Test Drive
YAMAHA RD200
1973

Indice

 

Home


Já há algum tempo venho namorando essa Yamaha RD200 para o nosso Test-Drive mas, por problemas, alheios à minha vontade, não tinha tido, até agora, a oportunidade de concretizar esse plano.

Como sempre gostei dos modelos da Yamaha nesta faixa de cilindrada, desde a primeira da série a chegar no Brasil em 1968, a Yamaha CS2E 180cc, não podia deixar passar desapercebida, a oportunidade de poder testar um exemplar tão caprichosamente conservado.


por: Marcos V. Pasini

A motocicleta testada foi gentilmente cedida pelo colaborador e amigo Ralf Killar, de Duque de Caxias, RJ, que tem a fama de cuidar exemplarmente de suas motocicletas antigas, e eu tive o privilégio de poder, mais uma vez, comprovar isso !!!


Yamaha RD200 1973

Vamos ao teste !!!

A Yamaha RD200

Descendente de uma nobre linhagem de bicilíndricas 2 tempos da marca, a Yamaha RD200 herdou toda agressividade de suas antecessoras, a CS2E 180cc (veja teste), a CS3E 200cc e a CS5E 200cc (veja teste).

Quando, em 1968, a CS2E, chegou ao Brasil, assustou e mandou para o chão motociclistas experientes acostumados, até então, com as boas e velozes européias e com seus confiáveis motores monocilíndricos 4 tempos porém, não tão agressivos como esses incríveis motores 2 tempos de 2 cilindros que equipavam as “novas” japonesas.

 
 
 Yamaha CS2E 180 1969
A primeira representante do clã das "street" bicilíndricas 180/200cc no Brasil
 

Sua fama logo pegou e quem se ligou na adrenalina de pilotar um foguete daqueles, ficou fã da “Yamaha 180” e das bicilindricas 2 tempos, em geral, por consequencia .
Eu fui um deles...

No Brasil, as motocicletas dessa faixa de cilindrada com alto performance, começaram a surgir, na verdade, com a CS2E.

Logo, em 1970, chegaram as CS3E com o “look” muito parecido ao da CS2E mas com o motor de 200cc.
Mais potencia, ainda !!!

A CS5E, veio em 1972, dando sequencia à evolução do modelo, agora com um layout novo, que acompanhava toda linha Yamaha “street” 2 tempos.


Yamaha 200 CS5E 1972 - novo layout em toda linha "street" 2 tempos.

Nesse mesmo ano, a Honda trouxe a CB175K, que tinha o mesmo design e tamanho da, já consagrada, CB125K3, também com um performance muito bom, apesar do seu motor 4 tempos ter um comportamento mais “comportado”.


Honda CB175 1972

Em 1973, a Honda substituiu a veloz CB175K pela "pacata" CB200K que, na época, foi uma decepção nos quesitos potencia e desempenho.


Honda CB200K - mais "pacata" que a CB175K

Nessa mesma época, a Yamaha trouxe a RD200 que acompanhava a mudança em toda linha das bicilindricas 2 tempos, com modificações na admissão do motor, com a introdução do sistema “Torque Induction” que, fornecendo mais torque, em relação às suas antecessoras, a fez se distanciar, ainda mais, de sua patrícia, a Honda CB200K.


RD200, seguindo o "new-look" da linha RD que chegava ao Brasil em 1973

Nessa mesma época, a Suzuki trouxe para o Brasil uma concorrente à altura da RD200; a GT185 (veja teste), também bi-cilíndrica 2 tempos, que tinha um performance equivalente ao das velozes Yamaha.


Suzuki GT185 - uma concorrente à altura

Porém, a Yamaha Motors do Brasil, como já estava em plena atividade e a penetração dos modelos da marca no nosso mercado já estava garantida, assegurou sua supremacia de vendas em relação à sua mais voraz concorrente; a pequena GT e às tranquilas mas, confiáveis, CB200.

A RD200 continuou a ser comercializada até o fechamento das importações, em 1976, porem sua produção no Japão ainda continuou mais alguns anos para abastecer o mercado externo.

Pilotando a Yamaha RD200

A ergonomia da RD200 lembra uma 125cc, de porte médio para pequeno, proporcionando, porém, conforto para pilotos de estatura média.

Seu peso reduzido, facilita a retirada e colocação no cavalete e manobras com o motor desligado.


boa ergonomia para pilotos de estatura mediana

Dada a partida (elétrica), pelo botão de acionamento no punho direito, o som agudo de seu bi-cilíndrico 2 tempos aparece rapidamente estabilizando-se em uma marcha-lenta silenciosa e compassada.

Engatada a primeira marcha, muito cuidado ao se soltar a embreagem pois, se o acelerador estiver com mais abertura do que o necessário, não é difícil a RD200 empinar, complicando a vida do piloto.

Com a motocicleta já em movimento, acelerando-se forte, com o cabo todo torcido, em primeira marcha, quando a rotação chega aos 4000rpm, a frente fica deliciosamente leve, chegando a triscar a roda dianteira no chão e, por vezes, levantando levemente, sem o auxílio da embreagem.

Muito rápida nas acelerações, a sensação de torque é bastante sentida, proporcionando um prazer ao dirigir que só é possível se ter em motocicletas maiores, de alto performance.

Em curvas, seu conjunto quadro / suspensões, mostra-se competente, dentro do que se podia dispor na época.


sem problemas nas curvas

Sua suspensão dianteira tipo “Cerianni” mostra todo seu potencial em curvas de alta velocidade, reduzindo as desagradáveis oscilações de baixa frequencia, típicas dessa condição de dirigibilidade.
O "Fermasterzo" (dispositivo manual de enrijecimento do guidon, localizado na caixa de esferas), ajuda a manter a estabilidade em rodovias, minimizando o risco do aparecimento de "shimming", que pode ocorrer devido a eventuais "crateras" nas rodovias...

Sua ciclistica é extremamente suave.
O motor, em função de seu bom balanceamento, natural dos bicilindricos 2T, não vibra e os comandos são leves e ergonometricamente bem distribuídos.


excelente ciclística

A chave de contacto posiciona-se entre os instrumentos, no painel, em local seguro e de fácil acesso.
O painel é composto de tacômetro, velocímetro com hodômetros total e parcial e luzes de advertência de ponto morto, setas, bateria e farol-alto (na caixa do farol).
Sua visibilidade é boa, podendo-se identificar bem a marcação dos instrumentos analógicos e as luzes de advertência.


detalhe do painel - boa localização da chave de contacto

A trave de direção tem seu acionamento à frente da moto, abaixo do farol, em local super desconfortável.
Mas isso é uma constante nos anos 70...


chave da trava de direção abaixo do farol (veja na elipse amarela)...
muito desconfortável

A iluminação é satisfatória, sendo alimentada por uma possante bateria de 12V, que, também, alimenta a partida elétrica e a ignição.


detalhe do conjunto óptico traseiro da Yamaha RD200

A ignição é por bateria e platinados então, sem a bateria ou com a mesma descarregada, a bobina não fornece faísca para o funcionamento do motor através do pedal de partida.

Esta bi-cilíndrica já contava, desde a CS2E (desconheço o modelo CS1), com o sistema de partida elétrica “dynostart”, que inverte a polaridade no dínamo, mudando sua função de movido para motor, durante a partida.

A buzina “Fom-Fom” é outro charme da RD200, assim como nas 125cc.

Seu sistema de freios, a tambor, é mais do que o suficiente para parar a motocicleta com segurança, pois conta com um generoso tambor de freio dianteiro com duplo acionamento (“duplex”) que, se não aplicado com prudência, pode levar ao travamento da roda.
Por isso, nas freadas, deve-se ter cuidado na força de acionamento da manete.


possante freio a tambor "duplex" na roda dianteira

O motor é um bicilindrico ("twin") em linha, transversal, com a defasagem entre as manivelas de 180°, com 2 carburadores de venturi variável (pistonetes).


motor bicilindrico 2 tempos de 195cc

Sua lubrificação é feita por meio de bomba de óleo 2T ("Autolube"), acionada por cabo, injetando óleo nos coletores de admissão, cujo reservatório localiza-se na lateral esquerda com o abastecimento feito por meio de um bocal situado na parte interna do quadro sendo seu acesso feito com o banco escamoteado.


banco escamoteado da RD200 - detalhe na elipse amarela, do bocal de abastecimento de óleo 2 tempos do "Autolube"

O cambio de 5 marchas, muito bem escalonadas, em conjunto com o par coroa e pinhão, fornece o torque ideal em toda faixa de rotação para cada marcha.

O acionamento para troca de marchas é composto de um sistema de alavancas, em decorrência do posicionamento "desalinhado" da pedaleira em relação ao eixo do trambulador.
Esse sistema tende a gerar folgas, depois de algum tempo de uso, o que não foi o caso na moto testada.


sistemas de alavanca do pedal de troca de marchas

A Yamaha RD200 foi a ultima representante, no Brasil da nobre linhagem das bi-cilíndricas de 180/200cc que " assustaram" os veteranos motociclistas...

Mas, essa fama, só colaborou para que seu carisma fosse, a cada modelo que se renovava, cada vez mais forte.

E, dentro de sua categoria, pode-se dizer que, de maneira geral, a RD200 foi, no Brasil, sem dúvida, "the best machine !!!"


agradecimentos ao Ralf (sentado) e ao pessoal de apoio, em Duque de Caxias, RJ

FICHA TÉCNICA
clique aqui

Essa matéria foi realizada em Duque de Caxias, RJ

Nossos agradecimentos especiais ao Ralf Killar que cedeu e ajudou a preparar a moto para o teste.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria

Comentários:


Nome:   E- Mail:

 


Parabéns ao Marcos por este maravilhoso teste, muito bem comentado e comparado.
Esta é uma moto de sonho, quem viveu aquela época, sabe!
E Parabéns ao Ralf por esta preciosidade de moto.

nome: Ricardo Vieira Guimarães
( rvguimaraes@ig.com.br ) Quinta Feira, 17 de Agosto de 2006, às 21:26:20


Parabens ..viajei com este bólido que marcou realmente uma bela época.

nome: Edson Luiz Tchek-Tche - Santos-sp.
( elusi76@bol.com.br ) Sexta Feira, 18 de Agosto de 2006, às 22:05:46


Caro marcos realmente esta moto foi a líder da categoria com desempenho igual ou próximo de modelos com maior cilindrada mas com motores 4t,meu primo tinha uma CS5E que eu pude pilotar varias ocasiões, ficando impressionado com seu desempenho próximo em algumas situações a minha CB 350 que tinha nesta época.

nome: silvio scortecci
( silvio.scortecci@terra.com.br ) Sábado, 19 de Agosto de 2006, às 09:44:20


O som emitido pelos dois escapes era uma delicia e apesar da partida elétrica o desempenho era excelente.

nome: Hugo Cesar Agu
( hugo.agu@hotmail.com ) Sábado, 19 de Agosto de 2006, às 16:48:38


Já tive uma a muitos anos atrás.
Foi muito bom ver essa matéria.
Realmente é uma moto muito gostosa de se pilotar.
Essa, da matéria, é muito bonita e deve ser conservada como parte da historia do motociclismo no Brasil.

nome: Rone!
( ronaldo.gennari@itelefonica.com.br ) Sábado, 19 de Agosto de 2006, às 19:02:22


Cumprimentos ao Ralf pela conservação da moto.
Está realmente uma maravilha.
Tenho uma RD 350 350/74 em muito bom estado e estou tentando manter a originalidade.
Apenas tirei os platinados por motivos óbvios e coloquei o cdi do modelo mais novo.

nome: Helio
( helio_perini@hotmail.com ) Sábado, 19 de Agosto de 2006, às 22:16:46


Adorei esta matéria.
Mouito boa.
Gostaria saber se ja fizeram a matéria da RD 350 ????

nome: victor
( coelhomairipa@hotmail.com ) Quarta Feira, 23 de Agosto de 2006, às 16:12:32

Caro Victor,
A matéria da RD350 se encontra disponível na página "Álbum - TEst Drive".
Abçs.
MP


Tenho um amigo que comprou uma 0km em 73.ela andava muito mesmo.

nome: paulo
( pauloalmeidacb@hotmail.com ) Sábado, 26 de Agosto de 2006, às 22:21:31


Parabéns. Sensacional.
Foi numa dessas maquininhas que tinha aqui em São Carlos que eu comecei a andar de moto de verdade.
O Edu tinha uma, andei até.
Valeu.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@terra.com.br ) Domingo, 27 de Agosto de 2006, às 16:54:14


Parabéns ao Marcos pela matéria que ficou ótima, parabéns ao amigo Ralf pois a moto está realmente maravilhosa.
Tenho uma RD idêntica a esta (galeria foto 20jy)e quem já teve ou tem sabe o quanto estas motos são sensacionais.

nome: Luiz A. Rossi- Amparo S. P.
( larproj@ig.com.br ) Quarta Feira, 30 de Agosto de 2006, às 15:10:54


Parabéns ao Marcos pela matéria e ao Ralf pelo zelo.
No início dos anos 80 fui o feliz proprietário de uma jóia idêntica a essa e, infelizmente, tive de me desfazer dela. Esse test drive me trouxe boas recordações.
Saudações motociclísticas.

nome: Roney Schwyzer
( rschwyzer@hotmail.com ) Quinta Feira, 31 de Agosto de 2006, às 17:53:34


Parabéns pela matéria.
Tive uma dessas naquela época.
Era uma delícia.
A primeira moto de verdade que eu dirigi foi uma idêntica a essa (voltei no tempo), mas depois comprei uma 73. Porque não se fazem mais motos 2 tempos?
Essa era a "irmã mais nova" das RD 350, que também eram voadoras.
Porque não vemos mais esse tipo de motor?

nome: Moisés Barreto
( mmirandabarreto@ig.com.br ) Sexta Feira, 1 de Setembro de 2006, às 17:10:39


Em 1976, andei na garupa de uma destas ( ainda não pilotava.. ) e fiquei impressionado com o desempenho da menina ! Até hoje

nome: Edson Domenichelli
( edson_domenichelli@hotmail.com ) Domingo, 3 de Setembro de 2006, às 13:34:21


Pôxa vida, esta moto deveria se tornar patrimônio nacional, linda, única, sem paralelos!
Fiquei apaixonado por esta beldade.
Parabéns para toda a equipe por conservar esta super moto!

nome: Marcelo sobral
( sobralm@willis.com ) Terça Feira, 5 de Setembro de 2006, às 16:54:14


Parabéns pelo teste sempre tive curiosidade sobre esta 2t .pois aprendi a andar com uma RD 350/75.

nome: paulo henrique
( comentarios@motosclassicas70.com.br ) Segunda Feira, 11 de Setembro de 2006, às 22:59:09


Parabéns p/ ambos,conheci esta máquina qdo era estudante do 2º grau,o ronco era como se fosse música p quem gosta.

nome: ruy rodrigues
( ruydrigues@gmail.com ) Domingo, 17 de Setembro de 2006, às 18:32:46


Parabéns Pasini, é muito bom ter um apanhado sobre esta faixa de cilindrada.

Grande abraço,

Marcelo Ponzoni
( marcelo@raemp.com.br ) Domingo, 24 de Setembro de 2006, às 12:27:40


Essa moto é uma viagem só!!!!!!!!!
Eu possuo uma RD135Z,92.
Anda bem,mas nada se compara a uma clássica.
Sou realmentew fã das Yamahas.
YAMAHA quer dizer:Yamaha Afinada Mantêm A Honda Atrás.
Valeu! Sim! Nasci em 1978.

nome: Alécio
( zealecio@yahoo.com.br ) Terça Feira, 26 de Setembro de 2006, às 21:02:57


Prezados amigos,
Já tive a oportunidade de ver raridades nipônicas, mas essa Yamaha RD 200 me impressionou pela consistência de uma motocicleta zero Kilômetro!!!
Essa belíssima "7 port tork induction" vai rodar muito ainda...
Parabéns pela belíssima representante da beleza japonesa!

nome: Edson Xavier da Silveira Lucci
( edsonluc@bol.com.br ) Quarta Feira, 4 de Outubro de 2006, às 14:14:00


Parabens Marcos, parabens Ralf.
Esta moto é uma maravilha e um privilégio de poucos.

nome: JeanC. Oliveira
( jeancoroner@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 6 de Outubro de 2006, às 16:27:31


Parabens pelo trabalho ficou otimo

nome: Angelo Scelzo
( a.scelzo@brturbo.com.br ) Quarta Feira, 11 de Outubro de 2006, às 15:54:19


Very nice and rare model, like in FRANCE!
Congruatulations and regards!
I don't understand your language, but i love this site!

nome: bernard
( bernard.vaultier@orange.fr ) Quinta Feira, 12 de Outubro de 2006, às 08:21:01


Beleza Ralf ja tive varias rd 200 e rd 350 etc.
Muito linda assim que tiver uma grana vou ai busca-la
Um abraço e sorte!

nome: ivan de jesus e silva
( ivan.51@hotmail.com ) Quinta Feira, 12 de Outubro de 2006, às 10:37:23


Essa é uma raridade...parabens...chegamos a ter também a rd 200, com freio a disco...dava pau na cb 360 da honda....boa epoca aquela

nome: beto lofrano
( beto.lofrano@ig.com.br ) Domingo, 15 de Outubro de 2006, às 14:10:44


Ainda tenho uma 1974 que esta encostada a mais de 10 anos.
No momento estou pensando em recupera-la pois principalmente os cromados estão precisando de recuperação.
O motor tem apenas 10.000 km rodados e ainda parte no arranque que é original.
É realmente uma das melhores motos para cidade.
Pequena, ágil e rápida o suficiente para permitir ao piloto decidir quem deixara ultrapassar. Nas arrancadas é incomparavel.

nome: Antonio Carvalhal
( acarvalhal@ig.com.br ) Domingo, 19 de Novembro de 2006, às 13:31:01


Super maneiro
Meus parabens
Tambem adoro moto
bjus para vcs todos fui.............

nome: valeria
( va_lerynha@yahoo.com.br ) Sábado, 9 de Dezembro de 2006, às 17:28:10


Tenho tambem uma Yamaha Rd200, igualzinha a essa, mas não estah tão bem conservada como essa da materia apresentada, outra coisa, a minha moto estah parada,pois infelizmente mandei fazer uma retifica no motor (estava 1.75 o corte do cilindro) eu queria voltar novamente para std, e o mecanico acabou extraviando alguns componentes do motor (campana, discos de embreagem, bobinas (que fica embaixo do tanque de combustivel), retirou a partida eletrica colocando CDI, tudo isso sem a minha autorização, conseguiu novamente fechar o motor, mas a campana com os discos de embreagem e as bobinas de ignição nunca mais foram encontradas, enfim: minha moto estah exposta na minha sala como uma peça de museu, gostaria de saber onde encontrar uma Yamaha  Rd200, desmontada, para que eu pudesse comprar alguns componentes, se alguem souber eh soh me informar, aqui vai o meu e-mail: cleto06@superig.com.br, moro em Natal/Rn. Um abraço, bye bye bye!

nome: Cleto Fernandes de Souza
(cleto06@superig.com.br) Quarta Feira, 28 de Março de 2007, às 09:00:18


Marcos: excelente materia ! Comprei uma aqui em SP Zerada. Tenho outras motos, inclusive motos grandes. Me apaixonei pela RD 200 e hoje, praticamente só ando com a "pequena niponica". Nas ruas, ela chama mais atenção que uma R1. Abração 

nome: William (SP)
(wdevuono@terra.com.br) Sábado, 31 de Março de 2007, às 15:27:52


A rd 200 foi uma moto muito bonita mas deu alguns poblemas de eletrica pelo fato de ela ser 12 wolts e com partida eletrica mas sem duvida e uma maquina fantástica, a cb 200 e muito lerda mas tem o seu charme tem um tanque bonito e anda muito bem em baixa rotação, a suzuki gt 185 e uma maquina rapida e tem boa resposta ao acelerar e como toda suzuki tem uma boa durabilidade de motor, mas tem um pobleminha! tem dificuldade em encomtrar peças para reposição. Mas sem duvida elas são otimas motos e sempre serão clássicas de dar orgulho para seus donos. Obrigado.

nome: carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Sábado, 2 de Junho de 2007, às 19:53:52


linda a tua maquina rd 200. meu pai tem uma RD 350!!

nome: lucas martins
(lukinhassm@hotmail.com) Sábado, 11 de Agosto de 2007, às 23:23:14


PO E MARAVILHOSO VER UMA OBRA COMO ESTA MOTO NESTA CONDIÇÕES PARABENS ?E DEVE SER MARAVILHOSO PODER DISFRUTAR DE UMA VOLTA NELA

nome: CLEBER
(cleber-rj33@hotmail.com) Terça Feira, 14 de Agosto de 2007, às 09:02:51


Ok,eu tambem tenho uma Yamaha RD200 aqui em casa, não esta tão novinha quanto a da reportagem, mas ainda vou deixa-la perfeita, moro em Natal/RN, e aqui não existe mais peças dessa moto maravilhosa, estou com a minha RD200 parada, estou precizando dos aneis do segmento "standard" tenho apenas os dois pistões, ja ia esquecendo: falta tambem os pinos do pistão e as gaiolinhas(rolamentos superiores) do pistão, quem souber onde comprar, me avise por gentileza. Um abraço...

nome: Cleto Fernandes de Souza
(cleto06@superig.com.br) Domingo, 16 de Setembro de 2007, às 17:52:05


Cara que show de moto essa sua RD 200, eu tenho uma RD 135z 91 e uma DT 200 98, sou apaixonado por motos 2 tempos, é uma pena que está cada vez mais difícil mantê-las. Um abraço.

nome: Frank Rangel Pimenta
(instalasom@terra.com.br) Quinta Feira, 25 de Outubro de 2007, às 20:31:18


olá marcos sou mais um fã dos motores 2 tempos e possuo uma rx 125 1982 99% original, tenho lido algumas de suas materias com todos os tipos de motos mais em especial com motores 2 tempos, estou comprando uma rs 125 1976 vermelha que precisa de alguns reparos, pouca coisa mas vou ter de mecher na pintura e gostaria de saber o que tem escrito nas laterais dela por baixo da insigna 125, se puder me responder eu agradecerei muito. desde já obrigado.

nome: roger mario rocon
(rogermariorocon@hotmail.com) Terça Feira, 20 de Novembro de 2007, às 13:27:30


OLÁ TUDO BEM...RAPAZ EU GOSTARIA SE POSSIVEL TER UMA INFORMAÇÃO...PARA QUE SERVE ESTA "RODANA ESTRELADA" NA MESA DO GUIDÃO ? EU TENHO UMA RD 125- ANO 1973 E NÃO TENHO UMA IDEIA PARA QUE SERVE. PARABENS PELA MOTO.OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

nome: Daniel
(cemiteriomalditov8@yahoo.com.br) Quarta Feira, 19 de Dezembro de 2007, às 07:31:57

Caro Daniel: Como diz o próprio texto da matéria, "O "Fermasterzo" (dispositivo manual de enrijecimento do guidon, localizado na caixa de esferas), ajuda a manter a estabilidade em rodovias, minimizando o risco do aparecimento de "shimming", que pode ocorrer devido a eventuais "crateras" nas rodovias..."
RP


Hello to Brasil! Very nice Bike. Greetings from Germany.

nome: Andreas
(Andreas_Kockler@yahoo.de) Quarta Feira, 5 de Março de 2008, às 13:28:23


super legal..."motinho" show de bola.

nome: guilherme oliveira gil
(guigil95@gmail.com) Terça Feira, 29 de Julho de 2008, às 15:24:52


vc esta de parabens em conservar uma raridades dessas vc é um motoqueiro de verdade,meus parabens

nome: loscar
(kardanzim@hotmail.com) Segunda Feira, 4 de Agosto de 2008, às 00:21:25