Yamaha OW15 125


 

Desde o começo do Mundial da categoria 125 cc, em 1949, o domínio era das fábricas européias, com as MV Agusta, Mòndial e NSU.

Somente em 1961, uma fábrica japonesa, a Honda conseguiu seu primeiro título, com Tom Phillips. Nos anos seguintes, Honda e Suzuki dividiriram os títulos, até que finalmente em 1967 e 1968 a Yamaha consegue seus primeiros títulos com Bill Ivy e Phill Read.

De 1969 a 1972, o domínio voltou para a Suzuki (Dieter Braun), a Derbi (com o fantástico Angel Nieto), e a Kawasaki (Dave Simmonds). A luta mercadológica, nessa faixa de cilindrada, 125 cc, era grande, pois as pistas eram (e ainda são) uma grande vitrine !

Assim, a Yamaha decide novamente investir nessa categoria, projetando uma moto que seria capaz de se impor no Mundial, trabalho do diretor do departamento de competições, o engenheiro Horaki Hata !

As RA31 de quatro cilindros, que eram muito velozes, campeãs de 1967 e 1968, tiveram que ser substituídas, por força do novo regulamento, por motos biciclíndricas em 1969.

A Yamaha cria em final de 1972, o projeto YZ623, mais conhecido como OW15, que iria ser utilizada pelos 2 pilotos oficiais da equipe Yamaha na temporada de 1973, Kent Andersson e Chas Mortimer.

O esquema era muito simples: um motor bicilindrico paralelo, 2 tempos, refrigerado à água.

O motor de pistões de diâmetro e curso de 44mm X 41mm, com cilindrada exata de 124,6, era muito robusto e alcançava até 14.000 rpm.


O infernal bicilindrico à água !

Ignição eletrônica Hitachi, que dava potência e segurança.


Ignição eletrônica Hitachi

Muitas das soluções técnicas adotadas foram indicadas pelo próprio Kent Andersson, como a substituição da embreagem multidisco em óleo, por uma a seco.

Eliminou-se a bomba de óleo para aliviar peso e passaram à mistura óleo gasolina (4%) diretamente no tanque.

O câmbio foi feito com 6 marchas, enquanto todas as outras 125 eram de 5 marchas.

O quadro, projetado para ela era muito baixo, com uma geometria totalmente diferente.

Os freios, são a única herança das 4 cilindros, que eram mais pesadas, tornando-se ainda mais eficientes na leve OW15.


Detalhe da supensão e freios dianteiros ...


... e traseiros.

A Yamaha produziu apenas 4 motos dessas, que conquistaram dois títulos mundiais !

Kent Andersson comenta:

"Como só tínhamos uma moto à disposição, tínhamos que cuidar muito bem do equipamento. Entre um GP e outro, deixávamos a OW15 'descansando' ! Corri com muito prazer com essa moto por dois anos ... era muito forte e confiável ! Ela só veio a perder o reinado quando surgiram as Morbidelli com válvula rotativa."


Kent Andersson e sua jóia rara - junho de 2002

Essa moto que foi considerada perfeita, foi uma obra de arte da Yamaha, que a partir de 1975 passou a se dedicar a outro incrível projeto, a TZ 750, sucessora das OW31, TZ 700 ! (leia matéria). 

 

FICHA TÉCNICA - YAMAHA OW15

Motor 2 cilindros em linha, 2T
Arrefecimento Líquido
Diametro e curso 44 X 41 mm
Carburação 2 Mikuni 28 mm.
Ignição Eletrônica Hitachi
Transmissão Coroa e Pinhão
Embreagem Multidisco a seco
Câmbio 6 velocidades
Suspensões Dianteira: Garfo telescópio de 32 mm
 

Traseira: balança, com 2 amortecedores hidráulicos reguláveis

Freios Dianteiro: a tambor de duplo acionamento de 200 mm
  Traseiro: a tambor simplex de 200 mm.
Rodas Raiadas de 18 polegadas
Pneus Dianteiro: Michelin 2.50 X 18
  Traseiro: Michelin 2.75 X 18
Dimensões Peso: sem combustível, mas com óleo e líquidos - 75 Kg
Entre eixos: 1230 mm
Potência 34 CV a 14.200 rpm
Velocidade Máxima  217 km/h