Motos Clássicas 70

Apoio Técnico

  

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Nome: Leandro Setani

Email: lksetani@uol.com.br

Fone:

Cidade: Sâo Paulo

Comentarios: Gostaria de saber qual era o grafismo do tanque da CB750K 1976. Por acaso seria igual ao da K5?

Caro Leandro: O grafismo é praticamente igual, apenas a cor é diferente. O modelo 1976, só saiu na cor "Candy Antares Red". Em 1975, havia " Planet Blue Metallic" e "Flake Apricot Red".


Honda CB 750 K 1976  

Abraços,
Ricardo Pupo
27/01/2003


 Nome: Fernando Amaral

Email: fernando.amaral@dlh.de

Fone: (11) 9975-7808

Cidade: Mogi das Cruzes

Comentarios: Prezados colegas,
estou comprando uma CB750 ano 75, de um anuncio deste site, que o dono afirma ser uma F1. A moto eh preta mas estah um pouco descaracterizada portanto peco encarecidamente uma foto desta moto original para me guiar na restauracao. Outra duvida eh onde posso encontrar um escape 4 em 1 e qual o preco aproximado.
Grato pela ajuda.

Caro Fernando: Realmente, a primeira Honda CB 750 F Super Sport foi fabricada em 1975. Poucos modelos 1975 vieram ao Brasil. Foi o modelo 1976 que mais apareceu por aqui ! O modelo 1975 saiu nas cores amarelo ouro e azul. O de 1976 eram amarelo canário e vinho.  O chassis dos modelos 1975 começam em CB750F-1000002, e os modelos 1976 começam em CB750F-2000003. O escapamento original desta moto você encontra na Jacaré Motocicletas Clássicas no 11-3338-1560.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/01/2003


Nome: Claudio Carvalho

Email: csclaudio@onda.com.br

Fone:

Cidade: Curitiba PR

Comentarios: Olá,
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelo site. É sem dúvida o melhor site de motos da década de 70.
Acabei de comprar uma Suzuki GT750 ano 1976 que está em excelente estado, entretanto estou pensando em cromar algumas partes como por exemplo o cabeçote do motor. Seria necessário trocar a junta do cabeçote na remontagem? Em caso positivo, seria fácil conseguir essa junta?

Obrigado pela atenção.

Caro Claudio: Sugerimos que você entre em contato diretamente com o Diego, da San Diego, que é um especialista nessas motos ! Ele lhe dará todas as coordenadas !!  San Diego - F: 0xx11-3872-2099 . Parabéns pela sua aquisição ! Aguardamos fotos para nossa Galeria !

Abraços,
Ricardo Pupo
27/01/2003


Nome: Piter Lessa

Email: piter@dimasa.com.br

Fone: 524 0566

Cidade: Ararangua

Comentarios: Caro colega gosto muito de moto antiga por isso vou restaurar uma moto para mim esta vai ser a primeira.
quero muito ajuda de voces.
vou tentar restaurar uma moto q era do meu avô seria uma yamaha carona 74/75 mais so q não estou encontrando o tanq pois o mesmo esta muito enferrujado
tambem queria umas foto dela
Obrigado.

Caro Piter :Precisamos de mais informações a respeito de sua moto. A Yamaha Carona 80, só foi lançada nos anos 80. Qual a cilindrada da sua moto ?

Abraços,
Ricardo Pupo
28/01/2003


Nome: IVO FILHO

Email: ivofilho@am.ripasa.com

Fone: 0## 19 34713424

Cidade: Americana

Comentarios: Olá pessoal !
Fiquei muito animado com a resposta de meu desabafo, que já estou recomeçando os trabalhos em minha TX 500cc.
Liguei para o Takashi, mas ele está viajando, sendo assim tendo em vista saciar minha curiosidade e prevendo facilitar o trabalho de remontagem do motor necessito da seguinte informação:
Como acertar o ponto dos comandos de vvas seguindo os pontos de referencia do bloco e comandos, pois não tem muito nexo e da ultima vez usei o ponto de faisca e abertura de vvas, só que dá muito trabalho e no fim ainda fiquei meio desconfiado.

Sem mais
até breve

Ivo Filho

Caro Ivo : Ficamos contentes por ter retomado sua empreita !!  Quanto às suas dúvidas, aconselhamos que vc entre em contato diretamente com o Vicente da On The Road Motos, pelo fone 11-3673-5535, pois além de ser muito competente e atencioso, ele já teve uma TX 500 e conhece do assunto !

Abraços,
Ricardo Pupo
28/01/2003


Nome: Celso C. Acquarone

Email: ccacquarone@ig.com.br

Fone: 016 224 1833

Cidade: Araraquara SP

Comentarios: Ricardo parabéns pelo site. Possuo uma CB 400 Four ano 75 modelo 76 (segundo os documentos)  e gostaria de saber qual seu "Model Area Code" e "Type" segundo o a lista de peças da Honda. O No. do quadro é CB400F-1054462 e o motor é CB400FE-1051536.
Obrigado e quando ela estiver pronta enviarei fotos para a galeria.

Caro Celso: O que identifica o Código de área e o Modelo, são as letras e os números que vem antes do "CB400F ... " , por exemplo, JH2SC1106CB400F ... . Aguardamos suas informações .

Abraços,
Ricardo Pupo
28/01/2003


Novamente parabéns, sou mais novo que muitas motos que vejo tenho 24 anos, e gosto muito das CB 400/450 as vasez vejo carenagens nessas motos e gostaria de saber se há alguem ou alguma empresa que ainda faça essas carenagens e se prejudicam o desempenho da moto aquecendo mais ou qualquer outra coisa, tb gostaria de saber se o pneu da cbx 750 cabe na 400, muito obrigado pela atenção e mais sucesso pra vcs.

Moisés S  Araujo

mocaaraujo@yahoo.com.br 

Caro Moisés: Agradecemos pelos cumprimentos ! Quem fabricava as carenagens era a Toya. As carenagens ajudam na aerodinâmica da moto e em uso normal não prejudicam o motor. O pneu da CBX 750 é medida 130 enquanto o da CB 400 é 110. Não é recomendável a adaptação.

Abraços,
Ricardo Pupo
29/01/2003


Nome: Renato Júnior

Email: natojr2002@hotmail.com.br

Fone: ( 82 ) 9303-1633 / (84) 323-5070

Cidade: Maceió / Mossoró

Comentarios: Recentemente comprei uma CB900F 1981 preta e gostaria de solicitar algumas dicas como po exemplo:
Os amortecedores são os mesmos da CB400?
Os carburadores são os mesmos da CB 400?
Ouvi comentários que as velas da estrada são as mesmas da CB 900F, isto implicaria no rendimento?
Qual a calibragem ideal dos pneus?
Seria fácil conseguir o manual de peças desta moto? Onde poderia conseguir?
Agradeço muito se puderem me responder.
Um abraço

Renato Júnior - Maceió - AL

Caro Renato: Parabéns pela sua compra ! Mande fotos ! Vamos às dúvidas : Os amortecedores que você pode adaptar sem grandes problemas, é o da Honda CB 500 nova. Os da 400 são muito pequenos. Os carburadores das 2 motos (400 e 900) tem muitas peças intercmbiáveis, como agulhas, bóias, cubas, etc, mas o corpo tem diferenças. As velas da CB 900 F são as mesmas da Honda CG 125. Os pneus podem receber 28 libras na frente e 30 libras atrás, mas depende do peso que a moto vai carregar na maior parte da sua utilização.  O manual de peças, você poderá conseguir na San Diego (procure o Diego) pelo fone: 0xx11-3872-2099.

Abraços,
Ricardo Pupo
29/01/2003


Nome: Luciano Di Toro

Email: lditoro@busakshamban.com

Fone: 11-9105-9003

Cidade: São Paulo

Comentarios: Tenho uma Yamaha RD 75 ano 77 que ganhei de meu pai há 20 anos qdo tinha 15 anos de idade. Essa moto fez a minha juventude. Hoje ela está gardada na minha garagem e  gostaria de restaurá-la por completa para deixá-la zero, como ela veio para mim. Estou encontrando dificuldades para encontrar peças dela e o catálogo de peças tbém. Vcs poderiam me ajudar com isso ? Gostaria tbem de receber fotos de motos do mesmo modelo já restauradas. Não vejo a hora de começar a restauração e vê-la andando de novo. Até minha mãe que tem 64 anos está pedindo para deixá-la nova de novo. Meu pai ( que já é falecido há 10 anos) costumava ir trabalhar com ela lá pelos idos de 1983. Ele também adorava a "75". Como vocês podem ver é uma questão de honra para mim fazer a minha 75 nova. Acho que quando os vizinhos me virem andando nela vão se emocionar e voltar ao passado, uns 20anos atrás, qdo eu entrava nas curvas perto de casa ralando a pedaleira no chão do começo ao fim das curvas. Era o terror do pedaço.

Obrigado a todos e conto com a ajuda de vocês.

Luciano

Caro Luciano: Com certeza, você não terá muitas dificuldades para restaurar sua RD 75. É esse o verdadeiro espírito do Motos Clássicas 70 ! Resgatar o passado através das motocicletas clássicas, principalmente aquelas que tem uma forte ligação com momentos felizes de nossas vidas ! Você certamente irá ter imenso prazer em vê-la nova de novo , e isso não tem preço !! Vamos lá ... para começar, você deve pintar a moto na cor original. Procure o Valdir, da Valdir pinturas no 11-9906-8951. Quanto às peças, você deve ir à R. General Osório e adjacencias que lá, "garimpando" nas muitas lojas, você acha muita coisa ! E pode também anunciar em nossa seção de "peças e acessórios" o que está procurando. Para cromar as peças, procure a Galvanoplastia BH no 11-6914-3297. Esses profissionais a quem indicamos, tem uma parceria com o site, fazendo preços melhores para nossos internautas. Continue em contato. Seria interessante se você fotografasse a moto como está e vá fotografando a sua restauração ! Dará uma excelente história. Veja nossa seção "Passo-a-Passo" .  Conte conosco !


Yamaha RD 75 1977 - Macelo Ponzoni - Galeria Brasil  moto nº 03-BR

Abraços,
Ricardo Pupo
30/01/2003


Nome: RENATO MARTINS

Email: DR RENATOMARTINS@.AOL.COM.BR

Fone: 37634925

Cidade: SÃO PAULO

Comentarios: RECORRO NOVAMENTE A VOCÊS PARA DESVENDAREM MAIS ESTE MISTÉRIO, COMO É SABIDO NAS HONDA CB 400 ATÉ MEADOS DE 83 SAIAM COM AS RODAS CONSTAR(ARO DE ALUMINIO E RAIO DE AÇO ESCOVADO)APARTIR DAI COMEÇARAM A SAIR COM RODAS IGUAIS DA CB 450,MAS A ALGUM TEMPO ATRÁS TIVE QUE TROCAR A RODA DA MINHA CB 400 83(IGUAL A DA CB 450) E FUI NUMA LOJA DE PEÇAS USADAS COMPRÁ-LA, FOI QUANDO REPAREI DESTACADO EM RELEVO O ANO DE FABRICAÇÃO DA RODA 82,COMO UMA RODA QUE FOI LANCADA NO FINAL DE 83 TEM SUA FABRICAÇÃO EM 82? OUTRA COISA O QUE É FASE 2 DAS CB 400?

Caro Renato: A Honda CB 400 1983 , não é nossa "especialidade" ! Veja o site de um apaixonado por CB 400 e lá garanto que você terá muitas respostas às suas dúvidas ! O site é bem interessante ! www.cb400brasil.hpg.ig.com.br/index.htm  . O site Best Cars também tem uma matéria sobre as Honda CB 400 / 450. http://www.uol.com.br/bestcars/  procure a seção "motos do passado - nacionais" .

Abraços,
Ricardo Pupo
30/01/2003


Nome: Ari F.Sabino

Email: afsabino@hotmail.com.

Fone: 9998.0668

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: OLA PESSOAL,
   TENHO UMA 750F ANO 76 E PELO POUCO USO DA MOTO VEJO QUE A BATERIA FICA COM A CARGA BAIXA E QUANDO LIGO A MOTO OCORRE AS VEZES DE QUEIMAR UMA DAS VELAS PELA FALTA DE CORRENTE NA MESMA. GOSTARIA DE SABER SE COLOCAR VELAS RESISTIVA AJUDARIA NO PROBLEMA E CASO AFIRMATIVO QUAL A ESPECIFICACAO MAIS ACONSELHAVEL PARA USO URBANO.
  TAMBEM GOSTARIA DE SABER SE ESTA ACONTECENDO A FEIRA DO PACAEMBU AS TERCAS.
   UM ABRACO A TODOS,
       ARI.

Caro Ari: Provavelmente o problema das velas pode ser causado por excesso de combustível na câmara de combustão. Se a torneira do tanque fica aberta, ou mesmo quando fechada fica vazando lentamente, as bóias não seguram a pressão da gasolina e quando você vai ligar a moto, afoga, encharcando a vela, causando a queima da mesma. Pode ser esse o problema. Verifique isso e nos relate ! Velas resistivas não ajudariam nese caso !  O encontro do Pacaembú está retornando timidamente ainda! O tempo também não tem ajudado ! Tem chovido todas as Terças ! Na próxima, se não chover iremos lá !

Abraços,
Ricardo Pupo
30/01/2003


Nome: Daltro Coutinho

Email: daltro@daltro.eng.br

Fone: (11) 9104 7382

Cidade: São Paulo - São Paulo

Comentarios: Colegas, tenho uma CB400 82 e necessito de um bom mecânico. O problema é que por algum motivo existe um superaquecimento no motor. A +/- 1 ano ( após mandar fazer o motor, com peças originais ) troquei a bomba de oleo e o problema sumiu... mas agora reapareceu e o mecânico tá perdidinho.
Alguém poderia me indicar um mecânico bom em SP-SP ???

Caro Daltro: Para o seu problema, procure o Dudu (veja a reportagem na seção 'Matérias Anteriores) , pois ele é especialista em Honda , tendo vários diplomas de cursos específicos da Honda, até no Japão ! Ele conhece como ninguém os segredos das CB 400 ! Além de competente, é uma excelente pessoa ! O telefone dele é 11-6128-1000 , Akira Motos (concessionária Honda em S. Paulo)

Abraços,
Ricardo Pupo
30/01/2003


Nome: Gustavo CBs / Campo Largo - PR

Email: gustavo.cbs@bol.com.br

Fone:

Cidade: Campo Largo/PR

Comentarios: Para o CBzeiro Renato Martins:

Renato, a Fase 2 da CB400 é a CB400 Tucunaré 84, que vinha com farol, painel e espelhos retangulares, se aproximando das CB450 (Custom e Esporte na época).

Sua CB400 83 é a chamada 83 e 1/2. Não sei dizer exatamente em qual mês a Honda modificou as rodas, o disco dianteiro e a pinça de freio, acho que foi por volta de abril ou maio. O resto da moto permanecia igual (inclusive grafismo). As rodas Comstar, o disco e a pinça de freio anteriores (Tokiko) eram importadas, e no processo de nacionalização, talvez a Honda imaginava trocar essas peças apenas em 84, mas uma dificuldade na importação pode ter precipitado as mudanças.

O fato de achar rodas de alumínio fabricação 82 pode ser apenas uma diferença de alguns meses, entre a fábrica começar a fabricar as novas rodas e o lançamento da CB 83 e 1/2. Geralmente se começa a fabricar as peças dum modelo alguns meses antes.

Lembro de reportagens de revistas da época sobre a dificuldade das fábricas em atingirem os índices previstos de nacionalização de peças, havia cotas de importação, e mil burocracias.

Peço mil desculpas aos internautas que visitam a página CB400Brasil, pois a tempos não posso atualizá-la, por absoluta falta de tempo e meios melhores (banda larga, provedor, etc) para deixar a página como gostaria.

Abraços a todos os amigos do MC70!!!

Grande Gustavo ! Obrigado pela verdadeira aula, de quem entende do assunto !

Abraços,
Ricardo Pupo
31/01/2003


Nome: william

Email: w_robles_d@netzero.com

Fone: 305 485 2933

Cidade: miami

Comentarios: necesito computadora de ingnicion de honda cx 500 custon por favor ¡?AYUDENME)

Caro Willian: Nós não temos esse equipamento no Brasil, pois esse modelo de moto, Honda CX 500, não foi importado para cá. Será mais fácil arrumar aí mesmo em Miami.

Abraços,
Ricardo Pupo
01/02/2003


Nome: Carlos Rogério de Morais

Email: Supervcarlos@aol.com

Fone: 4044 2943

Cidade: Diadema

Comentarios:      Fala  Ricardo, bicho de tanto navegar pelo teu site parece que te conheço a decadas!!! Ricardo lendo hoje a parte de tecnica eu vi que vc deu uma super aula de como deixar no ponto uma RD 200 76, bicho sera que posso pegar carona com a minha moto nessa aula, pois a minha está tbm fora de ponto, isso esta me deixando de cabelo em pé.Obrigado por ter colocado as fotos da minha moto no site,AH!! ela é uma CB 360 75.Outra pergunta, o cabo do conta giros esta partido, existe algum que sirva nela de outra moto e as velas posso colocar de CB 400? Uma curiosidade...vejo poucos internautas perguntando da 360, pq? ela é dificil assim de ter no mercado ou não é tão requisitada assim?
    Bicho... mais uma vez brigadão pela paciência e espero sempre poder contar com sua colaboração !!! abrçs

Caro Carlos: Na realidade, a aula foi do nosso amigo e consultor Luigi ! Os cabos de contagiros são sempre iguais, bastando que o tamanho sirva. Nesse caso, o da CB 400 serve.  AS velas da DT 180 servem na CB 360. Acho que ninguém faz perguntas sobre a Honda CB 360, pois elas não dão problemas ! Eu tenho uma , 1975, que não precisa de manutenção. As vêzes, fica meses sem funcionar, e é só bater (no pedal) que ela funciona !

Abraços,
Ricardo Pupo
03/02/2003


Nome: Andy Moreno

Email: antunesusa@hotmail.com

Fone: 265-1984

Cidade: Ilheus-Ba

Comentarios:   Alguém sabe se existe um livro que ajuda quem está montando uma moto-peças? Como quia de compras e principais peças de reposição, custeio inicial, prazo nas compras, frete, etc....

Caro Andy: Sugerimos que você entre em contato com o Sylvestre da Silverstone Moto (veja nos banners). Ele poderá lhe ajudar !

Abraços,
Rciardo Pupo
03/02/2003


Nome: danilo rodrigues de oliveira

Email: ffr1981@hotmail.com

Fone: 45559088

Cidade: MAUA

Comentarios: OLA
TENHO UMA RD 350 ESTA SUBINDO OLEO PARA O PISTAO . PRECISO TROCAR OS RETENTORES DA BIELA MAS NAO TENHO MUITO CONHECIMENTO EM COMO CHEGAR ATE ELES PODERIA ME AJUDAR
OBRIGADO

Caro Danilo: Primeiramente, a RD 350 não tem retentor de biela, e sim de virabrequim. Para esse trabalho, você terá que retirar o motor do quadro e promover a desmontagem da parte de baixo. Aconselhamos que você procure um mecânico competente e de confiança para executar esse trabalho !

Abraços,
Ricardo Pupo
03/02/2001


Nome: GUILHERME

Email: WRANY@BSI.com.br 

Fone:

Cidade: CURITIBA PR

Comentarios: TENHO UMA HONDA 750 FOUR K2 1975
ESTÁ PINTADA DE PRETO COM UMA FAIXA DOURADA, LATERAIS PRETAS .

GOSTARIA DE SABER SE ESTA CONFIGURAÇÃO DE PINTURA EXISTIU E AONDE POSSO CONSEGUIR AS TINTAS ORIGINAIS HONDA.

GUILHERME

Caro Guilherme: A  Honda CB 750 K de 1975 saiu nas cores azul e cereja, ambas com as laterais seguindo a cor do tanque (mas sem faixas)  e com faixas dourada e preta no tanque. Veja a foto do modelo 1976 (que é identico) no alto da página. Quanto às tintas, hoje, as oficinas de pintura tem programas de computador que fazem a mistura na cor original da moto. Procure o Valdir, da Valdir Pinturas pelo - 11-9906-8951. Cite o Motos Clássicas 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/03/2003 


Nome: RICARDO HELENO C MARINHO

Email: rhcm@terra.com.br

Fone: 99460305

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: ola , tenho uma gt 550 e quando estou sentado no banco com a moto parada e a frente levanta e mexo no guidao a caixa de direçao da aquela travada no meio, isso e normal ?

obrigado ricardo .

* espero que tenham entendido da forma que espliquei . 

Caro Ricardo: Isso é o que chamamos de "calo da direção" . Quando a frente da moto cai em um buraco, ou subimos na calçada ou degrau (desnível de asfalto) em velocidade, o tranco faz com que as esferas do rolamento da caixa de direção sofram pequenos amassados, que causam esse sintoma ! Não é nada grave, mas para tirar o problema, é só trocar o rolamento.

Abraços,
Ricardo Pupo
03/02/2003


Nome: sergio Trivellato Ristori

Email: str55@uol.com.br

Fone: 011 4787-0494

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: Gostaria de saber se tem alguma Yamaha G5T trailmaster no brasil cadastrada, se positivo gostaria de saber o e mail do proprietario

Grato

sergio

Caro Sérgio: Desconheço essa informação. Quem poderá saber a respeito é, o colecionador Flávio Abbud (flavio.abbud@uol.com.br ) ou o internauta Olivy Pelosi Jr ( seiryu@ibest.com.br ). Eles conhecem bem esse tipo de moto.

Abraços,
Ricardo Pupo
04/03/2003


Nome: Renato Júnior

Email: www.natojunior@globo.com.br

Fone: (84) 323-5070 ou (82) 9303-1633

Cidade: Mossoró  /   Maceió

Comentarios: Sou proprietário de uma CB900F 1981 e estou precisando de algum apoio técnico.
Quando a comprei o ex dono resolvei tirar a originalidade do painel e trocou os mostradores do velocímetro e do contagiro, colocando um fundo branco que não gostei e aí vem a pergunta.
Será que consigo sómente os mostradores do velocímetro e do contagiro originais?
Existe alguém que comercializa este tipo de peça?
Como se não bastasse, ele ainda resolveu colocar a carenagem da 1050 na 900, aí vocês imaginam como ficou horrorível, ai eu pergunto:
Onde posso conseguir o suporte original do farol? Existe alguém que comercializa isto?
Com relação a giclagem original dos carburadores, vocês poderiam me fornecer as medidas?
Em uma outra consulta a vocês, me foi indicado a vela da HONDA CG 125, vocês poderiam me mandar o código destas velas?
Espero que vocês possam me auxiliar.
Desde já fico muito grato e parabéns pela atenção que vocês tem dado não só a mim como a todos que procuram por informações sobre estas máquinas maravilhosas.
Sou um leitor assíduo do site de vocês e tenho aprendido muito com ele.
Um abraço
Renato Júnior - Mossoró 

Caro Renato: As peças você pode conseguir no Jacaré Motocicletas Clássicas. Lá, conversando com o Jacaré, você também conseguirá as informações que precisa sobre o gicle e a vela. Ligue diretamente para 11-3338-1560.

Abraços,
Ricardo Pupo
04/02/2003


Reposta de nosso consultor Luigi ao internauta Danilo Rodrigues de Oliveira:

Quando o óleo do câmbio da RD350 começa a subir para os cilindros , é hora
de mexer na parte de baixo do motor ( girabrequim ) , o que requer bastante
trabalho e algumas ferramentras especiais .

Para isso , deverá ser obedecida uma certa "ordem de prioridades" ( e guardar as peças que estão sendo removidas em caixas separadas, para não se
tornar um quebra-cabeças grande e caro ) .

Antes de mais nada tente localizar no mercado as peças que vai precisar
trocar ( ex. kit de juntas , retentores do girabrequim , rolamentos , pinos
e roletes das bielas - e as bielas se a folga fôr muito grande , pistões ,
anéis e pinos idem ) .
Agora, a parte mais fácil :

1) Tire o tanque , laterais e banco
2) Tire os escapes e os carburadores
3) Tire o cabeçote
4) Esgote o óleo do câmbio , solte os parafusos que prendem o motor ao
quadro e a parte elétrica
5) Tire o motor do quadro , remova os cilindros , os pistões das bielas e as
tampas laterais do bloco
6) Remova a embreagem ( discos e campana ) , o trambulador do câmbio e a
bomba de óleo
7) Vire o motor de cabeça para baixo e solte os parafusos que unem as duas
metades do bloco
8) Remova o girabrequim e leve a um mecânico para troca dos pinos, gaiolas,
rolamentos e retentores
    ( obs:   Se as bielas estiverem com muita folga, precisará trocá-las ) .

Agora , a parte difícil :

Monte a turma tôda de volta na ordem inversa .

Um conselho ?   Leve a um mecânico de sua confiança .  Há truques que só
êles conhecem ....

BOA SORTE  !

Luigi .


Nome: Antônio Roberto Gonçalves (Beto)

Email: betocamp@sigmanet.com.br

Fone: 19-32411780

Cidade: Campinas

Comentarios: Antes de mais nada parabéns pela exelente qualidade do site, muito útil para quem gosta das clássicas como eu;  Acabei de adquirir uma Yamaha MS 1100 ano 1978, segundo o antigo dono a única que existe no Brasil, a moto esta em exelente estado, e 95% original, gostaria que me dessem endereços onde possa conseguir alguma peça ou acessório para ela, seja no Brasil ou exterior, em breve enviarei uma foto para a galeria.
Obrigado Beto 

Caro Antonio Roberto: Tenho a impressão que sua moto é uma Yamaha XS 1100 e não MS 1100. Sendo uma XS 1100, é uma moto que deve ter talvez uns 3 exemplares no Brasil. É uma excelente moto ! Não conhecemos no Brasil quem possa ter peças para ela. Existe um site especializado na XS 1100 e lá você pode conseguir informações  http://xs1100.vinden.nl/  .

Abraços,
Ricardo Pupo
05/02/2003


Nome: Ezequiel Oliveira da Costa

Email: zecadede@ig.com.br

Fone: 442-9905

Cidade: Alvorada - RS

Comentarios: Gostaria de adquirir literatura sobre mecânica de motos. Se puderem me indicar alguma e onde aquirir ficarei muito grato.
Um abraço.
Ezequiel

Caro Ezequiel: O engenheiro Sérgio Alejandro Ribaric´ é autor de dois excelentes livros de mecânica e elétrica de motocicletas. Entre em contato diretamente com ele no ribaric@estadao.com.br ou pelo fone 11-6192-8278.

Abraços,
Ricardo Pupo
06/02/2003



Nome: David

Email: varger@hotmail.com

Fone: 6977-6744

Cidade: SÃO PAULO

Comentarios: Gostaria de obter informações sobre como limpar e proteger meu tanque contra a ferrugem, sendo que ele já esta bem enferrugado, gostaria de saber se possivel quais produtos usar.
Muito obrigado.
David.

Caro David: Procure a Galvanoplastia BH (veja banner na página principla), que desenvolveu uma técnica e um produto para essa exata finalidade. É um trabalho muito bom ! www.galbh.com.br  (veja o site da BH).

Abraços,
Ricardo Pupo
06/02/2003


Parabéns pelo teste! Comprei uma 550 ano 76, por ela está customizada. No entanto eu desejo restaurar a sua originalidade. Acontece que não sei direito qual é o modelo da minha moto, se é K ou F, pois não consta no documento. Nesse sentido, se puderem me ajudar eu agradeceria, assim como fotos de modelos originais para me orientar na restauração.

Muito obrigado!!!

Carmo Poloni - Piracicaba - SP
calpolon@esalq.usp.br (Quinta Feira, 6 de Fevereiro de 2003, às 18:17:17)

Caro Carmo: Para descobrir o modelo e o ano exato de sua moto, basta saber o número do chassis. O modelo K tem o chassis começado por CB550...etc,  e o modelo F tem a numeração começada por CB550F... etc. Nos informe o número que diremos o ano correto também. Assim que tivermos essas informações, lhe ajudaremos dando as características originais do modelo em questão.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/02/2003


Nome: Rubens de Oliveira Costa

Email: rubensoliveiracosta@ig.com.br

Fone: 92352848

Cidade: São Paulo

Comentarios: Caros colegas,
Estou atravessando um momento muito difícil de minha vida e estou me vendo em apuros pois estou com dívida e não estou trabalhando. Preciso de uma moto Honda pois consegui um trabalho que necessita de moto e não querem aceitar minha clássica pois não tem baú e também acham que ela não passa confiança para fazer entregas rápidas. Preciso vender me digam qual o melhor lugar para oferecer minha clássica sem ser desrespeitado com ofertas de R$ 1.000,00 que estão muito aquém do seu valor real.
Rubens O Costa ( desesperado !!!!!)

Caro Rubens: Primeiramente, lamentamos sua situação e a necessidade de se desfazer da sua Clássica. Mas, a fase certamente passará e em breve você poderá comprar outra ! Para vender sua Clássica, acreditamos que nossos classificados sejam uma boa vitrine ! Os encontros do Pacaembú às terças, estão de volta, e lá você poderá oferecê-la. Os classificados do jornal Primeiramão (que são gratuitos) também funcionam bem ! Boa sorte nos negócios ! A propósito, você não falou qual é a sua Clássica ! Garanto que muita gente está curiosa em saber !

Abraços,
Ricardo Pupo
07/02/2003


Nome: Rubens de Oliveira Costa

Email: rubensoliveiracosta@ig.com.br

Fone: 92352848

Cidade: São Paulo

Comentarios: Muito obrigado pela resposta rápida eu agradeço a atenção.
Minha clássica é um Suzuki GT 250 74,valeu pela força!!!!

Agora só falta mandar o anuncio para os Classificados ! Com foto !

Abraços,
Ricardo Pupo
08/02/1003


Nome: Alexandre Bosi

Email: alebosi@uol.com.br 

Fone: 4997-5843

Cidade: SP

Comentarios: Olá pessoal!    

Sou proprietário de uma Honda GL1000/79,modéstia a parte muito bonita. Estou com dificuldades em obter pecas p/ reposicao. Gostaria muito de conseguir informacoes p/ encontrá-las.
Ficarei muito agradecido se alguem puder ajudar-me. Meu email é alebosi@uol.com.br 

Caro Alexandre: Muitas peças da GL 1000 você encontra na Silverstone Moto (11-3333-3285) e no Jacaré Motocicletas Clássicas (11-3338-1650). Também pode utilizar nossa seção "Peças e Acessórios".

Abraços,
Ricardo Pupo
07/02/2003


Nome: carlos

Email: supervcarlos@aol.com

Fone: 4044 2943

Cidade: Diadema

Comentarios: Fala Ricardo...sou eu de novo... não fique bravo, bicho vc é o unico contato que tenho para poder ter mais informações da minha moto, já que os mecanicos aqui da minha vila só mechem com motos novas. Bicho... eu li que os pistões da CG servem na 550 somente aumentando um pouco a taxa de compreção, meu tem algum pistão e anel que siva na CB 360? se tem qual é a criança? Assim que ela tiver tinindo irei lá no pacaembu na terça feira para poder falar pessoalmente contigo e sugar tudo que puder sobre ela com vc!!! abrçs de uma pessoa que já não sabe mais dormir sem entrar no site mc70.
Carlos

Caro Carlos: Os pistões da CG 125 podem ser adaptados na CB 500 Four, com algumas pequenas modificações. Na 550 não é possível. Na Honda CB 360, não há alternativa. Só o próprio é que serve. Na Silverstone Moto (11-3333-3285) tem os pistões e os anéis originais, e também muitas outras peças, como cabeçote, bloco, etc,  Estamos indo no Pacaembú. Aguardo vc por lá !

Abraços,
Ricardo Pupo
07/02/2003


 Nome: Godoy

Email: ghold@bol.com.br

Fone:

Cidade: Santo André  -  SP

Comentarios: Estou tentando restaurar a história do off-road e necessito do registro fotografico de uma motocicleta que foi montada por algumas concessionarias da Honda no final dos anos 70 conhecida como HONDA FS  (fuori strada)

Caro Godoy: A Honda FS foi idealizada e montada pelo nosso amigo Eduardo Machado, o Dudu, (veja a sua história nas Matérias Anteriores) que era da concessionária Honda Motojumbo. Posteriormente, a própria Honda incorporou a idéia e lançou a FS oficialmente em todo o Brasil.


Dudu e sua Honda FS 125

Você pode entrar em contato diretamente com o Dudu (Akira Motos - 11-6128-1000), que certamente terá muito prazer em lhe dar todas as informações. 

Abraços,
Ricardo Pupo
08/02/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone: 16 624-0051

Cidade: Ribeirão Preto

Comentarios: Tenho uma RD 350 74 e preciso das seguintes peças:  espelhos retrovisores, manoplas, manete de freio, bomba de óleo 2 tempos, todos originais.
Onde posso conseguí-las?

Caro Miguel: Quem trabalha com peças originais importadas, é o Jacaré, da Jacaré Motocicletas Clássicas, no 11-3338-1560. Você pode também utilizar nossa seção "Peças e Acessórios".

Abraços,
Ricardo Pupo
10/02/2003


Ricardo, voce sabe alguma bóia similar a da CB 550 Four? Alguma que sirva?
O preço que estão pedido nas originais são muito elevados, acredito que tenha alguma que seja igual, conhece?
Grato, Paulo Gaida.

pgaida@brturbo.com 

Caro Paulo Gaida: Há muito tempo atrás, por falta de opção, usávamos as bóias da CG 1977 adaptadas nas 500/550. Hoje, além de difíceis de achar, estão mais caras ! As boías da 550 vc encontra na Moto Racer (11-222-7922) e as agulhas na Silverstone Moto (11-3333-3285).
 
Abraços,
Ricardo Pupo
10/02/2003

Nome: Renato Júnior - Mossoró - RN

Email: natojunior@zipmail.com.br

Fone: (084) 323-5070

Cidade: Mossoró

Comentarios: Prezdao amigo
Tenho um CB900F 1981 BOLDOR e ocorreu um fato que ainda não sei do que se trata e gostaria de pedir uma orientação técnica.
Após a limpeza e equalização dos carburadores, rodei aproximadamente uns 35 Km e notei que após este percurso observei que a moto começou a perder força e a trabalhar com apenas tres cilindros.
A princípio pensei de ser vela, mas após aproximadamente meia hora parada a moto funcionou como se nada tivesse ocorrido.
Gostaria de saber pelos sintomas o que vc's acham que está acontecendo. Pode ser bobina que ao aquecer começa a cortar corrente?
Estou preocupado pois tenho uma viagem longa a fazer no final do mês ( Mossoró -> Maceió ) e com a moto nestas condições não tem como.
Obrigado e mais uma vez parabens pela página que muito tem nos ajudado a resolver nossos problemas~.
Um abraço
Renato Júnior - Mossoró - RN

Caro Renato: Numa análise a distância, poderíamos sugerir que o problema da falha está nos sensores da ignição (CDI). É um sintoma característico. Verifique e entre em contato.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/02/2003


Nome: Fred  Prado

Email:  fred_prado@terra.com.br

Fone: (12) 245-1509

Cidade: Pindamonhangaba

Comentarios: 1- Gostaria de saber qual a watagem da lampada do farol e seta da CB750K ano 1974; 2-qual a quantidade de óleo na suspensão dianteira e qual o óleo recomendado; 3- Em relação ao motor,que diferença há entre a CB750K 74 e a F1;4- Onde encontrar mecanico confiavel, com bom preço para manutenção da CB750K. Obrigado. Fred  

Caro Fred: A lâmpada original é de 60/65 W, mas se a moto não estiver carregando bem, recomendamos o uso da lãmpada da Honda CG 125 nova, que é de 40 W. As lâmpadas dos piscas podem ser de 25 w. Na suspensão dianteira, se for só óleo, você pode colocar de 150 a 180 ml de óleo hidramático vegetal (o mineral agride as borrachas). Se for ar / óleo, coloque só 100 ml de óleo. Os motores dos modelos K e F1 são iguais, mudando apenas alguns periféricos. Não conhecemos nenhum mecânico na região de Sosocaba para que possamos indicar. 

Abraços,
Ricardo Pupo
11/02/2003


 Nome: Carmo Poloni

Email: calpolon@esalq.usp.br

Fone: 01997530868

Cidade: Piracicaba - SP

Comentarios: Caro Ricardo, conforme vc me pediu, estou enviando-lhe a numeração do chassi da mina CB 550 Four, para que você possa me enviar as características originais dela, para o processo de restauração. Então lá vai: CB550F1017033
Muito obrigado pela atenção!

atenciosamente,

Carmo Poloni
Piracicaba - SP

Caro Carmo: Sua moto é uma Honda CB 550 Super Sport F0 (zero), ano 1975. Suas cores podem ser azul (Candy Sapphire Blue) ou laranja (Flake Sunrise Orange).  O logo do tanque é "Honda Super Sport" e as laterais, na mesma cor do tanque só tem "550 Four" em adesivo dourado. A bengala tem borracha sanfonada protetora ( o modelo K não tem), e a cor do fundo dos instrumentos é verde escura. O escapamento original é 4 em 1. As rodas são raiadas com freio  a disco simples na dianteira e tambor na traseira.


Honda CB 550 F Super Sport

Abraços,
Ricardo Pupo
11/02/2003


Nome: Leandro Moraes Ajax.

Email: metalurgicadual@uol.com.br

Fone: 41612556

Cidade: São Paulo

Comentarios: Pessoal, parabens pelo site, estou com um problema no tanque da minha CB 750, a ferrugem veio de dentro para fora e dentro ele está um pouco enferrujado. Existem vários furinhos na parte baixa e seria possível trocar uma lateral de chapa do tanque? Agradeço desde já a atenção.

Caro Leandro: Para lhe orientar e executar esse trabalho, entre em contato com a Galvanoplastia BH (11-6914-3297). Cite o Motos Clássicas 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
11/02/2003


Nome: Helton

Email: retorcido@bol.com.br

Fone: 30280076

Cidade: maringa

Comentarios: Estou em um projeto de faculdade e preciso de catalogos e informaçoes sobre sistemas de freios para motos, obrigado.

Caro Helton: Quem pode ter essas informações, é o Diego da San Diego, no 11-3872-2099.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/02/2003


Nome: Carmo Poloni

Email: calpolon@esalq.usp.br

Fone: 1997530868

Cidade: Piracicaba

Comentarios: Ricardo, muito obrigado pela atenção e pelas dicas!  No entanto, queria que me confirmasse o ano dela, pois no documento consta 76 e vc me passou 75.
Forte abraço!

Carmo

Caro Carmo: O ano é realmente 1975. O modelo 1976, tem as cores azul e laranja, mas em tons diferentes do 1975 ( Flake Sapphire Blue or Shiny Orange). O painel tem fundo na cor verde claro. Acontece que no Brasil essas motos só entraram em 1976 e foram registradas como 1976. Isso aconteceu com muitas Honda CB 500 Four, que foram registradas no Brasil como 1974, 1975 e até 1976, quando na realidade foram fabricadas só entre 1971 e 1973. Parece que os japoneses nos "empurravam" modelos encalhados, porém zero quilometro, como modelos novos. Não sei se com a conivência da Honda Brasil. Até, gostaria que a Honda Brasil se manifestasse a respeito, pois essa é uma dúvida nossa !

Abraços,
Ricardo Pupo
12/02/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone: 0XX16 624-0051

Cidade: Ribeirão Preto/SP

Comentarios: Comprei há pouco tempo uma Yamaha RD 350 ano 74 e a mesma me foi vendida sem a bomba de óleo 2 tempos (autolube). Gostaria de saber se as bombas de óleo das motos atuais servem na antiga RD e caso não sirvam, qual a solução para este problema?

Gostaria de saber quais ferramentas originariamente acompanhavam esta moto (kit de ferramentas) e quais as medidas das chaves etc.

. qual a quantidade de fluido (óleo) para as bengalas (estou trocando o retentor e preciso completar);
. quais retentores servem na bengala acima citada;
. quais as medidas dos gîclês da alta e da baixa desta moto;

Caro Miguel: As repostas às suas dúvidas são de nosso consultor Luigi.

1) as bombas de óleo não são compatíveis ,  e as soluções possíveis são :
    a) Encontrar uma à venda ( nova na Italsuiss / Leal e Muller ou usada em algum desmanche )
    b) Fazer o "premix" no tanque , na proporção de 40 para 1
        ( se o motor for retificado , 30 para 1 até os 500 Km ) 
 
2) Se bem me lembro , o jogo de ferramentas tinha :
    Alicate
    Chave combinada Fenda/Phillips com encaixe para chave fixa 15 mm
    Chave estrela 19-32 mm para eixos e porca da coroa na balança traseira
    Chave de velas hexagonal 19 mm
    Chave fixa 15-17 mm
    Chave fixa 10-13 mm
    Chave fixa 8 mm combinada com cálibres de folga 0,3 e 0,4
 
  3) Fluido ATF ,  150 a 170 cc ( depende de querer a frente mais mole ou mais dura ) .
    O fluido se troca, não se completa .  
    Retentores originais , novos ( Italsuiss ou Leal e Muller )
    Giclês de alta 130 ( com filtro de elemento de papel e escape original ), de baixa 35 ou 40 ( idem ) .

Esperamos que ajude na sua restauração.

Abraços,
Ricardo Pupo
15/02/2003


Nome: cesar  augusto  cerqueira  lima  souza

Email: cesadao@ig.com.br

Fone: (031)3216-9546

Cidade: juiz de  fora

Comentarios: finalmente estou terminando de  restaurar uma honda 500 four, acontece que com a moto parada esta dando excesso de gasolina a qual vaza pelo ladrão.
gostaria da opinião de vocês se tenho que trocar as boias (que deve(m) estar agarrando ou tem alguma outra solucão?
agradeço sua atenção e espero resposta, um abraço.
cesar augusto.

Caro Cesar Augusto: Pelos sintomas relatados, o problemas deve estar mesmo nas bóias. È reocmendável a sua troca.

Abraços,
Ricardo Pupo
17/02/2003


Nome: Antonio Silvério

Email: silverio@netflash.com.br

Fone: (22) 2523-6401

Cidade: NovaFriburgo - RJ

Comentarios: Parabéns pelo valioso e esclarecedor site!
Sou um assíduo visitante. Possuo uma Honda GL 1000/1976. Fui informado por um amigo da possibilidade da utilização dos amortecedores traseiros da Honda CB 500 nacional na GL 1000 sem problemas.
Gostaria, se possível, da confirmação desta informação.
Obrigado pela atenção.
Atenciosamente,
Silvério

Caro Silvério: Essa adaptação pode ser feita, porém você deve ter alguns cuidados . Quando for andar com garupa, faça uma pilotagem mais cuidadosa, e não exija muito da moto em curvas de alta. Fora isso, para passear , você não sentirá diferença.

Abraços,
Ricardo Pupo
18/02/2003


Nome: RENATO JUNIOR

Email: natojunior@zipmail.com.br

Fone: ( 82 ) 9303-1633

Cidade: Maceió - AL

Comentarios: Prezados amigos
Possuo uma CB900F BOLDOR 1981 e gostaria de saber qual a quantidade de óleo da suspensão dianteira e a pressão que deve ser dada nos telescópios, pois quando estou andando na moto sinto a dianteira pular além do normal.
Parabéns pela página e pelo conteúdo de informações que vocês passam para a gente.
Um abraço
Renato Júnior - Maceió - AL

Caro Renato: Nas bengalas da Honda CB 900 F, você pode experimentar 120 ml de óleo e ar na pressão de 11 a 16 psi (0,8 a 1,1 Kg / cm2). 

Abraços,
Ricardo Pupo
18/02/2003


Nome: Leandro de Moraes 

Email: metalurgicadual@uol.com.br

Fone: 3722-1883

Cidade: São Paulo

Comentarios: Colegas, tenho algumas dúvidas sobre a minha moto, a CB 750. São elas: O meu motor teve de ser reencamisado, então optei por colocar camisas e pistões maiores, no caso, os da CBX 150 AERO, porem os carburadores originais não davam conta e faltava combustível nas retas, troquei os carburadores pelos da CBX 750 FOUR. Eu teria algum ganho de potência ou alguma economía de combustível se eu adaptasse a ignição da CBX 750? Quem poderia realizar este tipo de trabalho para mim? Minha moto está com o retificador da CB 400, teria de colocar o da 750? Os cabos de vela são os supressívos ACCEL, do tipo automotivo, aqueles amarelos de silicone utilizados em automóveis mexidos, estes cabos podem interferir no desempenho? A caixa do filtro de ar também teve de ser inutilizada, então eu confeccionei cornetas para os carburadores, mas estas possuem filtros de espuma embebidas em óleo, essas espumas são suficientes para filtrar o ar? Agradeço desde já, e parabéns pelo site, através deste lugar aqui que eu estou conseguindo deixar a minha moto cada vez melhor e terminar sua restauração, obrigado.
Leandro

Caro Leandro: Com certeza, sua moto ficará melhor em desempenho com a ignição da CBX 750. O retificador também deverá aompanhar. Se você conseguir cabos originais seria melhor, mas pode usar esses também. As cornetinhas com espuma em óleo funcionam como filtro. Para mais informações, entre em contato com o Vicente da On The Road Motos , no 11-3673-5535.

Abraços,
Ricardo Pupo

20/02/2003


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