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Kawasaki Z440 LTD
1982

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por: Marcos V. Pasini  



Kawasaki Z440 LTD 1982

Este teste me pegou de surpresa…
Chegando à oficina do Jacaré, em SP, para testar a Kawasaki G4TR (edição de janeiro), ele me chamou e me mostrou outra raridade, no Brasil: uma Kawasaki Z440 LTD, bicilíndrica 4 tempos.

Até então, não tinha visto este modelo.
Lembrei-me de um colega de faculdade que tinha uma semelhante, azul, isso em 1976.... Acho que era uma Z400...

O Jacaré sugeriu (não precisou insistir muito) para que testássemos a moto. 
Claro que concordei e, então, logo ligou para o
Antonio Carlos Lopes, proprietário da Z440 pedindo autorização para que pudéssemos pilotá-la, que foi concedida de imediato.

Como disse antes, não sei bem a história dessa moto pois só passei a conhecer esse modelo neste dia.
Conversando com amigos e pesquisando na Internet pude aprender um pouco mais sobre ela mas, o que mais me interessava no momento era pilotá-la!!!

Foi o que fiz...

A Kawasaki Z440 LTD:

Contemporânea da nossa CB400 nacional, a Kawa Z440 LTD é uma típica média cilindrada dos anos 80, trazendo muitas das características visuais e técnicas, que seguia a tendência da época.

Suspensão dianteira tipo "Cerianni"e amortecedores duplos (Bi-Choque) convencionais atuando no braço oscilante traseiro, compõe o layout da Z440.

Provável concorrente da Honda CB400 Hawk (que deu origem à nossa CB400), a Kawa Z440 tem, também, um motor bicilíndrico twin 4 tempos, com pistões paralelos defasados a 360° no virabrequim, isto é, na mesma posição angular no eixo, intercalando-se a explosão entre os dois cilindros a cada volta da árvore de manivelas...


detalhe do motor OHC de 443cm3
lembra bastante o da nossa Honda CB400

O motor é alimentado por dois carburadores Keihin Ø32 que, competentemente, cumprem seu papel.


detalhe dos carburadores Keihin Ø32
notem a torneira de combustível

O painel, também não foge ao estilo "anos 80".
É de fácil visualização, composto de velocímetro, tacômetro e luzes de advertência, com um grafismo super agradável.
A chave de contacto se localiza no centro do painel, com acesso seguro e fácil.


painel, luzes de advertência e chave de contacto

Seu layout compacto é harmonioso e bonito, transmitindo a impressão de ser uma motocicleta menor.

O grafismo de sua pintura é espartano e agradável.


detalhe do grafismo do tanque da Z440

De concepção sóbria, apesar de  se tratar de uma Kawa (normalmente considerada "moto de briga"), a Z440 passa a impressão de ter sido destinada ao uso “turismo” sem grandes pretensões de desempenho esportivo, mas de conforto, segurança e economia.

Pilotando a Kawasaki Z440:

Comparando-se com a Honda CB400, diria que a Kawa 440 é mais acessível a pilotos de estatura mediana (1,70m).  


boa ergonomia

Ela fornece mais sensação de segurança para parar, apoiar os pés no chão, empurrar, colocar no cavalete, etc...

Ligando-se o motor, já se nota, pelo ruído, que sua concepção técnica é semelhante à da CB400, no que tange a cilindros, defasagem do virabrequim, etc...
Tem-se a impressão de ser o mesmo motor, no ronco e na aparência.

O engate de marchas é macio, seus comandos de embreagem e freio, idem.


acionamentos com layout convencional

Andando-se com ela, nota-se que é mais maleável e com performance-feel melhor que o da CB400 nacional.

Em curvas, sua estabilidade é irrepreensível, dentro do padrão “bi-choque”.

No transito urbano a Z440 é ágil e maleável.


pilotando a Kawa Z440

Seu cambio de 6 marchas tem um bom escalonamento, permitindo adequada utilização das marchas na cidade.

O sistema de freios, a disco simples ventilado na dianteira e a tambor na traseira, são suficientemente eficientes, considerando que se dispõe de um “freio-motor” natural de seu propulsor 4 tempos.


freio a disco simples ventilado
notem a roda de liga leve estilo "palito"

As rodas de liga leve de estilo "palito", condiz com a "moda" da segunda metade dos anos 70 e início dos 80.

O conjunto óptico é bastante visível e de bom tamanho.
Como testamos a moto durante o dia não foi possível avaliar a eficiência do sistema de iluminação.

 
conjunto óptico da Kawasai Z440 LTD

Assento confortável, boa altura do guidão e maciez das suspensões, completam o perfil desta simpática representante do clã Kawasaki.

A Kawasaki Z440 LTD é uma motocicleta que poderia ter sido bastante popular no Brasil na década de 80, e uma forte concorrente da Honda CB400 mas, não pudemos, infelizmente, contar com a presença dessa clássica marca em nosso mercado, naquela época...


Kawasaki Z440 LTD
uma típica "anos 80"


Kawasaki Z440 LTD


Nossos agradecimentos ao Antonio Carlos Lopes e ao Jacaré, pela colaboração nesta matéria

Este teste foi realizado no Bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo, SP

FICHA TÉCNICA
clique aqui

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Comentários:


Nome:   E- Mail:


Apenas ví uma foto dessa moto numa Duas Rodas de 1981, e nem imaginava que fosse essa maravilha. Parabens.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@uol.com.br ) Sexta Feira, 4 de Março de 2005, às 09:02:18


Camarada,a moto e muito linda,nao conhecia o modelo,fiquei impressionado com a beleza e simplicidade da maquina.

nome: vilson moreira
( rosenilda@intermed,com.br ) Segunda Feira, 7 de Março de 2005, às 21:34:25


Linda moto,não conhecia, (ai que o MC70 é bom demais para a gente conhecer essas belezas)e a posição para pilotar é melhor ou pior à CB400 80/81?

nome: Douglas
( d.calderon@ig.com.br ) Quarta Feira, 9 de Março de 2005, às 19:43:40


Clássica, Imponente e Linda! Pra dizer só uma pouco desta máquina,porque me impressionou muito. Principalmente porque me identifico muito com este estilo "final dos anos setenta" (Tanque arredondado, escapamentos sem inclinação, rodas palito, faróis e lanternas redondas e muitos cromados)
Parabéns ao Antonio Carlos e a todos que contribuiram para manter esta "lenda, ou linda, viva".
Abraços

nome: Wagner Macena
( wagnermacena@terra.com.br ) Sexta Feira, 11 de Março de 2005, às 12:39:40


Linda moto, novidade pra mim, nunca havia visto uma. Lembra bastante nos detalhes a nossa querida CB 400. O painel é quase idêntico ao da Turuna 1979. Obrigado MC70 por nos presentear com estes testes.

nome: Carlos Alberto Migliorini
( c_migliorini@ig.com.br ) Quinta Feira, 17 de Março de 2005, às 12:16:01


Me pareció espectacular la moto. Tengo una exactamente igual, mod. 81, con 13.000 Km.reales de fabrica, absolutamente original, incluso del mismo color. Solo encuentro dos diferencias: a)mi moto tiene el guardabarro delantero cromado y es distinta la llave de paso de combustible al carburador. A la moto que veo aquí le falta un capuchón de caucho en la entrada al compartimento de nivel de líquido de frenos (manubrio, parte derecha). Sólo quería preguntar si los kilómetros que acusa el reloj respectivo son reales, o si ya dio toda la vuelta pasando los 100.000 Km. Finalmente, me gustaría saber cuál es el precio de esta maravilla.

nome: Carlos Gavier Tagle
( cgaviertagle@hotmail.com ) Domingo, 27 de Março de 2005, às 00:28:21


Oi! Essa Kawasaki é muito linda mesmo, parabéns ao Pasini que fez a matéria, e ao proprietário por conservar tal moto. Se cabe uma sugestão eu gostaria de propor que, quando se testa algum modelo que tinha concorrente direto, fazer uma breve comparação, quando possível. Por exemplo: bem que poderia fazer um comparativo de fichas técnicas com a CB 400, uma foto das duas lado a lado, etc. Sei que é difícil achar exemplares em bom estado de certas motos, mas se der, por que não? Um abraço

João C.B.
Domingo, 27 de Março de 2005, às 13:24:08


Parabens pelo teste dessa bela kawa!

nome: Emerson Cleiton F dos Santos
( emerson_santos@ig.com.br ) Domingo, 24 de Abril de 2005, às 08:19:48


Potência máxima de 27 CV???

nome: Ricardo
( ricardo.quaglia@bol.com.br ) Segunda Feira, 9 de Maio de 2005, às 17:39:16

Caro Ricardo
A Ficha Técnica diz 27CV (20kW).
Também achei fraco para uma 440cc, visto que uma CB400 tem 40Hp.
Vou pesquisar mais um pouco para resolver essa dúvida.
Obrigado pela observação
MP


I'm after a motor

nome: steve
( spball@aapt.net.au ) Terça Feira, 27 de Junho de 2006, às 09:18:34