Motos Clássicas 70

Apoio Técnico

  

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Nome: sergio slobos

Email: slobos@bol.com.br

Fone: 012-39212338

Cidade: sao jose dos campos

Comentarios: onde consigo pecas e motor da hrley davidson motovi125cc??
o seu site e d+
parabens

Caro Sergio: Quem era revendedor autorizado da Harley em S. Paulo era a San Diego, e pelo que eu saiba, ainda tem algumas peças por lá ! Entre em contato com o Diego, no 11-3872-2099. Cite o Motos Clássicas 70. Voce Pode também utilizar nossa seção de "Peças e Acessórios" .

Abrçaos,
Ricardo Pupo
22/02/2003


Olá Amigos,
 
Como já é de conhecimento dos amigos, há poucos dias coloquei a venda a minha SUZI.
Já fazia algum tempo que eu estava pensando se devia ou não fazê-lo.  Tenho um grande problema de espaço em minha casa.  Atualmente tenho 3 motos (Virago 1100, CB450 e a Suzi).  Como a Suzi é a menos utilizada de todas decidi vendê-la.
Freqüentemente bate um desespero ao saber que talvez uma hora dessas ela saia da minha garagem.  Gosto muito dessa moto e "corri" muito atrás dela para comprá-la.
Foi pacientemente restaurada pelo Alberto Rech aqui de Caxias do Sul.
Ainda tenho dificuldades de conseguir peças originais para essa moto devido a sua raridade aqui no Brasil.  Ninguém conhece, ninguém sabe e alguns até duvidam quando eu falo.  Dizem que só existe modelos 2 tempos e 3 cilindros (as conhecidas GT's) nesse ano.  Então eu mostro fotos, coisa e tal e ficam convencidos.
Voltando ao problema de peças... Gostaria muito da ajuda dos amigos para tentar encontrar outro modelo dessa moto aqui no Brasil para que eu possa trocar idéias com o proprietário.  Já entrei em contato com vários motoclubes, freqüentei eventos locais, escrevi para revistas e nunca consegui nada. Ainda estou precisando do retentor do cabeçote e acabar com um incômodo vazamento de óleo.  Para obter a peça certa eu deveria ter em mãos o manual de serviços com todas as peças discriminadas (Onde posso conseguir isso?).
 
Desde já agradeço a ajuda
 
Medeiros, Daniel Bittencourt
medeiros@doctor.com

Caro Medeiros:  O Diego da San Diego é na minha opinião, o maior conhecedor de Suzuki aqui em S. Paulo. Ele tem muito material (manuais, part list, etc) de Suzuki. Entre em contato com ele pelo fone 11-3872-2099, que com certeza irá lhe auxiliar !

Abraços,
Ricardo Pupo
22/02/2003


Nome: sergio slobos

Email: slobos@bol.com.br

Fone: 012-39212338

Cidade: sao jose dos campos-sp

Comentarios: estou procurando o escapamento da honda fs125 feito pela moto jumbo.
voces sabem de alguem que possa faze-lo??
muito obrigado
um grande abraco

sergio slobos

Caro Sérgio: Se você tiver fotos ou o modelo, com certeza a Sarachú, em S. Paulo, faz idêntico. Entre em contato com o Regino pelo fone 11-3765-0765. Cite o Motos Clássicas 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003


Nome: Ivo Filho

Email: ivofilho@am.ripasa.com.br

Fone: 019 ## 34713424

Cidade:

Comentarios: Olá Ricardo!!!!

É com muita alegria que estou teclando, pois a tx-500, vai voltar a existir. Após muita pesquisa e cabeçadas também, consegui desenrolar os documentos. Em no máximo 20 dias estará no meu nome e melhor ainda, licenciada e pronta para andar. Já fazem 14 anos que a moto não anda. Se eu der sorte até a placa com o ano dela eu consigo. Uma pergunta: Até eu começar a trabalhar na moto uma das minhas prioridades era a placa preta do meu opala ( 1972 automático com ar.... isso não vem ao caso ). Moto também tem este privilégio, existe entidade autorizada a executar a vistoria e a avaliar o grau de originalidade do veiculo ??? Este é um plano futuro e só queria matar a curiosidade, pois a cada passo que de concegue andar pra a frente numa empreitada como a minha, não se para de sonhar ( vão acabar achando que eu sonho demais!!!!.... ) .

Abraços grande amigo.

A placa preta de colecionador é fornecida para qualquer veículo com idade de fabricação acima de 30 anos. Ou seja para 2003 , o limite é ano 1973 . Mas só para esclaracer, para obter a placa preta, o veículo deve estar inscrito como sócio em qualquer clube que seja filiado à FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos. Passará por uma vistoria de originalidade por uma comissão homologada e receberá o Certificado para Placa Preta. O custo , já incluso a vistoria e lacração  ( em S. Paulo) , é de R$ 170,00.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003


Nome: RENATO MARTINS

Email: DR RENATOMARTINS@.AOL.COM.BR

Fone: 37634925

Cidade: SÃO PAULO SP

Comentarios: PARA GUSTAVO CBS
GUSTAVO MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO ,LOGO SE VE QUE VOCÊ ENTENDE DA MATÉRIA, E APROVEITO PARA TE PERGUNTAR OUTRA COISA POR QUE A CARCAÇA INFERIOR DO MOTOR DAS CB 400 80 E 81 É DIFERENTE DAS CB 400 82 E 83? TENHO 3 CB400 ANO 80/82/83 E SINTO MUITA DIFERENÇA AO PILOTA-LAS A 80 E 82 TEM O MOTOR MAIS "REDONDO" E PARECE SER MAIS ELASTICO,JÁ A 83 BATE "QUADRADO" E PARECE AMARRADA,ISSO SE DEVE A NACIONALIZAÇÃO? SE FOR QUAIS PEÇAS PODEM SER RESPONSÁVEIS POR ISSO?ACESSEI SEU SITE VÁRIAS VEZES MAIS NÃO VI NENHUMA SEÇÃO ONDE PODERIAMOS TIRAR ESSAS DÚVIDAS, UM ABRAÇO

Caro Renato: Sugerimos que você entre em contato diretamente com o especialista Gustavo CBs, pelo e-mail gustavo.cbs@bol.com.br

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003


Nome: giuliano

Email: biccio@uol.com.br

Fone:

Cidade: Sao Paulo

Comentarios: Tenho uma CB400 com KM30.000 unico dono.
Gostaria de uma oficina confiavel para fazer alguns reparos. Em todas que eu fui, (inclusivel concessionaria) não fiquei satisfeito. Agradeço a ajuda.

Caro Giuliano: Entre em contato co o Eduardo "Dudu" Machado na Akira Motos pelo fone 11-6128-1000, que temos certeza que você estará em excelentes mãos !

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003


Nome: beto

Email: artmoto@bol.com.br

Fone: (19)34021650

Cidade: piracicaba

Comentarios:        Gostaria que me informassem quais os fornecedores de pigmento em po para pintura de motos.  obrigado.

Caro Beto: Para essa informação, entre em contato com o Valdir da Valdir Pinturas, no 11-9906-8951.

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003


Nome: DENIS

Email: DIBARADIT_2003@HOTMAIL.COM

Fone: 49188878

Cidade: CAP FED  ARGENTINA

Comentarios: NECESITO FICHA Y DATOS TECNICOS SOBRE EL CG125 1978

Motor Monocilindrico, 4 tempos
Cilindrada 124 cc
Comando lateralmente ao bloco, por varetas (2 válvulas)
Potência 11 HP @ 9000 rpm
Torque máximo 0,94 Kg/m @ 7500 rpm
Diâmetro e curso  56,4 X 49,5 mm
Taxa de compressão 9,0 : 1
Transmissão  4 marchas
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Transmissão secundária corrente
Dimensões:  
Comprimento 1.900 mm
Largura 735 mm
Altura 1.025 mm
Distância entre eixos 1.200 mm
Distância mínima do solo 140 mm
Peso 94 Kg
Capacidade do tanque 9,5 l
Capacidade de óleo np cárter 1,0 l
Quadro Tubular simples
Suspensão dianteira Garfo telescópico, amortecedor hidráulico com mola helicoidal
Suspensão traseira Braço oscilante, amortecedor hidráulico, com molas helicoidais
Pneu dianteiro 2,50 X 18
Pneu traseiro 2,75 X 18
Freio dianteiro a tambor
freio trtaseiro a tambor

Alguns Números:

Aceleração:  0-100 (km/h)  - 21,3 s

Consumo: A 80 km/h constante  - 38,9 Km/l   na cidade - 35 km/l

Velocidade máxima - 106,2 km /h

Abraços,
Ricardo Pupo
24/02/2003



Nome: Rafael

Email:

Fone: 432433

Cidade: San Luis Argentina

Comentarios: Si son tan amables necesitaria repuestos de la moto honda CB 750 Mod. 83: Saber los Precios de: Cubierta trasera los guiñes traseros y delanteros completos, plato, cadena y peñon  si ustedes pueden llamar al telefono se lo agradeceria, hasta que yo tenga mi E-mail

Caro Rafael: Você encontrará essas peças no Jacaré Motocicletas Clássicas no telefone 011-3338-1560. (São Paulo)

Abraços,
Ricardo Pupo
25/02/2003


Nome: Silvano Proença

Email: silvano@adm.feis.unesp.br

Fone: 018 9709 1509

Cidade: Ilha Solteira

Comentarios: Olá Ricardo
Já faz muito tempo em que escrevi para o Motos Classicas da última vez. E gostaria de agradecer-lhe, pois todos as informações que vc me deu foram ótimas.
Parabenizo também a vc e a todos que transformaram o seu site numa referência quando se trata de classicas.
Minha 400 Four 75 está rodando já a um ano, mas não tive paciência de deixa-la original, assim acabei customizando ela levemante com alguns cromados e uma adaptação no banco e lanterna traseira.
Vou mandar umas fotos, mas prometo que providenciaei umas melhores, ois estas nem eu gostei.
Gostaria de saber se para minha moto posso usar outro tipo de cabo do contagiro que não seja os ditos "originais"?
Agradecido.
Silvano.

Caro Silvano:  O cabo de contagiros da CB 400 nacional serve na 400 Four. Estamos aguardando as fotos !

Abraços,
Ricardo Pupo
26/02/2003


Nome: Carlos Locatelli

Email: locatelli@expressao.com.br

Fone: 48 3348970

Cidade: Florianópolis

Comentarios: Vocês tem algum contato com mecanicos, lojas ou gente que tem (tinha) Montesa para trial?

grato

Caro Carlos: Nós só conhecemos quem tenha Montesa H6 360. As Trial vieram pouquíssimas. Fica aqui seu pedido de contato. Quem puder, entre em contato.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/02/2003


Nome: Gustavo CBs / Campo Largo - PR

Email: gustavo.cbs@bol.com.br

Fone:

Cidade: Campo Largo/PR

Comentarios: Resposta pro Renato Martins 

Olá Renato: você é que tem 3 CBs 400, e eu é que sou especialista???? Na verdade, você é que devia me tirar umas dúvidas, hehehe. Mas deixa eu ver o que eu posso ajudar.
Eu confesso que nunca andei numa CB400 "japonesa", as 80/81/82, não sei te dizer o motivo do motor destas ser mais suave que as 83 e 84. Até nunca tinha ouvido falar nisso.... O que eu sei, é que as japonesas tem 40 cv e as nacionais tem 39 cv, numa faixa de rotação diferente (não sei exatamente qual essa rotação), e também, isso eu li nas antigas MotoShow, que a partir de 83, sendo o motor nacional, o sistema de lubrificação do virabrequim é diferente. Nas primeiras, se você fizer wheeling, o óleo escorre para trás, a bomba não consegue puxar esse óleo e o virabrequim e comando entregavam sua alma ao criador..... com o sistema diferente, dá pra empinar a moto à vontade!!! O Birigui é que era craque nisso......

Talvez, talvez...... a diferença na carcaça se deva exatamente por isso, mudança no sistema de lubrificação, a bomba, ou o "pescador" em posição diferente. Mas eu li que era a partir do modelo 83, mas você cita que já a 82 tem a carcaça diferente. Há essa dúvida do ano....

Espero ter ajudado, abração!!!

Caro Gustavo: Mais uma vez valeu !

Abraços,
Ricardo Pupo
26/02/2003


Nome: Mr. Ferrazzini

Email: mferrazzini@parmalat.com.br

Fone: (11) 9162-6567

Cidade: São Paulo

Comentarios: Possuo uma CB750 Four K, 1975, vermelho cereja. É a minha paixão, contudo, não encontro quem consiga tirar os vazamentos de óleo que ela apresenta. Ouço comentários que não tem jeito para isso. É verdade que é impossível tirar os vazamentos e que motos antigas sempre vazam? Vocês conhecem algum BOM, ÓTIMO, EXCELENTE mecânico especializados neste modelo de moto? Por favor, urgente me respondam.

Caro Ferrazini: As motos com mais idade, ou seja, as Clássicas, tem uma probabilidade maior de pequenos vazamentos de óleo, pois as borrachas de vedação, as juntas, o-rings, retentores, podem estar ressecados ou estragados. Porém, com uma boa revisão e troca desses componentes, o motor da sua Honda CB 750 K deverá ficar sequinho ! Moto Clássicas não vazam óleo !!!  Sugerimos que você entre em contato com o Toné, da Moto Four, pelo fone 11- 3868-3120, que ele lhe fará uma revisão completa com rapidez e eficiência.

Abraços,
Ricardo Pupo
26/02/2003


Nome: Fábio Pereira Batista

Email: fapeba@ig.com.br

Fone: 78363156

Cidade: São Paulo

Comentarios:  Herdei uma CB350 ano 1972, e gostaria de tirar duvidas sobre o magneto, e regulagem das valvulas. sem mais obrigado

Caro Fábio: Para esclarecer as suas dúvidas, entre em contato com o Vicente da On The Road Motos, no 11-3673-5535.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/02/2003


Nome: Marcelo Lage de Almeida

Email: marcelo_lage@hotmail.com

Fone: (21)24162160

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Tenho uma cb500four 1974 e estou precisando do reparo para os carburadores. Onde posso encontrar?

Caro Marcelo: Você encontrará esse reparo na Silverstone Moto, no 11-3333-3285 com Sylvestre, ou na Moto Racer no 11-222-7922 com o João.

Abraços,
Ricardo Pupo
27/02/2003


Nome: ROGERIO DE SOUZA

Email: MGJPS@IG.COM.BR

Fone: 0151239330057

Cidade: SAO JOSE DOS CAMPOS

Comentarios: COMPREI UMA CB 350 72 VERDE PARADA  A MAIS OU MENOS 18 ANOS.GOSTARIA DE DICAS DE REPAROS DOS CARBURADORES,VELAS,PLATINADOS POIS ELA TEM 40000KM ORIGINAIS SENDO UNICO DONO, TODA ORIGINAL INCLISIVE UM BAGAGEIRO DA EPOCA E DETALHE O MANUAL ESTA DEBAIXO DO BANCO QUASE JA EM DECOMPOSICAO.GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS POIS EM BREVE MANDAREI FOTOS DO ANDAR DA RESTAURACAO. OBRIGADO DESDE JA E UM FORTE ABRACO  A TODOS.

Caro Rogério:  Maravilha de aquisição ! Dá até água na boca !  Você deve ter alguns cuidados para girar esse motor, pois ele pode estar travado ou enferrujado. O Kit de carburação e platinados vc encontra na Silverstone Moto, com o Sylvestre (11-3333-3285), e vc pode entrar em contato com o Toné da Moto Four (11-3868-2120) que ele lhe ajudará no processo de funcionamento do motor. Vá registrando tudo e nos mande as fotos para a seção Passo-a-Passo.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/02/2003


Nome:  weslley

Email:  weslleyyamaha@bol.com.br

Fone: 083-99673552

Cidade:  sousa

Comentarios:   GOSTARIA QUE ALGUÉM ME INFORMASSE,ONDE POSSO ENCONTRAR PEÇAS PARA AS RDs 50 E 75. UM ABRAÇO E OBRIGADO.

Caro Wesley: Você encontrará muita coisa para essas motos no Jacaré Motocicletas Clássicas, no 11-3338-1560.

Abraços,
Ricardo Pupo
28/02/2003


Nome: andre luiz

Email: affig@ig.com.br

Fone: (21)38998731

Cidade: rio de janeiro

Comentarios: Gostaria de saber se existe alguma empresa nacional capaz de confeccionar as curvas de escapamento idênticas às originais para CB550four assim como escapamentos em desenhos e medidas criados por mim.Obrigado.

Caro André: Em S. Paulo nós temos a Sarachú Escapamentos. Procure o Regino pelo fone: 11-3765-0765. Cite o Motos Clássicas 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/03/2003



 Acabei de adquirir um 400f 1976 e ja comecei a
restaura-la, gostaria de receber informacoes adicionais sobre essa paixao,
digo paixao porque a 6 anos tento comprar essa moto ate que consegui.
aguardo resposta obrigado

Eduardo  Maximus 
maximus@iconet.com.br  Segunda Feira, 3 de Fevereiro de 2003, às 20:06:41

Caro Eduardo: Além das informações constantes no Teste do Mês realizado com a Honda CB 400 Four, quais informações você gostaria de ter ?

Abraços,
Ricardo Pupo
05/03/2003


   Estou comprando uma Honda Cb200 ano 1975, a documentação está atrasada e me custará R$300,00 para legalizá-la. O motor está fumando, existe umidade (óleo) no escapamento, e a parte elétrica tera de ser refeita, porém a moto está sendo usada normamente, pois o proprietário reside na zona rural. Estou pagando por ela R$800,00.

    Como sou iniciante na restauração de motos, gostaria de pedir sua ajuda no seguinte: O preço é justo? (considerando que não pretendo vende-la). As peças podem ser encontradas no Brasil? existe compatibilidade para substituição por peças de outras motos nacionais sem perda da "aparencia" original?

  Obrigado

Mateus Sampaio  matsampaio@uol.com.br

Amparo - SP

Caro Mateus: Pelas suas informações, achamos que o valor despendido para a aquisição, reforma e documentação, está dentro de parâmetros normais . As peças das Clássicas Honda são mais fáceis de se encontrar no Brasil, devido ao grande número de motos que vieram na época, e finalmente, você pode adaptar peças de motos Honda nacionais, sem perder a originalidade . Boa sorte na restauração !

Abraços,
Ricardo Pupo
05/03/2003


Nome: Antonio Souza

Email: silverio@netflash.com.br

Fone: 25220738

Cidade: Rio de Janeiro

Comentarios: Possuo uma Honda GL 1000/1976. Gostaria de saber qual é consumo de
gasolina considerado normal  desta moto. Obrigado pela sua atenção.
Atenciosamente,

Caro Antonio Souza:  O consumo da Honda GL 1000 1976 é de aproximadamente 18 km / l em velocidade constante a 80 km / h. 

Abraços,
Ricardo Pupo
05/03/2003


Nome: Jorge

Email: jmjc@brfree.com.br

Fone:

Cidade: São Paulo

Comentarios: Olá pessoal do site!
Eu sei que minha dúvida não tem muito "haver" com motos clássicas, mas se vcs puderem me responder esta dúvida eu agradeço.
Estou querendo comprar uma moto e achei umas com preços bem abaixo da faixa, só que são motos compradas em leilão. Minhas dúvidas são:
É possível documentar essas motos, é preciso reemplacá-las, quanto fica para fazer isto, e pessoalmente vc acha que é um bom negócio?

Obrigado, Jorge

Caro Jorge: De certa forma, essa questão está relacionada com motos clássicas, pois muitas das que vemos rodando por aí e totalmente legalizadas, foram arreamtadas em leilões. Porém, em leilÕes da Receita Federal, quando a moto, depois de pagos todos os impostos, fica legalizada. Há hoje leilões de veículos sinistrados (furto, batidas, etc) e veículos apreendidos (falta de pagamento, etc.) Esses também podem ser legalizados. O melhor é você se informar no detran no telefone 11- 3243-3977.

Abraços,
Ricardo Pupo
05/03/2003


Nome: peter

Email: p.sas1@chello.nl

Fone: 06-51976520

Cidade: Dordrecht

Comentarios: Hello i hope someone can help me i am searching fore a exhaust fore a yamaha fs1 50 cc it is the exhaust thats go from the cilinder to the buddyseat please mail me when you have something i also can send you a picture with the exhaust i mean

greetings peter

Dear Peter: Here, in Brasil, this exhaust in very rare ! We know that in China are that part new. In the site e-bay ( www.ebay.com ), you can find it ! 

Regards,
Ricardo Pupo
06/03/2003


Nome: Evandro T. Madureira

Email: etm@robynet.com.br

Fone: (31)38518070

Cidade: João Monlevade - MG

Comentarios: Olá Pessoal!
Estou restaurando minha CB500 Four ano 74 e estou tendo problemas com a parte elétrica. Suspeito que o retificador está com problemas. Gostaria de saber que tipo de Diodo eu poderia utilizar, para fabricar um novo retificador.

Agradeço a atenção.

Um Abraço

Caro Evandro: A melhor opção é trocar o retificador por um novo da CB 400 e manter o regulador de voltagem original. Ao ligar o retificador, não usar o fio preto (deixe desligado). Se quiser mais detalhes, fale com o Jacaré no 11-3338-1560. 

Abraços,
Ricardo Pupo
06/03/2003


Nome: Carlos Trivellato

Email: setrivellato@uol.com.br

Fone: 19 3481 1437

Cidade: São Pedro

Comentarios:     Ao Sr. consultor técnico Ricardo:

    Tudo bem? Existe aqui em S.Pedro, uma CB 360 em estado lamentável, mas, por incrível que pareça, ainda anda. Vários foram seus donos últimamente, mas nenhum que conseguisse resolver seu pior problema: ela não carrega a bateria. Dizem que é um defeito no "estator" (ou será "extator", sei lá...). Pergunto: o que pode causar esse defeito? Não seria algum problema com o alternador? Por um acaso, o alternador da 400 four serve nela? Quanto pode valer um "osso" dêsse em condições críticas de conservação (banco, carburação, guidon, pintura e freio não originais, motor vazando, enfim, um horror...)? Um abraço!

   Carlos Trivellato

Caro Trivellato: Pelo estado da moto descrito, o problema elétrico deve ser tanto no extator como no alternador. Ela precisa de uma revisão geral, para verificar possíveis curtos (chicote velho e desencapado), cabos de vela (fuga de corrente), e demais componentes. Quanto ao valor, acho que uma moto nessas condições, para restaurar, só se for por prazer, pois em termos econômicos, com certeza dará um tremendo prejuízo. De graça já está caro !!

Abraços,
Ricardo Pupo
06/03/2003


Nome: Paulo Parro

Email: ppgeo@bol.com.br

Fone: 61 344 6457

Cidade: Brasília - DF

Comentarios: Recentemente comprei uma moto honda CB 400. O estado dela é muito bom, mas tenho algumas dúvidas em relação à manutenção:
 - O óleo deve ser trocado a cada 1000 km, semelhante as motos pequenas?
- Que outras manutenções preventivas devo fazer para preservar a moto: ex: troca de óleo da bengala, regulagem do motor , etc...
- Qual a durabilidade média dos pneus?
- Como saber se os amortecedores já não estão na hora de trocar?

Caro Paulo: A manutenção preventiva da Honda CB 400 deve obedecer normas de segurança como qualquer outra moto. Tudo vai depender das condições de uso da moto. Se for muito exigida, em locais de altas temperaturas, estradas de terra, etc, o óleo deve ser verificado e trocado com frequência maior, assim como os filtros de óleo e ar também. O óleo da bengala só deve ser trocado em caso de vazamentos dos retentores. Os pneus também terão vida útil determinada pelo uso. A recomendação é que seja efetuada a troca quando o sulco principal atingir a profundidade mínima de 2 mm. Para motos que rodam em locais só de retas, a troca pode ser feita quando o pneu estiver "quadrado". Os amortecedores traseiros podem ser testados pressionando a parte traseira da moto, que não deve "balançar" . Porém essas são apenas indicações gerais. O ideal, é procurar um profissional competente que poderá avaliar as condições gerais da moto e fazer um acompanhamento. Boa sorte no uso de sua CB 400 !

Abraços,
Ricardo Pupo
07/03/2003


Nome: oscar de almeida vaz

Email: oscar.1@bol.com.br

Fone: 021 91597051

Cidade: rio de janeiro

Comentarios: estou fazendo a recuperação de uma kawasaki kz 900, ano 1974, Z1R; e como não consigo válvulas originais para ela, optei por usar válvulas automotivas nela. Já encontrei válvulas de descarga similares, porém vou ter de usinar as válvulas de admissão (motor ford 1.6). Terei que diminuir o diâmetro da cabeça da válvula em 2mm. minha pergunta é: após desbastar o diâmetro da cabeça e a face de assentamento da válvula de admissão, preciso fazer algum tipo de tratamento térmico? agradeço a atenção e gostaria de deixar meu e-mail para quem quiser trocar informações sôbre preparação de motores de motos antigas. um grande abraço, oscar.1@bol.com.br.

Caro Oscar: Você tem duas alternativas. Se você encontrar um torneiro muito bom para usinar as válvulas sem destemperar (o que é muito difícil !) , seria muito melhor. Caso não consiga, você terá que destemperar o aço, usinar e temperar novamente, o que pode causar fragilidade no material e correr o risco de quebra de uma válvula, com a conseguente queda de fragmentos no cilindro, o que causaria um dano muito grande ao motor. O ideal, seria procurar (pode usar inclusive nossa seção de "Peças e Acessórios") as válvulas originais. Tente contato com o Ralf da Moto Ralf (2772-6731 ou 9988-1676) aí no Rio de Janeiro. Ele poderá lhe auxiliar.

Abraços,
Ricardo Pupo
07/03/2003


Nome: cicero

Email: cicirefe@ig.com.br

Fone: 30456345

Cidade: sao  paulo

Comentarios: quero informacoes sobre rd 135

Caro Cícero: A RD 135 é uma moto que não se enquadra em nosso site, que abrange motos (Clássicas !) fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70 !

 A Yamaha RD 135 foi lançada em julho de 1987, juntamente com o modelo RDZ 135. Pela informação que obtivemos, no ano de lançamento só havia a cor vermelha para a RD e branca para a RDZ.

 


RDZ 135 e RD 135 1987

Abraços,
Ricardo Pupo
08/03/2003



 gostaria de receber fotos e informações da CB 450 Nelson Piquet

nome: Jorge Duarte

tjorgeduarte@aou.com

Caro Jorge: Veja a resposta ao internauta Benito Bonfim, na página 9 desta seção.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: alexandre

Email: alexandre.mamari@globo.com.br

Fone: (22)38351198

Cidade: carabuçu-rj

Comentarios: tenho uma ouro suzuki gt 1971 e uma yamaha tt 1981 prata que vou restaurar preciso saber qual a cor serta. das duas.
obrigado desde ja

Caro Alexandre: A Suzuki GT 750 foi lançada em 1971, na única cor lilás e branca. Já a Yamaha TT 125 1981 saiu nas cores branca, e vermelha. 


Suzuki GT 750 1971


Yamaha TT 125


Nome: WILSON DOS SANTOS RAMOS

Email:

Fone: 082 292-1131/1291

Cidade: PORTO CALVO -AL

Comentarios: GOSTARIA DE SABER A FICHA TÉCNICA DA HONDA CBR450SR E TAMBÉM UMA FOTO, POR SOU SUPER FÃN DESTA MÁQUINA, E POR ISSO GOSTARIA DE SABER UM POUCO SOBRE ELA.

Caro Wilson: A honda CBR 450 SR é uma moto que não se enquadra em nosso site, que abrange motos (Clássicas !) fabricadas entre meados dos anos 60 até o início (bem início !) dos anos 80, com enfoque nos anos 70 ! Você irá encontrar a sua história completa na Revista Duas Rodas da edição de Março, que se encontra nas bancas.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003



 tengran   alguna   foto   de   suzuki rv 125, agradecere   que  lo  publiquen.
 franco 
francoloz@hotmail.com

Caro Franco: A Suzuki RV 125 foi lançada em 1972 , modelo Van Van e fabricada até 1973, modelo Tracker.  Foi relançada agora em 2003.


Suzuki RV 125 1972

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: danilo campos

Email: danilosicampos@uol.com.br

Fone: 34-3333-3616

Cidade: Uberaba - MG

Comentarios: Gostaria de saber como resolvo o problema da CB 750 "Bol Dor" que não censegue gerar carga para carregar bateria (está gerando 11.9 na baixa e 13.4 na alta).

Caro Danilo: Entre em contato diretamente com o Jacaré da Jacaré Motocicletas Clássicas (11-3338-1560) , que ele lhe orientará quanto ao problema elétrico que você está enfrentando. 

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: Miguel Angelo Quaggio

Email: angeloquaggio@aol.com

Fone: 16 624-0051

Cidade: Ribeirão Preto/SP

Comentarios: Tenho uma RD 350 ano 74 e acredito que o guidão da mesma já foi trocado. Gostaria de saber qual o guidão que mais se aproxima do original desta moto e onde posso conseguí-lo pois a estou restaurando.

Caro Miguel: Para tirar essa dúvida e outras mais possíveis em relação à Yamaha RD 350, entre em contato com o Toné da Moto Four (11-3868-3120). Ele lhe orientará.

Abraços
Ricardo Pupo
10/03/2003


Olá pessoal, sou proprietário de uma CB750K, ano 1.974,desde Dez/01, epoca em que connheci este site, e no qual eu curto muinto.
A minha duvida é a seguinte, as ultimas motocicletas que tive, foram CB, Virago, motos estas que voce coloca a 5ª marcha e esquece da vida.Na galo tem que se trabalhar o cambio para motor estar sempre com o giro lá em cima, portanto qual é melhor marcha para se andar na cidade, 2º, 3º , na estrada na velocidade de cruzeiro de 120 Km., ideal é a 4º marcha ou 5º, nesta   velocidade o ideal para  fazer   uma retomada, o ideal é de 5º para 4º ou 3º, qual a velocidade maxima que esta moto da em cada macha.
Um grande Abraço
 
Daniel C.Barros
(11)4048 1235

d_dan@ig.com.br 

Caro Daniel: O uso das marchas na cidade vai variar muito, pois temos quarteirões curtos, subidas, avenidas longas, radares, etc. O ideal é estar sempre por volta dos 4 mil giros. Já na estrada, a utilização é sempre em 5ª marcha. Geralmente só se reduz uma marcha em utltrapassagens rápidas, pois nas normais, nem isso necessita, é só acelerar que a moto ganha velocidade suficiente.  As velocidade indicadas para as marchas são:

1ª marcha - 60 Km/h
2º marcha - 90 km/h
3ª marcha - 110 Km/h
4ª marcha - 140 km/h
5ª marcha - 180 km/h

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: Walter Fortes Júnior

Email: wfortes@unipar-sp.com.br

Fone: 0xx11 4478 4103

Cidade: Santo André

Comentarios: Gostaría de saber o contato de alguém que possa fabricar uma bóia de carburador conforme amostra uma vez que a do motor que estou recuperando é de cortiça e devido ao tempo de uso encharca e perde a regulagem afogando o motor. A bóia precisa ter no máximo 7 gramas e é claro ser de material resistente a solventes.

Caro Walter: Infelizmente não conhecemos ninguém que possa executar esse trabalho. Se algum internauta souber, pode entrar em contato que publicaremos.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: Joel

Email: maronejoel@uol.com.br

Fone: 9949-5325

Cidade: São Bernardo do Campo-SP

Comentarios: Tenho uma Bold'or 900 ano 81 e estou precisando das agulhas e sedes do pistonete dos carburadores. Tenho um primo que está nos EUA e poderia me mandar isso, porem preciso do código destas peças para que ele possa comprar. Já andei vendo com algumas pessoas aqui de SP, mas o preço não é nada acessível. Já encontrei tb peças similares mas não eram originais, essas não me interessam. Favor entrarem em contato comigo caso saibam como posso conseguir isso, muito obrigado.

Joel.

Caro Joel: Nós não temos o Part List da CB 900 F. Mas em Miami, qualquer loja da Honda tem essas informações. Peça para seu primo se informar por lá ! O Sylvestre da Silverstone Moto (11-3333-3285) tem essas peças e seu preço costuma ser muito bom.

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: Marcos Pastor

Email: Lmpastor@ig.com.br

Fone: 11 99875401

Cidade: Sorocaba/SP

Comentarios: Caros Amigos,
Parabéns pelo site que dá a nós saudositas e amantes destas maravilhosas clássicas todo o suporte e ajuda quando temos duvidas para tentar mantê-las rodando.
Bom, vamos lá, tenho uma CBX 1050 ano 1980 totalmente original (inclusive é a que está num poster com Xuxa em 1983), gostaria de saber porque o velocimetro marca em milhas e a parte em quilometros marca sómente até 140/h visto que a máquina vai até bem mais que isto ?
Abraços
Marcos Pastor

Caro Marcos: Existiu uma versão que foi vendida nos EUA, onde a legislação da época era rigorosa e exigia  velocidade e potência máximas para motocicletas. Houve então esta fase onde muitas vêzes o velocimetro era "maquiado" para burlar a lei americana. Por isso que em muitas motos você ouve falar na versão Européia, com X cavalos e na versão Americana com menos. Muitas vêzes é só no manual e no velocìmetro que está a diferença. Alguns modelos de CBX 1050 saíram com a relação muito curta, o que dava a velocidade final muito cedo !

Abraços,
Ricardo Pupo
10/03/2003


Nome: Marcos Pastor

Email: Lmpastor@ig.com.br

Fone: 11 99875401

Cidade: Sorocaba/SP

Comentarios: Caros Amigos,
Grato pelos esclarecimentos referente a minha CBX 1050 e aproveito para confirmar que a relação de minha moto é bem curta, qual a relação ideal para que o motor fique com elasticidade (longo) e trabalhe com menos rpm ?

Mais uma vez agradeço as dicas

Um Grande Abraço a todos

Marcos Pastor

Resposta de nosso consultor Luigi:

uma série da CBX, dirigida ao protecionista mercado americano, tinha o câmbio "encurtado" , o velocímetro que marcava 80 MpH e (mais importante) uma chapinha no quadro que dizia que a "usina" gerava só 79 Hp ... Só assim as Harley poderiam sobreviver à invasão .

As soluções são duas, uma bem barata e outra bem cara :

A bem barata é mandar fazer uma coroa com vários dentes a  menos que a original  (um pinhão maior não cabe)

A bem cara é trocar o câmbio inteiro por um dos modelos Europeus, do mesmo ano .

Caso também queira , consulte o www.cbxclub.com .


Nome: Ari

Email: arimeireles@hotmail.com

Fone:

Cidade: Alfenas

Comentarios: Gostaria de saber qual é o preço de uma mini moto TANI ano 81.
Quem puder me informar, ficarei muito grato.
atenciosamente,
Ari

Caro Ari: A questão de valores é sempre muito complicada e muito ampla, envolvendo muitas variáveis ! Fica difícil opinar ! Em nossa Galeria Brasil, há uma mini moto Tani, do internauta Marcelo. Talvez ele possa lhe ajudar. Entre em contato com ele !

Abraços,
Ricardo Pupo
11/03/2003


Nome: Fabricio Moreira Gomiero

Email: fabriciomgomiero@superig.com.br

Fone: 11 78078213

Cidade: Sâo Paulo

Comentarios: Adquiri uma GT 380 ano 76, cor prata. Mas ela está precisando de um banho de tinta. Então, eu pergunto qual é o tom ou o código da sua cor(prata, e se existir a cor vermelha para essa moto, pois eu gosto de motos vermelhas, mas eu não queria q ela perdesse a sua originalidade. Obrigado

Caro Fabrício: Com relação às cores originais do modelo 1976, você deve procurar o Diego da San Diego (11-3872-2099), pois ele tem todos os catálogos dessas motos com essas informações. Para executar a pintura, você deve procurar o Valdir, da Valdir Pinturas (11-9906-8951 ou 11-3984-2877) ou o Sidão da Scigliano Pinturas (11-6966-4455). São excelentes profissionais. Sempre cite o Motos Clássicas 70.

Abraços,
Ricardo Pupo
12/03/2003


Nome: fabio eduardo

Email: feppbr@zipmail.com.br

Fone:

Cidade: SAO PAULO

Comentarios: OLA, ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA,POSSUO UMA CBX 1050,E ELA NÃO ESTA DANDO FAÍSCA NAS VELAS.ISSO ACONTECEU DEPOIS QUE EU TIVE QUE MEXER NOS FIOS QUE FICAM DENTRO DO FAROL PARA CONSERTAR UM OUTRO DEFEITO.
JÁ FIZ DE TUDO PRA VER SE TEM ALGUM MAL CONTATO EM ALGUM DOS FIOS MAS NÃO DESCOBRI NADA,AGORA ELA NÃO DÁ FAISCA EM NENHUMA DAS VELAS, O QUE SERÁ ? VCS PODERIAM ME DAR UMA DICA?
VALEU!!! AGRADEÇO DESDE JÁ.
FABIO.

Caro Fábio: Sua moto precisa passar por uma pequena revisão elétrica. Sem dúvida algo foi ligado errado e as bobinas não estão funcionando. Aconselhamos que vc leve sua moto ao Jacaré Motocicletas Clássicas (veja o endereço nos banners) pois lá ele tem amplas condições de resolver esse problema. Ele desenvolveu um aparelho de diagnóstico de panes elétrica que indica qualquer problema que haja na moto ! Leia também a matéria sobre o Jacaré (seção Matérias Anteriores , Personalidades, na Página Principal).

Abraços,
Ricardo Pupo
12/03/2003


Nome: jorge

Email: serex.asistencia@futurnet.es

Fone:

Cidade: españa

Comentarios: hola tengo una cb900 boldor , los cables del alternador estan cortados y no se como conectarlos a el regulador
saludos

Caro Jorge: Do alternador da CB 900 F, saem 5 fios, sendo 3 amarelos, 1 verde e um preto. Na CB 900 pode haver 2 tipos de regulador. Um, que já é também o retificador, e outro onde regulador e retificador são peças separadas. No caso de serem separados, que é o mais comum, a ligação é a seguinte. Os 3 fios amarelos do alternador (que são de carga) vão para o retificador. O fio verde, que é o terra, pode ser ligado no verde do regulador ou no chassis da moto. E o fio preto (que é da força), vai para o preto do regulador. Se for uma só peça, é só ligar fio com fio na cor respectiva. Espero que tenha conseguido entender !

Abraços,
Ricardo Pupo
13/03/2003


Ricardo, agradeço muito a atenção. Meu problema não é a usinagem das válvulas, haja visto que eu sou torneiro e inclusive neste fim de semana, eu mesmo fiz esse serviço. Desbastei as válvulas de admissão e descarga, igualando as medidas originais. Tal trabalho não é feito em torno, e sim numa retificadora de válvulas, máquina da qual disponho. Válvulas não são temperadas. Suas hastes com certeza, são cementadas. porém o tratamento térmico da cabeça é uma incógnita que ainda não descobri. O bitz risca a face de assentamento, o que evidencia que a cabeça tem grau de dureza menor que o aço rápido, porém são muito macias ao corte por rebôlo. Amanhã terei terminado o assentamento de todas, já que estou retificando a sede com uma esmerilhadora portátil muito eficiente, porém continuo na dúvida: precisa-se tratar a cabeça? Pelo comportamento, durante a usinagem, dá a impressão nítida que não.
 Muito obrigado,
oscar.1@bol.com.br

Caro Oscar: De acordo com nosso consultor, Vicente, as válvulas tem que ter tratamento, pois trabalham sob condições de alta temperatura e pressão. Para resistir ao esforço a que são submetidas, as válvulas tem que ser tratadas, inclusive a cabeça. Se quiser mais detalhes, entre em contato diretamente com o Vicente pelo fone 11-3673-5535.

Abraços,
Ricardo Pupo
13/03/2003


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