Passo-a-Passo
HONDA CB750K
1972

Indice Passo-a-Passo

Home


por: Valdir
bardella66@yahoo.com.br


Objetivo:

 

20 de abril de 2006:

Compra:

Quando terminei a restauração da minha primeira moto, (CB 500 F 1972 – Passo à Passo), eu pensei que nunca mais iria restaurar outra moto.
Ledo engano....

Após a minha moto estar documentada e a parte mecânica completamente pronta comecei a curtir a moto e, sempre que podia, saia para dar uma volta

Em um desses passeios fui até a casa de um amigo, que tinha acabado de restaurar uma CB 750 K 1972 e ele me ofereceu a moto para dar umas voltas.

Nunca tinha pilotado uma CB750K antes, e após umas voltas não queria mais parar.
Isto foi suficiente para começar a ver os classificados do MC70 e procurar uma CB750K, mas eu pensava, “é só para olhar e matar a curiosidade e não vou comprar, afinal já tenho uma clássica e não preciso de outra”.

Todo dia eu olhava e procurava uma moto boa e com preço razoável, até que um dia eu encontrei uma CB750K2, modelo F1, gostei das fotos do anúncio e acabei ligando.

Após várias conversas telefônicas com o proprietário e o mecânico no Rio de Janeiro, decidi fazer uma oferta, para a compra.

Não é que  fechei negócio ?!!!  Sem ver a moto, pois estava no Rio de Janeiro e eu moro em SP.


Estas são as fotos do anúncio da moto

 

Marquei um sábado, para ir até o Rio para buscar a moto.
A moto estava na MOTORALF e o proprietário, Fernando já estava me esperando.
Logo que cheguei, ví a moto e gostei do estado geral, mesmo estando adaptada para o modelo F1, freio com muito vazamento, várias peças metálicas soldadas no quadro, para-lama traseiro de fibra, painel tipo igrejinha da F1, velocímetro e conta-giros que não funcionam dentre outros detalhes.

O motor, aparentemente, não apresenta folgas e nem está queimando óleo, pois não pretendo abrir este motor tão cedo, e assim fechei o negócio.

Todos foram muito simpáticos e espero voltar no Rio novamente com a moto, para rever os novos amigos que fiz neste dia.

Agora é só carregar a moto na carreta e pegar a estrada de volta.
Fiz uma viagem de 1200 km em um único dia (ida e volta), mas valeu a pena, pois tenho certeza que é uma moto com grande potencial para um boa  reforma.


Moto na carreta e pronta para viagem de volta


Moto devidamente amarrada na carreta


Eu estou á direita de quem olha ao lado do Fernando, antigo proprietário
da moto

 

Nesta restauração, vou fazer a  desmontagem completa da moto e iniciar a montagem após a recuperação e pintura de cada item.

ESTADO INICIAL DA MOTO:

Após alguns dias em casa, comecei a desmontagem da moto e encontrei os primeiros itens que deverão ser alterados.

O tanque, embora esteja em perfeitas condições e muito bonito, deverei troca-lo pelo original do modelo K, pois o que está no moto é do modelo F1:


tanque F1

 

Protetor de corrente está furado e deverá passar por uma funilaria antes da pintura ou cromo.


protetor de corrente

 

Para a adaptação do modelo de banco e do tanque da F1, foi fabricado um para-lama de fibra, soldados vários suportes no quadro, que serão removidos e o banco está com as dobradiças soldadas do lado contrário.

 

O tanque de óleo foi instalado o da F1, será substituído pelo modelo K:


tanque de óleo


sem tanque

 

Como parece típico de todas as motos que eu tenho visto, a parte elétrica sempre necessita de uma revisão completa


parte elétrica

 

No painel foi instalado uma igrejinha e nada funciona, vou voltar com a chave no local original.


painel

 

O sistema de freio, que não está funcionando, não é original e será trocado:

 

Existem tampas da válvulas que deverão ser trocadas e usarei as nacionais, pois as da Honda Biz servem e são muito mais baratas:

 

GARIMPO DE PEÇAS

Iniciei a compra das peças básicas para iniciar a restauração e vejam o que eu consegui:

- TANQUE DO MODELO K2, completo e em ótimo estado, com a tanque, trava com chave e emblemas, só necessitando de uma pintura, pois devo pintar para a cor prata;


tanque de combustível

 

- PARA-LAMA DIANTEIRO, MODELO K2, está completo inclusive com os aros, mas deverei mandar cromar;


para-lama dianteiro modelo K2

 

- PARA-LAMA TRASEIRO, MODELO K2, COM O PARA-LAMA B, estão completos inclusive com a lanterna, suporte, vão para o cromo;


para-lama traseiro

 

- FAROL DIANTEIRO, MODELO K2, está completo;

 

- PISCAS, MODELO K2;

 

- PEDAL DE PARTIDA;

 

- FREIO DIANTEIRO;

 

- TRAVA DO BANCO;

 

- BOBINAS;

 

Em breve, iniciarei a desmontagem total da moto.


26 de fevereiro de 07

Desmontagem:

Após alguns meses sem mexer na moto, iniciei a desmontagem geral da moto:

 

Durante a desmontagem é que eu realmente verifiquei a quantidade de adaptações que foram realizadas na moto, foram 17 pontos soldados no quadro que forma removidos e recuperados, retornando à originalidade na moto.

Com o paralama traseiro e o interno foi possível ajustar o quadro:

 

O cavalete central estava travado no quadro e foi necessário cortar a peça para a remoção.

 

As dobradiças do bancos tinham sido cortadas e foi necessário a soldagem das peças já com o banco e o tanque para um correto posicionamento.

Todas as peças foram enviadas para a pintura e nesta semana estarão prontas.

Já desmontei as rodas e separei todas as peças para envio no cromo ou zinco.


Garimpo de peças:

Nesta restauração vou tentar conseguir o máximo das peças e fazer a montagem e o motor será o último item a ser recuperado, e vejam o que eu consegui:

Jogos de adesivos completos para o quadro:

 

Jogos de piscas (um jogo novo, na embalagem e outro jogo para restaurar)

 

 Jogo de painel (velocímetro e contagiros)

 


15/03/2007

PINTURA

Recuperei todos os pontos de solda do quadro e enviei para a pintura com as demais peças. Nesta etapa optei por um serviço de pintura que é a remoção da tinta velha através de jateamento abrasivo até o metal branco e aplicação de tinta de fundo e de acabamento na cor preta.

O resultado ficou muito bom
 

 

Agora é possível iniciar a montagem da moto. Vou colar os adesivos originais no quadro e montar todas as peças que foram pintadas.

 

A parte elétrica estava bastante danificada e comprei um guidom original, com os punhos, chicote elétrico e chave de contato com suporte:

 

GARIMPO DE PEÇAS

Durante a desmontagem verifiquei que vários ítens terão que ser substituidos e consegui

- Buzina original:
 

 

- Mesa superior, a mesa que estava instalada na moto, estava cortada para a instalação do painel com um suporte não original e não foi possível a recuperação da mesa:

 

- Consegui a mesa superior, inferior e painel de luzes, que foram devidamente jateados e pintados:

 

- A caxaria (rolamentos da mesa) foram comprados novos da CB400 nacional e servem perfeitamente:

 

- O cavalete central não foi possível de se recuperar e consegui um usado em ótimo estado, que também foi pintado:

 


09/05/20007

As bengalas da suspensão dianteira foram desmontadas, todas as peças lavadas e efetuei a pintura, troquei os retentores (podem ser usados na NX150).

O resultado ficou muito bom.
 

 

O chicote elétrico, após a recuperação foi instalado (já desapareceu a grande quantidade de adaptações que estavam na moto). Nesta etapa todos os componentes elétricos foram substituidos ou recuperados.

Comprei uma nova chave de contato e foi instalada na posição original.
 

 

O tanque de óleo foi instalado.

 

A mesa superior foi instalada com os rolamentos novos.

GARIMPO DE PEÇAS:

Efetuei a desmontagem das rodas e não havia condições de recuperação e comprei duas rodas em perfeito estado e aproveitei para aplicar uma tinta de fundo nos aros:

 

Levei as peças para o funileiro para a recuperação dos amassados e enviei para a cromeação e devem estar prontos nesta semana

O banco foi para a montagem da capa e o velocímetro e o contagiros foram recuperados e devem chegar na próxima semana.

O motor foi para a abertura e retífica completa e devo saber o estado real do conjunto mecânico nos próximos 15 dias.


02/08/2007

As peças retornaram, após o serviço de cromeação e o resultado ficou muito bom e todas as peças ficaram novas.

 

O banco foi recuperado, com a instalação da espuma, capa e friso novo e ficou muito bom, pois a base do banco é metálica e não de fibra o que permite um assentamento perfeito. É bom comparar com o banco que estava na moto e podemos ver a grande diferença.

 

O velocímetro e o contagiros foram recuperados, pintados e o fundo substituido e aproveitei e troquei o painel de instrumentos.

 

Após a instalação dos painel vejo que o resultado está ficando melhor do que eu imaginava no começo desta restauração.

 

Aproveitei e comprei algumas peças:

- borrachas das orelhas do farol;

- manoplas;

- borrachas da pedaleira do piloto e do garupa.
 

 

MOTOR:

Após a desmontagem completa do motor constatou-se que um princípio básico de manutenção sempre tem que ser seguido o que é troca do filtro e do óleo e este motor há muito tempo não tinha o óleo do motor substituido comprometendo vários componentes internos e o resultado foi o pior possível. Além do descuido de manutenção houve erros na montagem do motor, vejam os resultados:

- Os pistões foram montados invertidos o que provocou o empenamento das válvulas do cabeçote;

- A falta de lubrificação comprometeu o virabrequim deverá ser feito a metalização, retífica do virabrequim e troca dos mancais e as bielas;

- O cilindro terá que ser retificado e instalado os pistões da CBX150 Aero;

- A tampa e o estator estão muito ruins e serão substituidos;

- O motor de arranque está péssimo e deverá ser substituido;

- O câmbio apresentou várias engrenagens desgastados e eu optei pela troca total de todas engrenagens, sincronizadores e trambulador;

- Farei a troca do cabeçote e todas as válvulas;

- Após a montagem o motor será efetuado a pintura completa;

GARIMPO DE PEÇAS:

Comprei a maioria das peças, mas até agora somente chegou o estator e a tampa que estão em ótimo estado:

 

Comprei mais tres rodas e estou aguardando chegar para aproveitar as peças e montar as rodas com os pneus novos. 

Após chegar todas as peças que eu comprei vou levar para o mecânico e iniciar a recuperação do motor.

16/10/2007

MOTOR:

Chegaram as peças que faltavam para iniciar a montagem do motor, comprei as peças usadas em excelente estado e não terei que realizar nenhum serviço de usinagem. Eu iria fazer a retífica e utilizar os pistões da CBX150 Aero, no entanto consegui o jogo original de pistões HONDA e os mesmos conseguem um balanceamento muito bom contribuindo para um funcionamento muito suave do motor.

As peças que comprei foram: virabrequim, cilindro, cabeçote, bielas com pistões e anéis, câmbio completo, estator com tampa, motor de partida e bomba de óleo.

Com esta quantidade de peças trocadas espero que o motor fique perfeito.
 

 

A moto começa a tomar forma e os próximos passos serão a compra e montagem dos pneus, montagem do motor e pintura, cromo do sistema de escapamento e freios.

 


27/12/2007:
(editado em 28/04/2008)

MOTOR:

Tive que mudar os planos para o fechamento do motor, pois levei todas as peças para o mecânico e após alguns dias o mecânico resolveu não mais iria montar o motor, portanto estava com um problema enorme.

Resolvi eu mesmo efetuar a montagem do motor e para isto elaborei um plano de ação:

- Comprei um manual de manutenção da HONDA original;

- Comprei o jogo de juntas do motor, jogo de retentores, roletes tensores da corrente primária e da corrente de comando;

Efetuei uma inspeção dimensional completa no motor e nos colos dos mancais e dos rolamentos e todos estão dentro das tolerâncias e com estas medidas foi possível especificar os mancais corretos.

Estou utilizando os mancais da CB400, que tem as dimensões iguais, no entanto deve-se efetuar um ajuste no furo de lubrificação.


Dimensional dos cilindros


Dimensional do virabrequim


Dimensional dos pistões

 

 O motor foi todo jateado com micro esferas de vidro e efetuada a pintura:

 

Comprei os pneus e câmaras novas.

A pintura das peças do motor e do Kit (tanque e laterais) foi efetuada pelo pintor Toninho de Santos e ficou excelente

Todos os emblemas originais foram colocados na moto.

 

Aproveitei e mandei cromar o escape 4x1.

Os próximos passos serão a finalização da montagem do motor e documentação.


01/05/2008:
(editado em 13/05/2008)

Durante a montagem do motor tirei várias fotos, no entanto, por problemas no meu computador acabei perdendo todas.

Aproveitei um fim de semana e desci a moto e o motor do meu apartamento, pois moro no 3º andar e não tem elevador.

Efetuei o polimento das tampas laterais e tampa do cabeçote as quais foram envernizadas.

O tanque de combustível tem indicador de nível de gasolina, mas estava com o acrílico quebrado.
Tive que recorrer à um amigo meu que conseguiu fabricar a peça em acrílico (realmente um trabalho perfeito).

Todos os parafusos foram trocados por aço inox.

Terminei a montagem do motor, com a regulagem de válvulas e do ponto de ignição, a montagem do escapamento (devidamente cromado) e colocação do óleo do motor e a moto realmente está chegando ao final da restauração.

Comprei as últimas peças que faltam:

- Borrachas do carburador – motor;

- Borrachas caixa do filtro de ar – carburador;

- Jogo de espelho retrovisor

- Caixa do filtro de ar.

Mas estou esperando chegar estas peças (greve nos portos está atrasando até a restauração da minha moto).

Após o recebimento destes itens montarei os carburadores, que já estão devidamente limpos e pré-regulados.

Toda a parte elétrica está funcionando e com a bateria instalada.

Vou aproveitar e trocar a relação de transmissão.

Levei a moto para a vistoria pelo Detran e estou aguardando os documentos e o emplacamento.

O item mais difícil de encontrar foram os escapamentos originais 4x4, mas comprei um jogo completo e em muito bom estado, somente faltando pequena funilaria e cromeação.


vista geral


 


marcador de combustível

 


 04/082008:

Todas as peças que eu estava esperando chegaram e foram instaladas.

Os ajuste finais foram executados pelo mecânico Dorival da oficina Troka&Troka de Santos, que deixou a moto “redonda”, realmente é um excelente profissional.

Os escapes tipo 4x4 ficarão para uma próxima oportunidade.

Após 28 meses desde a compra da moto, finalmente posso dar como encerrada a restauração da minha moto.

Agradeço a todos que direta ou indiretamente me apoiaram neste projeto.

A foto mostra eu retornando do encontro no pátio do colégio com a minha moto.


Rodovia dos Imigrantes - Retorno a Santos após o encontro no Pátio do Colégio, em S.Paulo