Test Drive
YAMAHA RD50
1977
"made in Guarulhos"

 

 

 



por: Marcos V.Pasini  

A Yamaha Motor do Brasil, instalada desde 1970 na Rua Gal.Osório, em São Paulo, junto à “Esquina do Veneno”, em 1974, inaugurava sua fábrica em Guarulhos, SP, onde, neste mesmo ano, lançaria sua primeira motocicleta nacional.

Tratava-se da Yamaha RD50, com as mais modernas soluções em termos de motor 2 tempos, como o sistema “Torque Induction”, marca registrada da linha RD.
Este sistema,
ajuda a manter a pressão interna no cilindro para que a explosão se dê com menor refluxo de mistura e de gases queimados para o carburador, aumentando, assim, o rendimento do motor, devido ao melhor aproveitamento da queima.

Seu preço era bastante competitivo em relação à concorrência, representada, no Brasil, pelas importadas Honda CB50, Suzuki A50-II e pela própria Yamaha, com a F5 YB50.
(será que a sigla “YB” já era um prenuncio de que ela poderia ser fabricada no Brasil no lugar da RD? Algumas fofocas diziam que sim...).


Suzuki A 50 II


Yamaha F5 YB 50


Honda CB50

Tive a oportunidade de pilotar bastante, um exemplar da RD50, em 1974, que pertencia ao acervo da família.
Me lembro de ter feito, com essa moto, uma viagem de S.Paulo à Itanhaém com o motor, ainda, amaciando. 
Essa foi uma loooonga viagem de 100Km a 50Km/h, com várias paradas para "esfriar"(...)


Yamaha RD50 1974
a primeira versão produzida na fábrica de Guarulhos

Seu sucesso foi tanto que, a Yamaha, logo lançou a RD75, no mesmo chassis da RD50, a qual, também, teve um bom retorno comercial. Afinal, de nacional, só tinham as duas, né?


Yamaha RD75 1977
notem a diferença na largura da faixa do tanque,
mais larga que na RD50

Foi uma decisão pioneira da Yamaha, implantar uma fábrica no Brasil, que, sem os incentivos fiscais do atual parque fabril de Manaus, conseguindo, assim, abraçar o mercado das pequenas cilindradas, ajudada pela proibição das importações 2 anos mais tarde.

A Yamaha RD50:

Esse projeto foi concebido com chassis tubular, em berço duplo, uma sofisticação para as 50cc da época que tinham, na sua maioria, o quadro monobloco de chapa estampada.
Seu propulsor conta com um valente motor 2 tempos de 50cc com admissão pelo cilindro, abandonando a tradicional admissão pelo cárter, e um cambio de 5 marchas.

Com estes quisitos, a RD50 nacional veio inovar tecnicamente o mercado brasileiro tendo como base a oferta dos produtos de sua concorrência.


detalhe do "powertrain" da RD50

Era o que precisavam os principiantes da época:
Baixo custo e alto desempenho.
Foi a receita certa.

Com apelo esportivo, tanque e assento alongado, a RDzinha garantiu seu lugar no gosto dos brasileiros, que agora podiam dizer que tínhamos uma motocicleta nacional, dentro dos padrões da matriz japonesa.


Yamaha RD50 1977

O modelo testado foi lançado em 1976, juntamente com a RD75, exatamente quanto nos foi tirada a possibilidade de, pelo menos, poder ver motocicletas importadas “0Km” circulando livremente...

Dirigindo a Yamaha RD50:

Definitivamente, trata-se de uma “cinqüentinha” muito especial...

Após cerca de 30 anos sem pilotar nenhum exemplar desses, esta “nervosa” 50cc ainda me surpreende!!!


pilotando, novamente, a Yamaha RD50

Quando acionei seu super-macio kick de partida, o som do motor me fez recordar a antiga RD50 1974 que pilotava, na época, enquanto deixava minha "Viuva Negra" 73 descansando na garagem.

Ela é bastante forte, levando-se em consideração que foi feita uma pilotagem no plano somente com o piloto (pouco mais de 75Kg...)

Seu cambio administra perfeitamente o torque de seu pequeno monocilíndrico não deixando “buracos” nas trocas de marchas.

O conjunto chassis/suspensão, esta última tipo tradicional sendo, na frente, com molas externas e bi-choque atrás, se mostra mais do que adequado para “curvas de quarteirão” com alguma inclinação (dentro do bom senso e da lei, é claro).  


bastante estável em "curvas de quarteirão"

Em curvas “de alta” (em torno dos 80Km/h), o conjunto também se porta com bastante confiabilidade, transmitindo bastante segurança ao piloto.


suspensão dianteira com molas externas

Os freios, a tambor “simplex”, nas duas rodas, funcionam o suficiente para administrar o performance discreto de uma 50cc de rua, por mais “nervosa” que ela possa ser!


freio dianteiro a tambor, simplex

Sua pequena bateria de 6V, alimenta o sistema de setas e luz de freio, enquanto o motor e o conjunto óptico são mantidos pelo seu gerador, que cumpre bem seu papel pois, seu pequeno farol dianteiro é competente o suficiente para a “tocada noturna” nesta pequena RD.


conjunto óptico da RD50



habitáculo da bateria à frente do bocal de abastecimento de óleo 2T

O painel, bastante visível, aloja, apenas, o velocímetro com suas luzes-piloto e a chave de contacto, ao lado. Tudo certo!!!


detalhe do painel

Quanto ao conforto, ela se mostra bastante “light”, vestindo sem problemas, pilotos com estatura mediana e não assustando aos “baixinhos”.
Comandos macios, bom acabamento e pouco peso, completam o perfil desta valente “Cinqüenta Cilindradas” como uma verdadeira motocicleta de padrão internacional.


boa ergonomia para uma "cinqüentinha"

Os comandos de buzina e de farol ("on-off " e "alto-baixo") são localizados no punho esquerdo.


detalhe dos comandos de buzina e farol, no punho esquerdo

A Yamaha RD50 foi a primeira japonesa a assumir a cidadania brasileira e nós, que pudemos acompanhar o motociclismo naquela época, nos orgulhamos muito disso.

A fábrica de Guarulhos, foi uma decisão arrojada que merece nosso respeito e a Yamaha RD50, o reflexo desta vitória!!!

Parabéns, Yamaha Motor do Brasil !!!


Nossos agradecimentos ao Luizão de Volta Redonda, RJ, proprietário desta Yamaha RD50, por nos tê-la cedido para o teste.

Este teste foi realizado em Volta Redonda, RJ, nas ruas do bairro da Vila Murí

FICHA TÉCNICA
clique aqui

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Comentários:


Nome:   E- Mail:


Esta moto assustou muita gente na época, principalmente quem estava na concorrência....
Estou falando, é claro, das competições de 50 cc no Brasil, em meados da década de 70!
Eu tinha uma Suzuki A50II já transformada para competição e nas corridas até então, as Yamaha 50 importadas davam trabalho, mas nem tanto...
Em 1975 surgiram as primeiras RD 50 nas pistas, andando forte, se desenvolveriam e ganhariam campeonatos nos anos futuros.
Foi uma motocicleta inovadora para quem amava as cinquentinhas, como eu.
Não pude ter uma, mas admirei o feito da Yamaha, lançando uma moto no estilo da família RD, com performance e design agressivos.
Parabéns à Yamaha, aos que tiveram suas RD's de rua, e às equipes e pilotos da época que desenvolveram este pequeno "aviãozinho" nas pistas brasileiras.

São Paulo - SP

nome: Ricardo Vieira Guimarães
( rvguimaraes@ig.com.br ) Sábado, 5 de Junho de 2004, às 14:15:43


Fantastica. Se considerarmos que foi a primeira moto nacional. Sem parametros de comparacao com as motos pequenas da epoca - JAWA, LDS, LIS, etc.

nome: Waldir Azeredo
( triarq@uol.com.br ) Sábado, 5 de Junho de 2004, às 17:56:05


Foi a primeira moto que andei na vida, nunca vou esquecer deste momento. Qdo vi o painel, com a gde luz do neutro verde, parece que entrei em transe. Revivi aquele momento. Demais.

nome: Daniel
( danielsemeghini@globo.com ) Sábado, 5 de Junho de 2004, às 21:57:02


Há um erro.

A moto testada é uma legítima RD50/1977.
As originais de 74, 75 e 76 possuiam diferenças nos comandos de guidon, chave de ignição e farol com luz de posição.
A pintura era outra.
Na verdade esta já uma nacional legítima, mas as primeiras eram japonesas com algumas peças nacionais.
Era só andar em uma e na outra para perceber diferenças.
As laterais da nacional eram de ferro e as da japonesa eram de plástico.
Eu andei muito de RD50.
Que saudade.
Não consigo entender que não haja mercado ainda para uma 50cc com um preço bem baixo.
Já pensou? Seria o Fusca das motos mesmo.
Uma RD50 por cerca de 2000 reais?
Não haveria interessados?
A moto mais barata hoje custa mais que o dobro disto.
Poluição? 50cc? ridículo!

nome: Kleber Klein
( siacadastral@uol.com.br ) Segunda Feira, 7 de Junho de 2004, às 14:49:46

Olá Kleber
Bom ter notícias suas, novamente!!!
Não conseguimos descobrir onde está o erro...
A moto testada é uma Yamaha RD50 1977. A pintura, me parece, está correta. As laterais são plásticas...
O modelo 1974 já é considerado nacional, assim como aconteceu com a Honda CG125 1977 e a Honda CB400 1980, por exemplo.
Por favor, esclareça-nos onde cometemos o engano.
Abraços
MP


Esta pequena maravilha foi a 1ª moto de toda uma geração que hoje curte as clássicas da época. Lembro-me que ela deixava longe todas as pequenas cincoentinhas da sua época, sem contar que o Inada fez uma que chegava a 120km/h no retão de Interlagos.Que saudades !!! Parabéns pela matéria e ao feliz proprietário dela também.

nome: Emilio "Espanhol"
( emilio@emifran.com.br ) Segunda Feira, 7 de Junho de 2004, às 16:11:1


O ano da moto na página inicial estava errado. Nào estava como 1975?
As laterais da 77 eram de ferro pintado que nem as da 75.
As primeiras eram bem japonesas.
Era só andar em uma e na outra para ver que o motor parecia que vinha montado do japão e as 77 já eram montados aqui.
Os rolamentos eram nacionais nas 77 e as outras anteriores ainda eram Koyo.
O motor das japonesinhas eram de acelerar até o talo sem vibrar nada e as 77 vibravam muito.
Quanto vale realmente uma motinha desta?
A minha 77 era igualzinha a esta.
Comprei zero na antiga Recovema.
Foi a minha primeira moto de verdade.
O resto foi Puch, Mobylette(francesa).

Um abraço,

nome: Kleber Klein
( comentarios@motosclassicas70.com.br ) Terça Feira, 8 de Junho de 2004, às 12:51:35

Olá Kleber,
Creio que você deve ter-se confundido...
Não alterei a página principal. Estava 1977 desde o começo.
O meu erro foi na resposta à seu primeiro e-mail quando afirmei serem as laterais de plástico. Na verdade eu me precipitei na informação pois confiei na minha memória, mas não cheguei a verificar isso na moto do Luizão. Posso ter-me enganado.
As RD50 foram montadas em Guarulhos com um percentual gradativo de peças nacionalizadas. No começo este percentual era pequeno, mas foi aumentando a cada ano.
Eu creio que você pode achar uma moto nesse estado por cerca de R$3000,00 com documentos ou por uns R$1000,00 para ser restaurada com documentos atrasados.

Um abraço e Obrigado pela participação
MP
08/06/04

Em tempo:
Você não se confundiu, não!!!
A página frontal, que é a primeira que aparece quando se entra no site, quem cuida é meu sócio Ricardo.
Conversando com ele hoje, me disse que por um erro, provavelmente de digitação, foi colocado na chamada do teste, ano 1975, que foi corrigido tão logo percebeu o engano.
Como eu estava viajando para o Rio, não abri o site neste fim de semana e, por conseguinte, também não percebi.
Peço desculpas pela injustiça e agradeço, novamente, a observação.
Abraços
MP
09/06/04


Srs. Kleber Klein e Pasini, achei interessante o comentário de preços variando entre 1000 e 3000 reais aí em Sampa. É que moro em Brasília e acabei de adquirir uma RX 80 em perfeito estado de conservação (sem funcionamento) por cerca de 650 reais, que acabou virando xodó de minha mulher. Tratando-se de uma relíquia sem igual aqui em Brasília, tomei a liberdade de convertê-la completamente para CDI e sistema 12V para não torná-la impraticável em peças. Minha mulher está muito feliz. Entretanto, agora começou minha maior batalha: recuperar uma RD350 76 (das quais tenho conhecimento de apenas cinco em funcionamento no DF), e certamente vou precisar de algumas peças. Alguma alma bondosa poderia me dizer onde compro o par de escapamentos originais? Os "tubões" da minha estão parecendo duas maria-moles...

Agradeço quaisquer informações.

Ps: Tô curto de verba. O Lula está criando o programa "soldo zero"...

nome: Ulysses - Brasília
( klango450@hotmail.com.br ) Sexta Feira, 11 de Junho de 2004, às 16:37:52


Legal essa motinha, mas nunca vi uma andando pelas ruas normalmente, só em exposições. Aliás, chamá-la de motinha é uma injustiça, de certa forma. Apesar de nunca ter andado em uma RD 50, tenho em mãos um exemplar da Revista Duas Rodas onde dois repórteres foram de São Paulo à Curitiba, alongando até Morretes com duas RD 50 nacionais! Imaginem cinquentinhas na pistas?!! E isso em 1977, ou seja, nada de BR 116 duplicada...

nome: João C.B.
( comentarios@motosclassicas70.com.br ) Sábado, 12 de Junho de 2004, às 16:37:42


Esta moto sem duvida e a melhor da sua categoria ate hoje. tive uma rd 75 cc no ano 84 que foi a minha primeira moto e ate hoje sinto saldades resentemente tive o praser de montar um rd 50 para um cliente acreditem foi um trabalho que me deu o maior praser. tenho o maior carinho pela familha rd sou fa incondicional da yamaha e adoro motor dois tempos vale!!!!!

nome: manoel linhares
( malifi@clik21.com.br ) Domingo, 13 de Junho de 2004, às 16:38:14


Parabens por mais um belissimo teste,no entanto achei que o tom de azul da RD claro demais e o manicoto das luzes polido:o original era preto.Lembro-me do dia que entrei na concessionaria Yamaha Tukar,em niteroi(maio de 79,aos doze anos) para comprar uma RD 75 ok e me deparei com a recem lançada RX80,nas cores marrom,azul e vermelha.Comprei uma marrom,chassis 2h4000082,placa LB129.Para um adolescente de doze anos,recem saido de um ciclomotor PUCH 77,era o maximo.Recordo-me ate do preço pago,Cr$31900,00.Que saudades...

nome: marcello baviera
( mvitara@ig.com.br ) Segunda Feira, 14 de Junho de 2004, às 22:24:18

Caro Marcello
A cor azul, realmente, nas fotos, parece mais clara...
Quanto aos manicotos, os originais são polidos, mesmo.
Obrigado pela participação
MP


Solicito que fosse colocada a foto da RD50,serie europeia,encontrada no site www.motocollection.com  ,para que os internautas possam ter noçao das diferenças entre as duas,tais como o contagiros,freio a disco hidraulico,banco rabeta,etc.

nome: marcello baviera
( mvitara@ig.com.br ) Segunda Feira, 21 de Junho de 2004, às 22:59:50

Caro Marcelo
Deixamos o link que você nos passou para que nossos internautas possam navegar neste site e comparar as diferenças entre os modelos da RD50 versão Brasil e versão estrangeira.
Obrigado pela dica
Abraços
MP


FOI UMA VIAGEM AO PASSADO! LENDO O TESTE DA RD 50, RELEMBREI MEUS ÓTIMOS MOMENTOS DE ADOLESCENTE.
DESDE O DIA EM QUE FUI COMPRÁ-LA NO MAPPIN(LEMBRAM-SE?) AOS PASSEIOS NO IBIRAPUERA NOS DOMINGOS, ERA FANTÁSTICO!
PARABÉNS AO TESTE!
AH! TINHA 15 ANOS NA ÉPOCA. TER UMA MOTO SENDO MENOR DE IDADE NAQUELA ÉPOCA ERA UMA MISTURA DE PRAZER E TENSÃO>
PRAZER POR DIRIGIR UMA MOTO, TENSÃO PELO MEDO DA POLÍCIA!
QUE BONS TEMPOS AQUELES!

nome: CURY
( curyo@hotmail.com ) Terça Feira, 22 de Junho de 2004, às 19:32:56


Ola. meu nome é Ricardo Mello, isso é uma excelente matéria, das melhores qualidades, fez lembrar quando meu irmáo ganhou uma RD 50 em 1975, e eu tinha 12 anos quando eu aprendi a pilotar pela primeira vez uma moto no bairro da mooca, pois até hoje eu lembro como se fosse hoje, parabens pela matéria, e pelos bons momentos de minha infancia.

nome: Ricardo Mello
( rdmello@bol.com.br ) Sexta Feira, 25 de Junho de 2004, às 22:41:35


Todo mundo sonhava com essa pequena maravilha. Eu ainda sonho. Linda.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 26 de Junho de 2004, às 12:04:01


BEM LEGAL A APRESENTACAO DA RD50.ABRACOS!

nome: DANIEL POSENATTO
( lendasdapaixao-rs@ig.com.br ) Domingo, 27 de Junho de 2004, às 23:12:51


FIQUEI MUITO CONTENTE EM VER O TESTE DA CINQUENTINHA,TENHO UMA RD 50 AZUL ANO 1975 TODA ORIGINAL, SEGUNDO DONO COM 14.000 KM DOCUMENTOS EM DIA E UMA RD 75 AMARELA ANO 1977 RESTAURADA SEM DOCUMENTO. QUANTO AO COMENTÁRIO DO Sr KLEBER KLEIN ELE TEM RAZÃO, AS PRIMEIRAS CINQUENTINHAS QUE TINHAM UMA FAIXA DUPLA CIRCUNDANDO O TANQUE E ERAM ENCONTRADAS NAS CORES AZUL, CINZA (TINHAM POUCAS!) E VERMELHO ESCURO METÁLICO (QUASE UM VINHO !) TINHAM AS LATERAIS DE PLÁSTICO.JÁ OS MODELOS MAIS NOVOS E AÍ ENTRA A RD 75 CUJO DESENHO NO TANQUE LEMBRA UM ROLO DE FILME TINHAM AS LATERAIS DE FERRO.ESTAS MOTOS ERAM ENCONTRADAS NAS CORES VERMELHO,AMARELA E AZUL (MAIS ESCURO DO QUE A DO TESTE !)OUTRO DETALHE É QUE AS CINQUENTINHAS TINHAM O SUPORTE DO FAROL DA COR DO TANQUE,JÁ AS RD 75 TINHAM O SUPORTE DO FAROL NA COR PRETA.QUANTO AO MOTOR REALMENTE AS PRIMEIRAS ERAM BEM MELHORES.PARA MIM O ADESIVO DO TANQUE DA 50 E DA 75 EM 1977 ERAM IGUAIS,ESTE FATO DE QUE A FAIXA DA 50 ERA MENOR E COM MAIS QUADRADOS PRETOS EU NÃO LEMBRAVA !

nome: ANDRÉ NOGUEIRA- SERRA NEGRA-SP
(serrapneus@uol.com.br) Sexta Feira, 2 de Julho de 2004, às 21:19:51

Caro André,
Acredite: A faixa do tanque e da lateral da RD75 é (deveria ser) mais larga que a RD50 (conforme mostrado na matéria).
Abraços
MP


Morri de saudades. Voltei ao passado. Tive uma RD cinquentinha e foi uma das grandes fases da minha vida.
Adorei a matéria.

nome: Carlos Alberto
( betoadriao@yahoo.com.br ) Domingo, 4 de Julho de 2004, às 21:10:18


Eu tive uma dessas quando tinha 14 anos em 1978, era de cor prata com guidão morcego e a placa era OE 092 de Guarulhos, tenho fotos dela e infelizmente não tenho mais, se tivesse,hoje ela estaria totalmente restaurada.

nome: sidney
( icrpureza@ig.com.br ) Terça Feira, 20 de Julho de 2004, às 12:21:19


Aprendi a andar numa RD 50 azul de um amigo que já se foi e quando tinha 14 anos ganhei uma RX 80 marrom, com adesivo laranja e preto, numa surpresa inesquecível que meu amado tio me fez. É muito bom ver dpois de passados 24 anos uma matéria destas, e mais uma vez parabenizo vocês e agradeço a recordação de uma fase inesquecível da minha vida. Valeu!

nome: João Carlos
( jocaff66@yahoo.com.br ) Domingo, 1 de Agosto de 2004, às 22:57:52


E ai essas motos sao antigas. e eu tenho uma rd 50. me ligue 016 3246 1789 taiuva-sp quero que voce me ligue para me falar quanto vale.... valeu...

nome: juvens
( j-agostinho@ig.com.br ) Sexta Feira, 22 de Outubro de 2004, às 10:28:31


Olá pessoal.Que alívio saber q ainda há apreciadores de motos classicas como esta.Possuo uma YAMAHA RX-80 na qual ando frequentemente pela minha cidade e ja estava acostumado com os comentarios do tipo "a mosquita ainda anda" ou "troca por algo decente".Mas não adianta so quem tem ou teve uma sabe o orgulho de andar numa dessas em perfeito estado ainda hoje.Já tive uma HONDA CG TITAN 2003 mas gosto mesmo é da minha "velha" oitentinha, economica e invocada...Abracos
PARA CONTATOS LIGUE (51)92714420 Valeu!!

nome: Daniel Borges
( 5192714420@clarotorpedo.com.br ) Segunda Feira, 22 de Novembro de 2004, às 16:33:24


Esta foi a primeira moto que guiei, em 76, aos 12 anos. era uma autêntica 74, vinho metal, inesquecível.

nome: Renato
( proexatainformatica@yahoo.com.br ) Domingo, 9 de Janeiro de 2005, às 01:57:57


Excelente materia adorei o teste pois tive uma igual lino , ADOREI

nome: mauricio guz
( mauricioguz@bol.com.br ) Domingo, 30 de Janeiro de 2005, às 16:24:04


Cara, que viagem, atualmente moro no Rio de janeiro, e voltei aos idos dos anos 70 lá no interior de São Paulo, precisamente São José dos Campos, fechei os olhos e me vi novamente no colégio que estudava, admirando uma cinquentinha vermelha, identica a da foto, a moto era do meu colega Ricardo, todo mundo ficava maravilhado com a máquina, que era a sensação da escola, após treis anos consegui comprar a minha RD 75cc, amarela, zerada, que loucura cara! peguei a moto na revenda e andei a noite inteira chegando em casa só de manhã, e levando a maior bronca do velho, foram muitas alegrias e prazeres indescritiveis com esta moto, acho que vou fazer uma loucura e procurar uma para restaurar, e arrumar a maior briga com a dona encrenca, pois já tenho uma CB 50 branca e uma CG 77 laranja na sala de casa,valeu! a matéria Show de bola.
Um abraço

nome: Nelson Roberto de Oliveira - Rio de Janeiro
( nelsonmotohonda@ig.com.br ) Quinta Feira, 24 de Fevereiro de 2005, às 22:42:30


Simplismente o melho site do Brasil, sou fã da Yamaha e meu sonho é pegar uma RD 50.
Bela materia

nome: vino
( vino765@hotmail.com ) Sexta Feira, 24 de Março de 2006, às 02:18:40


Olá!
Parabéns pelo teste.
Tenho ótimas recordações dessa moto, pois na época quem tinha uma "tirava a maior onda", eu possuia uma RD 75 ano 1977, amarela, que meu pai comprou zerinha, e até hoje lembro com muito carinho dela, e já até andei procurando para ver se a encontrava novamente para ver se conseguia comprar.
Foi um marco no motociclismo nacional!

nome: Marcelo
( marcelão.porciuncula@ig.com.br ) Sábado, 10 de Junho de 2006, às 15:19:27


Maquininha maravilhosa essa!
Sonho de consumo dos cinquentões como eu! Abraços !

nome: Freddy Escobar
(freddycastro@bol.com.br) Quarta Feira, 9 de Agosto de 2006, às 21:59:50


eu tambem tenho uma yamaha rd75 e uma rs125 vc esta de parabens pelas motos.

nome: Leandro S.Frazão
(leandrosfrazao@bol.com.br) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 21:58:02


site que traz boas lembranças para quem gosta de motos.
PÕE MATÉRIA DAS HONDA CB 50 (TINHA UMA DOURADA QUE ERA UM CHARME, FOI A PRIMEIRA MOTO QUE PILOTEI AOS 11 ANOS DE IDADE.....).

nome: Roni Cesar
(RONISANTINI@POP.COM.BR) Sábado, 24 de Fevereiro de 2007, às 16:35:08

N.R. - Em breve faremos o teste de uma CB 50, que estou restaurando ( veja na seção Passo-a-Passo ). Mas essa é branca e azul.


Eu também possui uma RD50cc

nome: Mozart Lyra
(mplyra@bol.com.br) Sexta Feira, 25 de Maio de 2007, às 01:18:06


Esta matéria e muito boa pois as 50cc foram o inicio do motociclismo, embora um pouco fraca para longas viagens. Mas eram um sonho para muita gente ter uma, as marcas tinham uma disputa para saber qual era a melhor e qual era a mais bonita, hoje nos temos a seguinte avariação de qual ea mais clássica delas, eu participei desta época e hoje tenho uma RD50 e RD75, estas são para recordar anos 70.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Domingo, 3 de Junho de 2007, às 09:12:07


Parabéns pela matéria. 15 anos atrás, troquei um aparelho de CD por uma RD50 1977. Na época eu com os meus 18 anos me diverti muito com o meu novo brinquedinho. Esta moto ficou pelo menos uns 8 anos desmontada pra reforma, até que meu irmão decidiu monta-la novamente. Agora tenho novamente meu brinquedinho para os passeios de fim de semana.

nome: Roberto Butenas
(rbutenas@adp.com.br) Quarta Feira, 6 de Junho de 2007, às 15:32:14


Gostei da matéria pois as pequenas motos tambem são clássicas, pois elas são o início do motociclismo. Na verdade 75% dos motoqueiros começaram com motos de pequena cilindrada emtão as 50cc, 75cc e as 100cc da decada de 70 são muito importante para se relembrar como tudo começou principalmente se falando de yamahas, pois foi fabricado 3 modelos de 50cc e 1 de75 que se assemelha com a RD50cc com um pouco mais de potência.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Sexta Feira, 8 de Junho de 2007, às 19:50:47


Fiquei muito feliz em saber que ainda existem muitos apaixonados por esta moto assim como eu, adorei o teste feito e sem dúvida alguma é a moto mais gostosa até hoje para fazer pequenos passeios num domingo de sol.
Gostaria ainda de salientar que possuo uma desta, a qual é minha desde zero quilometro e atualmente está com 7.000Km originais, sem nunca ter caido ou algo incomum, é identica à azul que foi realizado o teste, porém gostaria de ressaltar assim como já foi dito pelo colega Marcello Baviera que os comandos de luzes desta moto originalmente são preto e não polidos, não duvido que tenha saido ambos modelos em 1977 e 1978 pois a minha é ano 1977 modelo 1978.

nome: Leandro Bailão
(picapautv@superig.com.br) Terça Feira, 28 de Agosto de 2007, às 20:54:35


Parabéns mesmo, maravilhosa moto, eu quando tinha 14 anos aprendi a andar com este modelo de moto, deste dia em diante me tornei um apaixonado por motos

nome: Arivaldo  Bittencourt
(arimtr@hotmail.com) Sábado, 26 de Janeiro de 2008, às 22:31:13


Cara, show de bola esta matéria pois me fez relembrar a primeira moto que pilotei. Haviam uns caras que alugavam esta moto aqui em BH, tempo de dureza ja viu né, sem grana para comprar uma, so alugando. Parabéns.

nome: Rogerio Almada
(monviso@monviso.com.br) Sábado, 22 de Março de 2008, às 17:18:07