Test Drive
SUZUKI GT550 ( 2ª parte )

(Teste com sistema de escapamento 3x1)

1977

Indice

 

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A Suzuki GT550 foi uma motocicleta, em sua época, que podia encarar as "setegalos", sem nenhuma preocupação, graças aos seus 53hp e a leveza de tocada de uma GT380, ao contrário de sua irmã maior, a GT750, de manobrabilidade mais “pesada”.

Nos anos 70, a Viuva-Negra (Yamaha RD350 1973), tinha apenas 39hp, pois não podia contar com escapamentos dimensionados para uso normal de rua, pois estes só são eficientes em uma estreita faixa de rotações, normalmente calibrados para a região de potência máxima.


por: Marcos V. Pasini

Este problema foi solucionado pela Yamaha com adoção da válvula YPVS, que controla a pressão nos cilindros pela janela de escapamento, em cargas parciais e/ou rotações menores da de potência máxima.
Com isso a “viuva-negra” 1986, pôde alcançar seus 52hp, sem prejudicar a dirigibilidade “pacífica”.

Mas, no tempo da Suzuki GT550, os escapes tinham que ser os originais...
Quem quisesse uma moto dessas nas pistas ou com um desempenho superior (só na condição de plena carga), tinha que utilizar três escapes dimensionados sem nenhum controle de pressão pelas janelas.
Mas, e nas parciais?
Ficava bem ruim...


escape original da Suzuki GT550 - 3x4


sistema de escapamento 3x1 na Suzuki GT550

 

Descobriu-se, então, que, com um único escapamento dimensionado para onde se convergiam as três curvas provenientes dos cilindros, era possível se obter uma performance superior em rotações de potência, sem prejudicar, tanto, as cargas parciais, mantendo-se, assim, a pressão interna dos cilindros o suficiente para controlar a saída dos gases em quaisquer condições de carga do motor.

detalhe do sistema de escapamento 3x1

Este sistema de escapamento foi utilizado, com sucesso no Brasil em competições a partir de 1975, inicialmente com a extinta equipe Winner (Suzuki GT750 e GT380) e, posteriormente em outras equipes tendo sido adotado, também, em motos de rua, estes com um abafador acoplado na ponta.

As Suzuki GT não dispunham de válvulas tipo “palheta” na admissão (“Torque-Induction”), que era ítem de série das Yamaha RD (também na LS3 e nas Trail), equipamento esse que, também, colaborava com a manutenção da pressão no cilindro, aumentando assim, o torque do motor.
Sem essas válvulas o torque e o consumo dos motores 2-Tempos ficava comprometido em baixas rotações.

Motor 2 tempos é mesmo complicado...

O Set-up:

Nesta matéria complementar à do mês de setembro de 2002 (clique aqui), estamos reportando o test-drive, feito em 2003, com minha própria motocicleta, ano 1977, a “temporona”, pois ela fez parte do último lote de importações desse modelo, antes da proibição.

Segundo a 4ª via de importação, ela faz parte de um total de 10 motocicletas pretas, que chegaram ao Brasil.

De início, os três carburadores foram equalizados, filtro de ar limpo, sistema CCI (lubrificação automática do motor com óleo 2-Tempos, patente da Suzuki) calibrado e, para o trecho urbano, foi instalado um jogo de velas NGK B7HS, para evitar o risco de encharcamento, em regimes baixos.

O tanque foi abastecido com gasolina BR tipo “Podium”, que tem alto nível de  octanagem (98 ROM).

Foi completado, também, o nível de óleo 2-Tempos, que alimenta o sistema CCI.

Os pneus que foram montados, mantém as medidas e calibragem segundo a especificação de fábrica (vide ficha técnica).


pessoal do Auto Posto Portal de Santos colaborando na calibragem dos pneus

 

O escapamento instalado é um 3x1 com silencioso, “0km”, adquirido, na antiga “Jacaré Motocicletas Clássicas Ltda.” e que, ainda, é fabricado pela "Torbal".

O Teste:

O teste foi feito em dois circuitos: Urbano e Estrada, mantendo-se, em ambos os casos, o limite de velocidade imposto por lei, para cada situação ou trecho.
O urbano, dentro da cidade de Santos, SP e o outro em rodovia, pelo sistema Pedro Taques / Manoel da Nóbrega, no trecho Santos à Itanhaém (~200 km ida e volta).


trecho da rodovia Pedro Taques, a caminho de Itanhaém

 

Urbano:

Apesar da GT550 dispor de partida elétrica, a leveza do pedal do “kick”, torna até prazeroso ligá-la mecanicamente.

A marcha lenta logo se estabiliza, podendo-se pilotar seguramente a GT550 durante o “warm-up”, sem o uso do “ abafador” (ou “afogador”). 

O som dos três cilindros funcionando, somados à sonoridade do escapamento 3x1, é algo que chega a chamar a atenção... Não que seja barulhento pois, ao contrário dos antigos 3x1 sem abafador, este chega a ser quase tão silencioso quanto o original, diversificando-se deste, apenas, pelo timbre.

De início, é difícil resistir à sedução da Suzuki GT550, para se empreender uma dirigibilidade agressiva, fazendo “zunir” o escape 3x1 com o qual a GT550 se mostra, sensivelmente, mais “robusta”.

A diminuição de torque em baixas cargas, quase que passa desapercebida, tamanha é a rapidez na aceleração de recuperação.

De toda forma, dentro da cidade, é complicado se manter uma velocidade superior a 50km/h. É a lei de transito... E os radares...
Mas, pode-se andar, perfeitamente, em regimes de rotação em torno dos 4000rpm, que proporcionam, também, bastante prazer em dirigir e de se saborear a melodia do tricilíndrico 2-Tempos da Suzi.

A GT550, conforme já foi dito antes, tem o porte de uma motocicleta média, vestindo bem o piloto de estatura mediana.
A posição de pilotagem não fica atrás... Ótima !!!

O assento do motorista é super-confortável. Sem reclamações.

As 5 marchas podem ser visualizadas pelo painel, por meio de um mostrador digital, que indica qual marcha está engatada, o que é bastante conveniente na cidade.

O sistema de freios, a disco simples na dianteira, e a tambor na traseira, fica aquém do desejado, somando-se o fato de que os motores 2-Tempos não oferecem o colaborativo “freio-motor”.
É necessário ficar “ esperto”, ou instalar outro disco na dianteira, onde a bengala original permite este acessório.

Os comandos são todos macios e bem distribuídos.

O painel conta com velocímetro, conta-giros, hodômetros (total e parcial), luzes de advertência e de ponto morto, além da chave de contacto e do, já mencionado, indicador de marchas.

É sentida a falta do “stop” do freio dianteiro, inexplicável economia em uma motocicleta que sempre esbanjou requinte e sofisticação em relação à concorrência...

Em Estrada:

Para este tipo de circuito, as velas foram substituídas pelas NGK B8HS, mais frias que as utilizadas no trecho urbano (B7HS), para evitar temperaturas excessivamente altas na cabeça do pistão e consequentemente diminuir o risco de furo no mesmo.

Na rodovia, parece que as coisas se encaixam melhor. A GT550 se sente em casa.

A maciez do funcionamento deste tricilindrico é comparável aos 4 cilindros 4-Tempos das mais macias motocicletas da sua concorrente...

Definitivamente, o som constante do escapamento 3x1 não incomoda. Pelo contrário, é uma melodia harmoniosa, tocada em trio.

A velocidade máxima neste trecho de rodovia é 110km/h e, por motivo de segurança e respeito às leis de transito, isso foi rigorosamente obedecido.

A suspensão mostrou-se perfeitamente adequada nessas condições, não apresentando sinais de oscilações de baixa freqüência em curvas de alta velocidade (dentro do possível).

As retomadas em ultrapassagens podem ser feitas com segurança e rapidez pois o propulsor da GT550 esbanja torque para isso.

A visibilidade do painel é fácil. Os instrumentos são de tamanho suficiente para não dificultar a leitura do piloto.

Conclusão:

O consumo aferido após, aproximadamente 250km, sendo 20% de percurso em cidade e 80% em estrada com velocidade constante em torno dos 110 km/h foi, em média, 9 km/l, o que, a princípio, assusta quem está acostumado com os tradicionais 20 km/l mas, não podemos nos esquecer de que os motores 2-Tempos, naturalmente, tem um consumo maior que os 4-Tempos, em função de sua própria característica.

Soma-se o fato de que, mesmo com o escape 3x1, o motor 2-Tempos tricilindrico da GT550, ainda desperdiça boa quantidade de combustível não queimado, pelo escapamento, por não contar com controle de pressão nas janelas.

Por outro lado, a Suzuki GT550 com o sistema de escapamento 3x1, além da melhora sensível de performance, forma um conjunto tão harmonioso que muitos proprietários deste modelo, até hoje, retiram seus escapamentos 3x4 só para terem o "gostinho" de pilotar esta motocicleta com um "ronco" que nos remete aos anos 70.


FICHA TÉCNICA
clique aqui


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Comentários:


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Parabens pelo Test drive...
Sou do Guarujá parece que voce é da baixada tambem né???
Aprecio muito esse modelo...Um tempo atraz tive procurando uma 380 ou 550 mas infelizmente nao tive como comprar uma...
Meu pai possue 2 Yamahas uma tx650 e uma tx500 (em fase final de restauraçao)2 motos muito boas tambem da época...
Como até hoje só tive a oportunidade de ver apenas uma suzuki gt que foi no Jacaré espero ver a sua em algum encontro...
Um abraço

nome: Wilson Henrique
(wilsonsparco@gmail.com) Domingo, 30 de Setembro de 2007, às 23:36:05

Caro Wilson, obrigado pelo elogio.
Moro em Santos, sim mas, quanto à Suzuki, já foi vendida, há algum tempo para uma pessoa de S.Matheus, Espírito Santo.
Era uma moto espetacular de que tenho saudades.
Abração
MP


Tenho 2 gt 550 ,uma preta e outra amarela sendo que a preta está com o escapamentos originais 3x4 e a amarela 3x1.
Materia muito legal,o ronco é uns dos mais bonitos que ja escutei.

nome: marlon
(marlonmazzoli@vmtubes.com.br ou mlmazzoli@ig.com.br) Segunda Feira, 1 de Outubro de 2007, às 04:46:14


Olá a todos...
A grande maioria tem um sonho de ter uma máquina igual ao seu tempo de adolescente, aquela que marcou uma grande parte da vida. Ter a GT para mim é um prazer em dobro, o da realização de um sonho e do prazer em pilotar essa clássica.
Apesar do facínio do som dos 4x1 das four, ouvir o som do 3x1 embaralhado faz o coração pulsar mais forte, quem nunca deixou os motoristas com dores no pescoço para saber "o que" está passando do seu lado?
Gostei muito dessa matéria sobre a GT, posso garantir que é uma excelente máquina, muito mais estradeira do que urbana, apensar do seu consumo, a minha GT550 está fazendo 13Km/L na cidade e 15Km/L na estrada desde que não ultrapasse de 4000RPM.
Utilizo pistões da TS185 chegando 590Cil que deixou com bom torque juntamente com um 3X1 com uma saída "meio abafada" feito na época de 197?. O unico "defeito" encontrado é a falta de um freio original mais robusto, mas que pode ser melhorado dependendo do gosto do freguês.
Um abraço a todos.

nome: Rodrigo
(rodrigo@jundiai.sp.gov.br) Segunda Feira, 1 de Outubro de 2007, às 09:17:53


Caro amigo Marcos, parabéns pelo teste muito claro e rico em detalhes !
Acho até que você deveria ser piloto de testes de alguma revista especializada.
Com relação a moto, fiquei babando e não vejo a hora de iniciar a restauração da minha GT380 para poder também ouvir o som maravilhoso de um 3x1 2 tempos.
Abraços, Emilio.

nome: Emilio G. Montero
(emilio@emifran.com.br) Segunda Feira, 1 de Outubro de 2007, às 10:02:47


Que tal colocar um link para podermos ouvir o maravilhoso ronco????

nome: Amilton
(advamilton@uol.com.br) Segunda Feira, 1 de Outubro de 2007, às 16:43:31


Muito legal o seu relato, realmente a GT550 é especial e para mim é a moto que tem o ronco mais bonito tenho uma 380 com 3 em 1 e tenho um amigo que tem uma 550 preta igual a sua inclusive o escape, é muito gostoso pilotar essas máquinas.
SDS Fernando Oliveira

nome: Fernando Oliveira
(beraite@hotmail.com) Terça Feira, 2 de Outubro de 2007, às 13:52:37


PARABENS PELA MATÉRIA.
Como proprietário da GT 550 devo dizer que com esta leitura, praticamente andei junto com a narração.
A minha está com o escape original e já dá uma forte emoção, imagine com o 3 X 1, deve ser maravilhoso.
Está fazendo média de 13 km/L tanto na estrada quanto na cidade, andando em torno de 110 km/h.
Parabéns.

nome: Pailo Gaida
(pgaida17@gmail.com) Terça Feira, 2 de Outubro de 2007, às 21:55:18


Sou do Rio de Janeiro tenho uma GT 380 essa moto e um canhão companheiro!!!
Parabens !!

nome: silvio
(rato-0@hotmail.com) Quinta Feira, 4 de Outubro de 2007, às 11:08:56


Muito boa a materia do Pasini.
Terminei a restauração de uma GT 550 1975. tambem coloquei um 3x1 torbal 0km.
Quando tinha 20anos tive uma GT 380 com 3x1. Hoje com 42 anos, parece que estou voltando no tempo. Longa vida para nós, amantes das motos dos anos 70.

nome: Marcelo
(redisa@netsite.com.br) Sexta Feira, 5 de Outubro de 2007, às 11:15:50


Pasini,
Tudo bem? É um prazer ver o teste da moto que, agora, está na minha garagem.
Realmente a moto em sí e o ronco do tricilindrico 2 tempo é algo diferente nos dias de hoje e chama atenção dos que não viveram aquela época.
Parabéns pela reportagem.
Mandarei fotos atuais desta máquina para atualização da galeria.
Abraços,

nome: Laerti José Marchezini
(laerti@petrobras.com.br) Sábado, 6 de Outubro de 2007, às 09:13:37

Grande Laerti !!!
Hoje, curiosamente, conheci o primeiro dono da GT550...
Como vai a "nossa" Suzuki? Essa é uma moto que tenho saudades até hoje...
Espero que ela esteja proporcionando para você tudo de bom.
Mande fotos e notícias !!!!

Grande Abraço
Marcos Pasini


Caro amigo, sou proprietário de uma GT 550 azul ano 1974,que está com um 3X1 mas tenho os escapes originais.
Realmente o ronco do 3X1 é espetacular.Já tive uma GT 750 e realmente concordo com você na questão da maneabilidade da 7 galo, ela é muito pesada enquanto a 550 é mais leve e anda muito bem também.
Um abraço,
Adauto

nome: Adauto Della Violla
(a.d.violla@bol.com.br) Sábado, 6 de Outubro de 2007, às 16:30:42


Marcos,
Parabéns pela matéria; apenas uma coisa: Eu tive uma GT 550, de set.82 a set.84. O ano dela era 74. Prata, linda, original. Lembro dela fazendo 18 km/litro, aqui do interior para São Paulo. Tô louco?, era mau de conta?, o vento tava a favor? ou a sua moto esta consumindo demais?
Abraço!

nome: Sílvio Marioni Sepúlveda
(silvio_sepulveda@itelefonica.com.br) Sábado, 6 de Outubro de 2007, às 23:17:52

Caro Sepúlveda,
Francamente não sei o que houve com a sua calculadora...
18km/l com uma GT550?
Lembro-me que minha Yamaha RD350LC 1987 fazia, em circuito mixto, quando estava de bom humor (e eu também), uns 15 km/l com YPVS e Torque Induction.
A minha GT550 fez 9 km/l com os carburadores equalizados e com os gicleurs devidamente acertados.
A minha amostragem foi 20% em transito urbano (de leve) e 80% em estrada a 110km/h.
Tenho outros depoimentos que relatam um consumo em torno de 10km/l em circuito mixto.
Talvez minha GT estivesse gastando um pouco a mais da conta mas... nem tanto, amigo...
Abçs.
MP


Sensacional.  A dor de cabeça dos donos de Sete Galo, que achavam que as Hondas andavam.
Tá brincando.
Essa Suzy sim andava.


nome: Tabajara Aparecido Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Terça Feira, 9 de Outubro de 2007, às 09:57:09


Parabens pela materia.
Trabalho com motos antigas e tive o prazer de pilotar e trabalhar em uma maquina destas

nome: matheus perini
(m_perini@hotmail.com) Segunda Feira, 15 de Outubro de 2007, às 17:28:24


CARO MARCOS.
AO LER ESSA MATÉRIA FIZ UMA VIAGEM AO PASSADO. ENQUANTO LIA, SENTIA-ME NA ESTRADA PILOTANDO UMA GT 550/380 E OUVINDO O RONCO DO 3X1.
AQUI NO RIO DE JANEIRO, ATUALMENTE É SUPER DIFÍCIL OUVIR O SOM DAS GT OU MESMO ADMIRAR UMA, AINDA QUE PARADA. SÓ DÁ PARA APRECIAR A MÚSICA DAS FOUR MODERNAS E DA MINHA HONDA 500 FOUR, QUANDO POSSO UTILIZÁ-LA, VISTA QUE O SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO NÃO É DOS MELHORES E EU OPTEI POR MANTÊ-LA FUNCIONANDO DO JEITO QUE ESTÁ, AO INVÉS DE DESMONTAR, ATÉ QUE POSSA FAZER UMA RESTAURAÇÃO.

nome: DEUSDETE (DAVI) DE OLIVEIRA
(deusdete_oliveira@globo.com) Sábado, 20 de Outubro de 2007, às 21:56:05


BELEZA O TESTE DA GT550, LINDA A MOTO. JÁ TIVE DUAS, SÃO EXCELENTES, PRINCIPALMENTE POR MOSTRAREM UM TORQUE BEM PARECIDO COM AS 4T. EM BAIXAS ROTAÇÕES, O QUE DISPENSA A QUEIMAÇÃO DE FRICÇÃO, TRADICIONAL NAS 2T DE OUTRAS MARCAS, NA HORA DA ARRANCADA E NAS SAÍDAS EM SUBIDAS.
QUANTO AO CONSUMO,SE MUITO BEM REGULADINHA, CHEGA AOS 13 OU 14 KM/L, DESDE QUE ATÉ 110 KM/H. TAMBÉM, COM A PORCARIA DE GASOLINA COM ALCCOL QUE TEMOS HOJE! POIS NOS ANOS 70 A 80, CHEGAVA AOS 17 OU 18 POR LITRO, PORQUE A GOSOLINA ERA PURA.
PARABÉNS PELO TESTE.

Segunda Feira, 22 de Outubro de 2007, às 13:38:50


Sou suzukeiro de carteirinha, tenho a 750 550 250 e a RV90, babei com a reportagem, a 550 e a de melhor conjunto sem os exageros da 750 que e um pouco pesada para o uso diario urbano. O ronco e fantastico, original ou 3X1, o consumo, se fizer 1X1 vale a pena!

nome: Handel
(siremi@itelefonica.com.br) Quarta Feira, 24 de Outubro de 2007, às 13:03:14


Muito boa a materia, e raro ver uma GT 550 bonita assim.
Deixa eu lhe perguntar so por curiosidade o sistema do oleo 2T ele desce pro gravidade ou se trata de uma bomba eletrica???
Um abraço realmente fantastico!!!!

nome: Leonardo Noronha
(leonoronha17@hotmail.com) Domingo, 4 de Novembro de 2007, às 01:39:22

Caro Leonardo, a bomba de óleo da GT550 é mecânica, acionada pelo virabrequim.
Abçs.
MP


A MINHA GT550 FAZ 16KM/L SEMPRE !!! USO ELA TODOS OS DIAS !! O SEGREDO ? MOTOR TODO NOVO E ORIGINAL, SEM PEÇAS ADAPTADAS, INCLUSIVE OS ELEMENTOS DO FILTRO DE AR SÃO ORIGINAIS SUZUKI, QUE TAMBEM INFLUENCIA BASTANTE NO CONSUMO.NÃO QUEIMEM O FILME DA GT550 !! TENHO 3 GT`S SEI DO QUE ESTOU FALANDO. SE QUISER FAZER UMA APOSTA....
ABRAÇOS A TODOS

nome: EDUARDO TOLEDO
(ed.toledoconfianca@ig.com.br) Segunda Feira, 5 de Novembro de 2007, às 00:12:51

Caro Eduardo
Parabéns por ter tantos exemplares de GT550 em excelente estado
.
Um consumo de 16km/l é uma marca digna de uma GT550 semi-nova pilotada com tranqüilidade.
Isso prova que você é um bom motociclista, também.
Abçs.
MP


Muito legal a gt 55o da suzuki.
Tive uma na cor vermelha ano 1977 e com escapamento 3 em 1 mais parecia um carro de formula 1, uma verdadeira orquestra sinfonica.
Me desculpem as fours mas, desconheço ronco tão lindo.
Ainda quero adquirir outra gt 550 pra matar a saudade.

nome: Carlos Roberto Zilli
(crzilli@hotmail.com) Quinta Feira, 8 de Novembro de 2007, às 13:54:44


Mais um impecável test drive que passou a 100m da porta da minha casa aqui em Praia Grande - SP! Quando estiverem por aqui de novo, avisem-me! Email e MSN = elio_filho@ig.com.br! Aproveitem p/ ver fotos de encontros de clássicas e das minhas viagens de moto no www.motoka.cjb.net

nome: Elio Filho

(elio_filho@ig.com.br) Segunda Feira, 3 de Dezembro de 2007, às 19:55:06


Ola a todos, adorei a materia, pois tenho uma gt 550 vermelha ano 1977 com escape 3x1, q comprei aqui nesse site, a moto é coisa de loko, se alguem quiser trocar uma ideia sobre a suzi so entrar em contato,tenho ums videos da suzi no orkut é so procurar por meu nome, abraços a todos e feliz ano novo.......

nome: maicon kosiol
(kosiol@ibest.com.br) Domingo, 30 de Dezembro de 2007, às 16:58:46