Test Drive
HONDA CB550F
1975

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por: Marcos V.Pasini

Com a descontinuidade da importação da Honda CB500K (teste de agosto de 2002), a partir de 1975, começou a ser comercializada no Brasil a Honda CB550F, que chegou com a difícil missão de suceder à confiável antecessora.


Honda CB550 Four 1975

A simpatia que a CB500K despertou em seus fãs, causou grande expectativa a respeito da parada de sua importação, no meio motociclístico.

Sua sucessora, porém, não decepcionou, tendo sido muito bem-recebida pelo nosso mercado.
A CB550F tinha vindo para ficar (pelo menos até 1976...).

No exterior coexistiu o modelo CB550K (teste novembro de 2002), que não chegou a ser importado oficialmente no Brasil.
Esta versão tinha todos os requintes da “Família-K”, escapamentos 4x4 e acabamento mais requintado.

Ambos os modelos, “K” e “F”, seguem o mesmo nível de qualidade dos produtos Honda, diferenciando, apenas, no “design”, que segue o apelo de “turismo-luxo” nas “K “ e “super-sport” nas “F”.

A Honda CB550 Four:

A Honda CB550F, como o nome intui, segue a “Tendência-F”, com o característico conjunto escapamento tipo 4x1 e cores esportivas, sem faixas e outros detalhes típicos da versão “K”, importada anteriormente.

Seu visual, é sóbrio, quase espartano, típico de uma “Super Sport”.

Seu escapamento tipo 4x1 contribui para o “tom esportivo” desta motocicleta, sendo que o nível de ruído é mínimo, devido a seu competente silenciador.


detalhe do escapamento 4x1 original da CB550 Four

A 550F foi fornecida, no Brasil, em duas versões: nas cores azul e laranja.
A pintura é desprovida de faixas, somente com o logotipo HONDA, na cor dourada, fixo no tanque, tendo abaixo o adesivo: “Super-Sport”.

Nas laterais está especificado o modelo, com o “550 Four”, em preto e dourado, sobre a cor original, nas tampas laterais.

A tampa do tanque conta com uma tampa basculante na cor preto-fosco, que proporciona um visual limpo para quem pilota.


tampa do tanque coberta com uma tampa basculante

Os para-lamas cromados resgatam, um pouco, o “brilho” tradicional das “K”, sem comprometer o “pique” esportivo.

Seu sistema de iluminação conta com um generoso farol e lanterna traseira e um, não menos exuberante, conjunto de setas, com tamanho bem maior que na CB500K Four, proporcionando uma excelente visualização.


conjunto óptico da 550 Four

O modelo que testamos, nessa matéria, ano 1975, foi-nos cedido, gentilmente por seu proprietário, Erasmo, após passar por um “banho de salão” no já, tão conhecido, “Jacaré”.

Vamos ao teste!

Dirigindo a Honda CB550 Four:

A altura do assento é bastante acessível, acomodando perfeitamente pilotos com estatura em torno dos 1,70m, permitindo que, este, possa colocar seus pés totalmente apoiados no chão.
O assento é mais do que o suficiente para alojar, confortavelmente, piloto e garupa.


boa ergonomia para pilotos com estatura média

A ergonomia é excelente.
Seu porte é mais "avantajado" que na CB500K.
O guidão, proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.

Colocar e tirar do cavalete central, não exige muito tempo de treinamento.
É intuitivo e fácil, não sendo necessário nenhum “jeitinho especial” e/ou excesso de força muscular.

Como de praxe na família Honda, tudo na CB550F é macio, silencioso e bem distribuído.

Os comandos, bem localizados, completam a boa ergonomia da motocicleta.

A chave de contacto, situa-se entre os instrumentos do painel, em uma posição confortável e segura.

O painel, conta com tacômetro e velocímetro com hodômetro total e parcial e luzes de advertência.
Sua visibilidade é muito boa, bem melhor do que na CB500K, em função do bom tamanho dos instrumentos.


painel completo e com boa visualização

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, suficiente para administrar, satisfatoriamente, o sistema de partida e seu conjunto óptico.

A partida elétrica sendo acionada, já se nota o bom balanceamento desse propulsor de 4 cilindros SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote), que transmite quase nenhuma vibração ao piloto.
A moto também dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar, igualmente macio.

O “timbre” do ruído do escapamento 4x1, apesar de super-silencioso, proporciona ao piloto a sensação de estar acelerando uma “puro-sangue” de corridas.

O giro do motor levanta rapidamente, quando se “torce o cabo” e, em suas acelerações, sente-se o torque do motor sendo distribuído progressivamente com o som do 4x1 ficando cada vez mais agudo, a medida que se aproxima da “faixa vermelha” do conta-giros.

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e silenciosos.
Seu escalonamento permite uma dirigibilidade satisfatória em transito urbano (não tive a oportunidade de poder pilotá-la em rodovias).

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas internas, e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é mais do que satisfatório, podendo-se “abusar um pouco” em “curvas de 90°”.


tranqüilidade nas curvas

Os freios, a disco, simples, na dianteira, e a tambor, simplex, na traseira, fornecem um comportamento seguro e eficiente durante as frenagens, com o auxílio do “freio-motor” natural deste propulsor 4-Tempos.

Esta motocicleta é, hoje, uma excelente opção para quem quer ter uma clássica de 4 cilindros, com manutenção fácil e durabilidade comprovada, oferecendo segurança para que o motociclista possa fazer seus passeios na cidade ou em rodovias, sem que se tenha de ficar preocupado se vai acontecer alguma pane.

Não podemos esquecer, é claro, que já se passaram quase 30 anos!!!
Todo cuidado e manutenção preventiva, são bem-vindos.
Para isso, contamos, hoje, com mecânicos especializados em clássicas e uma relativa facilidade em se obter peças de reposição para modelos japoneses.

Honda CB550 Four

Digna representante da categoria!


Honda CB550 Four


Nossos agradecimentos ao Erasmo e ao Jacaré, pela ajuda na realização deste teste.

Teste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro dos Campos Elíseos

FICHA TÉCNICA
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Comentários:


Nome:   E- Mail:


Não tenho dúvidas que trata-se de umas das melhores Four que o mercado nos ofereceu. Parabéns pela apresentação desta Senhora Moto.

nome: Paulo Gaida
( galeria@motosclassicas70.com.br ) Sábado, 7 de Agosto de 2004, às 14:46:08


Realmente é uma maravilha de motocicleta. Tenho uma igual, porém ano 76, muito linda. Procurei por uma dessas durante um ano e meio e, quando encontrei, comprei rapidinho, pois é muito legal andar nas ruas ou estradas e ver os outros motociclistas procurando de onde vem aquele maravilhoso ronco, é demais. Ultimamente eu mesmo estou fazendo a manutenção da minha, em coisas mais simples claro, mas realmente ela é de uma mecânica fácil e muito confiável. Não trocaria minha CB 550 F por nenhuma clássica.

nome: Armando Luiz Bruschi
( abruschi@cnen.gov.br ) Segunda Feira, 9 de Agosto de 2004, às 13:26:21


Parabéns pela matéria, leitura rápida mas muito consistente e elucidativa, no mesmo padrão dessa invejável máquina que é a 550f.

nome: LUIZ FELIPE
( luizfelipe@motodax.com.br ) Terça Feira, 10 de Agosto de 2004, às 14:05:15


Parabéns Pasini por sua coluna. Vc, como nos frequentadores do site, realmente gosta de motocicletas. Somente gostaria que vc esquecesse meu comentário sobre a 185 e não retirasse mais os retrovisores das motos!!!

nome: Antonio Jorge Rodrigues Neto
( ajorgerneto@ig.com.br ) Terça Feira, 10 de Agosto de 2004, às 23:18:29

Olá Antonio Jorge Neto,
Sem problemas com o teste da TS185 mas gostaria de deixar claro que eu não tiro os retrovisores.
Quando eles não estão instalados é porque o dono ou não os achou para comprar ou não gosta deles.
Prefiro não interferir com o gosto dos proprietários.
Abraços
MP


Parabéns pela excelente matéria (que aliás já é de praxe).
Abraços

nome: Marcos Pastor
( vendas@azzure.com.br ) Sexta Feira, 13 de Agosto de 2004, às 12:40:19

Obrigado pelas palavras...
MP


Tenho uma Cbr 450 Sr 1992, adoro a minha moto! Pretendo vende-la nunca, vou pegar uma motinha pequenininha para as correrias (faculdade, trabalho...), e se um dia, se Deus quiser, terei uma Four, tão linda quanto esta... tenho 23 anos e este é o meu sonho desde os 5...Mas é tão dificil achar uma! Quando esta boa, querem R$10,000,00
Todas as ruins que eu achei, de horiginal so tinha o quadro!Os caras enfiaram motor de Cb450!!! É mole!
Mas eu não desisto não!!!
Parabéns pela matéria!
Abraços...

nome: Vitor Garcia
( cb750four@uol.com.br ) Domingo, 15 de Agosto de 2004, às 02:20:08


Olá para todos deste site.
Entrei há 5 meses no mundo das clássicas four. Possuo uma cb 500, muito bonita diga-se de passagem. Adorei a matéria da 550 e sou assiduo frequentador da pagina classicas 70.
Só uma pergunta:
Porque o pessoal das clássicas, Gusmões, Gen Osório, etc e etc são tão fechados com relação as informações?
Obrigado.

obs: Nao sou parente do Marcos Pasini, mas gostaria muito de conhecê-lo.

nome: Mauricio Passini Araujo
( ghodink@ig.com.br ) Sábado, 21 de Agosto de 2004, às 09:41:45

Caro Passini
Se você teve problemas para obter informações com o pessoal do "pedaço das clássicas", temos certeza de que deve ter sido um mal entendido.
Procure o Jacaré, Sylvestre, João (Moto Racer) ou Zezé (Recar) e exponha suas dúvidas.
Se você preferir, fale que foi indicação nossa.
Os telefones e endereços eletrônicos encontram-se nos banners do site.
Quando quiser se encontrar conosco, o Ricardo e eu teremos imenso prazer em tomarmos um chopp juntos e conversarmos sobre nosso assunto predileto (um deles...).
É só marcar.
Abraços
MP


TENHO UMA 550 IDENTICA A DA MATÉRIA, SÓ QUE VERMELHA, ESTOU RESTAURANDO A MÁQUINA JÁ FAZ UM ANO E A OBRA ESTÁ NO FINAL...COM PREVISÃO DE ENTREGA PARA O DIA 10/09...NÃO VEJO A HORA DE SENTIR A MÁQUINA EM MINHAS MÃOS !!!!!!!!!!

nome: RODRIGO SOARES - SOROCABA - SP
( RSOARES@SOMCDONALDS.COM.BR ) Quinta Feira, 26 de Agosto de 2004, às 21:32:40


MUITO BOA AS MATERIAS, PDERIA TER MAIS FOTOS PARA PLANO DE FUNDOS NO COMPUTADOR. DESDE DE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO MUITO OBRIGADO

nome: RODRIGO
( digo31@hotmail.com ) Terça Feira, 31 de Agosto de 2004, às 14:32:52


Sonho de adolescente realizado " um pouco" depois...
Minha 550 F 1976 hoje com 18.700 Km o-r-i-g-i-n-a-i-s é a melhor moto que já tive , mesmo comparando com minha BMW 2002.
A " Laranja Mecânica " está na RECAR para seu segundo refinamento, pretendo quando retirá-la andar mais uns 10 Km e secar a menina para deixá-la repousando mais alguns anos...
Placa preta já está garantida , antes mesmo desse segundo banho na RECAR.
É a melhor moto , entre CB 750K , CB 750 F , BMW 650 CS , CB 400 , CB 400 Custom , CB400 F, além das pequenas , que já tive.

nome: Antonio Carlos Dias de Oliveira
( a.carlos@marcegaglia.com.br ) Sábado, 4 de Setembro de 2004, às 11:03:42


Parabens pela matéria!

A 550 igual a esta, azul, sempre foi meu sonho de consumo. Como nao achei a 550, tenho uma 400 F 75 original, com 9.000 milhas. As "four"da Honda daquela épcoca nao tem comparaçao, sao simplesmente o máximo.

nome: ricardo figueiredo
( ricardorfig@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 6 de Setembro de 2004, às 16:39:19


É maravilhosa esta moto da matéria.
Tenho uma 550 76 laramja mecânica, um sonha realizado, meu irmão mais velho ficou tão dislumbrado que achamos uma 500 four DIFICIL DE SE VER, simplemente linda !!!
Um forte abraço a todos os four, Alarcon / Bhte / MG

nome: alarcon
( alarcon_four@yahoo.com.br ) Quinta Feira, 11 de Agosto de 2005, às 16:20:32


Belo teste e assino embaixo pois temos uma na família desde 1980 passando de geração a geração, agora ela esta comigo, tenho 31 anos, um a mais que a cb 1976, meu pai fez um upgrade para uma Harley, mas seguidamente saimos juntos e adivinhem qual chama mais atenção?

uma bela moto...de valor inestimável.

nome: Rafael
( raperini@terra.com.br ) Quarta Feira, 24 de Agosto de 2005, às 17:13:41


Comprei uma 550F em dezembro do ano passado que me foi vendida como em perfeito estado e original, e mesmo já tendo gasto mais de 3 mil para recuperá-la (riscos de marinheiro de primeira viagem) e deixá-la realmente original e em perfeito estado de funcionamento, não me arrependo, pois ter uma FOUR era meu sonho de adolescente, e eu o realizei no meu aniversário de 40 anos. Esta moto é linda, com um visual que realmente a destaca das demais, e não vejo a hora de poder rodar com ela durante este e muitos outros verões. Esta matéria vem reforçar a certeza de que comprei a FOUR certa, a qual não pretendo vender por dinheiro nenhum e quem sabe um dia possa passá-la para meu filho. Parabéns pela matéria e obrigado ao Ciganinho, ao Vitor (Motos Antigas), ao Agnaldo (Recar), ao Cascão e ao Miguel (Panades) que me ajudaram neste trabalho de restauração.

nome: Fábio Fraga Moreira
( fabiofragandt@terra.com.br ) Quarta Feira, 26 de Outubro de 2005, às 23:51:54


Cara essa moto e demais principalmente o ronco do motor

nome: André
(manhaes05@bol.com.br ) Domingo, 14 de Janeiro de 2007, às 01:29:09