Yamaha OW15 125
Desde o começo do Mundial da categoria 125 cc, em 1949, o domínio era das fábricas européias, com as MV Agusta, Mòndial e NSU.
Somente em 1961, uma fábrica japonesa, a Honda conseguiu seu primeiro título, com Tom Phillips. Nos anos seguintes, Honda e Suzuki dividiriram os títulos, até que finalmente em 1967 e 1968 a Yamaha consegue seus primeiros títulos com Bill Ivy e Phill Read.
De 1969 a 1972, o domínio voltou para a Suzuki (Dieter Braun), a Derbi (com o fantástico Angel Nieto), e a Kawasaki (Dave Simmonds). A luta mercadológica, nessa faixa de cilindrada, 125 cc, era grande, pois as pistas eram (e ainda são) uma grande vitrine !
Assim, a Yamaha decide novamente investir nessa categoria, projetando uma moto que seria capaz de se impor no Mundial, trabalho do diretor do departamento de competições, o engenheiro Horaki Hata !
As RA31 de quatro cilindros, que eram muito velozes, campeãs de 1967 e 1968, tiveram que ser substituídas, por força do novo regulamento, por motos biciclíndricas em 1969.
A Yamaha cria em final de 1972, o projeto YZ623, mais conhecido como OW15, que iria ser utilizada pelos 2 pilotos oficiais da equipe Yamaha na temporada de 1973, Kent Andersson e Chas Mortimer.
O esquema era muito simples: um motor bicilindrico paralelo, 2 tempos, refrigerado à água.
O motor de pistões de diâmetro e curso de 44mm X 41mm, com cilindrada exata de 124,6, era muito robusto e alcançava até 14.000 rpm.
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Ignição eletrônica Hitachi, que dava potência e segurança.
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Muitas das soluções técnicas adotadas foram indicadas pelo próprio Kent Andersson, como a substituição da embreagem multidisco em óleo, por uma a seco.
Eliminou-se a bomba de óleo para aliviar peso e passaram à mistura óleo gasolina (4%) diretamente no tanque.
O câmbio foi feito com 6 marchas, enquanto todas as outras 125 eram de 5 marchas.
O quadro, projetado para ela era muito baixo, com uma geometria totalmente diferente.
Os freios, são a única herança das 4 cilindros, que eram mais pesadas, tornando-se ainda mais eficientes na leve OW15.
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A Yamaha produziu apenas 4 motos dessas, que conquistaram dois títulos mundiais !
Kent Andersson comenta:
"Como só tínhamos uma moto à disposição, tínhamos que cuidar muito bem do equipamento. Entre um GP e outro, deixávamos a OW15 'descansando' ! Corri com muito prazer com essa moto por dois anos ... era muito forte e confiável ! Ela só veio a perder o reinado quando surgiram as Morbidelli com válvula rotativa."
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Essa moto que foi considerada perfeita, foi uma obra de arte da Yamaha, que a partir de 1975 passou a se dedicar a outro incrível projeto, a TZ 750, sucessora das OW31, TZ 700 ! (leia matéria).
FICHA TÉCNICA - YAMAHA OW15
Motor | 2 cilindros em linha, 2T |
Arrefecimento | Líquido |
Diametro e curso | 44 X 41 mm |
Carburação | 2 Mikuni 28 mm. |
Ignição | Eletrônica Hitachi |
Transmissão | Coroa e Pinhão |
Embreagem | Multidisco a seco |
Câmbio | 6 velocidades |
Suspensões | Dianteira: Garfo telescópio de 32 mm |
Traseira: balança, com 2 amortecedores hidráulicos reguláveis |
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Freios | Dianteiro: a tambor de duplo acionamento de 200 mm |
Traseiro: a tambor simplex de 200 mm. | |
Rodas | Raiadas de 18 polegadas |
Pneus | Dianteiro: Michelin 2.50 X 18 |
Traseiro: Michelin 2.75 X 18 | |
Dimensões | Peso: sem combustível, mas com
óleo e líquidos - 75 Kg Entre eixos: 1230 mm |
Potência | 34 CV a 14.200 rpm |
Velocidade Máxima | 217 km/h |