Test Drive
YAMAHA FS1 50cc
(a cinqüentinha de 5 marchas!!!)

 

 

 



  por:  Marcos V. Pasini  



Yamaha FS1 50cc

Quando eu tive a minha primeira Yamaha, a F5 50cc, invejava as 125cc japonesas, que tinham 5 marchas.
Era status, ter um veículo de 5 marchas ( lembram do JK 2000 ?
* )
*automóvel, com cambio de 5 marchas fabricado no Brasil pela FNM nos anos 60.

Pois, é...A F5, como qualquer cinqüentinha da época, tinha 4 marchas e, já era muito, pois algumas tinham 3 e, em alguns casos, só 2 marchas, caso das Monareta (vide matéria anterior) e das primeiras Leonette, dentre outros ciclomotores da segunda metade dos anos 60.

Em fins de 1970, começo de 1971 chegaram as primeiras 50cc de 5 marchas; primeiro as Suzuki A50 depois, tanto Honda como Yamaha mandaram seus produtos com esse "upgrade" da transmissão.

Esta última era a FS1, que tinha um "look" esportivo, com o tanque alongado e, inicialmente com guidão plano e uma "rabetinha".
Era uma mini-super-esportiva!!!


folheto de propaganda
notem o guidão plano

Não cheguei a ter uma FS1, mas andei bastante com elas, no começo dos anos 70.
E, hoje, após tanto tempo, voltei a andar em um exemplar que, parece ter ficado guardado durante esses anos todos.

Quando nosso amigo Flavio nos contou que estava adquirindo essa moto, fiquei ansioso aguardando esta oportunidade... 
Valeu a espera!!!

A Yamaha FS1:

A nomenclatura FS1 significa: 
F => 50cc
S => street
1 => n° seqüencial do projeto.

No caso da F5, motocicletas de 50cc que tiveram o inicio de produção anterior à FS1, o F, significa, também 50cc, porém não se utilizava o "S" de "street" pois, ainda, não eram produzidas as FT (50cc Trail), as  mini-enduro.

As primeiras unidades da FS1 que chegaram ao Brasil, modelo 1969, tinham o tanque de cor branca, com uma faixa central, que podia ser vermelha ou azul, combinando com a cor do quadro.


primeira versão da FS1 no Brasil, em 1969
notem o guidão plano e a rabeta

As cores dos modelos que vieram na segunda remessa, podiam ser laranja, conforme a moto testada, ou azul, ambos metálicos, pintados segundo a nova (na época) tecnologia three coat (tres camadas), onde a base era cor alumínio (ou branco em alguns casos), a segunda era o "verniz" colorido, que definia a cor e o tom, e a terceira, o verniz de acabamento.

Posteriormente, recebemos modelos da cor verde, também.


FS1 verde 
com guidão mais alto e sem rabeta

A maioria dos exemplares importados no começo dos anos 70, chegaram com o guidão pouco mais alto, e com banco sem rabeta, com um pequeno bagageiro cromado (conforme no modelo testado) não perdendo o charme por causa disso...

O motor de 49cc é semelhante ao da F5, que tem seu único cilindro inclinado à frente, e admissão feita pelo cárter e gerenciada por uma válvula rotativa.


motor de 49cm3

A lubrificação do motor é feita por meio do sistema "Autolube", próprio da Yamaha, que injeta óleo 2 tempos junto à admissão de mistura, por meio de uma bomba mecânica.


tanque de óleo do "Autolube" no lado direito

O chassis de chapa estampada, é similar à maioria dos modelos de pequena cilindrada, japoneses, do final dos anos 60 e começo dos 70.

O escapamento, levantando em ângulo, a partir do cilindro, confere um ar esportivo, típico da época.


detalhe do escapamento em ângulo

Elas vieram com a nomenclatura "SS", na tampa da bateria, do lado esquerdo, que significa "Super-Sport", bastante adequado para o modelo.

A chave de contacto, localiza-se na tampa lateral esquerda, um pouco incômoda.


local da chave de contato
notem a sigla "SS"

A trava de direção fica abaixo da mesa inferior, com acesso pelo lado direito.


detalhe do tanque e, à frente, a trava de direção

Dirigindo a Yamaha FS1:

O valente monocilíndrico é muito fácil de ser acionado pelo pedal de partida (kick) e, se estiver com sua manutenção em dia, como é o caso da moto testada, responde rapidamente, com uma marcha-lenta estável e macia.

A sensibilidade, ao se dirigir a FS1, é de uma moto de maior cilindrada (um pouco maior, é claro), em função da rapidez que o pequeno 2 tempos, levanta de giro, mesmo com a moto em movimento.

Nota-se os heróicos 6 hp, apenas, quando se está em uma subida mas..., não se pode ganhar sempre, não é?

O som do escapamento desta 50cc é bem silencioso e agudo, proporcionando uma sensação super-gostosa em pilotá-la.

Para contornar-se as curvas com a FS1 é muito fácil e seguro pois seu conjunto é bem equilibrado.


contornando curvas com muita facilidade

O guidão, estilo "turismo", proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.


bastante confortável, apesar do pequeno tamanho

A FS1 acomoda bem pilotos com altura em torno dos 1,70m, devido ao seu pequeno tamanho que permite colocar-se os pés totalmente apoiados no chão, mantendo-se os joelhos bem flexionados.


boa altura do solo

Os comandos, são super-macios e bem distribuídos completando a boa ergonomia da motocicleta.

O painel conta, somente, com o velocímetro que tem, apenas, o hodômetro total, e a luz de advertência de neutro.
Sua visibilidade é boa, em função do seu bom tamanho e posocionamento.


detalhe do painel da FS1 - reparem na quilometragem!!!

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de 6V, o suficiente para administrar seu conjunto óptico .
O motor dispõe, para a partida, somente de um pedal (kick).

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio, com engates precisos e marchas bem escalonadas.

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas externas, cobertas por tubos de borracha, sanfonados, e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais.


dirigindo a Yamaha FS1

Os freios, a tambor, em ambas as rodas, fornecem um comportamento  satisfatório durante as frenagens.

A Yamaha FS1 50cc marcou época nos anos 70 devido à sua graça e agressividade, em relação às suas concorrentes de 50 cilindradas.

Yamaha FS1: 
a notável 50cc...


Yamaha FS1

Teste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro do Morumbi

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui

Nossos agradecimentos ao Mário Hélio Sanctos, que nos ajudou nesta matéria, e ao Flavio Amaral, proprietário desta maravilhosa Yamaha FS1 que, como sempre, muito gentilmente, nos recebeu com muita simpatia, cedendo, generosamente, sua mais recente aquisição, para nosso test-drive.


da esquerda p/ direita:
Marcos Pasini, Mario Hélio, Ricardo Pupo e Flavio Amaral

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Muito legal a materia ! Moro no RS e ateh tenho uma noticia triste de uma moto dessas, um dia quando fui em um "desmanche" que vende de tudo e um pouco em materia de peça de moto vi uma FS1 como essa do teste, jogada num canto, toda surrada, com o motor fundido ... uma pena que certas pessoas nao deem valor ao classico ! Tinha ido ver se o dono da oficina tinha como conseguir um painel para minha CB 400 81, pois o mesmo quebrou-se qdo deixei a moto cair estacionada emfrente da minha casa, e notei a yamaha 50 encostada, ateh estou com vontade de comprar ela e tentar restaurar, pois acho um absurdo deixar uma classica como ela exposta ao tempo para se destruir aos poucos !
Valeu galera !

nome: Marcos


Como ser humano maravilhoso que você é, meus sinceros parabéns por ter a alegria de possuir uma clássica tão linda! Conforme os comentários de alguns internautas, uma clássica não tem cilindrada, e a sua é a mais bonita que conheço. Parabéns ao Ricardo, Marcos e ao Motos Clássicas, pelo teste, esperei ancioso para ler a matéria. Um abraço do amigo Herbert

nome: Herbert Rodrigues
(herbertrodrigues@uol.com.br) Quinta Feira, 3 de Julho de 2003, às 22:09:18


Quase fico sem palavras. Desta vez voces fizeram como o da CS5. Voces fazem parecer que ainda estamos nos nossos anos 70. Um abraço,

PS: Quando é que vem o teste da CB50 e da Szuzuki 50?

nome: Kleber Klein
(siacadastral@uol.com.br) Sexta Feira, 4 de Julho de 2003, às 10:16:31


Sensacional. O sonho da garotada dos anos 70, como eu.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Sexta Feira, 4 de Julho de 2003, às 16:29:10


E COM MUITA SATISFACAO QUE ABRO A PAGINA DA NOSSA MOTOS CLASSICAS 70 E ME DEPARO COM UMA RELIQUIA,QUE QUASE SEM PALAVRAS A DESCREVO, SEM DESMERECER AS MINHAS OUTRAS MOTOS, A YAMAHA FS1 FOI A PRIMEIRA MOTO QUE TIVE AZUL 1972 ,COM ELA PUDE REGISTRAR OS MEUS PRIMEIROS PASSEIOS AS PRIMEIRAS NAMORADAS,E COM ESTE EXEMPLAR DO NOSSO AMIGO FLAVIO AMARAL E SEMDUVIDA NENHUMA NOTA 100000000000, E TEREI QUE ME CURVAR A ESTA RARIDADE,MEUS PARABENS AMIGO E XARA FLAVIO, UM FORTE ABRACO DO AMIGO

FLAVIO ABBUD
(flavio.abbud@uol.com.br) Sábado, 5 de Julho de 2003, às 19:43:05


Salve Pasini!

Posuda essa "cinquentinha" heim? Em comparação aos "cacarecos" da época (diga-se Leonettes e outros casos perdidos...), a maquininha é realmente elegante, parabéns por mais esse achado, um abraço!

Carlos Trivellato


Estou relembrando os meus 12 anos, a FS1 foi a minha primeira moto (idêntica a da matéria até a côr), lembro que foi comprada na rua Barão de Limeira, antiga Yamaha do Brasil e com ela iniciei a minha trajetória nas pistas de velocidade.

Parabéns a todos pela matéria.

nome: Marcelo Scaloppi
(mscaloppi@aol.com) Terça Feira, 8 de Julho de 2003, às 08:55:43


Esta matéria trouxe várias recordações, minha primeira viajem (80km) com uma FS1 laranja como esta, moto maravilhosa que ensinou muita gente a andar. Gratificante o teste. Paulo Gaida.

nome: Paulo Gaida
(pgaida@brturbo.com) Terça Feira, 8 de Julho de 2003, às 12:14:44


Muito bonita sua FS1 Flavito,estou terminando de restaurar uma Yamaha 50 Street F5 ano 1969 ,quando ficar pronta te mando uma foto, um abraço Vico Rocco, Limeira SP (parceiro de pistao furado nas RD 125).

nome: Vico Rocco
(vico.rocco@bol.com.br) Quinta Feira, 10 de Julho de 2003, às 01:29:03


Parabéns a você Marcos, ao Ricardo e ao dono dessa pequena maravilha na qual, também tive o curto prazer de dar uma pequena volta no quarteirão, no ano de 79 ou 71 quando tinha 12 ou 13 anos.
A minha cinquentiha Honda está finalmente restaurada e estarei enviando as fotos, tiradas em studio, em seguida.
Um abraço !!

Ricardo
(ricnac@triang.com.br) Quinta Feira, 10 de Julho de 2003, às 14:21:32


Nota "10" essa SS me fez recordar os anos "70" e minha paixão por ter uma dessas "nervosas" cinquentinhas Yamaha.
Valeu de novo, "Marcos & Ricardo" !
Em tempo congratulations Flavio Amaral
PS: Ricardo, a reforma da "F-5" esta indo bem depois lhe mando fotos ,forte abraço Paulo Torres

nome: Paulo Torres
(torrespg@terra.com.br) Terça Feira, 15 de Julho de 2003, às 10:44:34


Tive uma... é uma máquina maravilhosa.

nome: Walter Delfino Silva
(escritorioatc@bol.com.br) Sábado, 19 de Julho de 2003, às 10:34:49


Parabéns pessoal pela reportagem!!

Tive o privilégio de ter uma máquina destas, ela era azul, linda!!. Me lembro até hoje, eu tinha 12 anos, o ano era 1974, mês de Dezembro, (eu já sonhava em ganhar uma moto desde os 11 anos!!), uns dias antes do natal, o meu pai chega em casa, como se nada tivesse acontecido, (ele já sabia que eu queria uma moto fazia tempo!!), um pouco depois fui até a garagem de casa e de repente me deparei com a moto em cima da pick-up "brilhando"!!!.
Foi o dia mais feliz da minha vida, que emoção!!!.
Obrigado "pai" por me dar este presente maravilhoso, e realizar o meu sonho!!!. Tive momentos inesqueciveis com ela até os 15 anos!!. Que fantástica viagem no tempo eu tive agora!!!, graças a vocês!!. Um abraço a todos e continuem sempre realizando reportagens como esta!!!.

nome: Max Adam
(maxadam@bol.com.br) Quinta Feira, 24 de Julho de 2003, às 22:04:31


Fantástico o estado de conservação da moto. Parabéns. Fiz uma viagem no tempo vendo esta pequena jóia, reluzente e impecável.

nome: Alberto de Castro Teixeira
(act@senado.gov.br) Terça Feira, 29 de Julho de 2003, às 19:13:43


Essa foi a primeira moto a ter escapamento dimensionado de série, que chamavamos na época de "cartuchinho". Outro detalhe é o velocímetro que marca em espaços de 2 Km/h, o que dava uma precisão incrível. Além disso, o ponteiro se move como de um relógio, marcando segundo, dando pequenos e precisos saltos. Na época, então com 18 anos, nos reuníamos no Rick Store e descíamos a serra velha (Caminho do Mar) até Cubatão, apostando corrida, e voltávamos em seguida, subindo a serra com muita dificuldade, pois essa moto só mostra o torque em alta rotação ! O farol, que funciona com corrente alternada ficava fraco com a perda de potência na subida ! Foram muitas aventuras !

nome: Sylvestre Paschoal
(smpaschoal@uol.com.br) Quarta Feira, 30 de Julho de 2003, às 14:05:54


Um sonho, me lembro aos dez anos a vontade que eu tinha de andar nessa moto ela era perfeita para um menino precoce como eu. Quanto custa um exemplar magnificamente bem conservado como este?

nome: Jota Borges
(jotaborges@zipmail.com.br) Sexta Feira, 1 de Agosto de 2003, às 17:51:25


Na minha juventude (14-17) tive uma Honda C110 (moto que nem parecia Honda em termos de fiabilidade). Agora 20 anos depois estou fazendo colecçao de motos anos setenta. Em materia de cinquentas talvez a Honda SS50 seja a mais relevante mas tenho tambem uma A50 Suzuki. As motos sao tecnicamente muito evoluidas para a epoca embora os 4,5-6 cv se revelem por vezes modestos em acompanhamento.

nome: FMonteiro
(feramonte@sapo.pt) Sábado, 2 de Agosto de 2003, às 15:50:51


Very nice moped i also have a street 1971 i also looking fore parts can anyone hlep me please ?

nome: Peter
(p.sas1@chello.nl) Quarta Feira, 12 de Novembro de 2003, às 13:59:55


Estou muito contente por ver este teste, pois tenho uma FS1/50 igualzinha a esta.

Todo domingo eu saio para ima voltinha. A minha moto está igual quando ela saiu da fábrica. Tenho o manual de garantia completo. Parabéns pela matéria. completamente

nome: Mauricio Lanhoso de Lima
(tvserrana@ibest.com.br) Quinta Feira, 27 de Novembro de 2003, às 18:02:44


Incrivel, me fez recordar meus 14 anos em 1974, onde o mundo era nosso. Tive uma azul comprada usada e curti muito com ela. Primeiros passeios com liberdade, primeira namorada, etc. Nunca mais consegui deixar de possuir moto. Hoje tenho uma XT 600 E que espero me acompanhe em viagens inesqueciveis. Valeu galera. Voces sao otimos.

nome: Waldir Azeredo
(triarq@uol.com.br) Sábado, 17 de Janeiro de 2004, às 22:50:33


Eina!Andava á procura desta mota á montes de tempo,o meu pai teve uma e so agora descobri que modelo era!Aqui em portugal sao muito raras.parabens pela pagina.Honda monkey rullzzzzzz

nome: André Faria
(bikes@netc.pt) Sexta Feira, 30 de Julho de 2004, às 17:32:40


Vc vende a máquina???ou sabe de alguém que tenha??? ou algum site que possa ter???a propósito...de onde vc é??? se vende qual o valor que pede da máquina???
obrigado...

nome: Égon Assad
(egonassad@dglnet.com.br) Segunda Feira, 6 de Setembro de 2004, às 11:24:20


Que saudades!,foi minha primeira motocicleta. Gostaria muito de tirar uma foto com a mesma porem acho impossivel. Quem sabe pelo menos uma foto da mesma para colocar no meu album de recordações de motocicleta. Hoje ainda me lembro dela pois tenho uma semelhante é a XT 600 e (Lindona).

nome: Wilton
(wilton@codata.pb.gov.br) Quinta Feira, 16 de Setembro de 2004, às 14:04:24


Oi, tudo bem?, sou diego do rio de janeiro,, eu penso em compra uma motinha dessa é tranformala em uma tipo moto "grande', coloca carenagem,ñ motor apenas quero q ela se parece com modo de 1000cc,, essa coisa, mas sem gasta muito pois se eu tivese dinheiro ne compraria uma 1000cc, mas isso vai fica no futuro,, bom valeu a pena?, agora essa motinha é show.. valeu

nome: diego
(dgj_130@hotmail.com) Quarta Feira, 10 de Novembro de 2004, às 00:49:37


Eu tive a oportunidade de aprender a pilotar motos com uma dessas, propriedade de um primo meu (na época). É gostoso relembrar aqueles tempos! Êta, moto boa, sõ!!

nome: Hélio Hisashi Kimura
(gerente2003@msn.com) Quarta Feira, 8 de Dezembro de 2004, às 00:04:41


Voltei ao passado nessa materia, ate porque ela tambem foi minha primeira motocicleta. Que saudades, por curiosidade quanto custa uma moto neste estado hoje?

nome: Wilton Farias
(wilton@codata.pb.gov.br) Quinta Feira, 16 de Dezembro de 2004, às 18:47:09


ACHEI OTIMO O TESTE DA FS1,A MOTO TESTADA ESTA MUITO INTEIRA.TAMBEM POSSUO UMA FS1 AZUL ANO 71 ESTA PRATICAMENTE TODA RESTAURADA,FALTANDO APENAS PINTURA NO TANQUE E LATERAIS,COM OMOTOR FUNCIONANDO PERFEITAMENTE.E ISTO AI GALERA VAMOS PRESERVAR ESTAS JOIAS RARAS,PARABENS.

nome: LUIZ A. LARIOS PORTO ALEGRE RS.
(galeria@motosclassicas70.com.br) Sexta Feira, 18 de Março de 2005, às 19:12:55


Parabens!Ficou linda!

nome: Roseli
(mgpinturaspiupiu@uol.com.br) Quarta Feira, 24 de Agosto de 2005, às 15:39:37


Parabens.
Tive uma identica aos 14 anos e gostaria de encontrar uma independente do estado em que se encontrar,e se puder me ajudar agradeceria muito.
Um abraço,

nome: newton ferraz dely, FLORIANOPOLIS,SC
(newtondely@gmail.com) Terça Feira, 20 de Setembro de 2005, às 22:37:01


Minha primeira moto foi uma dessas da mesma cor.

nome: Jailton
(jamimagui@yahoo.com.br) Quinta Feira, 22 de Setembro de 2005, às 01:44:11


Caro Marcos, fiquei muito feliz de lembrar de minha infancia/juventude atraves desta reportagem, tive a sorte de ter 2 destas FS1, laranja as duas, uma quando tinha 11 anos e outra com 14 anos, muitas loucuras e muitas mulheres, digo meninas, estou procurando uma FS1 para comprar, se alguem puder me informar de alguma agradeço.

nome: Walfner
(wleitao@clopay.com.br) Terça Feira, 18 de Outubro de 2005, às 17:35:46


Muito legal essa materia , resgatou um tempo maravilhoso da minha vida .
A proposito existe um clube dessas motos.
Obrigado

nome: Nelson Koiti
(nelkoiti@hotmail.com) Segunda Feira, 24 de Outubro de 2005, às 12:24:59


Eu tenho uma mas compreia nova em 91.
Ainda a tenho e o motor já deu provas de ser mesmo bom aguenta quase tudo.

nome: Gustavo
(gjccl@hotmail.com) Quarta Feira, 23 de Novembro de 2005, às 12:32:58


Minha primeira moto (13 anos), tive uma igualzinha ate a cor, foi comprada em Lins/SP em 1972.

nome: Honorio Carrilho
(carrilhoh@hotmail.com) Domingo, 11 de Dezembro de 2005, às 00:53:10


Marcos,que raridade esta FS1, eu tenho YB 73 muito bonita, e encontrei recentemente uma FS1 meia detonada, falta a parte dos farois e velocimetro e os pisca e o banco, estou aguardando para ver se consigo restaura-la, gosto muito das cinquentinhas, alias sou apaixonado por elas.

nome: Pascoal
(jcpaschoal@cpfl.com.br) Sábado, 24 de Dezembro de 2005, às 20:31:07


Confesso que estou emocionado ao ver esta matéria.Meu pai comprou uma moto dessa em 1973,naquela época eu era uma criança,mas os detalhes da moto ficaram na minha mente.
Pergunto se ainda é possível comprar uma moto dessa.
Parabéns pela matéria.

nome: Edimilson P. de Souza
(blacktweester@hotmail.com) Quinta Feira, 19 de Janeiro de 2006, às 22:30:46


Meus parabéns pela raridade,fiquei até emocionado quando vi essa matéria,possui uma exatamente igual a essa,eu tinha na época 14 anos, ganhei de presente do meu pai, tenho muitas boas lembranças da época.

nome: Márcio Giamellari
(marcio.callega@itelefonica.com.br) Sexta Feira, 10 de Fevereiro de 2006, às 18:35:47


Ola! Otima reportagem e parabens pela concervação da maquina. Eu tambem sou proprietario de uma yamaha FS1 ano 1973 (unico dono) na cor verde (igual da foto acima). Ela tambem esta em otimo estado, só tem um probleminha na embreagem que esta um pouco gasta. gosaria de saber se voces tem algumas peças ou onde posso encontra-las. Obrigado

nome: Diego Estrela Garla
(dibiludo@yahoo.com.br) Segunda Feira, 27 de Fevereiro de 2006, às 17:52:34


MEUS AMGOS, TAMBEM TIVE A SATISFAÇAO DE TER, LA PELOS ANOS 80 2(DUAS) FS1 . QUEALEGRIA, VER UM MODELO EM TAO BOM ESTADO.
ANDO AFIM DE COMPRAR UMA PARA REFORMAR.
SE SOUBEREM DE ALGUEM POR AI VENDENDO UMA DEEM UM ALO PRO MEU E MAIL UM ABRAÇO E PARABENS

nome: MAX RJ
( PROCYCLERACING@IG.COM.BR ) Sábado, 27 de Maio de 2006, às 22:42:03


Adorei a sua moto, está muito linda.
Eu e o meu pai estamos restaurando uma 1972.
Gostaria de saber se você pode nos indicar onde comprar os emblemas e a tampa do tanque de gasolina.

nome: Lucas
( lucasbonazza@bol.com.br ) Segunda Feira, 1 de Maio de 2006, às 23:32:34


MUITO BOA ESSA MATÉRIA GOSTARIA DE SABER SE VCS SABEM A ONDE EU CONSIGO ARRUMAR AS TAMPAS LATERAIS DA RX 180 CUSTO 1982
OBRIGADO

nome: EDSON JULIO
( edsondellacasafilho@hotmail.com ) Terça Feira, 6 de Junho de 2006, às 10:14:15


Nota 10 esta matéria, a FS1 foi minha primeira moto em 1973, quando eu tinha 14 anos, e até hoje lembro das aventuras da época...

nome: Roberto Busse
( rfbusse@via-rs.net ) Domingo, 18 de Junho de 2006, às 20:35:43


mooie FS1 zou hem graag van je kopen,
greets

nome: Henk Willemsen, Hollanda
(h.willemsen6@chello.nl) Sábado, 2 de Setembro de 2006, às 13:59:24


Muito interessante a matéria. Gostaria de saber se o Flávio ainda é o proprietário dessa moto e, em caso positivo, se tem interesse em vendê-la.

nome: Jose Gomes
(josegomesmatos@terra.com.br) Segunda Feira, 18 de Setembro de 2006, às 16:40:19

N.R. - A moto ainda pertence ao Flávio, mas não está a venda.


Muito joia a matéria, e queria parabenizalos .
Eu sou     proprietario de uma FS1 igual a do teste mas da cor azul é um modelo 71 e esta comigo desde 85 sou o segundo  dono dela, quando meu pai a comprou para presentear minha irmã. não davamos muito valor a ela, e ela se deteriorou por alguns anos, mas sempre a mantive funcionando e hoje falta muito pouco para deixa-la completa
Se posivel me mandem um e-mail para eu lhes enviar umas fotos dela. se alguem souber quem possui a lente da lanterna por favor me avise. nos mais de 20 anos que tenho a moto, hoje foi a primeira vez que consegui adiquirir informaçoes claras sobre a moto, por isso meus parabens
novamente
um abraço
Helio R. de Falcão Arantes
(motofalcao@ig.com.br) Quarta Feira, 27 de Setembro de 2006, às 17:23:45


Os meus parabens pela apresentação desta página de clássicas.
Em 1972 com 22 anos, na bonita cidade de Nampula, Moçambique, troquei uma Honda ss50, pela Yamaha FS1. Na época as 2 máquinas eram das motas mais bonitas, rápidas e fiáveis que apareceram nos anos 70.
João Fernandes- Coimbra-Portugal
(joaofer@gmail.com) Sábado, 11 de Novembro de 2006, às 06:13:19


oiiii tudo blz com vcs vi uma moto dessa nesse fim de semana e fiquei apaixonado pela moto pena que ela esta no estado meio sem conservaçao. mais é show vou tentar compra do camarada. um abraço a todos parabens.
jose roberto rj
(jmcostta@hotmail.com) Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2006, às 11:05:30


Pô meu...
Que viagem, esta matéria. Esta foi a minha primeira moto ganhei quando fiz 15 anos. Meu pai me deu para eu ir para a escola, só que a tarde a garotada fazia pega, e muito hondinha CB (acho) só via fumaça. Adorei ver a motoca foi um a viagem.
Isaac Júnior
(isaacjunior@globo.com) Sexta Feira, 5 de Janeiro de 2007, às 23:04:26


This is a beautiful restoration and very impressive, I am also restoring this model, and would apreciate any assistance
Rick Dobie
(dwnhilrcr@bigpond.com) Segunda Feira, 9 de Abril de 2007, às 18:37:30


Tenho uma relíquea dessas na cor azul... toda restaurada pelo meu falecido pai... meu eterno exemplo de vida... meu herói que se foi desta pra melhor recentemente e fiquei com a SS como minha maior herança... Ela na Cor Azul toda original funcionando em perfeito estado como a do teste... Se alguem souber de peças de reposiçao tenho interesse em ter pois tenho outra dessa só que naum terminou de ser restaurada...
Rogerio
(rogerio.amadio@ig.com.br) Domingo, 15 de Abril de 2007, às 14:16:18


Thank you for your site with that wonderful motorcycle. I had exactly the same as in your pictures and I loved it! You have it in nearly original condition. Much fun with it.
Regards from Vienna / Austria / Europe
Markus
(office@austrian-goodies.at) Sábado, 30 de Junho de 2007, às 13:51:14


Gostei...fui representante da Yamaha em Moçambique e devo dizer que antes da FS1 importei a F5 que era com caixa de 4 marchas mas a Fs1 veio revolucionar na altura as motos de 50CC
Idalio Barreiro
(ifbarreiro@hotmail.com) Sábado, 7 de Julho de 2007, às 18:09:32


olá,sou da Figueira da Foz,PORTUGAL,e tenho 1 Yamaha FS1 igual a do sr Marcos,e tambem uma Yamaha FT1 mini induro.Um forte abraço deste amigo tambem amante de Yamahas.
João Fernandes
(jopelp1@gmail.com) Segunda Feira, 20 de Agosto de 2007, às 06:07:43


IMAGINEM A MINHA SATISFAÇÃO QUANDO ENCONTRO NA MOTOS CLÁSSICAS A MINHA PRIMEIRA MOTOCICLETA. GANHEI UMA IGUALZINHA A ESTA LARANJA EM DEZEMBRO DE 1973 COMPRADA NA "RETIPAR" QUE ERA NA ÉPOCA A REVENDA AUTORIZADA YAMAHA EM CASCAVEL (PR). EU TINHA 13 ANOS. NA ÉPOCA ELA ERA CONSIDERADA NERVOSA POIS COLOCAVA NO CHINELO AS 125 cc DA HONDA. BELOS TEMPOS. ..
PAULO HENRIQUE
(paulohenrique59@yahoo.com.br) Segunda Feira, 1 de Outubro de 2007, às 16:06:51


Eu adoro yamahas e tenho uma DT 50 mxII e a Minha deliciosa Fs1 50 cc todinha reconstruida um abraço para todos
fernando
(fjorges@gmail.com) Sábado, 27 de Outubro de 2007, às 16:55:57


Ja nao é a primeira vez que vejo essa sua mota e sabe la voce que me faz recordar bastante alguns momentos que passei a passear com uma igualzinha que pertencia ao meu amigo e conterraneo Henrique que pertencia à MARINHA e que tal como eu no exercito cumpriamos serviço militar em TIMOR 73/75. Dava gosto andar nela era uma perola. Eu tenho 2 yamahas com o mesmo motor mas o modelo MR sao mais pequenas e sao tambem umas perolas a conduzir.Tenho ainda uma Honda 50ss 4tempos para a qual nessecito algumas peças para a reparar,essa é o meu BIJOU

nome: Jose Fernando Moedas Valente
(valentejose1951@hotmail.com) Sábado, 29 de Dezembro de 2007, às 18:46:33


Parabens a todos por esta magnifica reportagem. Tambem tive uma FS1 1974. Maravilha de máquina. Viajei no tempo vendo esta reportagem. Valeu pessoal.

nome: Antonio C  Bastos
(acbastos11@hotmail.com) Quinta Feira, 6 de Março de 2008, às 15:14:10


EM 14 DE NOVEMBRO DE 1972, GANHEI DE PRESENTE DO MEU PAI ESTA MARAVILHA DE MÁQUINA! HOJE AOS 51 ANOS NÃO CONSEGUÍ CONTER AS LÁGRIMAS. QUE TEMPO BOM! A MINHA ERA EXATAMENTE IGUAL A ESSA. VOU À LUTA, QUERO RESGATÁ-LA. PARABÉNS PELA MATÉRIA. DIVULGUEM, POR FAVOR, MAIS FOTOS E NOTÍCIAS SOBRE ELA.

nome: ÁLVARO RIBEIRO
(alvarosribeiro@hotmail.com) Quarta Feira, 14 de Maio de 2008, às 13:46:48


Vocês não imaginam o quanto eu sonhei em ter uma dessas. Início dos anos 70 eu tinha uns 12 anos e babava olhando pra essas FS1, principalmente as verdinhas. Pilotei muito (na minha imginação).

nome: Youssef
Sexta Feira, 13 de Junho de 2008, às 19:28:28


Eu (Vitor Bevilacqua) e meu irmão Tullio Bevilacqua temos uma FS-1 desde o ano de 1971,era dele agora é minha, na verdade é uma sociedade e agora estamos providenciando a sua reforma.

nome: VITOR BEVILACQUA
(vitor122@itelefonica.com.br) Sexta Feira, 20 de Junho de 2008, às 22:57:27


Se possível mande uma foto dessa moto para colocar no meu album de recordações já possui uma igualzinha inclusive foi minha primeira motocicleta, ficaria muito agradecido.

nome: wilton José de Farias
(wilton_farias@hotmail.com) Quinta Feira, 28 de Agosto de 2008, às 16:28:16


O que dizer após tantos comentários tão bons, não é mesmo ? Dá a sensação de que não há nada que não tenha sido dito já em favor, tanto da galera, quanto da belíssima peça ! Fiquei mesmo com água na boca, porque nos dias de hoje dou o maior valor a estas belas máquinas de baixo consumo e tão bem boladas. Sendo inventor nato, sei muito bem o quanto se demora para elaborar cada pecinha, cada detalhe, e que ainda tudo isso combine bem estéticamente. Tive o hobby de restaurar motos antigas e dentre elas uma foi caso raro: BSA, modelo 49, 500cc bicilíndrica. Duas vezes em 1976, me perguntaram se era do ano!!!  Enfim...dá gosto de ver vocês nessa foto !  Ah!... será que existe qualquer possibilidade de arrumar uma caixa de marchas independente, que possa ser aplicada num motor russo de 45cc?
 Gente, um abração!

nome: Eugênio
(flutuario@gmail.com) Segunda Feira, 1 de Setembro de 2008, às 18:39:50