Test Drive
YAMAHA RD400-E
(o sonho...)


  por:  Marcos V. Pasini  

 


Yamaha RD400-E 1978

Quando ainda estava na faculdade, em 1977, voltando para casa, com minha RD350-A 1973, vi, pela primeira vez, na Rua do Glicério, na capital paulista, uma Yamaha RD400, com uma placa estrangeira...Afinal, estávamos na época pós-proibição...

Como todo fã das primeiras Yamaha RD350, sonhava, também, ter uma RD400. 
Ela era linda...
Tinha rodas de liga, freio a disco traseiro, design atualíssimo...
Que sonho...

Mas, infelizmente veio a proibição das importações e o tempo foi passando...
Vieram poucas RD400 "extra-oficiais" para o Brasil e a coisa foi esfriando, até que, em 1986, apareceu a nossa RD350LC. 
Mas aí é outra história...

Quando nosso amigo Mário Hélio Sanctos nos informou sobre essa moto, senti até um frio na barriga... 
Uma RD400!!!


detalhe do estado de conservação, debaixo do banco

Depois de 25 anos, vou resolver um antigo caso pendente...Dar uma volta em uma moto que foi a evolução da "Viúva Negra" e, como já disse antes, um sonho meu e de, acredito, todos os proprietários das antigas RD350.


Yamaha RD400-E 1978 - detalhe dos freios a disco

Maravilha!!!

A Yamaha RD400-E:

Ao contrario da nomenclatura dos modelos da Yamaha anteriores à série "RD", a RD400-E, apesar do "E", não possui partida elétrica (E=Electric Starter). 
A letra "E", neste caso, é um "número" seqüencial, indicando que ela é modelo 1978.
Explicando melhor no quadro abaixo:

1973 a 1975 RD350-A 
1975 a 1976 RD350-B
1976 RD400-C
1977 RD400-D
1978 RD400-E
1979 RD400-F

Sendo sucessora da "Viúva Negra", tinha, moralmente, a responsabilidade de resolver os velhos problemas de sua antecessora, ou seja, chassis e freios...


Yamaha RD350-A 1973
A "Viúva Negra" !!!

O chassis continuou o bi-choque, mas ela veio dotada de freio a disco traseiro e rodas de liga-leve.

O lay-out do tanque, serviu de inspiração para a "nossa" Yamaha RX125 fabricada em Guarulhos, SP algum tempo depois.


lay-out do tanque de combustível da RD400
que inspirou a RX125 brasileira


Yamaha RX125 - "made in Guarulhos"

Seu propulsor de 398cm3 que fornece 43Hp@7000rpm, contra 39Hp@7500rpm da RD350 (347cm3) é pouco mais possante que a última mas fornece bem mais torque em baixas rotações pois tem o mesmo diâmetro dos cilindros (Ø64mm) para cursos diferentes; 54mm na 350cc e 62mm na 400cc, de onde vem a diferença.


detalhe do propulsor de 398cm3

Dirigindo a Yamaha RD400-E:

O torque nas acelerações, é logo sentido. 
A RD400 é uma usina sobre duas rodas...

Tal qual toda a linha RD, a alimentação do motor conta com a válvula de palheta "Torque Induction", para ajudar a manter a pressão interna nos cilindros, aumentando o torque, em relação às versões que não contam com esta sistema.

O chassis, me pareceu mais rígido que o da RD350. 
Pode ter sido impressão mas, contornar as curvas com a RD400 estava mais fácil e a moto transmitiu mais segurança em manobras durante a dirigibilidade, em relação à "Viúva-Negra".


contornando curvas com facilidade

O guidão, estilo "turismo", proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.


boa posição para se pilotar

O tamanho da motocicleta é o ideal para acomodar perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que se possa colocar os pés totalmente apoiados no chão.


do tamanho certo...

Os comandos, são macios e bem distribuídos completando a boa ergonomia da motocicleta.


vista superior da RD400-E

O painel conta com tacômetro e velocímetro com hodômetro total e parcial, e luzes de advertência.
Sua visibilidade é boa, em função do bom tamanho e ergonomia dos instrumentos.


detalhe do painel, com o miolo da chave ao centro

A chave de contacto, localiza-se ao centro, entre o velocímetro e o conta-giros, em local de fácil acesso.

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu conjunto óptico .
O motor dispõe, para a partida, de um pedal (kick).

 
detalhes do sistema óptico da Yamaha RD400-E

Ligando-se o motor, que responde rapidamente, a marcha-lenta mostra-se suave e estável.

O cambio de seis marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio, com engates precisos e marchas bem escalonadas.

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas internas, tipo "Cerianni", e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.
Mesmo em se tratando de um sistema convencional (anos 70), o comportamento do conjunto suspensão surpreendeu.
Pode-se fazer curvas bastante agressivas sem grandes complicações.


dirigindo a Yamaha RD400-E

Os freios, a disco simples, em ambas as rodas, fornecem um comportamento  suficiente durante as frenagens, sendo que o traseiro, requer um certo cuidado  para acioná-lo, devido à possibilidade de travamento da roda.

A Yamaha RD400 deixou uma lacuna na evolução dos motociclistas brasileiros que estavam vindo das "Velhas Viúvas"...
Só nos restou, na época, apenas, ler revistas especializadas e criarmos fantasias tal qual no despertar da adolescência...

Yamaha RD400-E: 
um sonho...


do sonho à realidade...

 

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui

Nossos agradecimentos ao colaborador e amigo Mário Hélio Sanctos, que nos ajudou nesta matéria, e ao Flavio Amaral, proprietário desta maravilhosa Yamaha RD400-E, que muito atenciosamente nos recebeu e gentilmente a cedeu para nosso test-drive.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Interessante a sensação de ver uma moto que não se conhece, tem-se a impressão de que é uma moto nova, um lançamento!

Por aí, vemos o quanto são prejudiciais a um país os regimes ditatoriais, que praticamente, fecham as portas para tudo o que é novo no resto do mundo, empobrecendo até mesmo a cultura de um povo, barrando a renovação de idéias e do conhecimento.

Bela moto, parabéns pelo achado!

nome: Carlos Trivellato
(setrivellato@uol.com.br) Sábado, 1 de Março de 2003, às 23:29:35


Conservada em redoma de vidro, hein? Quem proibiu a importação antigamente tinha de ser processado... Ao Sr. Flávio Amaral, minhas congratulações pela conservação dessa maravilha mecânica. Marcos, você experimentou um vinho raro... guarde essa lembrança.

nome: Kalango
(klango450@hotmail.com.br) Domingo, 2 de Março de 2003, às 12:35:15


Essa rx 125 é do bigodinho...

nome: claudio
(claudinhomotos@ig.com.br) Domingo, 2 de Março de 2003, às 22:06:47

NR: A RX125 na ocasião da foto, pertencia à Ademir Grespan.


Maravilha meu amigo chegou a ter uma na cor amarela, nos deixou muita saudades, mas nos contentamos agora com as velhas mais ainda maravilhosas rd 350 viuvas, mais uma vez obrigado por mais esta linda reportagem um forte abraco

nome: rogerio de souza
(mgjps@ig.com.br) Segunda Feira, 3 de Março de 2003, às 14:11:02


É realmente de arrepiar,andei em uma identica até mesmo na cor,isto em 1980 na cidade de Santa Barbara D'oeste,e nunca irei esquecer a emoção da tocada.

nome: Olivy Pelosi Junior
(trialfour@yahoo.com.br) Terça Feira, 4 de Março de 2003, às 17:32:20


Muito boa!

nome: Walter Facury Júnior
(facury@enetec.com.br) Domingo, 9 de Março de 2003, às 18:51:34


Sensacional. Ate hoje eu so tinha uma foto dessa maravilhosa moto. Fiquei fascinado. Parabens. Parabens.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sábado, 8 de Março de 2003, às 09:52:47


Parabens....!! bela moto; muito concervada,parabens de novo; pirei.

nome: leonardo
(bagyn@ih.com.br) Terça Feira, 11 de Março de 2003, às 17:23:02


Pessoal simplesmente o máximo!!!!! para aficcionados em motos isso é o nirvana!!!!!! valeu amigos!!!!!

nome: Silvio Pereira de Moraes
(thecrazy.spm@bol.com.br) Quinta Feira, 13 de Março de 2003, às 00:17:21


Parabéns
Mais uma excelente matéria Marcos!
Detalhe linguístico de menor importância:
pedal de kick (coice/chute em inglês) e não quick, que significa rápido ou veloz no idioma bárbaro.
Um abraço

nome: Roy
(anglolusa@yahoo.com.br) Sexta Feira, 14 de Março de 2003, às 14:06:09

NR:
Caro Roy, vamos corrigir o equívoco.
Obrigado pela observação
Best regards!

MP


Gostaríamos de lembrar nossos amigos leitores, que no lançamento da referida moto, simultâneamente foram lançados e também reestilizados, os modelos RD-125E, RD-200E e também RD-250E com desigers idênticos em menor escala. Parabenizamos os idealizadores desta matéria porque também somos apaixonados pelo motociclismo clássico e atual.

Obs.: A YAMAHA históricamente sempre surpreendeu com lançamentos de modelos ousados para a época, como essa obra prima.

nome: Max e Santini
(maxadam@bol.com.br) Sábado, 22 de Março de 2003, às 03:11:16


Passei minha adolescência com o nariz grudado nas vitrinas que vendiam a RD350-A
Nunca tinha visto esta "400"
Achei deliciosa a leitura, continuem...

nome: Clóvis
(ci3022@terra.com.br) Sábado, 22 de Março de 2003, às 17:18:13


SUA MOTO ESTÁ MUITO LINDA, E POR ISSO LHE COMUNICO QUE TENHO UM RD400 P/ VENDER, QUALQUER INTERESSE FAVOR ENTRAR EM CONTATO E-MAIL - andytdr@yahoo.com.br

nome: Anderson Valerio
(andytdr@yahoo.com.br) Segunda Feira, 24 de Março de 2003, às 15:59:17


Andei muito de Rd-350-A e a Rd-350LC, mas não me lembro ter ouvido, ao menos, desta maravilha...um verdadeiro soco no estômago, para que ama motos e ignorava a existência da RD-400.

Obrigado à todos que colaboram no enriquecimento de informações sobre nossas amadas motos.

Parabéns!!

nome: Ricardo Pires
(piresricardo@yahoo.com.br) Quarta Feira, 26 de Março de 2003, às 00:57:30


O teste(como de costume) e a moto são muito bons, mas o lay-out não é o original e sim o da rx125. Eu tenho fotos que mostram aquele lay-out retangular, vazado, característico das yamaha. Era só informar!

nome: Eduardo Mendonça
(mendonca1981@aol.com) Sábado, 29 de Março de 2003, às 00:19:50

N.R. Primeiramente, obrigado pelos elogios.
Quanto à moto testada, o proprietário nos informou que a motocicleta nunca foi restaurada, tendo sido importada da Europa desta maneira, conforme pode-se notar no panfleto de propaganda acima.
Se vc reparar bem nas fotos, na matéria, da RD400 e da RX125, vai notar que os adesivos tem as dimensões diferentes, apesar das cores iguais e lay-out parecido.
Sds.
MP


Tenho uma RD 350....o troço decola...anda muuuuuuuuiiiiitooooooo !!!!
Antônio
tony@hcsp.com.br  (Segunda Feira, 12 de Maio de 2003, às 17:49:31)


Estou morando em Manaus hà 10 anos e estou restaurando minha terceira RD 400 aqui elas foram importadas durante a proibição no resto país e foram um sucesso. Hoje graças aos maus mecânicos, elas estão raras, só existe uma rodando e a minha é a segunda.
Marçal Alexandre
marcalfe@ig.com.br  (Sexta Feira, 22 de Agosto de 2003, às 03:51:15)


Eu sempre gostei dessa moto , e quando tinha 8 anos meu vizinho em Mogi-Mirim-SP comprou uma para o filho.Eu estava rastreando aquela moto(vinho com aros dourados)até perde-la de vista quando foi vendida para um piloto de Curitiba.Nunca mais vi a moto , nem mesmo outra igual , mas o som de suas aceleradas até hoje inconfundível e grosso , faz parte da minha memória.

Esta da matéria está muito bonita , parabens!

nome: Claudio Alves
( snakesp@ig.com.br ) Quarta Feira, 24 de Dezembro de 2003, às 20:40:17


Existe uma preciosidade dessa perdida em Itanhaém no litoral sul de S.Paulo ,...ela vivia dando problemas de carburação e andava em oficinas fundo de quintal sem especialização nesse tipo de motocicleta ,...e o proprietário sem condições e sem informação dava muita pena apesar dela estar com todos seus componentes originais ,uma pena é uma que vai se desfazer ,...obrigado

nome: Nilton Cesar Paranhos da Silva
( niltonton@msn.com ) Sábado, 27 de Dezembro de 2003, às 10:48:33


Tive duas RD`s uma 250 e uma 350 as duas ano 74, e uma conhecido apareceu com uma RD 400 que ele havia trazido de Manaus junto com uma 7 galo.Eu estava passeando e vi a 400 parada,rodas de liga tanque quadrado uma coisa de louco.Voce eh um privilegiado, tenho saudades das minhas RDs ate hoje.Um abraco.

nome: Roberto A. Batista
( kontiki@ig.com.br ) Sábado, 3 de Abril de 2004, às 21:04:43


A matéria foi um sucesso com meus amigos mas o que eu mais queria ,fotos da viúva negra se vcs poderem me mandar algumas fotos dela ficarei grato ,
Marcos de Santa Bárbara, SP

nome: Marcos Antonio Capucci
( guzulin@bol.com.br ) Sábado, 29 de Maio de 2004, às 17:30:37


Até o presente momento essa moto p/ min era uma lenda...Uma vêz vi uma " RX " voando baixo, mas o seu ronco ñ era de uma môno cilindrica, era um zumbido inconfundivel e quando tão longe já estava vi seus dois "charutos" soltando um rastro rolísso de fumaça...e nunca mais a ví. Ficou somente a lembrança em minha mente de um rastro azul. Talvêz seja essa mesma motocicleta do teste, pois " viéram " tão poucas...

nome: Alexandre Pacheco dos Santos
( aletunari@ig.com.br ) Domingo, 20 de Junho de 2004, às 23:55:15


Passei a minha adolescência vendo um vizinho mais velho desfilar com uma RD 400, moro no RJ e na época até quem tinha uma cinquentinha tirava onda, imagine uma RD 400. Achava que quando ficasse mais velho teria a moto e embora tenha comprado várias boas motos como RD 350 LC , Kawasaki Ninja e outras (estou reformando uma Montesa 360 H6),não consegui uma RD 400, mas fico muito feliz em ver este teste e os comentários dos colegas acima. Tenho 38 anos, me fez lembrar tanta coisa....

Uma abraço a todos

nome: João Carlos

( jocaff66@yahoo.com.br ) Domingo, 1 de Agosto de 2004, às 22:42:23


Molto bene cuela moto
Sábado, 21 de Agosto de 2004, às 11:15:58


Esta é a segunda 400 que vi. Se a Yamaha tivesse nacionalizado esta máquina antes da CB400, a história teria sido outra...

nome: Vagner
( vagnerdangelo@uol.com.br ) Quarta Feira, 23 de Fevereiro de 2005, às 22:23:54


Não tem muito o que comentar (mosca branca o dono dela e um privilegiado...)

nome: Washington
( wjs_38@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 14 de Abril de 2006, às 10:05:35


Parabéns pela matéria e pela máquina , nem parece usada, que tempo bom dessas máquinas !!! sorte sua poder pilotar  essa motocicleta.

nome: Marcelo Marques da Fonseca - Rio de Janeiro - Grajaú
(marcelomarquesdafonseca@terra.com.br) Quarta Feira, 25 de Abril de 2007, às 13:21:04


Boa matéria, e pena que a RD400 não foi muinto comercializada aqui no Brasil e sendo assim a gente não tem a oportunidade de ver elas rodando por ai, mas eu acho que a RD350 ficou com todo o mercado desta categoria.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 19:51:26


eu queria saber si é verdade que todos akeles q compram essa moto morrem depois?...muito obrigada...

nome: lidi
(lidiane_wam@hotmail.com) Quinta Feira, 18 de Outubro de 2007, às 15:51:31


Aqui no Rio vi várias Rd 400 como essa na época da importação proibida.Como chegavam não sei. Mas a RD que mais me fascinou foi a Daytona, Aqui na Penha tinha uma Linda, branca com uma faixa vermelha no paralamas dianteiro, passando por cima do tanque e na rabeta. Na época as rd 350 já eram barulhentas pois já tinham muitos anos de uso, e essa RD não sei motor era silencioso só se via a fumacinha saindo dos escapes denunciando seus 2T. Como nós perdemos com a proibição de motos.

nome: Rubens
(ceafla@ig.com.br) Sexta Feira, 14 de Dezembro de 2007, às 15:12:51


Meus amigos eu tive uma RD-400 Vermelha quando morava em Manaus entre 79 e 82
Dava pau ate 750 Honda so perdia para a KZ 900, que era meu sonho, mas fiquei super feliz de rever elas mesmo na cor azul.
Abraços a todos

nome: Julio
(twinpumps@terra.com.br) Domingo, 4 de Maio de 2008, às 15:35:39


Tive contato com as RD 400 quando fui a Manaus em 1982. Não deu prá trazer nenhuma. No mesmo ano, tive uma 350 igual à da foto dessa matéria. Ambas maravilhosas. Parabéns.

nome: Claudio J.P.Campos
(claudio.campos@camara.rj.gov.br) Quinta Feira, 12 de Junho de 2008, às 16:33:02


Em 1980 u tive uma RD400 branca com canelas e rodas vermelhas. Foi a melhor moto que eu já tive.

nome: robson araujo
Quinta Feira, 10 de Julho de 2008, às 00:00:08