ao vivo uma versão azul/branca no Guarujá há mais de 20 anos, Parabens!!!
nome = João Lucio da Silva
j_lsilva@hotmail.com 06/07/2011
parabéns. essa moto é um espetaculo mesmo!! uma amigo meu em campo limpo paulista tem uma e ela é mesmo uma cbzona!!!!
nome = fabiano
bianofa.clone@hotmail.com 08/08/2011
maravilhosa sem adjetivos, estou realisando um grande sonho, hoje ja com os quarenta batendo a porta consegui adiquiri um CB 450E 1985, vou começar a viver o sonho. bela moto parabens abraços
nome = paulo henrique
alencarpaulo@ibest.com.br 17/12/2011
Parabéns pela, como sempre, ótima matéria.Eu ousaria complementar, lembrando que já naqela época, era gerava 110 cv de potência e alcançava 220 km/h. Abraços.
nome = Silvio Couto Neto
silvio_couto@uol.com.br 02/04/2012
Essa máquina combina comigo. Quero uma.
nome = Tabajara Aparecido Jorge
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com 07/05/2012
uma nave para passear.
nome = Fábio Tanaka 09/08/2012
Linda mesmo. Tive a galo boldor vermelha.Vocês já viram a versão cb 1100 R? Eu vi em 1982, lá na esquina Edgar Soares, vermelha-azul-branca.Também Rarerrérrrima.Parabéns pela raridade!Máquina...
nome = eliel
eliel.hayashi@gmail.com 07/03/2014